sexta-feira, 22 de setembro de 2023

De olho em 2024, Capitão Wagner avalia prováveis adversários do PT, PDT e PL em Fortaleza


Com a pré-candidatura já lançada para a Prefeitura de Fortaleza no próximo ano, o presidente do União Brasil, Capitão Wagner, avalia que o pleito de 2024 deve ser o mais “diferente” que ele já disputou. “Nunca vi uma eleição tão antecipada”, declarou, nesta quinta-feira (21), em entrevista aos editores e colunistas de Política do Diário do Nordeste, Jéssica Welma e Wagner Mendes.

Durante a participação na live do PontoPoder, o político, que comanda a Secretaria da Saúde de Maracanaú, avaliou possíveis adversários na eleição do próximo ano, especialmente do PT, do PDT e do PL. A entrevista foi a primeira de uma série de conversas com dirigentes partidários a pouco mais de um ano das eleições de 2024. (Diário do Nordeste).

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Deputado Moses Rodrigues é relator do Projeto de Lei que possibilita concessão de bolsas de pesquisa a técnicos administrativos


Na terça-feira, 19 de setembro, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 5.649 de 2019, que possibilita aos técnicos administrativos das instituições federais possam concorrer a diversas bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio. A medida também prevê que esses profissionais coordenem projetos.

O Deputado Federal e Presidente da Comissão de Educação na Câmara, Moses Rodrigues (UNIÃO) foi o relator do Projeto de Lei, e proferiu voto em sessão no Plenário. O PL é de autoria da então deputada e atual senadora, Professora Dorinha Seabra (União-TO).

O parecer do relator Moses Rodrigues ainda promove a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de ensino.

"Tivemos uma vitória da educação em um dia tão especial que é a data do nascimento do Paulo Freire. Quero agradecer a todos os deputados que apoiaram esse projeto. Ao possibilitar que os técnicos também se beneficiem das bolsas, estamos fomentando a cooperação e a sinergia entre diferentes profissionais, o que certamente contribuirá para a qualidade e abrangência dos projetos desenvolvidos”, destacou Moses.

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Recém-nascidos internados agora têm atendimento cardiológico pediátrico na Santa Casa de Sobral


O ecocardiograma é um exame indispensável no dia a dia da terapia intensiva neonatal, possibilitando avaliação hemodinâmica não invasiva mais refinada e visando excluir cardiopatias críticas. Contar com um profissional com a especialidade correta no corpo clínico para realização desse exame também é o ideal. Pensando nisso, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral realiza semanalmente esse exame nos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A médica cardiologista e ecocardiografista pediátrica, Paulina Nunes é quem vem desempenhando um papel crucial na avaliação e tratamento desses bebês.

A descoberta precoce de problemas cardíacos é muito importante para a realização de cirurgias rápidas e precisas. Sem a realização do ecocardiograma o bebê pode receber alta sem que as anomalias congênitas do coração sejam encontradas, o que pode agravar sem auxílio médico. "É através desse exame que a gente consegue dar o diagnóstico correto e encaminhar para o serviço de saúde mais apropriado para que essa criança receba o tratamento mais adequado e consiga se curar ou então que ela consiga se tratar", ressaltou a médica.

A Santa Casa de Sobral está sob intervenção da prefeitura municipal há quase um ano, e neste período vem priorizando investimentos significativos para garantir uma assistência de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

terça-feira, 19 de setembro de 2023

SOBRAL LANÇA EM OUTUBRO CAMPANHA DE COLETA SELETIVA DE PORTA A PORTA

 

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes esteve reunido com a deputada estadual Lia Gomes, a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral, Marília Ferreira Lima, a superintendente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente, Úrsula Nóbrega, o chefe do meu gabinete, David Duarte, e a equipe da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) para debater sobre o lançamento, no início de outubro, da campanha da coleta seletiva porta a porta que vamos dar início em Sobral.

“Vai ser um momento muito importante pra cidade e, mais uma vez, vamos inovar na gestão. Triciclos elétricos foram adquiridos pela Prefeitura e serão doados para associações de catadores que vão recolher o lixo que nós juntos, vamos separar”. Destacou Ivo nas redes sociais.

Ivo Gomes reforça para uma convocação para todo mundo a tornar Sobral uma cidade ambientalmente melhor para a nossa e para as próximas gerações. Também foi tratado sobre a recuperação da mata ciliar do Rio Acaraú, sobre o andamento das obras do Padre Palhano Village, que já já será entregue, e sobre projetos de castração de animais.

Mais três PMs são presos após desaparecimento de jovem que teria sido torturado no Ceará

 


Mais três policiais militares foram presos, sob suspeita de torturar um jovem que segue desaparecido desde o último dia 27 de agosto, data da abordagem. Outros cinco PMs já tinham se apresentado até a última sexta-feira (15), desde que a Justiça do Ceará decretou a prisão preventiva de oito policiais lotados no Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI).

 Os militares teriam privado de liberdade três homens, sendo que Antônio Marcos da Silva Costa, segue com paradeiro desconhecido. Os crimes aconteceram na Praia do Maceió, em Camocim e foi presenciado por populares, incluindo crianças que estavam em barracas de praia. (Diário do Nordeste). 

EM JATI-CE MENINA DE 04 ANOS TEM PARTES ÍNTIMAS LESIONADAS COM UM LAPÍS POR COLEGAS DENTRO DA SALA DE AULA

No pequeno município de Jati, no Ceará, a inocência de uma criança foi brutalmente violada. Uma mãe desesperada denunciou que sua filha de apenas 4 anos teve suas partes íntimas lesionadas com um lápis por colegas de classe na Escola Municipal E.M.E.i.F Padre Manoel Alves Feitosa. Um ato repugnante que deixou marcas físicas e emocionais irreparáveis.

A angústia de Cícera Maria, mãe da criança, se manifestava diariamente quando sua filha chorava, implorando para não ir à escola. Foi durante o banho que a verdade terrível veio à tona. A menina de iniciais "T. T. A.D" relutava em tirar a roupa, pois sentia dor intensa. Após uma conversa delicada, o relato da criança foi estarrecedor: colegas de sala haviam introduzido um lápis em suas partes íntimas.

A negligência da professora, que estava ausente na diretoria enquanto a criança sofria, é um tapa na cara da responsabilidade e do cuidado que se espera das instituições educacionais. Ao abrir as pernas da filha, a mãe se deparou com lesões alarmantes, levando-a imediatamente ao hospital. O exame médico confirmou o impensável: a menina estava com lesões em suas partes íntimas.


A gravidade dessa atrocidade exigiu uma resposta imediata das autoridades competentes. O Conselho Tutelar foi acionado e a polícia militar esteve presente na escola para as medidas cabíveis. O caso foi registrado como estupro de vulnerável, um crime que nos faz questionar até onde vai a perversidade humana.


Essa história dolorosa é um alerta gritante para a necessidade urgente de garantir a segurança e proteção das crianças nas escolas. Nenhum ambiente educacional pode permitir que atos tão cruéis e desumanos se perpetuem. É imprescindível que medidas enérgicas sejam tomadas para prevenir que situações tão chocantes voltem a ocorrer. A infância de nossas crianças deve ser preservada, respeitada e cuidada com todo o zelo e amor que merecem. (Portalcariri).

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...