sábado, 16 de setembro de 2017

Eunício promulga suspensão de tributos do FUNRUAL


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), promulgou, na terça-feira (12), a suspensão da cobrança de tributos do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), que eram cobrados em duplicidade, conforme previa o artigo 1º da lei 8.540, DE 1992. A cobrança estava prevista na Resolução do Senado (PRS) 13 de 2017 e suspende a aplicação de dispositivos da Lei da Seguridade Social relativas à contribuição para a Previdência do trabalhador rural, trechos considerados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010 e 2011.

"O projeto vem corrigir uma situação de enorme injustiça para com os produtores rurais pessoas físicas, os quais vinham sendo tributados duplamente. A promulgação retira enorme peso dos ombros dos produtores rurais, trazendo-lhes a tranquilidade indispensável para gerar empregos e produzir alimentos e riquezas para o Brasil", comemorou o presidente do Senado, Eunício Oliveira, ao promulgar a resolução.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), promulgou, na terça-feira (12), a suspensão da cobrança de tributos do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), que eram cobrados em duplicidade, conforme previa o artigo 1º da lei 8.540, DE 1992. A cobrança estava prevista na Resolução do Senado (PRS) 13 de 2017 e suspende a aplicação de dispositivos da Lei da Seguridade Social relativas à contribuição para a Previdência do trabalhador rural, trechos considerados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010 e 2011.

"O projeto vem corrigir uma situação de enorme injustiça para com os produtores rurais pessoas físicas, os quais vinham sendo tributados duplamente. A promulgação retira enorme peso dos ombros dos produtores rurais, trazendo-lhes a tranquilidade indispensável para gerar empregos e produzir alimentos e riquezas para o Brasil", comemorou o presidente do Senado, Eunício Oliveira, ao promulgar a resolução.

Becco do Cotovelo perdendo as suas origens

O Becco do Cotovelo, Corredor Nacional Cultural, cartão postal da cidade de Sobral, não é mais o mesmo. Depois da invasão de moradores de ruas, dos vendedores ambulantes, das pessoas passeando de bicicleta, seguindo o exemplo de Cid Gomes e da retirada das lixeiras colocadas pela Prefeitura de Sobral, agora são as fachadas dos prédios, que estão mudando o aspecto de conservador do Becco. As modificações, já atingiram as colunas que estão sendo revestidas com cerâmicas coloridas. As alterações têm chamados a atenção dos conservadores, que ainda acreditam e esperam, é claro por uma intervenção da Prefeitura de Sobral e do Iphan.


sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O sinal analógico de televisão será desligado dia 27

O sinal analógico de televisão será desligado em 27 de setembro de 2017 em Sobral, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú. 

Na Região Metropolitana de Sobral  serão beneficiadas famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal que já podem agendar a retirada de um dos 54 mil kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto.  Faltam 15 dias para o desligamento do sinal analógico de TV  em Sobral e região.

Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras promoverá encontros de RPG


O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral e o Festival de Anime e Mangá Sobralense (FAMS) promoverão o projeto “Por trás do Escudo”. A partir de sexta-feira, 15 de setembro, das 18h45 às 21h30, os amantes do Role Playing Game (RPG), que em português significa "jogo de interpretação de personagens", se reunirão para jogar.

“A atividade visa fomentar a participação de novos jogadores na cidade de Sobral e regiões vizinhas, promovendo uma movimentação no Palácio seguindo a proposta do #OcupaSobral, que é a ocupação dos espaços públicos com atividades culturais", explica o diretor do Palácio, Amaury Gomes.

Os encontros terão a duração média de 3h (três horas), sendo realizados nas sextas-feiras, com a participação de 50 pessoas por encontro.  Poderão participar jovens de 18 a 35 anos, dividindo-se em grupos de 5 jogadores por mesa. A equipe de narradores terá com foco a ambientação dos jogos, de forma que os jogadores saiam dos encontros tendo aprendido algo novo. Serão trabalhados conceitos de Física, Matemática, Química, História do Brasil, História da Inglaterra, Mitologia nórdica, dentre outros assuntos.

Serviço:
Encontros RPG
Data: 15 de setembro de 2017 (sexta-feira)
Horário: 18h45 às 21h30
Entrada Franca

Eunício agraciado com o Troféu Jangadeiro de entidades da administração

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) será agraciado com o Troféu Jangadeiro, concedido por entidades representativas dos profissionais de Administração no Ceará. A solenidade está marcada para esta sexta-feira (15), às 19h, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza.
É a primeira vez que a comenda é outorgada pelo Conselho Regional de Administração do Ceará, Academia Cearense de Administração e Associação dos Administradores do Estado do Ceará.
Administrador por formação, filiado ao CRA-CE e membro da Academia, Eunício foi escolhido para ser o primeiro agraciado com troféu Jangadeiro por “sua brilhante carreira política e empresarial, bem como por seus relevantes serviços prestados à categoria profissional”.

Sobral na 'fita' de uma operação deflagrada pela Polícia Federal



A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), mais uma operação de combate a fraudes e contra o sistema financeiro. O “alvo” desta vez são duas cidades da Zona Norte do estado, Sobral e Marco. Os agentes e delegados cumprem seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 18ª Vara da Justiça Federal sediada em Sobral. As fraudes contra a Caixa Econômica Federal chegam a cerca de R$ 3 milhões através da concessão de empréstimos fraudulentos.
A forma como a quadrilha agia é a mesma já registrada em outro milionário golpe ocorrido em Sobral, tendo como “alvo” o Banco do Nordeste e, entre os envolvidos, e já  denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), está o ex-governador do Ceará, Cid Gomes, e um sócio, além de funcionários da instituição financeira.  A denúncia do MP já foi acatada pela Justiça Federal e Cid e demais acusados já estão sendo processados por vários crimes do “colarinho branco”.

Estudantes de Ipu reclamam da falta de sensibilidade da Prefeitura daquele município

"QUANTA INDIFERENÇA!
Todo Ceará se comoveu com o sequestro do ônibus dos universitários de Ipu, menos a prefeitura do nosso município (Ipu) que não disponibilizou nem mesmo um carro para os universitários ir a Sobral fazer o reconhecimento dos bandidos. Apesar de todo esforço dos representantes da AUNI (Associação dos Universitários de Ipu) nada foi conseguido, desligaram o telefone! Quanta falta de sensibilidade! Quanta falta de atenção para com esses estudantes que arriscam diariamente suas vidas em busca de seus sonhos. Senhor prefeito, por que tanta indiferença conosco?"

Leônidas Cristino lidera enquete radiofônica realizada pela Rádio Tupinambá

Faltando pouco mais de um ano para eleições nacionais, o programa Nos Bastidores da Política, da Rádio Tupinambá AM de Sobral, realizou na quarta-feira, 13, uma enquete entre os ouvintes através do telefone, sobre as intenções de votos dos sobralenses para deputado federal. Das 54 ligações recebidas, o deputado federal Leônidas Cristino (PDT), foi disparadamente o mais lembrado em 32 ligações. Na segunda posição ficou o deputado federal Moses Rodrigues, do PMDB, com 9 ligações. O ex-prefeito de Massapê, Antonio José (PP), obteve 6; seguido do ex-prefeito de Cariré, Antonio Martins, com 4. Odorico Monteiro que também é deputado federal foi citado por apenas 2 ouvintes.

Lixeiras do Becco do Cotovelo são retiradas sem autorização

A Prefeitura de Sobral deverá chamar para dar explicações, a pessoa que por conta própria retirou as lixeiras padronizadas instaladas no Becco do Cotovelo. Na manhã de quinta-feira, três delas foram deixadas ao lado de uma placa, instalada também no Becco do Cotovelo. 
Divulgada nas redes sociais fotos das lixeiras, logo surgiram os primeiros comentários. "Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses, ou multa”.
No caso de “dano qualificado”, cuja pena é de detenção de seis meses a três anos e multa, estão elencadas nos quatro incisos do parágrafo único
do citado dispositivo. Sendo que o inciso III prevê a qualificadora quando o crime for cometido: “contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista”. Comentou uma pessoa. Outra pessoa dizia: "
Que Coisa Feia Vc Não Tem Respeito Com O Patrimônio Público!"
 Para Expedito Vasconcelos, proprietário do Café Jaibaras, a Prefeitura não pode deixar por menos, e algo tem que ser feito para que as lixeiras voltem para os lugares adequado. 
O suspeito de mandar retirar seria o proprietário de um dos prédios que passa por reformas no Becco do Cotovelo.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Prefeitura de Sobral - Nota de esclarecimento



A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, informa que tem adotado um conjunto de medidas para melhorar a qualidade e segurança do transporte escolar do município, dentre elas o controle do acesso dos estudantes, evitando superlotação dos veículos, que possa gerar insegurança e riscos aos passageiros.

Nos distritos de Taperuaba e Jaibaras, no turno da noite, verificou-se que ocorria excesso de passageiros, o que não é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  Sendo assim, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, determinou que mais um ônibus fosse disponibilizado para que nenhum aluno, de qualquer instituição de ensino, deixe de ser transportado. A medida passa a vigorar a partir desta quinta-feira (14/09).

A Secretaria informa também outras medidas adotadas para melhoria do transporte escolar: recadastramento de todos os veículos; manutenção preventiva nos veículos do transporte escolar; capacitação e treinamento dos motoristas; regularização do vínculo funcional desses profissionais; e seleção para monitores do transporte escolar, que auxiliarão no embarque e desembarque dos estudantes, além de desenvolverem atividades educativas e lúdicas durante o translado dos alunos.

Depois do sucesso em Brasília, Juiz de Fora e Belo Horizonte, autor lança livro em Sobral, cidade em que nasceu


“Esta é uma sentença
A dengue é uma doença
Sempre aguda e febril
Da cidade e do distrito
Transmitida por mosquito
Espalhada no Brasil”

Este é um dos inúmeros versos que constam do livro “A literatura de cordel, as histórias e invencionices do professor Ibiapina”, a ser lançado em Sobral no dia 11 de outubro, na Casa da Cultura. O professor José Dias Ibiapina, nasceu em Sobral no dia 22 de março de 1939 e foi para Juiz de Fora, Minas Gerais, onde fez carreira como pediatra. Muito querido na cidade ele ministrou aulas de parasitologia nas Faculdades de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, da Faculdade de Barbacena e da Faculdade de Medicina Suprema, também em Juiz de Fora. Hoje aposentado, o professor continua dando asas à sua imaginação de sertanejo e presenteia as pessoas que o cercam com seus escritos, agora transformados em livro.

Ivo Gomes reconhece que errou ao proibir transportes de estudantes

O prefeito Ivo Gomes, reconhece que a imagem da retirada dos alunos dos transportes escolar, causou repercussão negativa e em menos de 24 horas autorizou que a Secretaria da Educação disponibilizasse mais ônibus para o transportes do estudantes da localidade de Taperuaba.
A notícia veiculada nos blogs da cidade, trazia a informação de que os alunos universitários e cursistas de duas determinadas instituições, não poderiam mais usar os ônibus pagos com dinheiro da Prefeitura de Sobral. As redes sociais se rechearam de críticas ao modelo de administração de Ivo Gomes, e num passo de mágica, voltou atrás e colocou mais um ônibus para o transporte daqueles que ficaram sem vaga nos dois carros coletivos que estavam autorizados a trazer apenas estudantes universitários da UVA e Faculdade Luciano Feijão.

Aulão Gratuito de revisão do ENEM tem inscrições abertas



Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Aulão Show do ENEM, que acontecerá no dia 21 de setembro, no Auditório do Centro Universitário INTA – UNINTA, das 19h às 22h. A inscrição é gratuita e aberta a todos os estudantes.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas por meio do site
* https://www.even3.com.br/aulaosolidarioenem1 * O primeiro conteúdo será de Linguagens e Redação e será ministrado pela Professora Gisleuda Gabriel, doutoranda em Linguística Aplicada.

Além do aulão, os estudantes poderão participar de diversas atividades no interior do campus do Centro Universitário. Na programação, orientação vocacional, técnicas de relaxamento e apresentações culturais.

SERVIÇO
O que: Aulão Show do ENEM
Quando: 21 de Setembro
Onde: Auditório do Centro Universitário INTA; Sobral - CE
Horário: 18h às 22h
Inscrição Gratuita - https://www.even3.com.br/aulaosolidarioenem1

Confira lista de pessoas e empresas investigadas na Operação Fraternidade



O Ceará News 7, e o BLOG WILSON GOMES, tiveram acesso, em primeira mão, à lista dos alvos de 52 mandados da PF na "Operação Fraternidade", que visa a desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar licitações e desviar verba pública.
Segundo a Polícia Federal, os principais suspeitos de chefiar a organização são José Glauco Lima de Freitas, Maria Gerlianai Maia de Freitas e Glaubo Lima de Freitas.
O grupo atua através de empresas que se revezam nas licitações e já fechou contratos com 171 das 184 prefeituras do Ceará.

Confira:
Relação de Investigados (PF e PJ)
Antonio Jerrivan Filho
Antonio Gois Monteiro Mendes Filho
Lucas Pereira Mendes
Glaubo lima de Freitas
Maria Gerliania Maia de Freitas
José Glauco lima de Freitas
Maria Gerlene Maia
Francisco Gauba Lima de Freitas
José Felipe de Almeida Carvalho
José Gledson Araújo da Silva
Luís Leonardo Feitosa dos Reis
Márcia de Sousa Cunha
Marcos Aurélio Marques Rodrigues
Meirylanne Sales Davi de Menezes
Agnelo Marques Rodrigues Filho
Antonio Bernado Jales
REgina Célia de Pontes Silva
Roger Amélio Rocha Vasconcelos
Washington Sales de Menezes Júnior
Lúcia de Fátima Villa Real Mendes
Liliane Farias da Silva

Empresas
G&C Trasnportes e Contruções Eirelli – ME
Ecotec Empresa de Construção e Terceirização LTDA – ME
Unisaude – Cooperativa de Trabalho e Serviços de Saúde LTDA
Marcont Assessoria Serviços TRansporte e Construção LTDA – EPP
THM COnstrução Serviços e Transporte LTDA – EPP
MGM – Serviços, Locação de Mão-de-Obra e Transportes – EPP
G&C Gestão e Terceirização de Serviços e Transportes Eirelli – EPP
Ascont Serviços Técnicos Especializados e Mão de Obra LTDA – EPP
Jurisconsult Assessoria e Consultoria Técnica S/S LTDA – ME
Aserti – Assessoria Serviços Terceirização de Mão-de-Obra e Informatização LTDA – EPP
Garden Locadora e Prestadora de Serviços Eireli
Premium – Locações e Serviços Eireli – ME
Mendes & Mendes Locação de Máquinas e Equipamentos e Veículos – EPP
Gold Serviços e COnstruções Eireli
ALX Locação e Serviços Eirelli – ME

Prefeitura manda cortar horas extras do SAAE



Estão suspensas por determinação da direção do Serviço Autônomo de Água e esgotos (SAAE) de Sobral, desde o último dia 11, o pagamento de diárias e horas extras. A ordem da suspensão foi assinada pelo Diretor Presidente Marcos Martins Santos, e não tem prazo de vencimento. É Ivo nessa!

Major Carlos Eduardo vai assumir o comando da 3ª Cia/3ºBPM



Foi publicado no Boletim do Comando Geral do dia 12 de setembro de 2017, a mudança de comando da 3ªCia/3ºBPM, sediada em Camocim. Assume o comando da unidade o Major Carlos Eduardo Sousa, que substituirá o Major Flávio de Sousa Dias, o qual esteve a frente do policiamento na região desde o dia 08 de fevereiro de 2017.
O Major Carlos Eduardo Sousa passou alguns anos a frente da CIOPS – Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, na cidade de Sobral. Além de Camocim, o novo comandante comandará também os destacamentos de Granja, Martinópole, Barroquinha, Chaval e o subdestacamento de Parazinho. Já o Major Dias ficará a frente da CIOPS de Sobral.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...