sábado, 7 de outubro de 2017

Júnior Matos assume cadeira na Câmara do Crato

No Crato tem mudança na Câmara Municipal.
O vereador Dr. Mauricinho, que nas eleições 2016 obteve 903 votos entrou com pedido de licença médica por 125 dias e dará vaga ao suplente Júnior Matos, que obteve 799 votos na eleição passada. Ambos são do PDT, partido aliado da base do prefeito Zé Aílton Brasil (PP).
Júnior Matos foi presidente do Sindicato dos Servidores do Crato por quase 14 anos e deve voltar as ações do seu mandato em defesa dos servidores municipais, especialmente à categoria dos professores. 


Com informações, Flávio Pinto.

Dia das Crianças no Clube dos Calçadistas

Domingo, dia 15 de Outubro, tem diversão para a criançada no Clube dos Calçadistas, com palhaços, brincadeiras, banho de piscina e muita alegria. Haverá entrega de brindes na portaria do clube e sorteio de presentes durante o evento. 
Para receber os Brindes os associados devem adquirir o TICKET na Sede do Sindicato, próximo ao Cirão, durante funcionamento na semana. Associados Participem! Levem suas crianças e tenham um domingo FELIZ!

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Inauguração da brinquedoteca é cancelado após crime de morte no local

Um crime de pistolagem ocorrido uma hora antes, de um evento político, foi registrado na cidade na cidade de Coreaú. A cidade estava em festa para receber a comitiva da Primeira-Dama do Estado, Onélia Santana, que iria a cidade para inaugurar uma brinquedoteca. 
A vítima, uma pessoa ligada à prefeitura da cidade que tem como Gestor Carlos Ronner, adversário político do Governo do Estado e da família Cristino, foi morto a tiros quando fiscalizava o serviço de limpeza. O homem morto atendia por "Dedim", e de acordo com as informações ele foi assassinado a tiros quando estava em uma praça que seria inaugurada nesta sexta-feira. Dedim ficou preso quase dois anos acusado de ter matado o uma pessoa identificada por Dedé da Candida.
 A polícia esteve no local colhendo as primeiras informações no intuito de identificar e prender o autor do crime. Os motivos ainda são desconhecidos pela nossa reportagem. Toda programação que seria realizada hoje foi cancelada. A Primeira-dama foi informada do crime quando se preparava para pegar embarcar. Não chegou a sair de Fortaleza.


quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Prefeito Ivo Gomes fala pela primeira vez após criticar a Polícia Civil



O prefeito Ivo Gomes se manifestou pela primeira a vez após cobrar da Polícia Civil mais investigação nos crimes de assassinatos em Sobral. Durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira, Ivo Gomes, disse que já havia reclamado por cerca de 15 vezes as autoridades governamentais do Estado intensamente sobre a impunidade que gerava a violência na cidade.



Durante a entrevista Ivo foi enfático em dizer que a sua preocupação é com Sobral e não interessa o que acontece no resto do mundo. “O centro do mundo pra mim é Sobral, não adianta vir com a tese de que o Ceará é assim, no Brasil é assim, isso não me interessa”. Disse Ivo Gomes, que segundo ele colocou a Prefeitura a disposição para trazer de volta a tranquilidade.



O prefeito Ivo Gomes, adiantou que o lugar de quem mata, de rouba, de quem trafica droga é a prisão. “Se isso não acontece, gera a impunidade, e cria situação de violência”. Noutro trecho da reportagem, Ivo Gomes, destaca que não há interesse de investigar porque a maioria das pessoas assassinadas, é negro, pobre e mora na periferia. “Se fosse pessoas ricas isso obviamente teria uma repercussão muito maior”, completou Ivo, que acredita que outro fator que leva a banalidade dos crimes são os programas policiais.

Projeto “Toda Vida tem Esperança” traz a Sobral turnê internacional com a banda Gen Rosso

A Fazenda da Esperança São Bento, por meio do Projeto Toda Vida Tem Esperança, traz a Sobral uma turnê com a banda internacional Gen Rosso, do Movimento dos Focolares que, juntamente com centenas de jovens que estão no processo de recuperação das drogas, apresentarão o espetáculo Street Light, nos dias 10 e 11 de novembro, no Ginásio Poliesportivo.
Gen Rosso – International Performing Arts Group é um grupo internacional de músicos, dançarinos e artistas que está na estrada há mais de 40 anos a serviço da compreensão, solidariedade e fraternidade dos povos. Renovando constantemente seus membros, o grupo conta atualmente com 18 integrantes de 9 nacionalidades diferentes. 

Onélia Santana participa de entrega da 20ª brinquedopraça em Coreaú

O equipamento recebeu rampas e piso tátil para auxiliar o trajeto de pessoas com deficiência

O Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, realiza nesta sexta-feira (6) a entrega da 20ª brinquedopraça, no município de Coreaú. A idealizadora do Programa Mais Infância Ceará e primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, participará da entrega do equipamento instalado na cidade, que recebeu ainda rampas e piso tátil para auxiliar o trajeto de pessoas com deficiência. 
A brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a doze anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço é cercado e com área de 200m² com brinquedos como: playground, gira-gira, escalada, balanço duplo, casinha de boneca, cavalinho e duas gangorras.

A contrapartida das prefeituras é garantir a praça em bom estado de conservação, arborização do local e manutenção dos brinquedos. Até o momento, o Governo do Ceará já realizou a entrega de 19 equipamentos nos municípios de Araripe, Banabuiú, Baturité, Caririaçu, Crato, Granjeiro, Ibicuitinga, Ipueiras, Irauçuba, Itaitinga, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Missão Velha, Nova Russas, Tamboril, Tarrafas e duas em Redenção. Ao todo, 40 brinquedopraças serão entregues neste ano pelo Estado.

Serviço:
Entrega de brinquedopraça de Coreaú

Dia: sexta-feira (6)
Hora: 17h
Local: Praça Abdias Gomes da Silva
Endereço: rua Tancredo Neves, s/n, bairro Alto São José (Cohab)

CCJ entende importância dos extintores de incêndio em veículos e aprova Projeto de Lei do Deputado Moses Rodrigues

Nesta quarta-feira (04), a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 3404/2015, de autoria do Deputado Federal Moses Rodrigues (PMDB/CE), que inclui no Código de Trânsito Brasileiro, como equipamento obrigatório dos veículos automotores em circulação e os que saem de fábrica , o extintor de incêndio com carga de pó ABC. O Projeto aprovado segue agora para o Senado Federal, pois tem poder conclusivo, não indo ao Plenário.

"Os números de incêndios veiculares ainda são altos. Em muitos casos, são incêndios ocasionados em função de recall, e o extintor é um importante equipamento de segurança que deve estar presente em todos os tipos de veículos para dar a possibilidade de salvar vidas", destacou o deputado Moses Rodrigues.

A legislação vigente expedida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) torna o uso do extintor de incêndio facultativo para os automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Há pelo menos 13 anos a obrigatoriedade do equipamento em veículos vem sendo alvo de discussão. Em 2004, uma resolução do CONTRAN estabeleceu que a carga de pó dos extintores do tipo BC deveria ser substituída por ABC.

Saiba mais
Segundo fabricantes, o extintor de classe BC apaga dois tipos de classes de fogo: B (gasolina, óleos, álcool e diesel); C (ácidos inflamáveis, dispositivos e fiações elétricas). Já o extintor de classe ABC além das classes B e C citadas também apagam a classe A: A (Pneus, plásticos e borrachas em geral).

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Prefeito Moésio Loiola e vereadores acompanham trabalhos na adutora de Araripe que vai abastecer Campos Sales


Nesta terça-feira (3), o prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola está acompanhando de perto as obras da adutora que trará agua do município de Araripe para abastecer a cidade de Campos Sales, que vem sofrendo duramente com a seca.
O prefeito Moésio Loiola que foi responsável pela importante conquista esteve visitando as obras juntamente com o presidente da Cogerh João Farias. Os trabalhos foram acompanhados pelos vereadores da base do prefeito. Liderados pelo presidente da câmara municipal, vereador Antônio Luiz Neto, também estiveram presentes na Chapada do Araripe os vereadores Visselmo, Chico da Ladeira, Jenilton, Morgana Fortaleza e os secretários municipais João Luiz, Louderjan Pereira, Ivete Fortaleza  e Rosângela Macedo.


Texto: Flávio Pinto.

Sobral entra nas comemorações do “Dia Nacional do ACS e ACE”



O Brasil comemora, neste dia 04 de outubro, o “Dia Nacional do ACS e ACE”. A data marca a aprovação de leis que regulamentaram as profissões de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Controle a Endemias (ACE).
A primeira lei a tratar da regulamentação da profissão de ACS foi assinada em outubro de 1999. Segundo o decreto nº 3.189, o Agente Comunitário de Saúde teria como atribuições “desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente”.
Em 5 de outubro de 2006, o governo federal sanciona a lei 11.350, que regulamentou a Emenda Constitucional 51, regulamentando as profissões de ACS e ACE. Importantes mudanças – como a vinculação exclusiva das atividades ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a contratação por meio de processo seletivo – foram determinadas pelo documento.
Pela importância da profissão e pela luta de milhares de ACSs e ACEs por uma saúde pública de qualidade, o dia 04 de outubro merece ser lembrado e comemorado por toda a sociedade. O SINPREV-AL parabeniza os agentes pelo papel fundamental que desempenham na saúde pública do país e pelas lutas que vêm realizando nos últimos anos.

Em Sobral a Câmara Municipal de vereadores aprovou e o prefeito Clodoveu de Arruda (veveu) sancionou a lei 1088 de 12 de setembro de 2011 criando o dia municipal do agente de combate as endemias, a ser fuxicado no calendário municipal.

HOMENAGEM:

Quero parabenizar essas duas importantes categorias ACS E ACS, que trabalhando dia a dia para que a população brasileira tenha saúde em suas casas, duas categorias guerreiras que vai a lutar pelo os seus direitos e não desiste pois só com muita luta vencemos as batalhas.
Parabéns ACS E ACE DO BRASIL.

AACE SOBRAL E SINDSEMS SOBRAL.

Candidatura de Ciro é irreversível, imutável, e imexível, diz Carlos Lupi



Carlos Lupi vê com bons olhos o resultado da pesquisa Datafolha de intenções de voto para as eleições 2018, divulgada no fim de semana. “Quando você tira o Lula da disputa, que é o mais provável que ocorra, você tem o Ciro com dez pontos. Para quem está fora de uma campanha presidencial desde 2002, ele tem um bom respaldo”, afirma o dirigente, que comandou a pasta do Trabalho e Emprego nos governos Lula e Dilma.
Lupi tem a “opinião pessoal” de que a candidatura de Lula é “pouco provável” – opinião que já tinha defendido em entrevista à reportagem, em janeiro. Em março, Ciro afirmou, também à Folha de S.Paulo, que não tinha vontade de ser candidato concorrendo com Lula.

Cenário
Ciro fechou o segundo turno, em 2002, em quarto lugar, com 11,9% dos votos. Ficou atrás de Anthony Garotinho, ex-governador do Rio, e de José Serra e Lula, que disputaram o segundo turno. A possibilidade de o cearense ser o nome à esquerda que vai se beneficiar da ausência de Lula em 2018 ainda não é clara, analisam os diretores do Datafolha.

Com o petista fora do pleito, a taxa de entrevistados que preferem votar em branco ou nulo cresce em até dez pontos percentuais. Marina Silva (Rede) é, por ora, a candidata que herda parte importante dos eleitores do petista: cerca de um terço.
Para Lupi, Ciro terá o papel de “representar um debate político mais autêntico”. Sua presença na campanha, aposta, fará Doria (PSDB) “assumir posição, se vai fazer um governo factoide ou efetivo”. E o deputado federal Jair Bolsonaro (hoje no PSC, prestes a migrar para o PEN) abrir o jogo sobre sua defesa do militarismo no governo.
“Sem nenhum demérito das Forças Armadas, o papel dela constitucional é guardar nossas fronteiras”, diz o dirigente do PDT.

Alianças
A um ano da eleição, Lupi já definiu a maioria das suas alianças estaduais pelo país, onde Ciro Gomes terá palanque. Quando não lançarem candidatos próprios a governador, os pedetistas já compuseram suas chapas com nomes para vice-governador e para senador.

Ceará
No Ceará, o governador Camilo Santana (PT) faz parte do grupo político comandado pelos pedetistas Cid e Ciro Gomes. Ele disputará a reeleição em 2018 e Ciro conta com a presença do aliado no palanque local para reforçar a campanha para a Presidência.

Com informações, Brasil 247


terça-feira, 3 de outubro de 2017

As curtas do BLOG WILSON GOMES

1- O presidente da Câmara de Sobral, vereador Paulo Vasconcelos, apresentando Projeto de Lei que denominará de bairro Jocely Dantas, o Derby Club. O projeto foi lido na sessão de segunda-feira.

2- É de autoria do vereador do SD, Sargento Ailton, o Projeto de Lei que determina a obrigatoriedade de instalação de bebedouros de água potável nas agências bancárias.

3 - Vereadora do PDT, Alessandra Ponte apresenta Projeto de Lei que denomina oficialmente de Francisco Rodrigues Torres a ponte que liga os bairros Recanto I e Novo Recanto.

4- Tiago Ramos, vereador do PMDB de Sobral apresentou de Projeto de Lei que institui o Programa “Meu Primeiro Emprego” no Município de Sobral para a contratação de iniciantes no mercado de trabalho.

2º Aulão de revisão do ENEM com inscrições abertas. Veja como se inscreverr



Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Aulão Show do ENEM, que acontecerá no dia 05 de outubro de 2017, no Auditório do Centro Universitário INTA – UNINTA, das 18h às 22h. A inscrição será gratuita.

As inscrições poderão ser feitas no site www.even3.com.br/aulaoshowenem. As vagas são limitadas. Nesta edição, os estudantes participarão de uma aula sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias. O aulão será ministrado pelos Professores Adriano Duarte e Thiago Mena.

Como na primeira edição, serão oferecidos aos participantes serviços no interior do campus do Centro Universitário, promovidos por professores dos cursos do UNINTA e apoiadores, além do sorteio de brindes e outras condições especiais para o Vestibular 2018.1.

SERVIÇO
O que: 2º Aulão Show do ENEM
Quando: 05 de Outubro
Onde: Auditório Centro Universitário INTA
Horário: 18h às 22h
Inscrição: www.even3.com.br/aulaoshowenem
Gratuito

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...