quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Sobral entra nas comemorações do “Dia Nacional do ACS e ACE”



O Brasil comemora, neste dia 04 de outubro, o “Dia Nacional do ACS e ACE”. A data marca a aprovação de leis que regulamentaram as profissões de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Controle a Endemias (ACE).
A primeira lei a tratar da regulamentação da profissão de ACS foi assinada em outubro de 1999. Segundo o decreto nº 3.189, o Agente Comunitário de Saúde teria como atribuições “desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente”.
Em 5 de outubro de 2006, o governo federal sanciona a lei 11.350, que regulamentou a Emenda Constitucional 51, regulamentando as profissões de ACS e ACE. Importantes mudanças – como a vinculação exclusiva das atividades ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a contratação por meio de processo seletivo – foram determinadas pelo documento.
Pela importância da profissão e pela luta de milhares de ACSs e ACEs por uma saúde pública de qualidade, o dia 04 de outubro merece ser lembrado e comemorado por toda a sociedade. O SINPREV-AL parabeniza os agentes pelo papel fundamental que desempenham na saúde pública do país e pelas lutas que vêm realizando nos últimos anos.

Em Sobral a Câmara Municipal de vereadores aprovou e o prefeito Clodoveu de Arruda (veveu) sancionou a lei 1088 de 12 de setembro de 2011 criando o dia municipal do agente de combate as endemias, a ser fuxicado no calendário municipal.

HOMENAGEM:

Quero parabenizar essas duas importantes categorias ACS E ACS, que trabalhando dia a dia para que a população brasileira tenha saúde em suas casas, duas categorias guerreiras que vai a lutar pelo os seus direitos e não desiste pois só com muita luta vencemos as batalhas.
Parabéns ACS E ACE DO BRASIL.

AACE SOBRAL E SINDSEMS SOBRAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...