sábado, 16 de maio de 2020

XII Jornada de Enfermagem UNINTA destacará a importância da profissão no Século XXI


O curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta - UNINTA promoverá mais uma edição da sua Jornada acadêmica, evento que permite aos estudantes experiências com profissionais destacados da área e a produção científica como parte da sua formação.
O evento ocorrerá entre os dias 25 e 29 de maio e terá como eixo temático "O empoderamento da enfermagem no século XXI". Podem participar alunos do curso e de outras graduações da instituição ou de outras instituições de ensino.
A Jornada ocorrerá em formato virtual, com acesso dos estudantes a palestras on-line e apresentação de produções em plataforma virtual de ensino. Sobre a proposta, o Coordenador do Curso de Enfermagem, Prof. Me. Francisco Meykel Amancio Gomes, destacou que "A Jornada de Enfermagem do UNINTA chega à sua décima segunda edição e, neste ano de 2020, vem adequar-se ao atual momento no qual o país está vivenciando, frente à pandemia pelo Covid-19. Portanto, o evento acontecerá por meio de plataforma virtual, pois garantirá o distanciamento necessário, mas a aproximação de conhecimentos a serem compartilhados para o crescimento desta profissão de excelência", ressalta o docente.
"A enfermagem tem mostrado a sua força no enfrentamento à atual pandemia, no entanto, enquanto componente de formação superior, sabemos que podemos crescer ainda mais pela aproximação ampliada com o conhecimento e a pesquisa. Compreendemos que é por meio da ciência que podemos garantir o reconhecimento da sociedade como profissão indispensável para a saúde dos brasileiros" complementa o professor Meykel.
A XII Jornada de Enfermagem UNINTA se desenvolverá em consonância com a campanha Nursing Now", que ocorre em nível mundial. O tema da jornada tratará do empoderamento da Enfermagem no século XXI em uma programação de cinco dias com palestrantes de excelência, que discorrerão sobre assuntos do ensino, pesquisa e atuação profissional da Enfermagem, além da apresentação de trabalhos científicos e premiação das melhores pesquisas compartilhadas no evento.


SERVIÇO:
Evento: XII Jornada de Enfermagem UNINTA.
Data: 25 a 28 de maio.
Curso: Enfermagem.
Local: On-line.
Organizador: Prof. Me. Francisco Meykel Amancio Gomes.
Inscrições:  https://www.even3.com.br/xiijorenf

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Identificada as vítimas que viajavam no avião que caiu na Serra da Ibiapaba

O médico que viajava na aeronave que caiu na noite desta sexta-feira, foi identificado como sendo o pneumologista e médico do trabalho Pedro Menezes que trabalhou nos dois principais hospitais da cidade, Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Hospital regional Norte, e também como médico da família em Centros de Saúde da Família(CSF) desta cidade. estaria internado na UTI da Unimed onde tratado como paciente positivo de covid-19. Informações, ainda preliminares apontam que além do médico, viajava um outro médico, o piloto identificado por Paulo Cesar e o co-piloto.

As primeiras imagens da saída da aeronave em Sobral

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o embarque do passageiro que seria um sendo o pneumologista e médico do trabalho Pedro Menezes que trabalhou nos dois principais hospitais da cidade, que testou positivo para covid-19. O embarque na aeronave aconteceu no final da tarde desta sexta-feira e o destino seria a cidade de Teresina, Capital do Piauí.

Uma das possíveis vítima da queda do avião seria um médico que viajava para Teresina

A informação ainda preliminar sobre a queda da aeronave na Serra da Ibiapaba na noite desta sexta-feira, indica que um médico pode está entre as vítimas. Ele teria saído de Sobral em uma na aeronave modelo Seneca, que sobrevoava com destino a cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí. 
Na hora do acidente moradores da região ligaram para hospital do município de São Benedito  informado sobre o acidente. Pelo menos quatro ambulâncias e uma UTI móvel foram enviadas que aguardam as equipes de resgates do Corpo de Bombeiros de Sobral que fica a aproximadamente 105 KM de distância do local do acidente.

Avião de pequeno porte cai na Serra da Ibiapaba na noite desta sexta-feira

Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade de Sobral, na região Norte do estado do Ceará foram acionados no início da noite desta sexta-feira, para atender uma ocorrência da queda de avião de pequeno porte modelo monomotor, que caiu quando sobrevoava a Serra da Ibiapaba, nas proximidades da cidade de São Benedito, onde existe um aeroporto.
A queda casou incêndio na mata, e não há informações que quantas pessoas estavam na aeronave e se há sobrevivente.
Moradores da região informaram que houve uma forte explosão seguida da queda do monomotor. O BLOG WILSON GOMES, acompanha as operações que buscam por sobreviventes e entender a causa do acidente.

No Ceará, cerca de 280 Policiais Civis foram afastados por Covid-19


Atuando na linha de frente da segurança pública, os policiais fazem parte de uma das categorias que não podem ficar em casa durante o momento de isolamento social pelo qual passa o Estado. Com isso, aumenta-se o risco de infecção pela doença. No Ceará, cerca de 280 Policiais Civis já foram afastados, uns diagnosticados positivamente e outros aguardando o resultado, porém com sintomas e, portanto, sob suspeita.
De acordo com o Portal da Transparência, o efetivo total de Policiais Civis no Estado é de 5.383. Destes, pouco mais de dois mil já são aposentados, o que faz o número de agentes ativos ainda menor. A categoria representa um dos serviços essenciais e atua, principalmente, em ambientes fechados, com atendimento direto à população de diversos bairros. “Mesmo com receio de levar a doença para nossa família, na delegacia não pode escolher quem atender. Recebemos e ouvimos quem precisar do nosso apoio profissional. Também não podemos deixar de prestar socorro, inclusive humanitário, a exemplo da arrecadação de mais de três toneladas de alimentos que temos distribuído para comunidades carentes”, explica Dr. Gustavo Pernambuco, atual Presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Adepol-CE) e que também teve a doença, mas de forma leve. 
Após uma cobrança por parte da Associação dos Delegados e do Sindicato dos Policiais Civis foram disponibilizados EPIs para os policiais civis uma vez que "esses profissionais não podem deixar de circular na cidade, até porque é da natureza da investigação, principalmente em face ao aumento da criminalidade fruto do enfrentamento das facções", lembra Dr. Gustavo. 
 Em abril deste ano, o delegado da Polícia Civil Milton Castelo Filho, então presidente da Adepol-CE, faleceu aos 61 anos, vítima do Covid-19. (Janaína Flor).

Santa Casa de Misericórdia de Sobral abre UTI para atendimento de pacientes com Covid-19

Com mais de 600 casos de Coronavírus confirmados no município de Sobral, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral em parceria com as secretarias da saúde municipal e estadual abre, nesta sexta-feira (15/05), uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos para receber pacientes de Sobral e dos demais municípios da Região Norte do Ceará. A Santa Casa também abrirá uma enfermaria com 14 leitos clínicos para prestar assistência aos pacientes com casos suspeitos e confirmados, mas que no momento encontram-se estáveis.

De acordo com o diretor-geral do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Klebson Carvalho, "O hospital disponibilizará toda a infraestrutura e equipe multiprofissional no combate a essa pandemia, pois a Santa Casa foi, é, e continuará sendo referência hospitalar para a Região Norte do estado do Ceará", disse o diretor.

Nesta quinta-feira (14/05), a secretária da saúde de Sobral, Dra. Regina Célia Carvalho, realizou uma visita ao local. "Com os leitos superlotados e a clínica Dr. Francisco Alves ainda em fase de conclusão encontramos juntamente com a direção da Santa Casa uma solução rápida. A abertura desses novos leitos é importante não só para Sobral, mas para toda a Região atendida pelo Hospital", destacou a secretária.

Cremec classifica como "genéricas" denúncias de fraude em atestados de óbito por Covid-19


O Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) considerou como “genéricas” supostas denúncias realizadas ao Sindicato dos Médicos de que profissionais da medicina estariam sendo pressionados a classificaram óbitos como suspeitas de Covid-19. Por meio de nota divulgada nesta quinta-feira, 14, a entidade afirmou que suposições “maculam” a categoria e reafirmou a autonomia dos profissionais.
De acordo com documento, as informações passadas pelo Sindicato sugerem “submissão passiva dos profissionais” ao supostamente manipularem óbitos por ordens de terceiros. “Macula a categoria médica como um todo, em sua honra e dignidade, ao inferir que os médicos estariam aceitando cometer "tamanha transgressão ética”, afirma ainda o conselho, em nota.
O Cremec também reforçou que o profissional da medicina tem “absoluta autonomia em exercer a função” e não pode, em nenhuma circunstância, “renunciar a essa liberdade”. Quantos ao fato de que as supostas denúncias foram realizadas ao Sindicato, o Conselho afirmou que o apontamento de falhas e normas internas deve ser feito a eles, para que o órgão possa tomar as devidas medidas.

Com informações, O Povo.

Deputado Moses Rodrigues propõe regularização de terras do DNOCS




Na terça-feira, dia 12, o deputado federal Moses Rodrigues (MDB-CE) propôs através de emenda de plenário, acrescentar à Medida Provisória 910, que tramita na Câmara Federal, a inclusão das terras do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS – entre as passíveis de regularização fundiária. O tema poderá constar em Projeto de Lei.

Segundo o parlamentar, o assunto foi proposto ainda na legislatura por ele e pelo então presidente do Congresso Nacional, Senador Eunício Oliveira. Para Moses, essa é uma oportunidade para resolver o problema da regularização fundiária no Nordeste. ”Hoje, o DNOCS é a maior imobiliária do Brasil, com muitas terras e imóveis sem uso, gerando despesas para a União, além de travar o desenvolvimento de cidades, que engoliram essas terras e que precisam conviver com transtornos burocráticos. As terras deveriam ser doadas para os municípios para que sejam incluídas no plano diretor urbano das cidades. As razões que justificam a regularização das terras do DNOCS são muito mais importantes do que as ocupações das áreas do INCRA, por isso devem ser discutido”, destacou.

Atento ao Nordeste, Eunício Oliveira destacou que existem muitas famílias que precisam da terra para sustento. ”Tem que regularizar essas terras que há muito tempo estão com as pessoas (...). Chega de discriminar o Nordeste brasileiro. Chega de não resolver as questões do Nordeste. Pendências de 30, 40 anos. São pessoas simples que estão lá, que produzem. Não é invasão de terra”, disse.

A Medida Provisória que trata da regularização fundiária deve voltar a plenário nos próximos dias, no entanto em formato de Projeto de Lei, uma vez que perderá a validade na próxima terça-feira, 19.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...