sábado, 11 de abril de 2015

UM NOVO PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA MERUOCA

     Um novo projeto que cria o Plano de Municipal de Educação, para o município de Meruoca está sendo discutido entre o prefeito Aristides e integrantes da educação. Na Manhã da sexta-feira, 10, o Secretário de Educação, Antônio Crispim apresentou no Auditório da Universidade Aberta do Brasil-UAB, um esboço desse novo Projeto. Segundo a assessoria da Prefeitura deste município o projeto será amplamente discutido com as entidades representativas, que terão a oportunidade de acrescentarem suas propostas, para depois ser o Plano Municipal ser discutido, colocado emendas, e votado pelos vereadores de Meruoca.

     Para o Prefeito Manuel Costa Gomes (Aristides)-PT, quanto mais houver discussão e propostas para o Plano Municipal de Educação, mais o Projeto ficará completo e atendendo os anseios da sociedade educacional, para se garantir verdadeiramente uma qualidade cada vez mais na educação de Meruoca.

DEPUTADO LEÔNIDAS DEFENDE O NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que nesta semana substituiu no cargo o ex-governador Cid Gomes, não deve ir tão cedo à Câmara dos Deputados, se depender do deputado Leônidas Cristino (Pros). O parlamentar, membro da Comissão de Educação, criticou o excesso de requerimentos para convocar o ministro da pasta para falar, a cada 15 dias, sobre o financiamento  estudantil (Fies) e propôs um seminário com os técnicos do Ministério.
A ideia do seminário defendida por Leônidas na Comissão de Educação visa discutir todas as dúvidas dos parlamentares relativas à área com representantes do governo e de instituições públicas e privadas. O parlamentar, que discutia a aprovação de um requerimento para convidar novamente o ministro da Educação para esclarecer pontos do financiamento estudantil (Fies), argumentou que o papel da comissão na Câmara é a de transmitir segurança, e não confusão.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

ACERT REÚNE DIRETORES DE RÁDIOS E TVS E COMUNICADORES EM SOBRAL

A Associação Cearense de Rádio e Televisão do Ceará (Acert) realiza em Sobral, região Norte do Estado, um encontro regional. O encontro que acontece neste final de semana em Sobral será aberto às 17h com palestra da presidente da Acert Carmem Lúcia, seguido de pronunciamento do prefeito Clodoveu Arruda, Chagas Vieira e do advogado Afro Lourenço que vai abordar o tema “liberdade de Expressão tem limite”. Os diretores das empresas de radiodifusão terão oportunidade de deliberar sobre o financiamento de equipamento para radiodifusão.

No sábado dando seguimento ao encontro, os trabalhos serão abertos às 9 horas com o início do curso – Gerenciando a pequena empresa com sucesso.

CAMILO LANÇA CONSULTA PÚBLICA AO ANTEPROJETO DA POLÍTICA DE ABASTECIMENTO

     O governador Camilo Santana lança nesta sexta-feira (10) consulta pública do anteprojeto da Política Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Ceará. O lançamento abrirá o Seminário Saneamento Básico – cenários e desafios para a universalização, no auditório do Ministério Público do Estado do Ceará, em Fortaleza, às 9 horas. 

O objetivo do Seminário é discutir os desafios para a universalização no estado e ampliar o diálogo entre o Ministério Público Estadual e as empresas estaduais de saneamento. O evento é uma realização da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), da Secretaria das Cidades do Ceará, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) e do Instituto Trata Brasil.

FEIRA DO APRAZÍVEL ATRAI COMPRADORES DE VÁRIOS ESTADOS

     Sacoleiras e compradores simples movimentam na manhã desta sexta-feira a tradicional Feira do Aprazível. A feira com mais de uma década de funcionamento, oferece aos consumidores da região mercadorias de primeira qualidade, entre confecções e produtos de uso pessoal, como relógios, pulseiras entre outros. A feira atraem entre os horários de 3h as 10h, compradores de Sobral, dos municípios da região Norte e de outros estados, exemplo, Maranhão e Piauí. A diretoria da Associação dos Feirantes do Aprazível, anuncia para os próximos dias novidades para quem chega de ônibus à feira, que já vive o clima de Dia das Mães.

EUNÍCIO DESTACA A FALTA DE COMPROMISSO DE CAMILO NOS 100 DIAS DE GOVERNO

      Ao fazer um diagnóstico do atual cenário político e econômico do País, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) destacou, em plenário, nesta quinta-feira (09), a falta de compromissos que têm marcado os primeiros 100 dias do governo de Camilo Santana, no Ceará.  
Em tom de cobrança e recordando as promessas de campanha, o líder peemedebista denunciou que serviços essenciais para a população, como a saúde pública, estão sendo destroçados. Falta de medicamentos e equipamentos em hospitais, grandes filas para procedimentos cirúrgicos de emergência e paralisação de obras foram alguns dos inúmeros problemas destacados por Eunício.  
“Duas das principais obras do Estado, o Anel Viário e o Centro de Formação Olímpica, estão paralisadas por falta de pagamento à empresa responsável. Outras importantes obras, como a construção leste do metrô de Fortaleza, o primeiro trecho do Cinturão das Águas e as obras do VLT, que deveriam ter sido finalizadas em julho do ano passado, também se encontram totalmente paralisadas”, acrescentou.
O peemedebista também fez referência ao impacto que essas paralisações provocaram no mercado de trabalho no estado. De acordo com ele, 10 mil trabalhadores foram demitidos dessas empresas que tiveram de paralisar as obras.
Sobre o momento de instabilidade política e falta de credibilidade do mercado na economia brasileira, Eunício afirmou que é preciso enfrentar esse processo como em outros momentos. Segundo ele, esse não é o primeiro momento de estresse político por qual o Brasil se vê a enfrentar e que os desafios que hoje se apresentam podem ser superados através de ferramentas constitucionais.
Ele colocou como mecanismo fundamental para reverter esse quadro o diálogo entre legislativo e executivo, ressaltando a escolha acertada da presidente Dilma Rousseff em colocar como articulador político do governo, o vice-presidente, Michel Temer. Como primeiro avanço no sentido de transmitir uma mensagem positiva para o setor produtivo foi a aprovação, na última terça-feira (07), do projeto que convalida os incentivos fiscais já concedidos por alguns estados.
Entretanto, Eunício defende que a discussão sobre a questão federativa não se concentre apenas nesse tema, mas possa ser ampliada para que seja efetivamente colocada em prática uma política de combate às desigualdades entre as regiões.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

DR. GUIMARÃES VISITA DISTRITOS DE APRAZÍVEL, PEDRA DE FOGO E PAU D'ARCO


Dando prosseguimento ás suas andanças por todas localidades sobralenses Dr. Guimarães esteve presente nos distritos de Aprazível, Pedra de fogo e Pau d'arco no último final de semana. A passagem por aquela região contou com visitas a importantes lideranças da região como Sr. Valmir e Sr. Benício além de vários correligionários do pré-candidato a prefeito em 2016. 
Dr. Guimarães mantém uma agenda fixa de presença a vários locais da cidade de Sobral no intuito de reforçar a ideia da discussão e debate sobre a realidade que passa o povo da cidade, em prol da construção de um plano de ação política para a melhoria da vida de todos os sobralenses.

SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA CONFIRMA A FALTA DE TERRENO PARA O AEROPORTO DE SOBRAL

O senador Eunício Oliveira (PMDB) conversou novamente com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e recebeu a informação que está garantida a instalação do novo aeroporto do município de Sobral.
Entretanto, é necessário apenas que a Prefeitura de Sobral ou Governo do Estado façam a desapropriação de uma área para instalação do equipamento. "A única coisa que Sobral precisa fazer é entregar ao Governo Federal uma área desapropriada", ressalta o senador.
Segundo Eunício, as conversas com o ministro da Aviação já haviam começado através de articulação sua e do deputado federal deputado Moses Rodrigues.


DEPUTADO MOSES RODRIGUES VOTA A FAVOR DO TRABALHADOR

O deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) mostrou mais uma vez que está ao lado dos trabalhadores brasileiros.  Nesta quarta-feira (08), o parlamentar votou contra o Projeto de Lei 4330/04, que regulamenta a terceirização e permite que empresas terceirizadas atuem em qualquer atividade da cadeia produtiva, mas será preciso que ela se especialize para oferecer apenas um único serviço. “Meu posicionamento é claro e único: precisamos defender os trabalhadores. A luta trabalhista não é de hoje. Temo que o projeto possa precarizar a classe trabalhadora, por isso votei contra a urgência da pauta e contra o projeto de lei, que considero obscuro”, destacou Moses Rodrigues.


Apesar do empenho do parlamentar, o texto-base do Projeto de Lei foi aprovado na Câmara.  O projeto ainda prevê a forma de contratação tanto para empresas privadas como públicas, com a exceção de empresas de administração pública direta, autarquias e fundações. Na próxima terça-feira, será realizada a votação dos destaques da matéria. Um acordo de procedimentos entre partidos definiu que somente na próxima semana os pontos polêmicos deverão ser decididos em votações separadas.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

"TÁ CERTO" E "TÁ ERRADO" NO BLOG WILSON GOMES

Tá certo: A direção da Rádio Regional em liberar para o apresentador Sabino Melo, o “Dono das tardes”, para tocar no seu programa os discursos da Câmara de Sobral. A vez desta quarta-feira foi o discurso do vereador Júnior Balreira.

Tá errado: Cresce o número de mototaxista ‘piratas’, em Sobral. A Prefeitura de Sobral tem que aumentar a fiscalização para impedir o crescimento desse tipo de serviço nocivo à sociedade. A noite o número desses falsos profissionais aumenta, é que diz a categoria.

Tá certo: Os profissionais das rádios sobralenses cobrarem do seu representante sindical Araújo Pachele, um posicionamento mais enérgico relacionado o que é e que não é proibido tocar no rádio de Sobral. 


Tá errado: A falta de infraestrutura do bairro Renato Parente. Considerado um dos mais nobres da cidade, a falta de segurança, atraso na coleta de lixo e, agora, as ruas com águas e águas, correndo a céu aberto.

VEREADOR JÚNIOR BALREIRA SOLICITA A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PARLAMENTO


     O vereador Júnior Balreira, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira, e iniciou seus discursos falando sobre a ampliação do atendimento ao público na Câmara Municipal. Júnior Balreira, parabenizou o presidente Zezão pela implantação de mais um auditório no primeiro piso do Plenário 5 de Julho, onde poderá ser utilizado para reuniões e encontros com representes de entidades classistas.  Júnior Balreira sugeriu a Mesa Diretora a instalação da Universidade do Parlamento, que  foi criada em 2007 com o objetivo de aperfeiçoar o serviço público, de promover e de manter atividades voltadas para formação e qualificação profissional dos servidores públicos em geral e dos cidadãos, com foco especial às reivindicações profissionais dos parlamentares e agentes políticos vinculados às Assembleias Legislativas e às Câmaras Municipais conveniadas.

DISCURSOS DE VEREADORES EM TOM DE CRÍTICA A ADMINISTRAÇÃO VEVEU NÃO TOCA MAIS

Os discursos em tom de críticas considerados fora do controle aos gestores, Veveu Arruda e seus antecessores, não serão mais veiculados pelos repórteres das rádios AM Tupinambá e Regional. Temendo algum tipo de processo judicial por contas das palavras pejorativas ditas na sessão de terça-feira pelo vereador Fredim do Jaibaras, Zeca Aquino determinou que os discursos da sessão da Câmara de Sobral estão suspensos até segunda ordem. O recado foi repassados a todos os profissionais das duas emissoras. Comentários também sobre a CM de Sobral terão nível de controle.
O assunto foi bastante discutido pelos vereadores após tomar conhecimento da decisão das referidas emissoras. "Não adianta mais pagar para uma imprensa que não tem direito de falar", reclamava a vereadora Fransquinha do Torto.

terça-feira, 7 de abril de 2015

VEVEU É CHAMADO DE 'ALCOÓLICO' POR VEREADOR NA CÂMARA DE SOBRAL

O vereador Fredim Linhares mais conhecido na cidade de Sobral como Fredim do Jaibaras, resolveu ir para o confronto direto com o prefeito Veveu Arruda e na sessão desta terça-feira, chamou o gestor do município de “alcoólico” quando esteve discursando na Tribuna do Plenário 5 de Julho. Fredim disse ainda que o prefeito estaria de ‘ressaca’, quando ao dar entrevista numa emissora local e convidou o povo para uma inauguração num bairro e foi para outro. “O prefeito chega na quinta-feira a tarde e a noite viajava de novo. Ele não passa de um alcoólico”, falou Fredim.
 Mas as críticas do principal vereador de oposição não ficaram apenas na vida pessoal do atual Chefe do Executivo, também foram direcionadas ao Chefe de Gabinete, que é irmão do prefeito, e que ele (Fredim) chama de ‘príncipe’. “Ele deve agradecer ao emprego que tem ao ex-prefeito de Sobral, Leônidas Cristino deu para ele, o príncipe, no Porto do Pecém. Tem gente aqui que tem medo da p. de boi dele. Por isso ficam babando quando ele manda chamar”, disse Fredim do Jaibaras.

Durante o seu pronunciamento Fredim levantou denúncias contra alugueis de um galpão e outros prédios da cidade por parte da Prefeitura. “Um desses aluguéis, chega ao valor de R$ 20 mil por mês”, se reportou Fredim.

Alcoólico: Quem contém álcool, relativo a álcool; alcoólatra.

MOSES RODRIGUES SE REÚNE COM REPRESENTANTES DA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO (AGU)

Nesta segunda-feira (06), o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) cumpriu agenda no Estado do Ceará. Em Sobral, o parlamentar esteve reunido com Procuradores Federais da Advocacia Geral da União (AGU). Durante o encontro, os representantes da AGU buscaram apoio para que a pauta da PEC 82/2007, que atribui autonomia da advocacia pública, seja retomada na Câmara Federal.

Na reunião, o grupo ainda defendeu o papel da instituição, bem como a necessidade de fortalecimento. “Essa é uma discussão ampla e que necessita do diálogo aberto. Segundo os Procuradores Federais, atribuir autonomia funcional, administrativa e financeira à AGU é garantir que a instituição possa exercer suas funções constitucionais sem interferências”, destacou Moses Rodrigues.

AUSÊNCIA DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E CIDADANIA É RECLAMADA


     A ausência do Secretário de Segurança e Cidadania, foi sentida por todos os integrantes da Guarda Civil e agentes de Trânsito. Desde o último dia do mês de março, que o coronel Sidney Moraes, viajou e não deixou determinação para o trabalho prolongado da Semana Santa. A secretaria é formada por cerca de 200 homens e mulheres que trabalham no controle de trânsito, a preservação do patrimônio público da cidade.

O QUE 'TÁ CERTO" E O QUE "TÁ ERRADO" NO BLOG WILSON GOMES

TÁ ERRADO: A Secretaria do José Ilo da Prefeitura de Sobral, está sendo critica pelos moradores da localidade de Contendas, distrito de Jordão, por ter dado fim num abaixo-assinado que pedia água e poço profundo para atender moradores daquela região. O documento com as assinaturas simplesmente sumiu.

TÁ CERTO: O vereador Sílvio Ávila resolveu 'largar o osso' e assinou a CPI que pede investigação no SAAE de Sobral. Como não está tendo o tratamento desejado, agora se volta para a oposição. Sílvio tinha sido alertado pelo vereador Fredim para não mudar de 'galho'.

TÁ ERRADO: As condições em que o Detran coloca os veículos que são apreendido em Sobral. Uma denúncia feita pelo vereador Adauto Arruda, mostra um amontoado de motocicletas jogadas em um terreno sem as mínimas condições de alojamento.

TÁ CERTO: Em a população de Sobral reclamar da falta de manutenção dos semáforos da cidade. A maioria deles está queimado, e tem causado congestionamento. Na tarde de segunda-feira, ninguém se entendia em um dos cruzamentos das imediações do Mercado Central. Uma pane deixou os sinais sem funcionar.

COMPORTAMENTO DE VEVEU EM RECUSAR DOAÇÃO DE TERRENO É CRITICADO NA CÂMARA DE SOBRAL

     Um dos assuntos bastante comentado na Câmara de Vereadores de Sobral se diz respeito ao comportamento do prefeito Veveu Arruda, que após a anuncio de que o empresário e diretor das Faculdades Inta estaria disposto a doar um terreno para que fosse construído um novo aeroporto na cidade. Para o vereador do Pros - Gilmar Bastos que abriu o tema na sessão de segunda-feira, Veveu não pode recusar ajuda seja de quem for se para o bem e desenvolvimento de Sobral. Gilmar Bastos defendeu a luta dos deputados Moses Rodrigues e Danilo Forte, bem como do Senador Eunício Oliveira, que tem procurado ajudar a administração Veveu Arruda. “O Veveu tem que entender que não está governando para ele e sim para o povo de Sobral”, disse Gilmar Bastos.
     Quem também aproveitou o ensejo para criticar Veveu foi a vereadora do PV Francisca Ribeiro – Fransquinha do Torto. “Estamos cansados das mentiras do Prefeito Veveu. Ele não faz nada e não deixar os outros fazer. E cada dia a gente se depara com notícia de roubo na Prefeitura de Sobral. Agora aparece o desvio de R$ 7 milhões da época do Cid!”, disse Fransquinha.

     Adauto Arruda, vereador do PP, também não deixou por menos e levou para a Câmara de Sobral, imagens que mostram o total abandono que se encontra a quadra de esporte da localidade de Rafael Arruda. “Olha que está quadra leva o nome de José Euclides Ferreira Gomes Júnior. Deveria ser mais conservada”. Disse Adauto. 

VEREADOR ZEZÃO EXPLICA GASTOS DA CÂMARA DE SOBRAL

     O vereador Zezão, Presidente da Câmara de Sobral, usou a tribuna do Plenário 5 de Julho durante a sessão desta segunda-feira, para explicar que os gastos que aquela Casa Legislativa tem com férias e demissões de pessoal está acontecendo com maior a lisura e dentro da legalidade. O pronunciamento do presidente da Câmara de Sobral veio como resposta ao que vem divulgado na internet, que a suspeita de ilegalidade. Zezão também explicou que os gastos com a folha e as rescisões não atingiram o teto que é de R$ 775 mil. “A Câmara recebe como repasse o valor de R$ 1,1 milhão e gastos não chegaram a 700 mil”, disse o presidente da CM Zezão.

     Outro Ponto levantado pelo vereador Zezão se diz as inúmeras reclamações por parte dos vereadores relacionados à cobertura da imprensa, que alguns deles se dizem incomodados com as críticas por parte daqueles que recebem da Câmara de Sobral. O vereador Gegê Romão que apresenta um programa policial na Rádio Coqueiros FM saiu na defesa da classe e disse que  para ele é normal e que a Câmara paga para divulgar às coisas das Câmara e não para serem amordaçados. 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

AS CURTAS DO BLOG WILSON GOMES

1- O vereador Júnior Balreira está solicitando a implantação de redutores de velocidade para Avenida B , em frente ao Conselho Comunitário da COHAB 2.  

2- As chuvas que banharam a cidade de Sobral no final de semana fizeram  árvores cair causando estragos. Uma dessas árvores tombou nas imediações da Pista de skate do Parque da Cidade.


3- O vereador Gilmar Bastos continua na luta para melhorar a segurança na cidade. Na Casa do Povo o parlamentar levantou mais uma vez a denúncia de que os roubos de animais continuam a acontecendo na zona rural da cidade.    

DISTRITO DO JORDÃO RECEBE A VISITA DO DR. GUIMARÃES EM TORNEIO DE FUTSAL

No ultimo sábado ocorreu o primeiro torneio de futsal masculino promovido pelo coletivo  Novo Jordão no distrito de Jordão, e quem compareceu para prestigiar o evento foi o líder político da oposição sobralense Dr. Guimarães eu assistiu vários jogos ocorridos no certame e entregou medalhas para os times vencedores.

Além de estar presente no torneio de Jordão, Dr. Guimarães se fez presente em reuniões importantes lideranças de distritos de Sobral e concedeu entrevista ao programa “Eu participo” dos radialistas Moises Arruda e Carlos Sacomani, na Rádio Tupinambá afirmando-se como político de oposição que debate e discute os problemas da cidade junto com o povo.  

domingo, 5 de abril de 2015

HOMEM COM ARMA EM PUNHO TOMA MOTO DE ASSALTO

     A Polícia Militar de Sobral registrou na manhã deste domingo, o roubo de mais uma motocicleta. Segundo informações, um elemento não identificado de arma em punho assaltou a vítima nas imediações da Igreja Nossa Senhora da Saúde, por volta das 4 horas. Além de levar o transportes objetos pessoais da vítima também foram levados.

CEARÁ VENCE GUARANI NO ROMEIRÃO

Nem parecia que Ceará e Guarani de Juazeiro disputavam o primeiro jogo de uma semifinal de Campeonato Cearense. Em um jogo duro de se ver, com as duas equipes jogando muito mal, em que o empate sem gols cairia bem pelo futebol apresentado, o Vovô contou com a estrela de Assisinho para vencer por 1 a 0 o Leão do Mercado no Romeirão, em Juazeiro no Norte, e encaminhar sua vaga para a decisão do campeonato.
Com o resultado, o Alvinegro pode até perder por um gol de diferença no dia 19, no Castelão, que manterá vivo o sonho de seu segundo pentacampeonato estadual, por ter melhor campanha no geral. Para o Guarani, apenas uma vitória por dois gols de diferença interessa, já que não há o critério de gols fora de casa como critério de desempate.


VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...