sábado, 9 de maio de 2020

Deputado Leônidas cobra promessas do Ministério da Saúde


O deputado federal Leônidas Cristino (PDT/CE) está chamando a atenção para uma reclamação nesse período de combate ao novo coronavírus: “Gestores do SUS reclamam do governo Bolsonaro sobre promessas não cumpridas de compras para enfrentar a Covid-19. O ministério da saúde distribuiu até agora 17,6% dos leitos de UTI; 3,3% dos respiradores; 20% dos testes rápidos e 3% dos testes RT-PCR (recomendados para diagnósticos) prometidos a Estados e Municípios (Estadão). Este é o governo que respeita a VIDA e defende a Federação?” se reportou o deputado Leônidas Cristino.


Cemitérios de Sobral estão fechados para visitação


Por meio da Secretaria dos Serviços Públicos, a Prefeitura informa que todos os cemitérios de Sobral (sede e distritos) seguem fechados para visitação, inclusive no Dia das Mães, que neste ano será celebrado no próximo domingo (10/05). A recomendação é que as homenagens sejam realizadas em casa, sem aglomeração.
Essa medida é necessária para conter o avanço do coronavírus. Logo, tudo isso vai passar. Se cada um fizer a sua parte, vamos vencer essa guerra!

Emergência pediátrica do Hospital Regional Norte tem novo acesso durante pandemia

Desde a quinta-feira (7), que o acesso à emergência pediátrica do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, está sendo pela Avenida John Sanford, 1505.  A unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), implementou a mudança em decorrência da pandemia de coronavírus.

“Estas mudanças visam adequar e melhorar o atendimento aos nossos pacientes, além de organizar os fluxos de acolhimento e internação”, destaca o diretor geral do HRN, Daniel Hardy Melo.

Serviço

Emergência Pediátrica

Novo endereço: Av. John Sanford, 1505 - bairro Dr. José Euclides - Sobral (CE)

Sobral e os casos de COVID-19


Ceará alcança 997 mortes e mais de 15 mil infectados pela Covid-19

O Ceará está próximo de chegar ao número de mil mortos por Covid-19. Conforme a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde, nesta sexta-feira (8), o Estado soma 997 óbitos pela doença. Ao todo, foram 94 óbitos a mais que os contabilizados nesta quinta (7). Quanto ao número de casos confirmados, passou-se 13.888, para 15.134.
Em Fortaleza, são contabilizadas 761 mortes, diante das 694 de quinta-feira, enquanto o número de pacientes com a doença já chega a 10.476.  A capital cearense passa por medidas mais rígidas para o isolamento social, desde a madrugada desta sexta-feira, conforme decretado pelo governador do estado, Camilo Santana, e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Em todo o Estado, a Sesa investiga 28.278 casos e já realizou 39.774 exames para testagem da doença. A taxa de letalidade da Covid-19 está em 6,6%.

Com informações, Diário do Nordeste.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Ceará pode superar 5 mil óbitos até o fim de maio, aponta estudo

Foto: Camila Lima

Projeções matemáticas do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) descrevem que o Ceará pode chegar a 5.068 óbitos por Covid-19 até o dia 31 de maio. Em Fortaleza, as mortes podem chegar a 3.831, no mesmo período. Isso considerando modelo com parâmetros obtidos nas atuais condições de isolamento. No pior cenário, em condições semelhantes ao pré-isolamento, chegaremos a 5.853 no Estado e 4.821 óbitos na Capital.

Com informações, Diário do Nordeste

O prefeito de Sobral Ivo Gomes, adota novas medidas na operação todos contra o coronavirus.


A partir desta sexta-feira está proibida, entre outras medidas a circulação de veículos particulares em vias públicas , mas haverá exceção em casos como exemplos, para deslocamentos para unidades de saúde para atendimento médico; assistência veterinária. Trabalho em atividades essenciais ou estabelecimentos autorizados a funcionar, entre outros.

Em outros casos está permitido o deslocamento e trânsito de veículos pertencentes a estabelecimentos ou serviços essenciais em funcionamento, veículos relacionados à atividades de segurança e saúde e transporte de carga, táxi, mototáxi ou veículo disponibilizado por aplicativo.

Atividades não essenciais, ainda que em expediente interno, sendo vedada a entrada e saída, inclusive de funcionário, de 7h as 18h.

Consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos e venda para consumo nas imediações também estão proibidas.

Todos os bancos públicos e privados, com exceção da Caixa Econômica, funcionarão de 12 as 17h. Lotéricas funcionarão em horário normal.

As novas medidas mais rígidas e de isolamento social em Sobral começa neste dia 8 e vai até 17 de maio.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

O bloqueio das estradas nos estados e municípios

Por maioria, os ministros do Supremo garantiram a governadores e prefeitos o poder de restringir a locomoção interestadual e intermunicipal sem prévia autorização federal.
É o segundo julgamento em que a Corte autonomia dos estados e municípios, frente ao governo federal, para adotar medidas de contenção da Covid-19.
No mês passado, por unanimidade, os ministros permitiram que eles decretassem quarentenas em seus territórios, bem como definam os serviços essenciais que devem permanecer abertos, mesmo que contra a vontade do governo federal.
Na decisão de quarta-feira, 6, o Supremo estabeleceu, no entanto, que fechamentos de estradas, por exemplo, não podem barrar a circulação de mercadorias e serviços essenciais, como o transporte de combustíveis alimentos e equipamentos de saúde ou trânsito de profissionais de segurança.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...