terça-feira, 5 de setembro de 2023

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL VOLTA A SER COMEMORADO EM SOBRAL

 


Após três anos sem o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, Sobral volta a promover o evento nesta quinta-feira (07/09), feriado do Dia da Independência do Brasil. O desfile ocorre a partir das 7h, com concentração na Praça São João e tem percurso que vai até a Praça da Coluna da Hora. 
São esperados cerca de 50 instituições participantes e 4 mil pessoas, entre estudantes das escolas municipais e estaduais, Guarda Civil Municipal de Sobral, Corpo de Bombeiros e Policiais Penais. Nos anos de 2020, 2021 e 2022 o desfile não foi realizado devido à pandemia da Covid-19. 
A Secretaria do Trânsito e Transportes, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT), informa que, durante o evento, uma extensa área estará temporariamente bloqueada, com a proibição de estacionamento. Para acessar os bairros Belchior, Parque Santo Antônio, Dom Expedito, Cohab I e II, bem como Gerardo Cristino, é recomendado utilizar a Av. Monsenhor Aloísio Pinto como rota alternativa.

 

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Paralisação de serviços de anestesia suspende 38 cirurgias diárias na Santa Casa de Fortaleza

 


A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza está com os serviços de anestesia suspensos desde a última sexta-feira (1º). Com a paralisação, todas as cirurgias marcadas foram canceladas e nenhum novo procedimento está sendo agendado. Em média, a Santa Casa realiza 38 cirurgias diariamente.

O motivo é a dívida com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest). Devido à falta de pagamento, a entidade informou, ao fim de de agosto, que não prestaria mais o serviço a partir de setembro. A informação é do provedor do hospital, Vladimir Spinelli Chagas.

 Responsável pela administração da Santa Casa, Spinelli explica que a unidade está operando com um déficit mensal de R$ 2 milhões. O atraso no pagamento da Coopanest é uma das consequências deste problema financeiro, mas não o único. Ele explica, por exemplo, que também há uma dívida com a cooperativa de cirurgiões, dentre outros.

A atual dívida da Santa Casa é de R$ 30 milhões, somado os valores devidos a fornecedores e prestadores de serviço. Foram excluídas da conta "outras despesas e compromissos que não tem sido honrados", informa Spinelli. O motivo disso é a "defasagem" na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente cobre apenas 60% das despesas do hospital. 


Com informações, Diário do Nordeste.

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...