segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Paralisação de serviços de anestesia suspende 38 cirurgias diárias na Santa Casa de Fortaleza

 


A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza está com os serviços de anestesia suspensos desde a última sexta-feira (1º). Com a paralisação, todas as cirurgias marcadas foram canceladas e nenhum novo procedimento está sendo agendado. Em média, a Santa Casa realiza 38 cirurgias diariamente.

O motivo é a dívida com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest). Devido à falta de pagamento, a entidade informou, ao fim de de agosto, que não prestaria mais o serviço a partir de setembro. A informação é do provedor do hospital, Vladimir Spinelli Chagas.

 Responsável pela administração da Santa Casa, Spinelli explica que a unidade está operando com um déficit mensal de R$ 2 milhões. O atraso no pagamento da Coopanest é uma das consequências deste problema financeiro, mas não o único. Ele explica, por exemplo, que também há uma dívida com a cooperativa de cirurgiões, dentre outros.

A atual dívida da Santa Casa é de R$ 30 milhões, somado os valores devidos a fornecedores e prestadores de serviço. Foram excluídas da conta "outras despesas e compromissos que não tem sido honrados", informa Spinelli. O motivo disso é a "defasagem" na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente cobre apenas 60% das despesas do hospital. 


Com informações, Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PREFEITURA DE SOBRAL VAI BUSCAR APOIO JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA SANTA CASA

Aconteceu em Brasília, Capital Federal, uma importante reunião no Ministério da Saúde, nesta terça-feira (08 de abril), com o objetivo de en...