sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O Blog Wilson Gomes pela região Norte

Começa Natal de Groaíras

A Prefeitura Municipal de Groaíras, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, convida a todos os groairenses para participar da Programação das Festividades Natalinas. 
A programação acontecerá durante os dias 08 a 29 de dezembro.

Água potável para Massapê

O município de de Massapê foi beneficiado com aprovação de seis projetos de sistema de abastecimento de água potável. Os projetos irão beneficiar as comunidades de Engenho Velho, Aiuá, Grossos, Trapiá, Morro Vermelho e Lagoa Grande, onde 290 famílias serão beneficiadas com instalação de água tratada em suas residências.

Comprando R$ 100,00 na Feira do Aprazível

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Blog Wilson Gomes pela região Norte

Discutir Segurança

Na manhã desta sexta-feira, a comunidade de São Benedito e autoridades locais se reúnem no auditório da Câmara de Vereadores para discutirem a situação da segurança pública na região da Serra da Ibiapaba. O encontro está marcado para às 9h.

Festa religiosa

Tem prosseguimento nesta quinta-feira, os festejos alusivos a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Meruoca. A programação elaborada pela comunidade  transcorre até o próximo dia 8.

Tudo azul 

A Prefeitura de Cariré através da Secretária de Saúde, promoveu a campanha Novembro Azul - Cariré na luta contra o câncer de próstata", com a temática "Prevenção e diagnóstico do câncer de próstata"

Presidente da Câmara de Santana do Acaraú faz relato dos trabalhos de 2013

Luiz Carlos, Edinardo Filho e Marcelo Maques
Após a sessão de quarta-feira, 4, o presidente da Câmara Municipal de Santana do Acaraú, Edinardo Filho,  conversou com a imprensa e fez um relato dos trabalhos legislativos de 2013. Segundo Edinardo Filho sentiu-se muito feliz após essa sessão ordinária de quarta-feira em dizer que o legislativo de Santana do Acaraú em relação a sua atuação de 2012 para 2013 mudou dá água pro vinho. "Veja bem, aumentamos o número de Sessões, criamos a Sessão Itinerante, modificamos as formas de votação ou seja estiguimos o voto secreto do nosso regimento, trouxemos a transparência, a participação popular, estamos indo aonde os problemas estão acontecendo. Isso é diferenciação muito grande da atuação das cassas legislativas que muitas vezes ficam fechadas em seus gabinetes e não interagem diretamente com o povo. Primamos por uma câmara dinâmica, um poder legislativo que tenha uma participação importante na vida da população". Ressaltou Dr. Edinardo Filho

Comprando R$ 100,00 na Feira do Aprazível

PMDB apresentará substitutivo ao PNE

Em reunião de bancada nesta terça-feira (03), os senadores do PMDB decidiram apoiar uma emenda substitutiva, que será apresenta pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ao (PLC 103/2012) que cria o Plano Nacional de Educação (PNE). Os avanços do substitutivo foram apresentados por Vital e pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, convidado pelo líder Eunício Oliveira (CE). A matéria já foi aprovada nas comissões e deve entrar na pauta de votações do Plenário no próximo dia 11, como informou Eunício.
Junto aos demais partidos que compõe a base do governo, o PMDB buscará a aprovação do substitutivo apresentado por Vital, já que foi resultado de um entendimento entre representantes do setor e governo, quando aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na última semana, senadores da oposição conseguiram aprovar outro relatório o qual não tem o apoio da base governista.

As tirinhas da Câmara de Vereadores de Sobral

1- Vereador Júnior Balreira apresentou Projeto de Lei que denomina de Jean Torres Trindade (Jeanzinho) o Centro de Educação Infantil que está sendo construído no bairro Cohab 2.

2- Vai se chamar de; Professora Maria Menezes Cristino "Rith Cristino" O Centro de Educação Infantil que está sendo construído no bairro Padre Palhano. O projeto foi assinado pelo vereador Rogério Arruda.

3- Fransquinha do Torto está pedido à Prefeitura de Sobral explicações sobre o resultado de um leilão realizado pelo SAAE. Segundo a vereadora o valor arrecadado nunca foi revelado. 

Avenida em Sobral não iluminação pública nem coleta de lixo




Os moradores da Avenida Paula Pessoa, no bairro Cohab 2 (Sinhá Saboia), não tem mais para quem apelar sobre os descasos existente naquela artéria. Segundo os moradores um trecho da avenida está precisando de iluminação e limpeza pública. Eles dizem que a noite, este trecho que fica em frente ao conjunto Jatobá, virou ponto preferencial dos assaltantes. Também no local estão praticando sexo. Quem se arrisca passar pelo local principalmente as mulheres é ter a certeza que vai ser assaltada. Eles dizem que o descaso é tão grande com a falta de coleta de lixo que o deixa a artéria com sinal de desleixo. 

O Blog Wilson Gomes, esteve no local e pode constatar que com um pequeno esforço por parte da prefeitura daria para melhorar a situação.

As curtas do Blog Wilson Gomes

Caneta de Juíza

Quem tem mais usado a caneta, ou seja, o poder, para assinar ato de demissão é a Secretaria de Combate a Extrema Pobreza, Valdízia. Quem já sentiu o peso da 'rainha', assegura que número de desempregado é grande. Resta saber quem está sendo colocado no lugar de quem perdeu a função.

De frente com o MP

Os vereadores sobralenses, Fredim, Cláudio Gil, Fransquinha do Torto, Rogério Arruda, estão entre os edis que foram denunciados pelo professor, funcionário do Peso e Medida e radialista Ismerimo Mendes, que os acusam de receber diárias e não viajar. Itamar já prepara defesa. Disse Fredim.

Ismerino dar a resposta

O ex-vereador Ismerino Mendes, desmente a informação, dizendo que ainda não fez nenhuma denúncia nesse sentido, e considera a maioria dos vereadores amigos. Então tá explicado. O tempo vai esclarecer!

É hora de recuperar

Cansado de esperar, o vereador Chico Jóia resolveu falar em nome dos comerciantes do Centro de Sobral e solicitar a Prefeitura que conserte o Calçadão da Rua Dr. Carlos, que fica ao lado de uma das lojas Esplanadas da cidade. Quem quebra tem que consertar. Recado dado.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Advogada sobralense defende tese de Doutorado em Portugal


A advogada sobralense, Fernanda Maria Afonso Carneiro, defendeu, no último dia 8 de novembro, na importante Universidade de Évora, localizada na região do Alentejo, em Portugal, a sua tese de doutorado que teve como tema: A Corrupção como Fenômeno Político e Econômico: Um Estudo de Caso no Brasil, tendo como ênfase a Região Nordeste do Brasil.

A tese apresenta um aprofundado estudo da corrupção, abordando seus aspectos desde o período da antiguidade, ou seja, da época dos gregos e romanos, até o período recente da nossa história política, como o julgamento da Ação Penal 470, conhecida como o Caso do Mensalão. 

O trabalho da advogada Fernanda Afonso, que envolveu, durante dois anos, um exaustivo trabalho de pesquisa científica, além de várias entrevistas com deputados federais e senadores da Região Nordeste, realizadas no Congresso Nacional, em Brasília, buscou, ainda, discutir se o baixo desenvolvimento da região nordestina seria decorrente dos elevados níveis de alfabetização e de miséria que assolam a região, ou, simplesmente, em razão de um alto nível de corrupção, sobretudo a política. 

Ao final de mais de três horas de defesa, entre o tempo destinado à apresentação da tese e a arguição do júri, composto por oito membros, todos catedráticos das universidades de Évora, Coimbra e Porto, a tese foi aprovada com distinção, tendo sido concedido à advogada Fernanda Afonso o título de doutora em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais.

Presidente Raniere Araújo amplia atendimento na área da saúde

O presidente do Sindicato Calçadista, Raniere Araújo,, amplia o atendimento na área de saúde com a contratação de mais três médicos e anuncia a aquisição de um setor de radiologia (Raios-X) digital.

Buscando atender a grande demanda da categoria na área de saúde, atualmente com 23.000, associados e dependentes, o Sindicato Calçadista amplia os atendimentos clínicos com a contratação de mais 03 (três ) profissionais, sendo 02 Cínicos Geral e uma Pediatra. 
 
A entidade classista oferece diariamente a categoria um leque de benefícios na área de saúde,  constando: Fisioterapia, Oftalmologista, Ultrassonografia, (04) Dentistas, Clinico Geral. Pediatria, Ginecologista, Fonoaudiólogo, Exames Laboratoriais e Hidroginástica




"Troféu Classe A" para homenagear personalidades

Com o intuito de promover, consagrar e divulgar pessoas, órgãos e instituições a empresa Edival Filho Promoções, em uma escolha criteriosa e justa, de forma imparcial através das principais instituições representativas de Sobral e da região Noroeste do Estado do Ceará, vai premiar com o troféu Classe A, as seguintes personalidades: Luciano Arruda (advogado/ pai do prefeito de Sobral);  Mônica Lima (Secretária de Saúde de Sobral); Gerlásio Loiola (Prefeito de Forquilha); Andréa Gifoni (oftalmologista); Giovane Montezuma (empresário) Doriedes Honório de Sousa (presidente da Câmara de Cariré); Cleiton Medeiros (contador); Sebastião Albuquerque (Radialista); Estevão Ponte (médico e vereador); Indústria Grendene S/A;  Paulo Aguiar (Jacaúna Decorações;, Chanceler Luciano Feijão (Grupo Educacional Luciano Feijão); e Elisabth Ximenes Melo (1ª Dama de Groaíras).

Todos estes agraciados, de certa forma, foram escolhidos por suas competências, atuação profissional e conceito ético, pelo engrandecimento e progresso de nossa região. Vale ressaltar que o promovente deste evento, dentro do contexto de solidariedade do Programa Edival Filho Ajuda, doará dez cadeiras de rodas à pessoas deficientes cadastradas em seu programa de rádio.

Vereador Edinardo Filho, de Santana do Acaraú cria Lei de Acessibilidade

O Presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Acaraú, Edinardo Filho (PC do B), apresentou projeto de Lei, que dispõe sobre a criação da Lei de Acessibilidade. O projeto que tramita na Casa do Povo, vai garantir acessibilidade às pessoas que necessitam de atenção especial. O projeto é constitucional por não apresentar gastos desnecessários ao município. Pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, que inclui idosos, obesos, convalescentes, pessoas que se submeterem a alguma cirurgia ou que fazem tratamento debilitantes, serão beneficiados com o projeto do vereador Edinardo Filho.

Atualizando: Sobre assalto ao BB de Itarema

 O Blog Wilson Gomes recebeu a informação (7h00), que foram três bandidos e um jovem morador da cidade que morreram no confronto após ataque ao Banco do Brasil da cidade de Itarema. De acordo com informações atualizada, o ataque aconteceu por volta de 2h quando cerca de 10 homens que chegaram atirando e seis pessoas foram feridas, um jovem foi morto. A Polícia chegou logo em seguida, e enfrentou o bando, matando três e ferindo pelo menos mais um bandido. O restante do bando fugiu em uma caminhoneta direção a localidade de Lagamar. As buscas estão acontecendo em toda região, que vive situação de guerra por conta dos assaltos ocorridos nas últimas horas.

Secretários municipais de Sobral tem salários a cima de R$ 20 mil


O vereador do PV Fredim do Jaibaras, levou ao conhecimento da Câmara de Sobral a situação financeira de três secretários municipais que recebem salários a cima de R$ 20 mil. Segundo o vereador Fredim, Pedro Aurélio Aragão, José Djalma e Silvestre Gomes, estão ganhando muito bem pelo serviço que prestam ao município. O assunto acabou mexendo com os vereadores que tiveram opiniões diferenciadas. Para o vereador e líder do Pros, Gilmar Bastos esse é um caso que deve ser apurado pela Câmara de Sobral e a Prefeitura tem que dar uma resposta. Para a líder do Prefeito Cristianne Coelho (PT) a situação está dentro da legalidade e amparado por Lei Federal, e não ver nada de errado nisso. Para Adaldécio Linhares, como são funcionários que foram cedidos pelas suas instituições e optaram pelo maior salário, e por isso são bem remunerados. Hermenegildo Souza Neto, também saiu em defesa dos três funcionários e citou como exemplo, o período em que era secretário de esportes, e que também optou pelo salário de vereador.
Apesar das opiniões favoráveis, Gilmar Bastos continuou ao lado das denúncias e pediu explicação sobre a situação de um deles, apesar de fazer referência ao bom trabalho do secretário de Cidadania e Segurança Pedro Aurélio Ferreira Aragão.

Bandidos mortos em Itarema após assalto



Quatro bandidos tombaram sem vida após se confrontarem com a Polícia do Ceará, durante assalto a mais uma agência bancária no Interior do Estado. O alvo foi uma agência da cidade de Itarema na região Norte do estado. Segundo o Comando de Policiamento do Interior o ataque aconteceu na manhã desta quarta-feira. Este foi o terceiro caso em menos de 24 horas registrado na região. O primeiro caso foi ao Banco do Brasil de Coreaú, as 10h30 da manhã de terça-feira. A noite o alvo foi ao Banco Bradesco da cidade de Pires Ferreira. O Blog Wilson Gomes, está no aguardo de mais informações sobre o confronto em Itarema.

Atualizando: O Blog recebeu a informação (7h00), que foram três bandidos e um jovem morador da cidade que morreram no confronto após ataque ao Banco do Brasil. De acordo com informações atualizada, o ataque aconteceu por volta de 2h quando cerca de 10 homens, chegaram atirando e seis pessoas foram feridas, um jovem foi morto. A Polícia chegou logo em seguida, e enfrentou o bando, matando três e ferindo pelo menos mais um bandido. O restante do bando fugiu em uma caminhoneta direção a localidade de Lagamar. As buscas estão acontecendo em toda região, que vive situação de guerra por conta dos assaltos ocorridos nas últimas horas.

Banco Bradesco de Pires Ferreira é alvo de ataque na noite de terça-feira


Uma segunda agência bancária, Banco Bradesco, da cidade de Pires Ferreira, foi alvo de ataque da bandidos nesta terça-feira. O ataque de forma bastante violenta, aconteceu por volta das 22h, momento em que a cidade estava bastante movimentada. Segundo informações repassadas ao blog Wilson Gomes, os bandidos chegaram em dois carros, e varias motos. Parte do bando se dirigiu até a agência do Bradesco e o outra ficou nas imediações do posto da Policia Militar, que funciona em uma casa alugada no centro da cidade e que conta com um contingente de apenas três policiais militares. 
Viatura da PM de Pires Ferreira


De imediato a viatura e o Posto Policial foi alvejada por vários disparos.  A viatura teve pneus estourados e ficou bastante perfurada com os vários disparos que recebeu.


Os comércios e casas vizinhas ao Posto Policial também foram alvejados. Um policial, que minutos antes do ataque estava sozinho na calçada, havia acabado de entrar no Posto e por pouco não virou alvo dos bandidos que deixaram a cidade após dinamitar o Posto e levar uma certa quantia em dinheiro.

Prefeito Wilebaldo Aguiar presta contas de seu governo



O prefeito da cidade de Mucambo, Wilebaldo Aguiar, reuniu a imprensa de Sobral, na tarde de terça-feira, 3, para anunciar os investimentos que foram feitos em benefícios da população neste primeiro ano de governo de sua nova gestão. O encontro aconteceu em uma churrascaria da cidade e foi transmitido ao vivo pela Rádio Tupinambá e Coqueiros FM. 

Wilebaldo destacou as melhorias que aconteceram nas áreas da saúde, educação, saneamento, infraestrutura, entre outras áreas e o que está sendo projetado para o primeiro semestre de 2014. Durante a entrevista coletiva, o gestor do município de Mucambo, falou das parcerias com o governo do Estado e com deputados estadual e federal.

Wilebaldo Aguiar que está no seu terceiro mandado como prefeito, lamentou a situação em que encontrou o matadouro público, uma obra iniciada na sua gestão e que deveria estar a serviço da população, mas a obra foi abandonada e sucateada pela administração anterior. Agora Wilebaldo busca recursos para recuperar e equipar o matadouro.

A lei de Responsabilidade Fiscal também foi debatida pelo prefeito, que comentou também sobre a súmula que trata do nepotismo. Ao final Wilebaldo fez um convite aos que moram na região Norte para visitar o seu município e participar dos festejos alusivos a semana do Município. Um bolo de 60 metros está sendo preparada para marcar os 60º aniversário de emancipação política, que será comemorada dia 12 de dezembro.




terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bandidos que atacaram BB levam reféns na fuga

Uma das imagens mais marcantes entre outras que foram publicadas na internet, após o assalto ao Banco do Brasil, e que vai ficar grada na mente dos assistiram o assalto será esta em que o Blog Wilson Gomes, teve acesso e que mostra um caminhonete, modelo pick-up, transportando várias pessoas que haviam sido mantidas reféns pelo bando que atacou a agência na manhã desta terça-feira, em Coreaú deixando a cidade com uma cena vista por parte dos moradores somente em filmes policiais, ou de faroestes.

Eram por volta das 10h30 quando clientes e funcionários que se encontravam no interior da agência foram surpreendido com um grupo fortemente armado que invadiu o recinto e transformou todo mundo em escudo humano enquanto parte do bando destruía tudo que encontrava pela frente. A ação chamou a atenção de toda população que temendo ser atingida com os tiros procuravam se defender procurando abrigo em casas e lojas ali próximas. O montante levado não foi informado pela gerência do BB, mas comenta-se que algo em torno de R$ 120 mil foi levado.

Para evitar ser perseguido pela PM o bando formado por cerca de seis homens levou consigo um grupo de pessoas que acabou sendo libertado na saída da cidade. Um deles ainda chegou a cair, sofreu ferimentos e foi encaminhado para o hospital. Os veículos utilizados na fuga, um foi encontrado incendiado e serviu de barricada para impedir a passagem da polícia. O outro veículo modelo Corsa, tomado de assalto teve um pneu furado e foi abandonado dentro do Rio Coreaú.  

Uma pessoa segundo testemunhas acabou sendo atingida com uma bala, mas que não corre risco de morte. A Polícia de toda região estão a procura do bando que seguindo pista fugiu em direção aos municípios da Serra Grande que dá acesso ao Estado do Piauí.

Bandidos assaltam BB de Coreaú

Bandidos fortemente armados praticaram mais um assalto a uma agência bancária no interior do Ceará. A cidade escolhida foi Coreaú que pela segunda vez o Banco do Brasil virou alvo de uma quadrilha fortemente armada. á informação que houve troca de tiros e que a população está em pânico com a ação dos bandidos.

 A Polícia de toda Região foi acionada e desde a hora do crime que policiais ocupam as principais estradas da região. A ação registrada por um grande número de pessoas.

As curtas do Blog Wilson Gomes

Heitor não vai

O deputador Heitor Ferrer, garante não vai participar da eleições de 2014, como candidato a governador do Estado. A informação foi dada durante entrevista concedida da Band News FM. Em entrevista ao jornalista Nonato Albuquerque, disse que também não vai para o Senado. Vai tentar a reeleição. Seu sonho é ser prefeito de Fortaleza.

Denunciado por desvio

Mais um ex-prefeito da região Norte do Estado denunciado. Antonio Evaldo Gomes de Matos, ex-prefeito de Irauçuba, foi condenado pela Justiça Federal por prática de improbidade administrativa. Evaldo Gomes de Matos e a empresa Obraprima Serviços de Construção Civil Ltda, são acusados de desvio de dinheiro público.

Porquê Zezão?

O vereador Zezão tem sido um forte defensor da Câmara de Sobral, nas questões que envolvem denúncia de nepotismo do MPE. Mesmo sem ter nenhum parente envolvido nas denúncias, Zezão tem procurado mostrar que existe erro na interpretação do MPE, nos nomes citados.


Nenem do Cazuza vem de deputado federal em 2014



Entre os filiados do PROS, e que deverá se lançar candidato a deputado federal, está o ex-prefeito de dois mandados de Ipueiras Raimundo Melo Sampaio, mais conhecido como Nenem do Cazuza. O seu nome aparece entre os relacionados pelo governador do Estado, Cid Gomes para participar das eleições do próximo ano como candidato a Câmara Federal.

Nenem do Cazuza tem referências positivas como gestor municipal, principalmente na valorização profissional, quando em seu mandado, pagou mais de R$ 3 milhões em abonos, aos professores, num reconhecimento e valorização aos profissionais da educação. A merenda escolar ganhou qualidade. Em parceria com o governador Cid Gomes, construiu novas escolas, entre elas uma Escola Profissionalizante – modelo no Estado.

Na gestão de Nenem Cazuza tornou-se possível o rebaixamento da ladeira que dá acesso a região Serrana, uma gigantesca obra com 46 KM de extensão, entre outras obras. A vontade de ter Nenem do Cazuza como candidato, e do Pros, que ver no militante, candidato fortíssimo, com base no município que administrou, numa projeção de mais de 30 mil votos.

Contaminação dos reservatórios foram os assuntos abordados na CM de Sobral

Chegada a ETA de Aracatiaçu (faceboook)

Dois vereadores da Câmara de Sobral, Gilmar Bastos (Pros) e Fransquinha do Torto (PV), foram a tribuna do Plenário 5 de Julho, na sessão de segunda-feira. Gilmar levou uma série de imagens que denuncia a falta de cuidados que a população e poder público tem com o açudes do Município. O foco foi o açude Ayres de Souza (Jaibaras), que é responsável pelo abastecimento d'água da cidade. Um reservatório que pelas imagens, precisa de uma ação urgente, antes que se torne completamente inutilizável. 

Nos flagrantes, animais como; porcos, galinhas, cachorros e até urubus são vistos as margens do açude, que dividem espaços com as gaiolas para criatórios de peixes ao fundo do espelho d´água. Também dar para se ver a lavagem de roupas. Mas o que é mais preocupante são as inúmeras redes de esgotos que são lançados no Ayres de Souza, numa visão que tudo ali está contaminado até mesmo os peixes. Por todos os lados valas e mais valas levam para o leito do açude a água que não serve mais para o consumo. Quem mora as margens do açude, diz que a água não presta nem para tomar banho. Amostras da água foram coletadas para se ter uma real situação de como se encontra o reservatório. 

O mesmo trabalho foram feitos em outros açudes que abastecem comunidades menores. Uma obra que deveria servir para barrar a chegada da água fétida para o açude não foi concluída, isso por que a Prefeitura de Sobral não havia repassado a verba destinada a conclusão. Para o vereador Carlos do Calisto, situação já foi reparada pelo prefeito Veveu Arruda.

No mesmo de tom de denúncia a vereadora Fransquinha do Torto mostrou como anda a situação dos moradores da cidade José Euclides. Duas lagoas estão servindo de depósito de lixo, e uma delas bem próxima ao Hospital Regional Norte, mostra o quanto o prefeito Veveu Arruda não tem dado atenção devida para quem mora na periferia. Noutro ponto fotografado, o local virou uma lagoa de água suja e um deposito de lixo a céu aberto se formou por conta da falta de coleta de lixo. Para o vereador Dr. Estevão a pasagem já deveria ter sido modificada se o prefeito tivesse dado prioridade a um pedido feito por ele (Dr. estevão), para limpeza e revitalização das duas lagoas. "Acho que as pessoas que trabalham na prefeitura tem outras prioridades", desabafou Dr. estevão.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

As curtas do Blog Wilson Gomes

Taxista chupando o dedo

Os taxistas de Sobral, vão ter que esperar até quando, para ver a Câmara votar o projeto que regulamenta o serviço na cidade. o projeto de autoria do prefeito Veveu Arruda, voltou ao Paço Municipal para que seja feito a pedido, algumas modificações. Vai ficar para depois do Carnaval.

Rumo ao encontro

Radialistas da cidade Sobral, estão sendo convidados pelos organizadores do PMDB, para marcar presença no encontro que o partido vai realizar na cidade do Crato. Uma caravana deverá seguir viagem. O PMDB é partido da base de aliança do governador Cid Gomes.

Tudo está no seu lugar

A prima do prefeito Veveu Arruda, que nome citado em post publicado no Blog Wilson Gomes, e funcionária efetiva, ou seja, fez concurso para ser funcionária pública do município. Está dentro da legalidade, não entra na relação de nepotismo. É bastante elogiada na função que exerce dentro da Secretaria de Esportes

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- Vereador Itamar Ribeiro, preside a sessão de Câmara de Vereadores de Sobral nesta segunda-feira. Entre os vereadores inscrito na tribuna, Gilmar Bastos.

2- O vereador Paulo Vasconcelos não deverá participar da sessão desta segunda-feira. Está em viagem de negócio a região Sudeste do País.

3- Carlos do Calisto está organizando uma cavalgada para a região de jaibaras. O evento já tem data para acontecer, dias 14 e 15, deste mês de dezembro.

4- Quem fez uma visita ao Becco do Cotovelo foi o deputado estadual Doutor Guimarães, estava acompanhado da família. Abraçou amigos e eleitores e visitou os pontos comerciais locais.

Genaldo Azevedo poderá responder por direito de imagem

A família do radialista Carlos Alberto Ritchelly, vai acionar a Justiça para tentar processar o repórter Genaldo Azevedo que publicou na sua página de relacionamento - Facebook, um vídeo em que aparece Carlos Ritchelly num momento de lazer na cidade de Santa Quitéria. O título "Botando boneco", na opinião da família, causou constrangimento, bem como  desgaste a imagem do profissional. Nesta manhã, a família deverá ser reunir para cobrar na justiça seu direito de imagem e retirada da imagem do facebook. O vídeo postado por Genaldo Azevedo já foi gravado e servirá como peça para mover a ação na Justiça.

Crato receberá a caravana do PMDB neste sábado

O Cariri cearense será a próxima região a receber o PMDB Itinerante. Desta vez, o presidente do partido, senador Eunício Oliveira, irá reunir os peemedebistas na cidade do Crato, e de outros municípios da Região Metropolitana do Cariri, para debater as demandas dos municípios ali localizados. 

O evento acontecerá no sábado, dia 7, a partir das 9h, Quadra Bicentenário, no Bairro Pimenta. A previsão é que prefeitos, vereadores, presidentes de diretórios, lideranças políticas e a população dos municípios do Cariri e proximidades participem do encontro. 

Na oportunidade, Eunício também irá apresentar um balanço anual dos trabalhos realizados pela bancada peemedebista no Congresso Nacional, a importante atuação do PMDB como aliado do Governo Federal, e as perspectivas e ações de fortalecimento da legenda para 2014.  “Será mais um momento para debatermos ações voltadas para o desenvolvimento dessas localidades e também para planejarmos ações de fortalecimento do PMDB”, disse Eunício.

As tirinhas da imprensa sobralense

1- O repórter Magela Galvão, tocava matéria, nesta segunda-feira, em que o Chefe de Gabinete Luciano Arruda, convida a população para a solenidade de inauguração da Praça da Sé, dia 30 de novembro.

2- O repórter Marcone (Freelance)  teve sua motocicleta furtada na noite de sábado. A polícia encontrou o veículo uma hora mais tarde abandonado no bairro Tamarindo.

3- A Rádio Coqueiros FM inova na sua programação. Estreia segunda-feira, dia 9, a nova equipe esportiva da cidade. As resenhas terão espaço das 18h às 19h.

Deputado João Ananias em defesa da Reforma Tributária

O deputado federal João Ananias (PCdoB)  apresentou, na sexta-feira, 29, durante a Assembleia Extraordinária da Aprece, realizada no auditório da FIEC,  proposta de coleta de assinaturas para Projeto de Iniciativa Popular em defesa da Reforma Tributária. “Só com uma proposta ousada vamos aumentar as conquistas e melhorar a situação dos municípios, pois a questão é grave”, destacou ao defender mais recursos para os municípios.

Prima do prefeito Veveu Arruda ocupa cargo na Secretária de Esportes

O prefeito Veveu Arruda ainda desligou da função em que ocupa a funcionária Maria do Carmo Arruda Coelho, que foi nomeada para ocupar função, de Agente Administrativo. A nomeação aconteceu no dia 22 de fevereiro deste ano. O ato número 11.892, traz a matricula número 9305, e foi publicado no Impresso Oficial do Município no dia 12 de março de 2013. Maria do Carmo Arruda Coelho, que prima do prefeito Veveu está lotada na coordenadoria da Secretária de Esportes e já ganhou gratificação por serviços relevantes.

De acordo com o vereador Zezão, como se trata de parente de quarto grau, não se enquadra no caso de nepotismo, que vem sendo apurado pelo Ministério Público. Maria do Carmo, estaria fora da relação, pelo fato de ser prima, do vereador.


Morador da Rua Maria de Jesus Linhares reclama falta de iluminação e segurança

Morador da Rua Maria de Jesus Linhares, bairro da Santa Casa, reclama da falta de iluminação. Segundo o morador o local tem se tornado ponto de encontro de marginais, prova disso, um crime de morte ocorrido no mês de outubro em que foi vítima um homossexual. A rua mencionada fica na imediações da Escola Dinorah Tomas Ramos. “O problema é que nessa referida rua a iluminação é totalmente precária e a segurança também. Queria pedir atenção da Coelce na pessoa do Sr. Sousa que é o responsável pela companhia que providenciasse a iluminação, que apesar da Coelce cobrar uma taxa de iluminação publica, não serve de nada”, reclama o morador que pede para não ser identificado.

Segundo informou ao Blog Wilson Gomes, a respeito da segurança “nenhuma viatura do Ronda do Quarteirão passa por lá em nenhum horário, digo isso porque já moro aqui tem quase quatro anos”.

Motos são roubadas no domingo em Sobral

Os roubos e furtos de motos continuam acontecendo na cidade. Neste domingo, pelo menos dois veículos foram roubados da cidade. A primeira foi roubada do bairro Sumaré no início da tarde, uma Fan, cor preta, e, o segundo veículo, uma moto YBR, cor verde, placa HYA 9099, teria sido 'puxada' do estacionamento do Supermercado Lagoa por volta das 16h. A Polícia também registrou um furto nas imediações do Centro da cidade, por dois elementos, que abordaram uma senhora e tomaram um celular. Os acusados estariam em uma motocicleta preta e fugiram em direção ao bairro Alto da Expectativa.

Desempregado é morto com um tiro na testa em Sobral


O desempregado Adriano Marques da Silva, 31 anos, foi encontrado morto com um tiro na testa na estrada que dá acesso a localidade de Pedra Branca, zona rural de Sobral. De acordo com a Polícia Militar, o caso foi registrado por volta de meio-dia de domingo. Segundo testemunhas, a vítima estava participando de uma corrida de cavalos, próximo ao rio da Tetê, quando chegou um homem, uma moto Bros, cor laranja, acompanhado de uma mulher, que havia lhe pedido para ir deixar essa pessoa em casa, pois estaria embriagado e causando desordens. No caminho o indivíduo teria sacado uma arma e efetuado um disparo que atingiu a cabeça do desempregado, fugindo logo em seguida. O caso será investigado pela delegacia local
Também houve crime de morte na cidade de Itapajé na tarde de domingo. O corpo foi removido para o IML de Sobral.

domingo, 1 de dezembro de 2013

MPF pede o afastamento da prefeita de Pacujá

Ministério Público Federal (MPF), em Sobral, ajuizou ação de improbidade administrativa contra a prefeita do município de Pacujá (distante 309 quilômetros de Fortaleza), Maria Lucivane de Sousa. A acusação do MPF é de que a gestora, que ocupa o cargo desde 2008, tenha desviado recursos provenientes de convênio celebrado em 2009 com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A verba repassada para o município, segundo o MPF, deveria ser utilizada na implantação de uma feira popular para a comercialização de produtos de pequenos agricultores familiares. O valor do convênio foi orçado em R$ 118 mil, com mais de R$ 112 mil repassados pelo MDS, em vigência de dezembro de 2009 a abril de 2011. 

No entanto relatório de fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) comprovou que foram desviados mais de R$ 28 mil. Além disso, a prefeita teria omitido a prestação de contas do valor repassado pelo órgão, afirma o MDS.

Premeditado


Para o procurador da República, Celso Leal, a retirada dos recursos da conta específica do convênio foi premeditada e serviu para dificultar o rastreamento por meio de diluição dos recursos por diversas contas da prefeitura. Na ação, o MPF requer o afastamento de Maria Lucivane do cargo de prefeita municipal de Pacujá, a suspensão dos direitos políticos da gestora por três a cinco anos e o impedimento de gerir recursos federais de repasse voluntário. 

O órgão pede também o ressarcimento integral do valor desviado, o pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração recebida como prefeita e a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos. 

Bandidos matam jovens em Caucaia

Dois jovens foram mortos no fim da noite de sexta-feira (29) em uma estrada carroçável que dá acesso a localidade de Lagoa dos Porcos, no Município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os dois rapazes identificados como Francisco Adriano do Nascimento e Marden dos Santos Leite estavam em uma moto Honda Bros quando foram perseguidos e executados com tiros na cabeça.
O duplo homicídio foi registrado por volta das 22 horas. Policiais militares foram acionados, mas ao chegar ao local não localizaram os suspeitos do crime.

Popularidade de Dilma reduz poder do PMDB

Conversa na Granja do Torto, para acertar alianças regionais entre PT e PMDB, tem definição apenas sobre o Maranhão, dominado por José Sarney; impasses continuam em relação ao Rio de Janeiro, de Sergio Cabral, Ceará, de Eunício Oliveira, Pará, de Jader Barbalho; no Paraná, apesar do estilo aliado/adversário de Roberto Requião, ministra Gleisi Hoffmann será a candidata do PT; partido do vice Michel Temer tenta falar grosso, mas números da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas mostram que a intenção do voto está com ela e seu partido; poder de pressão dos peemedebistas já não é mais o mesmo

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...