sábado, 6 de abril de 2013

IFCE realiza provas para 3.390 alunos

Um total de 3.390 estudantes está inscrito para participar do Exame de Seleção ao Ensino Técnico 2013.1 do Instituto Federal do Ceará (IFCE). As provas acontecem, no próximo domingo, das 9 às 13h, em 10 campi da instituição: Acaraú, Camocim, Crateús, Fortaleza, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tauá, Tianguá e Ubajara.

ESPORTE: Guarany de Sobral joga no Romeirão neste domingo

O Guarany de Sobral já está em Juazeiro do Norte, onde na tarde desde domingo, 7, enfrenta o Leão do Mercado, em mais um jogo válido pela segunda fase do cearense 2013. O time treinou forte durante toda a semana, visando este compromisso,considerado bastante difícil, pela fato da ascensão do adversário na competição que vem de três vitória consecutivas, dentro do certame. 

CURTAS: MP quer punir quem acumula cargo ilegal

O Ministério Público do Ceará recomendou ao prefeito de Irauçuba, José Elisnaldo Mota Pinto, que instaure procedimento administrativo para exonerar quem estiver acumulando ilegalmente cargo público. A recomendação foi assinada pelo promotor Francisco Lucídio de Queiroz Junior.

As tirinhas da imprensa sobralense

1- Radialistas de Sobral em viagem pela Região Metropolitana do Cariri, onde na trade deste domingo transmitem o jogo entre os Guaranis cearenses.

2- O radialista Assis Nascimento arrumando as malas para seguir para a Coqueiros FM, onde no próximo dia 15, estreia seu programa, diário.

3- Ivan Frota, recebe no Beco do Cotovelo, uma equipe do Corpo de Bombeiros. O assunto em pauta; Comemoração de 40 anos da instituição em Sobral.

PLANTÃO: Pica-pau, pratica mais um assalto em Sobral

O bandido conhecido por "Pica-pau", continua aprontando. Na manhã deste sábado, 6, assaltou um trabalhador da Fábrica Grendene, tomou uma bicicleta e a bata do funcionário. Uma viatura do Ronda do Quarteirão foi acionada, fez perseguição ao indivíduo que na fuga abandonou a bicicleta. O assalto foi registrado por volta das 5h.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

SEM TROCA: Governador descarta possibilidade de mudanças na cúpula da segurança

(O Povo) - Na inauguração do 15º Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Canindé (a 120,2 km de Fortaleza), na manhã desta quarta-feira, 4, o governador do Estado, Cid Gomes, descartou qualquer mudança na cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ele afirmou que o problema não é com a cúpula da Secretaria, mas do sistema de segurança em si.

O POVO havia apurado na última segunda-feira, que, após admitir o crescimento do número de homicídios no Estado nos últimos três anos, Cid Gomes poderia alterar o comando da Secretaria e de uma série de órgãos que compõem a pasta.

Segundo informações de fontes de bastidores, que pediram para não ser identificadas, a primeira modificação poderia estar no cargo mais importante da SSPDS. Promessa de governo desde a primeira eleição de Cid Gomes, o Programa Ronda do Quarteirão também passaria por mudanças.

AGRACIADOS: Festa para homenagear autoridades


Uma festa bastante concorrida, a solenidade de entrega de comendas do Corpo de Bombeiros realizada na noite de quinta-feira, no Pallace Buffet, por ocasião das comemorações pela passagem de 40 anos de fundação da instituição. Diversas autoridades civis e militares, foram agraciadas com medalhas e machadinhas. Destaque para o Prefeito Veveu Arruda, que na solenidade foi representado pelo vice-prefeito Carlos Hilton; Gean Azevedo- prefeito de Tianguá; vereador/presidente Doriedson de Souza, de Cariré; Raniere Araújo - presidente do Sindicato dos Calçadistas e Valderi Arcanjo - diretor do Grupo Zivatille.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

LOCUTOR. Formação profissional à distância

(Gente de Mídia) - Um internauta nos pergunta onde achar um curso para locutor que seja possível fazê-lo, via internet. Tem um que se diz reconhecido pelo Ministério do Trabalho, funcionando através de uma entidade que se intitula Associação Brasileira de Locutores.



C O M U N I C A D O



Em virtude da elaboração do Planejamento Estratégico da Secretaria da Cultura e do Turismo, o início dos Cursos de Pintura Decorativa e de Fachada, Serralharia, Reciclagem, Conservação e Restauro de Papéis e de Restaurador em Madeira, a serem ministrados na Escola de Artes e Ofícios de Sobral, foram adiados. Posteriormente, será divulgada a nova data.
Sobral, 4 de abril de 2013

Roberto Galvão Lima
Diretor da ECOA

QUALIDADE DE VIDA: Fossa estourada em obra do Governo do Estado em Sobral


Os moradores da Rua Coronel Silvestre, no bairro Campo dos velhos, estão insatisfeito com o descaso que a construtora responsável, pelas obras da Escola Luis Felipe. Desde de quando iniciou-se as obras a população tem detectado uma série de irregularidade por falta de fiscalização do Governo do Estado. Um dos problemas que tem mais aborrecido esses moradores, e uma fossa séptica que está aberta e há vários dias jorra dejetos para a rua e para as portas das residências. 


De acordo com o proprietário do Restaurante Aqui Agora, por conta da fedentina o número de clientes reduziu pela metade. Segundo os moradores não tem mais para quem apelar, pois reclamações já foram feitas ao SAAE, a Prefeitura de Sobral, e a própria construtora, e todos os órgãos têm sido omissos nas reclamações. A fossa, fica na parte externa do prédio e a lama e a merda correm para o leito da rua.

40 ANOS: Bombeiros faz simulação de SOS para comemorar


O Corpo de Bombeiros de Sobral abriu na manhã desta quinta-feira, 4, as comemorações alusivas aos 40 anos de sua existência no Município de Sobral. Para marcar a data e chamar a atenção da população para os trabalhos de preservação a vida que é realizado pelo Corpo de Bombeiros, uma simulação de resgate, foi realizado em um prédio residencial situado na Praça de Cuba. 

Com um aparato de apoio, às vítimas de um possível incêndio, o Corpo de Bombeiros conseguiu, acionar o SAMU, Guarda Municipal e Agentes de trânsito. Durante a simulação o Corpo de Bombeiros chamava e alertava a população para evitar as chamadas falsas, aqueles tidas como trote, que acaba contribuindo para um mal atendimento a quem realmente precisa. Acompanhe o vídeo e as imagens, de uma simulação que parece uma cena real, de resgates às pessoas vítimas de acidente, neste caso de um incêndio.










É FESTA: Bombeiros Militar de Sobral completa 40 anos




O Corpo de Bombeiros Militar de Sobral completa 40 anos de fundação e nesta quinta-feira (4), às 8h realizará um resgate de vítimas simulado em um prédio residencial localizado na Praça de Cuba. Todos os equipamentos, viaturas, além do SAMU, Guarda Municipal e Policia Militar também vão participar da operação, que além de servir de treinamento, vai marcar a data e apresentar a sociedade os equipamentos e a importância do trabalho dos Bombeiros.  

Já a noite, a partir das 19h, no Palace Buffet será apresentado um vídeo que conta a história do Corpo de Bombeiros Militar no Estado e a entrega de comendas a autoridades Militares e Civis com serviços reconhecidos pela corporação.


As tirinhas da área policial de Sobral

1- Depois de prender e ser solto novamente, a polícia (Ronda do Quarteirão) tentava mais uma vez prender o Grilo. Acusado de assalto na lotérica.

2- E por falar em assalto, bandidos atacaram na manhã de quarta-feira, 3, um caminhão de entrega de refrigerantes, em um bairro da cidade de Sobral. Levaram todo o dinheiro.

3- Até esta data a polícia não revela como anda as investigações sobre o sequestro e roubo de um empresário sobralense. O caso parece está sem novidades.

TRANSFORMAÇÃO: Mercado central será revitalizado

Na próxima segunda-feira, dia 8, o Mercado Público de Sobral, passará por uma revitalização. E para marcar esta nova fase as Secretarias de Conservação e Serviços Públicos; e de Desenvolvimento Econômico, estarão realizando um evento para anunciar a revitalização do mercado. O encontro está marcado para às 19h, daquele dia, tendo como local o Salão Saturno do Centro de Conveções.

BENEFÍCIOS: Praça para a localidade de boqueirão dos Liberatos

O vereador Adaldécio Linhares, do PSB, teve requerimento aprovado na Câmara de Sobral, onde solicita a construção de uma praça em frente a gruta de Nossa Senhora Aparecida, na localidade de Boqueirão dos Liberatos, no distrito do Jordão. O pedido do vereador será encaminhado para a Secretaria de Obras, e para o gabinete do Prefeito Veveu Arruda. 

Quem também teve requerimento aprovado foi o vereador Cláudio Gil, que solicitou em caráter de urgência a construção de uma adutora para o fornecimento de água para os moradores da localidade de Olho D'água do Pajé. A adutora segundo o vereador deverá atender cerca de 80 famílias que moram nas localidades de Olho D'água, Bois, Saco do Pajé e Vassouras do Pajé.

ASSALTO: Veículo é tomado de assalto no Centro de Sobral

Foto meramente ilustrativa
O veiculo Hyndai, modelo HB 20, placas OSA 4551, foi tomado de assalto, nas noite de quarta-feira, 3, por volta das 22h em Sobral. De acordo com as informações da mulher, proprietária do carro, (identidade preservada), vinha saído de casa, dirigindo o veículo quando foi abordado por um homem aparentemente drogado, que parou para pedir informações. Ao se aproximar do veículo teria entrado no carro a força e obrigado a mulher dirigir o veículo em direção a Praça dos Bosques, onde foi obrigada a entregar a chave do veículo. O elemento de pele branca e com aparência de uma pessoa jovem, ao assumir a direção do carro, tomou rumo ignorado. Populares chegaram a informar para os policiais do Ronda do Quarteirão que carro com as mesma característica teria sido visto circulando pelo bairro Sinhá Saboia. Mas até o fechamento desta matéria o carro não havia sido localizado.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

EXÚ/PE: Corpo do Soldado da PM em Barbalha foi sepultado



(Miséria) O município de Exu, no sertão do Pernambuco, parou na manhã desta quarta-feira a fim de prestar as últimas homenagens ao Soldado do Ronda do Quarteirão de Barbalha e acadêmico de Direito da Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte, Jaelson Júnior Andrade Bento, de 23 anos. O conterrâneo do Rei do Baião Luiz Gonzaga foi assassinado no início da madrugada desta terça-feira no interior de um ônibus da Princesa do Agreste que fazia a linha Recife/Crato, após alvejar e matar dois assaltantes.

O corpo dele chegou por volta das 22 horas desta terça-feira procedente do Instituto Médico legal (IML) de Caruaru (PE) direto para ser velado na residência dos pais Francisco Joedson Cardoso Bento e Normandia Maria Parente de Andrade na Rua Jesus Parente, 765 no Centro de Exu. Uma multidão já aguardava e o clima de tristeza aumentou junto ao choro doído dos familiares, incluindo suas duas irmãs. O velório e o sepultamento do rapaz foram marcados por comoção e homenagens.
Cerca de 200 policiais militares da região do Cariri estiveram em Exu tendo à frente os capitães Adailton da Silva e Guedes, comandantes do Ronda do Quarteirão em cujo Batalhão o Soldado Bento trabalhou exatamente três anos, nove meses e sete dias. A emoção tomou conta dos militares e muitos foram às lágrimas no momento das despedidas que constaram de aplausos, despejo de flores sobre a urna mortuária, salva de tiros e o toque de silêncio.

Um dos mais emocionados era o seu fiel companheiro e amigo Soldado Araújo. Ele revelou que foi convidado e iria junto na viagem para Recife a fim de passar o feriadão na casa de parentes do colega, mas desistiu de última hora. Disse mais que até pediu ao mesmo para não ir. Os comandantes do Ronda não se cansavam de elogiar o Soldado Bento citando características como as de bom companheiro e muita disposição para o trabalho.

O velório teve duração de 12 horas e o cortejo fúnebre saiu por volta das dez da manhã para a lotada Igreja de Bom Jesus dos Aflitos, onde o padre João celebrou missa de corpo presente. Logo depois, novo cortejo pelas ruas de Exu na direção do Cemitério São Raimundo. Desde que o Site Miséria divulgou a morte do Soldado Bento, as mensagens à redação não pararam de chegar sempre de condolências ou elogiosas à sua personalidade. Os dois assaltantes mortos no tiroteio e sepultados ontem no Pernambuco foram Ademar Correia Fontes e Ednaldo Nascimento, ambos de 36 anos.

VÍTIMAS: Cearense de Juazeiro do Norte entre os mortos do Rio de Janeiro

Um cearense natural da cidade de Juazeiro do Norte, está entre as vítimas que perderam a vida no acidente com um ônibus, na cidade de Rio de Janeiro.Segundo informações da imprensa local Francisco Batista de Souza, 39 anos, carpinteiro, era natural de Juazeiro do Norte, e morava no Rio de Janeiro a pouco mais de um mês, e segundo um amigo da vítima ele havia sido contratado para trabalhar nas obras da Transcarioca. Francisco Batista, morava no bairro da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, e havia saído de casa, segundo informou uma sobrinha, para entregar documentos necessários para a abertura de uma conta-salários. No início da tarde ele, Francisco, estava voltando para casa, quando morreu na queda do coletivo. O cearense deixa órfão um filho de quatro filhos. Além de Francisco Batista, outras seis pessoas perderam a vida.

Agricultores fazem protesto contra dívidas e expõe carcaças BNB


(Portalmidia.net)Dezenas de agricultores se reuniram num protesto, na manhã desta quarta-feira (3), em frente ao Banco do Nordeste, no Centro da cidade de Guarabira. Eles pedem o perdão da dívida ativa dos agricultores que contraíram empréstimos e foram prejudicados pela seca que assola o Nordeste brasileiro.
Várias carcaças de animais foram expostas em praça pública. O movimento foi organizado por Jair Pereira, presidente da Associação dos Mutuários do Crédito Rural do Estado da Paraíba.  O movimento parou parte do Centro da cidade.

ACABOU: Por falta de tempo na tribuna vereador Gegê teve discurso prejudicado

O vereador do PRB, Gegê Romão não teve tempo suficiente para mostrar a realidade da saúde, no município de Sobral, via Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que por falta de profissionais específicos para determinadas áreas, está deixando de atender a população. Um dos exemplo que começou ser mostrado pelo vereador/radialista Gegê Romão, de uma criança, de sete anos, que foi levada a unidade hospitalar, para a retirada de uma espinha de peixe, engasgada na garganta. 

Depois de horas de espera, a mãe da criança disse que foi orientada pelo médico plantonista para leva-la para Fortaleza, pois na Santa Casa não tinha médico para atender aquele tipo de caso. O resto da história ficou para depois. O tempo aspirou e o vereador não teve como contar o resto da história, pois já havia denunciado o fechamento de um dos setores, o setor de emergência pediátrica. Segundo o edil, sem médicos a unidade está fechando suas portas.

UMA MENSAGEM DA AUTO ESCOLA BOM JESUS


A LEI: Carros oficiais da CM recebem adesivos


O processo de adesivar os carros oficiais da Câmara de vereadores de Sobral, já começou. Os adesivos, um requerimento de autoria do vereador do PSB, Gilmar Bastos recebe o escudo do Município e nome Câmara ao centro da Câmara Municipal. Em contato com o Blog Wilson Gomes, o vereador espera que o serviço chegue aos demais veículos que se encontram a serviço dos vereadores da Mesa Diretora e presidente do PMDB, Júnior Balreira.

HOMENAGEM: Radialista (in-memorian) será homenageado

O vereador Claudio Gil, apresentou Projeto de Lei que denomina oficialmente de Quadra Esportiva Radialista Idenaldo Lira, a quadra que fica localizada na Rua Monsenhor Linhares. o projeto segue para apreciação das comissões e deverá ser votado na próxima semana. 

Quem também apresentou projeto de lei na sessão desta terça-feira, foi o vereador Estevão Filho, no qual determina o dia 27 de Julho, como o Dia de Combate ao Crack no Município de Sobral. O vereador Silvio Ávila, apresentou requerimento pedindo o caminhão 'limpa fossas', para o distrito de Taperuaba, e para a localidade de Vassouras.

QUEM TRABALHA: Vereadora pede relação dos funcionários lotados em São José do Torto

A vereadora do PV, de Sobral Francisca Ribeiro (Fransquinha do Torto) apresentou requerimento aprovado com 11 assinaturas em que solicita ao secretário da Educação do Município informações detalhadas acerca do quadro de funcionários lotados no distrito de São José do Torto. Segundo a vereadora, Fransquinha do Torto, o pedido é para tentar identificar quem realmente está trabalhando ou não. 

O pedido, mexeu com o comportamento do presidente da Câmara, Itamar Ribeiro, que não queria a aprovação do requerimento, o que acabou sendo chamado de omisso, caso não aprovasse o requerimento. "Eu não quero saber quem está lá desde a época do então prefeito Zé Prado, quero saber a situação agora", disse a vereadora. Para o vereador Adauto Arruda, seria importante que fizesse o mesmo com outros distritos da região, e citou com exemplo, Rafael Arruda, Aprazível e Pedra de Fogo.

terça-feira, 2 de abril de 2013

ÚLTIMA HORA: Bandidos efetuam disparos de arma na Pintor Lemos

Uma troca de tiros na noite desta terça-feira, 2, na Rua Pintor Lemos, levou pânico aos moradores da localidade. Segundo informações, um dos tiros acertou o vidro do carro do vereador Galdêncio, que ficou estilhaçados da porta lateral. Segundo informações colhidas no local, eram dois homens ocupando uma motocicletas e seriam moradores do Alto do Cristo que estariam a procura do neto do vereador. Polícia chegou ao local momentos depois dos disparos. O crime foi registrado por volta das 21h.

RESPOSTA: Polícia prende assaltante de ônibus em Massapê

A polícia da Região Norte já colocou atrás das grades os elementos acusados de praticarem assaltos contra passageiros da Empresa Guanabara. De acordo com a Polícia Militar o principal suspeito é o elemento conhecido por Felipe Carneiro Braz, 20 anos, residente em Massapê, e que já responde por tráfico de drogas e latrocínio, e que o mesmo já vinha sendo procurado pela polícia de toda região. 

A operação para prender um dos acusados contou a participação da Polícia Civil de Massapê, tendo a frente o delegado Júnior, do comandante da 4ª Cia/3º BPM major Melo e do serviço de inteligência da PM. 

Na companhia de Felipe, a PM também apreendeu um adolescente, o qual portava um revólver calibre 32, com quatro cartuchos intactos.


PLANTÃO: Cearense pode está entre os mortos no Rio de janeiro

Foto: Carlo Wrede / O Dia
O Blog Wilson Gomes recebe a notícia ainda não oficial que entre os sete mortos, no acidente, registrado na tarde desta terça-feira, na cidade do rio de janeiro pode term uma cearense, e seria parente do sobralense "Bigorrilho" que recentemente lançou um Cd de músicas. 

O acidente ocorrido no Rio de Janeiro mas precisamente  no viaduto Brigadeiro Trompowski sobre a avenida Brasil, na região da Maré, perto do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (2). Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos sete pessoas morreram no acidente. A notícia chegou aos sobralenses e principalmente ao Bigorrilho por voltas das 19h, duas após o acidente e teria sido repassada por uma outra parente que mora no Rio de janeiro. O Blog Wilson Gomes, está aguardando mais informações.

EM TEMPO:  A família confirma a morte da irmã de Bigorrilho, de nome Conceição, mas não de acidente, e sim de morte natural. Conceição era uma das irmãs mais nova e morava no Rio de Janeiro.

SEM AÇÃO: A espera da Secretaria de Extrema Pobreza do Município

Aqui existia uma casa de taipa
Enquanto a secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza de Sobral, Valdízia Ribeiro, se preocupa se os funcionários lotados da sua pasta trabalham e estudam, a população que vive na extrema pobreza, continua cada vez ao extremo. Exemplo, a moradora Elizabete de Maria, da casa de número 260, da Rua das Flores, bairro Terrenos Novos que até a manhã do primeiro dia de abril de 2013, tinha onde morar, com suas duas filhas, uma 14 e outra de 15 anos e agora perdeu a moradia. Isso porque o casebre que morava desabou. 

Em contato com o repórter Clevis Oliveira, a sem teto, disse que alugou a casa por R$ 50,00 - mesmo sem recurso e pretendia morar por alguns dias apenas. A espera da prefeitura, a dona Maria lamenta não ter recebido ainda a atenção necessária da secretária Valdízia Ribeiro, e diz nem conhecê-la. 

O repórter Clevis Oliveira manteve contato com a Defesa Civil do Município, e foi informado através do subtenente Marcos Costa, que uma equipe já foi ao local, e providências serão tomadas mas não informou quando. Apenas informou que nesse momento, a Defesa Civil vai dar assistência necessária.


ARRASTÃO: bandidos assaltam coletivo intermunicipal na Região Norte do CE

Depois de um arrastão em um quiosque, do sequestro de um empresário na Serra da Meruoca, os bandidos resolveram agora atacar um ônibus da Empresa Guanabara que fazia linha de Fortaleza com destino aos municípios da região do Estado. A assalto aconteceu por volta de 1h da manhã desta terça-feira, 2, na estrada que liga Sobral/Senador Sá, já bem próximo ao município de Massapê. De acordo com informações das vítimas, eram quatro homens fortemente armados, que abordaram os cerca de 20 passageiros que viajavam no coletivo, após uma parada brusca, por conta de obstáculos colocado na pista. Os passageiros, vítimas do assalto foram obrigados a entregar todos os pertences aos dois homens que entraram no coletivo, enquanto os outros dois permaneciam na estrada. O motorista não desceu do veículo, permaneceu na direção enquanto o assalto acontecia. Após a fuga o motorista do coletivo retornou para Sobral, onde prestou depoimento na 7ª DRPC, em seguida seguiu viagem. 

BOA VISTA: Scopel explica o que aconteceu com Parque Boa Vista


(Armando Costa) - Em primeiro lugar, queria agradecer sua atenção e, conforme falamos, segue o posicionamento da Scopel Desenvolvimento Urbano em relação ao post "Um sonho que poderá virar pesadelo", de 22/3. Como disse, tendo em vista as providências já tomadas pela empresa para resolver o problema, pedimos que reconsidere o referido post. 

Parque Boa Vista: situação regularizada

A Scopel Desenvolvimento Urbano, responsável pela execução da infraestrutura do bairro planejado Parque Boa Vista, no bairro Sinhá Sabóia, em Sobral, comunica que as obras no local foram temporariamente suspensas em função de reprogramações internas e no projeto executivo.
A empresa informa ainda que os fornecedores e prestadores de serviços com recebimentos em atraso estão sendo quitados. Um primeiro grupo de pagamentos já foi realizado na quinta-feira, dia 28/3, e o restante será  saldado ainda no mês de abril. 
Em relação às obras, a Scopel afirma que os trabalhos serão retomados em breve e que a atual paralisação não deve gerar atrasos na entrega. A infraestrutura e as instalações de lazer previstas, segundo a empresa, estarão prontas para receber as obras residenciais dos futuros moradores deacordo com o prazo estabelecido no Instrumento de Venda e Compra e no cronograma físico aprovado pela Prefeitura Municipal de Sobral.
Fico à disposição para informações adicionais ou dúvidas. 

Atenciosamente,
Suzana Lakatos
Gerente de Contas

MOTOTAXI: Recadastramento começa dia 8 para os mototaxistas


Para garantir segurança aos usuários do transporte público, por meio de mototáxi, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconv), realizará a partir do dia 8 de Abril, o recadastramento anual dos mototaxistas.

O recadastramento confere aos profissionais, as credenciais necessárias à regulamentação da prestação dos serviços referentes ao ano de 2013. O objetivo é garantir segurança aos usuários que dependem deste serviço de transporte, comum em Sobral, já que o processo inclui etapas de vistoria dos itens de segurança, avaliação dos condutores, além de checagem dos documentos para o exercício da atividade. 

De acordo com o Secretário Mario Parente, “o objetivo do recadastramento é realizar uma triagem da documentação do prestador de serviço, para conferir se está tudo em dia, além de saber se o profissional continua apto a realizar os serviços de transporte público”. “A fiscalização vai garantir um controle mais efetivo para manter serviços de qualidade que possam respeitar a segurança do usuário”. 

O recadastramento vai ser realizado na sede da Guarda Municipal (Coordenação de Transportes), de 8 às 17h. Entre os documentos solicitados estão: cópias da Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de residência (atualizado), e Certidão de Antecedente Criminal.

Após o recadastramento de todos os permissionários do serviço de mototaxis, será realizada a entrega de coletes e capacetes. O prazo para o recadastramento segue até o dia 26 de abril, e cumpre as exigências estabelecidas no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e na Lei Municipal n° 140/1997. 

Veja o cronograma de recadastramento, de acordo com o número da bata:

TEMPO REAL: Os fatos policiais via facebook

As notícias acompanhadas de imagens. (Foto: Vaumirtes)
Para quem gosta de navegar pela internet, e quer ficar sabendo das últimas ocorrências da área policial em Sobral, basta acessar o facebook do Vaumirtes Poeta do Silêncio (janela para acesso). Ele é também Policial Militar e atua como Fiscal do Policiamento Comunitário Ronda do Quarteirão. Acompanha em tempo real o que está acontecendo na cidade e repassa para os usuários no mesmo espaço de tempo. 

Um dos casos, em que a população só foi saber, após acessar a sua página na internet, foi do sequestro de um empresário, registrado na noite de sexta-feira, em Sobral. No mesmo instantes o subtenente postou: "Família do empresário foi rendida no sítio na serra onde ficou rendido e os bandidos trouxeram o empresário para Sobra algemado para abrir o cofre. O cidadão conseguiu ligar pro Ronda que resgatou a vitima e os bandidos fugiram levando uma certa quantia em dinheiro".

Outra informação que o usuário teve acesso logo que aconteceu o fato, foi a prisão do elemento conhecido por "Grilo". O Poeta de Silêncio escreveu "Os policiais do Ronda pela décima vez prende o Grilo um dos maiores ladrão de celulares que somam mais de vinte. O bicho é tão liso que só este ano foi preso pelo Ronda três vezes acusado de roubo mas não demora nada preso. Neste semana já foi preso e.em seguida liberado. Agora foi prso de novo e os policiais do Ronda estão buscando as várias vítimas deles para ver se dessa vez ele fique pelo menos um mês atras das grades. Mas uma coisa é certa já já ele tá solto pois da última vez que assaltou um posto e foi preso e.mesmo com vídeo e tudo foi liberado após ser ouvido, pois foi feito flagrante por portaria. Parabenizar os policiais Maia e Augusto pela prisão".

segunda-feira, 1 de abril de 2013

VALOR EM REAL: Show do padre pode ter custado R$ 250 mil

Show do padre Fábio de Melo na noite de Páscoa

O show do Padre Fábio de Melo poderá ter custado aos cofres do Município de Sobral, algo em torno de R$ 250 mil, contando com o cachê do religioso de R$ 92 mil, mais estrutura, montagem de palco, som e luz. contratação de seguranças, buffet e hospedagem dos músicos, já que a viagem do padre foi gratuita, cedida gentilmente pelo empresário Disraele Ponte que veio para o show de jatinho o trouxe Fábio Melo de carona. O show realizado na noite de Domingo de Páscoa, reuniu segundo os organizadores mais de 30 mil pessoas e teve uma duração de quase três horas. Outras atrações do mundo musical religioso estão sendo agendadas. Da fatia do bolo, os evangélicos também querem provar, e ter a oportunidade de opinar por um desses eventos. Uma das atrações que eles querem ver custeadas pela Prefeitura de Sobral, o ex-forrozeiro, Felipão.

SEM PORTARIA: Secretária da Estrema Pobreza quer acabar com os funcionários que trabalham e estudam

A Secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, Valdízia Ribeiro, poderá estar criando um grande problema para o prefeito Veveu Arruda, ao demitir de todos os órgãos ligados a sua pasta, funcionários que estejam estudando, e que não possa cumprir a carga horária de de oitos horas diárias, ao contrário do que fazia, quando ocupava cargo importante na Crede 6, que avaliava cada caso.

 Os primeiros funcionários a receber a determinação que devem deixar o cargo, caso se enquadre nas novas regras estabelecidas pela nova chefe do setor, por meio de uma ligação telefônica, são os que prestam serviço na Casa do Cidadão. Alguns funcionários, estudam pela manhã e desde a gestão anterior, se adaptaram ao horário integral de seis horas, conseguindo unir a necessidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Os funcionários prejudicados esperam conversar a titular da pasta para tentar regularizar a situação. Os que acreditam na erradicação da extrema pobreza espera que ela baixe uma portaria determinando a tomada da decisão, fazendo crescer ainda mais o mercado informal, que cresce a cada dia com a falta de oportunidade no mercado de trabalho.

COMANDO: SSPDS poderá sofrer mudanças nos próximos dias

Vem uma série de mudança na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará. As mudanças deverão acontecer no primeiros escalão com a saída do secretário Francisco Bezerra; do comandante da PMCE coronel Werisleik Pontes Matias; do comandante do Policiamento Comunitário Ronda do Quarteirão tenente-coronel Paulo Sérgio Braga; e do Coordenador de Inteligência do Estado (Coin) major Henrique Bezerra Lopes. As informações extra-oficiais, dão conta de que o coronel Bezerra, irá administrar uma pasta especial que trará de assuntos ligados á Copa do Mundo. O Coronel Werisleik Pontes, está sendo cogitado para administrar a Casa Militar. O Tenente-coronel Paulo Sérgio poderá ir para o comando do Coin. Apesar das mudanças já serem cogitadas como certa a Assessoria de Imprensa da PM, não confirma as informações.

ELEIÇÃO: Hérica abre o jogo sobre a eleição de Meruoca


A professora Herica Zednik-PRB, usou a rede social para explicar aos seus amigos e correligionários de Meruoca, os motivos da união entre oposição e situação na campanha para prefeito, quando os eleitores votarão dia 05 de maio.


Confira suas explicações!

 “Amigos, eleitores, companheiros de luta, sei da indignação de cada um, não pensem que estou feliz com tudo isso, o ideal seria que nesse momento pudesse convocá-los novamente para mais uma batalha. Mas infelizmente nem tudo é como a gente sonha ou deseja.

Vou explicar pra vocês um resumo da história, embora já tenha falado na rádio Caiçara e também na reunião que houve a noite lá no Mimi (churrascaria Alto da Serra). Ressalto também que darei entrevista terça-feira, às 8h, na rádio Tupinambá.

Bom, tudo começou com uma reunião, segunda-feira, com o Governador Cid Gomes, onde ele apresentou uma proposta de candidatura única, acrescida da idéia de paz e união entre todos, afinal ele foi votado pela maioria expressiva da Meruoca e se via numa situação muito difícil de optar por apenas um dos grupos.

Reuniu primeiro comigo, depois reunião com o João Coutinho, mas essa já história estava sendo negociada com o João Coutinho e o Veveu, antecipadamente.

Questionei com ele, claro, pois o que eu queria mesmo era apoio dele para minha candidatura, mas ele me explicou que isso dificultaria a relação com o PT estadual. A proposta foi que escolhêssemos entre os três nomes que ele apresentou para cabeça de chapa (Aristides, Carlos José e Claudinho), Rubinho seria o vice, em troca o grupo ficaria com 4 secretarias (entre elas a educação). 

Claro, que eu não podia responder pelo grupo, então disse a ele apenas que levaria a proposta aos demais.

A mesma coisa fez o João, levou a proposta para o grupo dele. Caso os 2 grupos concordassem, o Cid mandaria um avião no outro dia para fechar o acordo na sua presença.

Reuni meu grupo, o pessoal não aceitou. Mas tínhamos a certeza que o dele também não aceitaria, afinal, isso era uma idéia totalmente absurda inicialmente. Para nossa surpresa, eles aceitaram. 

E fiquei com a delicada missão de ter que dizer um não ao governador. Mas como? Me lançar candidata contra vontade do meu marido, sem dinheiro e sem o apoio do governador? Com o desgaste ainda muito forte da campanha anterior?

Quando me refiro à questão financeira, quero que compreendam que não se trata de dinheiro para compra de voto, mas para a estrutura de uma campanha que é realmente muito cara. Alguém já se perguntou quanto custa um comício? Um milheiro de santinhos? ... Uma ativista?
Pela manhã, voltamos a ligar para as pessoas do grupo, que após uma noite de reflexão, algumas começaram a ceder. 

Acabamos concordando. Mas deixando claro, que não subiríamos no palanque do João, que não estávamos passando para o lado dele, que queríamos autonomia nas secretarias e que não concordamos com práticas de corrupção.
Amigos, não sei se acertei, não estou satisfeita com o desfecho, mas, infelizmente não vi outra saída.

Em contrapartida, o governador, satisfeito com a compreensão, aprovou tudo que pedimos para o município, são mais de 20 milhões em obras.
Acredito que foi a escolha menos traumática, mas não posso garantir que dará certo. Só sei que estou dando um crédito ao Aristides, não ao João, e que farei tudo que for possível para que o acordo seja bem sucedido e que o município ganhe com isso. 

Peço que vocês façam o mesmo, deem uma oportunidade ao Aristides, afinal cada pessoa só pode pagar pelos próprios pecados, assim como eu muitas vezes ouvi pessoas falando que não votavam em mim por causa de fulano ou cicrano que estavam no meu palanque, o que eu considerava um erro, pois não posso pagar pelos pecados dos outros, apenas pelos meus, da mesma forma é o Aristides, ele não pode pagar pelos pecados de ninguém, apenas pelos dele.

Agora, para iniciarmos essa nova etapa será necessário esquecer os ranços do passado e entrar desarmado, com espírito de paz, mas com os olhos bem abertos. 
Ponderei todas as alternativas, se eu tivesse me candidatado novamente, seria grande a probabilidade de insucesso, pois todos sabemos que quem está com a máquina na mão sai com muita vantagem, sem falar da grande alienação, pois muitas vezes escutei pessoas, até mesmo esclarecidas, dizendo que votaria em quem ele mandasse. 

Não é que eu tenha medo de perder, pois para mim, ganhar é nunca desistir. Alguém poderia se perguntar, mas você não está desistindo? Eu digo que não, apenas adiando a luta.
Nesse momento, uma eleição me prejudicaria profissionalmente, por causa do doutorado que tenho que qualificar agora em abril. Tem também a questão das obras que foram aprovadas e que por causa de um orgulho, poderiam também não chegar ao município e deixar de resolver o problema de tanta gente em relação à água, moradia, estrada, escola... Não tenho vaidade na política, acho que é preciso ter também muita humildade para saber recuar na hora certa e, quem sabe, poder avançar lá na frente.

Não culpo o governador, pois o povo poderia ter resolvido essa questão na eleição passada e hoje já estaria com uma gestão em pleno vapor. Mas o povo preferiu votar numa pessoa inelegível.
Sei que causei decepção, mas espero que me compreendam. Estou aberta a outras perguntas e esclarecimentos”. Finalizou Herica.

MELHORIAS: Vereador Rogério Arruda pede construção de praça

O vereador do PP, Rogério Arruda atento às necessidades dos moradores da Serra do Jordão apresentou requerimento na Câmara de vereadores, solicitando melhorias para a comunidade de sítio Conceição. No seu pedido que foi aprovado pela Câmara, a construção de um chafariz, para atender aquela comunidade. O chafariz segundo projeto apresento deverá ser construído em frente a residência do morador José Orlando, mas conhecido por 'José Chiclete'. É de autoria do vereador Rogério Arruda o requerimento para a construção de uma praça em frente a Igreja do sítio Santana, no distrito do Jordão.

As tirinhas da área policial de Sobral

1- Uma moto foi tomada de assalto na noite de domingo, na estrada do Bonfim  De acordo com a vítima, retornava para a localidade quando ao sair da BR 222, foi abordado por assaltantes.

2- Na manhã desta segunda-feira, trabalhador da Fábrica Grendene, é vítima de assalto nas imediações da Praça do Pirulito, em Sobral.

3- Na noite de domingo, houve princípio de confronto no bairro Terrenos Novo. A chegada da PM afastou os gangueiros que pretendiam se confrontarem.

ENCONTRO: Prefeito Heldinha fala dos projetos que virão para Santana do Acaraú


O prefeito do Município de Santana do Acaraú, Heldinha Arcanjo, reuniu na manhã de sábado, os santanenses em mais um "Conselhão" - Reunião comunitária que reúne no último sábado de cada mês lideres comunitários e a população em geral para debater sobre os principais problemas de cada região.

Durante o encontro que teve duração de cinco horas o prefeito Heldinha, ouviu atentamente cada revindicação e ao final, focou as que já estão sendo licitadas, com destaque para aquisição de máquinas de terraplanagem; aquisição de material para os Programas de Saúde da Família, como exemplo, dois projetos de grande relevância para a comunidade na área de saúde. Outro ponto citado pelo gestor do Município, está relacionada a iluminação pública na zona rural onde já foi licitada a compra de braços de luzes para ser colocados na zona rural.

O prefeito Heldinha também assegurou que a passagem molhada para a localidade de Riacho Verde já está licitada, bem como dois outros projetos no valor de R$ 5 milhões para pavimentação e esgotamento. Com o governo do Estado, um convênio para a construção de quatro grandes obras. A localidade de Baixa Fria também ganhará em breve obras de sua administração. No final do mês de abril, outra reunião, já está marcada.

SEQUESTRO: Empresário é mantido refém em Sobral

A Polícia de Sobral trabalha de forma sigilosa para tentar desvendar um possível sequestro ocorrido na noite de Sexta-feira, quando um empresário do ramo de armazém, foi rendido por bandidos quando subia a Serra da Meruoca. O caso segundo registro da PM, aconteceu por volta das 20h daquele dia e somente três horas depois o empresário conseguiu acionar a polícia que encontrou o empresário algemado. 

No depoimento prestado o empresário (identidade preservada), teria sido obrigado a vir até o seu comércio e sacado do cofre a quantia de R$ 30 mil, além de outros objetos. A Polícia tenta identificar os sequestradores através de imagens de circuito interno do comércio. Na manhã desta segunda-feira, 1º, as investigações serão mais intensificada, quando a Polícia Civil se aprofundará nas pistas deixada pelo bando. Segundo familiares esta não foi a primeira vez que o comerciante foi vítima desse tipo de crime.

domingo, 31 de março de 2013

ESPORTE: Guarany entra em campo para enfrentar o Tiradentes

O Guarany de Sobral volta a campo na tarde deste domingo, pra enfrentar no jogo de volta o Tiradentes. A partida está marcada para às 16h, no estádio do Junco. Na busca de uma reabilitação, diretoria, comissão técnica e jogadores, além da torcida, não pensa noutro resultado se não a vitória, já o time foi derrotado, pelo mesmo Tiradentes, por 3 a 1, no jogo do meio de semana. 

Apita a partida, Glauco Feitosa, com assistência de Arnaldo Souza e Marcos Xavier. Também no mesmo horário no complemento da rodada Guarani de Juazeiro e Fortaleza, se enfrentam no estádio Romeirão; Ceará e Horizonte, jogam às 17h, na Arena Castelão. No sábado abrindo a rodada, O Ferroviário perdeu para o Icasa pelo placar de 4 a 2. O jogo foi realizado na Arena Castelão.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...