sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Prefeitura de Sobral prorroga prazo de adesão ao REFIS 2025



A Prefeitura de Sobral prorrogou, nesta quarta-feira (19), o prazo para adesão ao Programa de Refinanciamento Fiscal (REFIS) 2025. Antes previsto para encerrar em 22 de novembro, o período agora seguirá até o dia 23 de dezembro, conforme a Lei nº 97 de 19 de novembro de 2025, ampliando a oportunidade para que contribuintes regularizem débitos municipais.

O REFIS oferece condições especiais para quitação de dívidas anteriores a 31 de dezembro de 2024, e a Secretaria das Finanças (SEFIN) vem realizando diversas ações para facilitar o acesso ao programa, incluindo atendimentos descentralizados e reforço das equipes.

Os serviços continuam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos seguintes pontos de atendimento: Espaço do Contribuinte (subsolo do Sobral Shopping), Vapt Vupt e Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

A secretária das Finanças, Soraya Sá, destacou a importância da prorrogação do prazo “devido à grande procura nesses últimos dias, muitos contribuintes ainda precisando ser beneficiados com as condições estabelecidas, o Prefeito Oscar Spindola decidiu solicitar à Câmara uma prorrogação de mais 30 dias.”

Com a ampliação do prazo, mais contribuintes poderão aproveitar as condições especiais para ficar em dia com o município, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas e o desenvolvimento de Sobral.

Serviço :

Prorrogação do prazo de adesão ao REFIS 2025

Até 23 de dezembro

Pontos de atendimento:

-Espaço do Contribuinte (subsolo do Sobral Shopping) – Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, 300, Dom Expedito.

-Vapt Vupt – Rua Coronel José Silvestre, 201, Centro.

-Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) – Avenida Coronel José Euclides Ferreira Gomes, 341, Campo dos Velhos.

Ceará de Valores chega a Sobral e mais três municípios neste sábado (22/11)


O programa Ceará de Valores, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), inicia novos momentos de mobilização dos jovens de quatro municípios. Neste sábado (22/11), o programa realiza aberturas oficiais nas cidades-polo de Sobral, Canindé, Quixadá e Santa Quitéria, marcando o início das atividades dessa fase. O evento está previsto para iniciar às 9 horas.

Em Sobral, o evento está previsto para iniciar às 9 horas, na Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação à Distância, e contará com a presença do presidente da Alece, Romeu Aldigueri.

O programa conta com a parceria do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e recebeu mais de 16 mil inscrições em todo o Estado.

Assim como nas etapas anteriores, realizadas em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Aracoiaba, os jovens inscritos receberão um kit exclusivo contendo mochila bag, camisa, caderno, lápis, caneta, garrafa e fone bluetooth.

Durante os encontros, os participantes conhecerão o conteúdo do curso, a dinâmica das aulas e as próximas etapas da formação. A recomendação é que os participantes cheguem ao local com pelo menos uma hora de antecedência para a retirada do kit, mediante apresentação de documento de identificação com foto. 

Início das aulas

A partir de segunda-feira (24/11), o conteúdo do curso será disponibilizado na plataforma on-line do programa. As aulas, acessíveis de segunda a quinta-feira, a partir das 18h, permanecerão gravadas para consulta livre dos alunos. A formação é ofertada no curso “Habilidades para o Mundo do Trabalho, Cidadania e Empreendedorismo”, totalmente digital e gratuito.

Com metodologia híbrida (presencial e on-line), o Ceará de Valores combina momentos de aprendizagem digital com vivências práticas nos chamados Sábados de Valores,  encontros que reúnem oficinas, mentorias, rodas de conversa e desenvolvimento de projetos. As atividades se estenderão em mais três encontros presenciais, nas 16 cidades-polo, ao longo da formação.

 

SERVIÇO

Abertura oficial do Ceará de Valores em Sobral, Canindé, Quixadá e Santa Quitéria

Data: 22/11 (sábado)

Horário: 9 horas

Local: Sobral - Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Rua Iolanda P. C. Barreto, 317 - Jocely Dantas de Andrade Torres)

Canindé - EEEP José Vidal Alves (Avenida Luciano Magalhães, S/N - Santa Luzia)

Santa Quitéria - Ginásio Alexandre Bendô (Rua Senador Francisco Menezes Pimentel)

Quixeramobim - Ginásio da Praça da Juventude (Rua Rafael Pordeus, 299 - Duque de Caxias)

terça-feira, 18 de novembro de 2025

AIAMIS reforça estratégia de Inovação: Diretores do UNINTA e da Faculdade F5 participam do G4 VALLEY 2025



 

Diretores das unidades da AIAMIS participam de imersão nacional em gestão e inovação durante o G4 Valley 2025, fortalecendo estratégias de crescimento e competitividade. 

Em busca de acelerar sua agenda de Inovação e Gestão e ampliar sua competitividade no setor educacional, o Centro Universitário INTA, a Faculdade 05 de Julho (F5) e as Faculdades Uninta de Tianguá, Itapipoca, Umirim e Fortaleza, todas pertencentes à mantenedora AIAMIS, marcaram presença no G4 Valley 2025, um dos maiores eventos de gestão, inovação e aceleração empresarial do país. O encontro ocorreu em formato de imersão nos dias 14, 15 e 16 de novembro, em São Paulo.

A AIAMIS foi representada pela Vice-Reitora do UNINTA Sobral, Dra. Lara Martins, pelo Pró-Reitor Administrativo, Jefferson Nogueira, além dos diretores Prof°a Ma. Nayara Machado (Faculdade F5), Taiã Gomes (Uninta Tianguá), Filipe Ferro (Uninta Fortaleza), Alysson Rodrigues (Uninta Itapipoca), Anderson Rodrigues (Uninta Umirim) e pelo assessor financeiro da F5, Roberto Gomes.

Ao longo da programação, os representantes da mantenedora tiveram acesso a conteúdos de alto impacto sobre liderança, cultura organizacional, expansão de negócios, eficiência operacional e tendências que moldam o futuro do mercado. O G4 Valley reuniu líderes, gestores e profissionais de todo o país em uma imersão prática, voltada à aplicação de métodos capazes de promover resultados reais.

Para a Prof°a Ma. Nayara Machado, participar do G4 Valley representa um passo estratégico importante:

“Vivemos um momento de muitas mudanças no cenário educacional. Estar no G4 Valley significa aprender com quem está transformando o país e trazer esses conhecimentos para fortalecer ainda mais as nossas instituições e nossa comunidade acadêmica.”

Com um novo posicionamento estratégico e uma nova cultura institucional, as unidades da AIAMIS têm buscado continuamente a excelência acadêmica, administrativa e organizacional. Ao integrar um ecossistema de inovação e protagonismo empresarial, a mantenedora reafirma seu compromisso com práticas modernas de gestão, melhoria contínua de processos e qualificação da experiência estudantil.

A participação no G4 Valley 2025 evidencia que a AIAMIS está alinhada às transformações do setor educacional brasileiro, investindo em conhecimento de ponta e na formação de lideranças preparadas para conduzir a evolução de cada unidade. Trata-se de um movimento que fortalece a competitividade institucional, amplia a capacidade de inovação e reafirma o papel da mantenedora como uma organização comprometida com resultados, sustentabilidade e crescimento estratégico.

Sobre o G4 Valley

Criado pelo G4 Educação — referência nacional em formação executiva e reconhecido por conectar líderes às práticas de empresas que mais crescem no mundo — o G4 Valley é uma imersão dedicada ao compartilhamento de metodologias aplicadas por organizações de destaque em tecnologia, gestão, crescimento e inovação.

O evento reúne empresários, executivos e gestores interessados em acelerar resultados a partir de estratégias validadas, mentorias práticas e conteúdos aplicáveis imediatamente ao contexto corporativo.

PRESIDENTE DO SAAE DE SOBRAL VISITA O ESTADO DO PARANÁ EM BUSCA DE TECNOLOGIA



O Diretor-Presidente do SAAE Sobral, Júnior Balreira, esteve nesta segunda-feira, 17, nos municípios de Ibiporã e Jussara, no Estado do Paraná, onde conheceu os sistemas e experiências na gestão do saneamento municipal.

A visita foi realizada em conjunto da HWater, empresa responsável pela elaboração do Plano de Melhoramento Institucional e Operacional do SAAE (PMIO).
Os municípios fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná, o CISPAR, que recebeu a visita do SAAE Sobral para conhecer o modelo municipal de gestão dos sistemas de água e esgoto.

O objetivo, segundo informou a assessoria de comunicação do SAAE de Sobral, foi conhecer as experiências do SAMAE de Ibiporã e de Jussara na gestão do saneamento básico municipal, como referência na área, observando de perto um modelo de gestão que pode gerar boas referências para aplicar em Sobral.

Reforçando o alinhamento institucional e a troca de experiências sobre processos, operação e resultados, Júnior Balreira foi recebido pelo Prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, e pela Vice-Prefeita e Diretora-Presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Mari de Sá, que acompanharam a visita às instalações. Em Jussara, Júnior Balreira foi acompanhado pelo Diretor-Presidente do SAMAE de Jussara, Valter Bossa.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

EX-PREFEITO DE SOBRAL SE DESFILIA DO PSB E ABRE CAMINHO PARA ESPECULAÇÃO SOBRE SEU DESTINO POLÍTICO

 


Informações recentes que ocupam as redes sociais e os principais sites de notícias, dão contas de que o ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes, acaba de desfiliar do PSB.

O nome do político, Ivo Gomes, que até bem como tempo era do PSB, não aparece mais na relação dos filiados. 

A informação, confirmada por consultas ao sistema partidário, abre caminho para um movimento político de grande impacto: a possível filiação de Ivo ao PSDB — justamente o partido que será presidido por seu irmão Ciro Gomes e onde, segundo fontes internas, ele estaria sendo preparado para disputar uma vaga no Senado em 2026.

 Questionado pelo portal Sobral Online, o ex-presidente estadual do PSDB e atual prefeito de Massapê, Ozires Pontes, elogiou Ivo e deixou evidente o interesse do partido em recebê-lo. Para ele, Ivo reúne credenciais para disputar qualquer cargo no Ceará, destacando sua experiência administrativa, honestidade e perfil realizador. Ozires classificou o PSDB e Tasso Jereissati como uma “grife de gestões sérias”, afirmando que os Ferreira Gomes carregam o mesmo selo.


Preço da gasolina diminui quase 2% em Fortaleza desde o reajuste da Petrobras

 


O preço médio cobrado pelo litro da gasolina em Fortaleza recuou 1,92% desde o dia 21 de outubro, quando a Petrobras baixou o valor do combustível nas distribuidoras. Assim, o litro saiu de R$ 6,25 para R$ 6,13.

Este menor valor é a média encontrada pelo O POVO nos postos da Capital. Mas não foi identificado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na pesquisa semanal que divulgou na sexta-feira, 14 de novembro.

No levantamento, o preço médio observado foi de R$ 6,18, o que representa R$ 0,05 a mais por litro no abastecimento dos veículos. (Jornal O Povo).

CPI do Crime Organizado ouve direção da Polícia Federal nesta terça


A CPI do Crime Organizado ouvirá na terça-feira (18) o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor de Inteligência da PF, Leandro Almada. 

Na quarta-feira (19), será a vez de a CPI discutir a atuação das facções e milícias com o diretor de Inteligência Penal da Secretaria Nacional de Políticas Penais, Antônio Glautter Morais, e o promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Lincoln Gakiya.

O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), afirmou que os depoimentos reforçam o compromisso de seguir uma linha de investigação técnica em busca de soluções para a segurança pública. (Fonte: Agência Senado).

Home office pode distanciar funcionário da empresa, aponta especialista


Depois de o trabalho home office ganhar destaque durante a pandemia e ser mantido por algumas empresas até hoje, alguns de seus efeitos começam a ser questionados por especialistas em gestão de pessoas, tais como isolamento social, dificuldade em separar a vida profissional da pessoal, problemas de saúde física e mental, distrações no ambiente doméstico, falta de estrutura adequada e de comunicação e desengajamento da cultura da empresa. 

São os chamados sinais invisíveis, que podem gerar custos não previstos para as empresas. “Apesar de muitos benefícios, o trabalho home office pode causar ruídos na comunicação e, por consequência, mal-entendidos. Outro agravante é que ao perder a cultura da empresa, pode haver um distanciamento entre ela e o funcionário”, comenta Iraci Bohrer, especialista em gestão de pessoas e autora do livro O jogo invisível das decisões.

A falta de interações sociais diárias pode levar a sentimentos de solidão e dificultar a socialização com colegas de trabalho. “A dificuldade de desconexão pode gerar estresse e exaustão emocional. Já a desconexão com a cultura da empresa afeta a motivação e o sentimento de pertencimento”, afirma Iraci. 

De acordo com a especialista em gestão de pessoas, compreender esses sinais invisíveis também é o papel de um líder. “Quanto mais ele se torna preciso, mais assertivas são as decisões sobre pessoas e negócios. A clareza para decidir bem sobre pessoas começa na clareza emocional e mental de quem lidera. Só enxerga o invisível quem está presente. Só decide com precisão quem consegue silenciar o ruído interno e observar além do óbvio”, diz Iraci.

É por isso que a leitura do invisível importa, ela revela o que os olhos não mostram à primeira vista. “A intenção por trás da fala, o peso que a pessoa carrega, o quanto ela está presente de verdade no aqui e agora. Por isso, muitas empresas estão revendo a o home office ou, pelo menos, adotando um modelo híbrido”, conclui Iraci.

Santa Casa de Sobral utiliza tecnologia para reabilitar a voz de pacientes com câncer de laringe


Há pouco mais de três anos, o técnico em eletrônicos sobralense Ronaldo Régis Melo Rocha, 53, iniciou uma luta contra o câncer. Com a laringe seriamente comprometida, ele precisou passar por uma laringectomia total, cirurgia que remove completamente o órgão do sistema respiratório responsável pela produção da voz. O procedimento foi realizado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde Ronaldo também recebeu uma nova chance de melhorar sua qualidade de vida: uma laringe eletrônica. O aparelho, utilizado para favorecer a comunicação pós-câncer de laringe de pacientes que perderam o órgão e não conseguem mais usar a voz, está incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

"A experiência foi bastante satisfatória dentro do que eu poderia esperar. Eu tinha conhecimento que no meu caso só a retirada total da laringe poderia me dar mais algum tipo de 'expectativa'", relata Ronaldo, que ainda está em processo de adaptação à nova forma de se comunicar.

O médico Madson Roger Filho, cirurgião de cabeça e pescoço com atuação na área de oncologia na Santa Casa de Sobral, explica que a laringe eletrônica é indicada para pacientes laringectomizados ou traqueostomizados que apresentem disfunção transitória ou permanente da laringe. “Todos os pacientes que passam por laringectomia total podem utilizar o dispositivo, desde que consigam se adaptar a ele. É uma cirurgia de grande porte que requer suporte multiprofissional e, quando bem indicada, aumenta a sobrevida nos casos de câncer de laringe”, destaca. Nesse processo, os pacientes precisam de uma abordagem multidisciplinar. O fonoaudiólogo tem papel central nesse processo de reabilitação.

Segundo o especialista, a laringe eletrônica restaura uma função essencial à convivência social: a voz. “A laringe eletrônica traz consigo algo que o paciente perdeu, que é extremamente importante no convívio social, a voz e a possibilidade de se comunicar. Isso impacta no prognóstico da doença, diminui os riscos de depressão e de isolamento social, tendo em vista que a cirurgia traz essa sequela definitiva”, explica Madson Roger.

O especialista explica que o dispositivo funciona por meio de vibrações que, em contato com a pele, geram sons articulados pela cavidade oral. Apesar de o som inicialmente apresentar um tom robotizado, ele permite comunicação efetiva e compreensão pelo ouvinte, devolvendo ao paciente o poder da fala.

Para o médico, o uso da laringe eletrônica representa esperança para os pacientes e um avanço para o hospital. “Para os pacientes é uma esperança, verdadeira chance de cura. Para o hospital, é um grande avanço o uso da tecnologia da laringe eletrônica, pois possibilitar a fala significa trazer maior qualidade de vida e consequentemente impacta na saúde e no prognóstico da doença”, afirma Madson Roger.

De acordo com ele, o dispositivo é fácil de manusear e de manter. É necessário calibrar o aparelho, permitindo que o usuário selecione sons mais graves ou mais agudos, além de realizar trocas periódicas de pilhas ou baterias, que são a fonte de energia do equipamento.

 

Prefeitura de Sobral entrega nova iluminação viária e Miniestádio reformado no distrito de Caracará

  A Prefeitura de Sobral realiza, neste domingo (7/12), a entrega de duas importantes melhorias na região de Caracará, reforçando os investi...