sábado, 31 de março de 2018

Jornal Correio da Semana receberá homenagem no Beco do Cotovelo


O radialista Ivan Frota estará homenageando nesta manhã de sábado (31), no Becco do Cotovelo, os 100 anos do jornal Correio da Semana. Na oportunidade, o Bispo da Diocese Dom Vasconcelos, ex-deputado José Linhares e o deputado federal Leônidas Cristino (PDT), marcarão presença e farão entrega de Comendas aos diretores e colaboradores do semanário.

Grendene promove confraternização de páscoa com a imprensa e apresenta seu sistema de auto geração de energia


Na quinta-feira (29), o diretor industrial da Grendene, Nelson Rossi, promoveu uma confraternização de Páscoa com os membros da imprensa sobralense, oportunidade em que apresentou o projeto de energia renovável, através de placas fotovoltaicas que farão a captura da luz solar, responsáveis por uma economia de até 2,5% de toda a energia consumida pela empresa, e que estão sendo instalados no estacionamentos da Fábrica 02, com capacidade de 1.7 milhões de kwh por ano.
Além da geração da energia, a empresa terá um impacto ambiental positivo, pois deixaremos de emitir 140 toneladas de gás carbônico por ano, o equivalente ao plantio de aproximadamente 6.200 árvores de espécie nativa.
Durante o evento, que contou com a participação massiva dos profissionais, foi comemorado o aniversário do Relações Pública da empresa, arquiteto sobralense Herbert Rocha; O ator Marcos Frota, que está em Sobral com o seu Marcos Frota Circo Show, também participou do encontro.
 
(Via Blog Sobral em Revista)

sexta-feira, 30 de março de 2018

De onde vem a tradição católica de não comer carne vermelha na Semana Santa

O Domingo de Páscoa e os dias que o antecedem marcam o período mais importante do cristianismo. Há ritos realizados há vários séculos e que se incorporaram à tradição, como a ausência de carne vermelha na mesa de fieis durante o período da Quaresma ou Semana Santa. A Igreja recomenda essa privação como forma de lembrar o sacrifício de Jesus ao ser crucificado.
Segundo o padre Resende, pároco da Paróquia Cristo Rei, de Fortaleza, as ações servem para o cristão sentir na própria pele um pouco do sofrimento de Cristo.
Para os católicos, a Quaresma é iniciada 40 dias antes da Páscoa, na Quarta-Feira de Cinzas. A Semana Santa começa no domingo de Ramos, quando se recorda a entrada de Cristo em Jerusalém, uma semana antes da Páscoa, data que marca a ressurreição de Jesus.
A tradição de não comer carne vermelha e substituí-la por peixe não é expressa no Código de Direito Canônico da Igreja Católica que trata dos dias de penitência. Não referencia à proibição da carne de boi ou liberação somente da de peixes. O Código estabelece que o fiel deve se abster de carne ou outro alimento, como penitência pessoal.
"A penitência não faria sentido se eu comesse um peixe como o bacalhau, que é mais caro do que vários tipos de carne. Por isso, recomendo a sardinha, por ser mais barata", explica o pároco de Cristo Rei. (O Povo).

TV Cultura contrata ex-GloboNews para apresentar ‘Roda Viva’

A partir abril, o ‘Roda Viva’, da TV Cultura, vai ao ar sob novo comando. Com a saída de Augusto Nunes, a emissora contratou o jornalista Ricardo Lessa para assumir a apresentação do programa. O comunicador tem mais de 40 anos de carreira e passou por importantes veículos.
De acordo com a TV Cultura, a estreia de Ricardo Lessa é na segunda-feira, 9 de abril. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o comunicador tem passagem por Jornal do Brasil, TV Globo, Estadão e GloboNews. No mercado editorial, ele é autor de seis obras, entre elas The Amazon in a nutshell, Brasil e Estados Unidos: o que fez a diferença, Amazônia: raízes da destruição e A que hora vem o povo?.

Entenda a saída de Augusto Nunes

A saída de Augusto Nunes do ‘Roda Viva’ foi anunciada pelo próprio comunicador na última semana. Em texto para o o seu blog na Veja.com, o jornalista contou que o programa de 26 de março seria o último. Na data, a atração da TV Cultura recebeu o juiz Sérgio Moro.

Com informações, Comunique-se

quinta-feira, 29 de março de 2018

Prefeito Tomás Figueiredo prepara projeto para construção do açude Poço do Comprido em Santa Quitéria


O prefeito Tomás Figueiredo esteve em Brasília onde participou de reuniões com o Senador Eunício, presidente do Senado, Marlon Cambraia, do ministério da integração, Deputado Moses Rodrigues, Rogério Nogueira, Chefe de Gabinete da direção do Dnocs e com o Secretário Recursos Hídricos Teixeira que está providenciando o projeto da barragem do Poço do Comprido que vai barrar o Rio do Macaco e a construção do Açude Pedregulho que vai receber água do Rio Jacurutu que é o Rio que corta a Cidade de Santa Quitéria.
Região com pouca água e sem barragens, Santa Quitéria poderá mudar seu perfil econômico com as barragens gerando rositas na agricultura, na pesca e agropecuária. Hoje, todos os rios transbordaram por causa das fortes chuvas e a água vai para o mar sem qualquer aproveitamento.

Temer homenageia Ivo Gomes pela Educação de Sobral


Ao lado do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e da diretora da Escola Municipal José da Matta, Mílvia Carvalho, o prefeito Ivo Gomes recebeu, das mão do Presidente Michel Temer, nesta quarta-feira (28/03), no Palácio do Planalto, homenagem do Ministério da Educação em reconhecimento aos melhores resultados em alfabetização no Brasil, conforme dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA 2016).
Os estudantes das escolas municipais de Sobral alcançaram os melhores níveis de aprendizagem de leitura, escrita e matemática, superando as médias do Brasil, Nordeste e Ceará, em todas as habilidades, de acordo com a avaliação realizada pelo Ministério. 
Ainda em Brasília, o prefeito cumpriu agenda no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em busca de novos recursos para o município.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...