sábado, 5 de novembro de 2016

Vai começar os preparativos para o campeonato cearense de futebol



Os clubes que disputarão a Série A do Campeonato Cearense 2017 definirão nesta segunda-feira, 7, junto com a Federação Cearense de Futebol (FCF), a próxima fórmula de disputa do torneio. Momentos antes do Conselho Arbitral, porém, dirigentes dos clubes de menor expressão vão se reunir para alinhar a melhor proposta a ser debatida no congresso técnico.
A Federação Cearense de Futebol (FCF) indicou que pretende mudar a fórmula que foi colocada em prática nos últimos dois anos do Estadual e sugeri duas propostas. A tendência é que os clubes defendam um novo formato de disputa.

O presidente do Horizonte, Paulo Vagner, revelou que os clubes 'menores' vão se reunir na segunda-feira para almoçar e estudar a melhor posição sobre o assunto.

Dez times estão confirmados para disputar o torneio: Ceará, Fortaleza, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Uniclinic, Maranguape, Itapipoca, Tiradentes estarão na disputa do torneio. Horizonte e Alto Santo, campeão e vice da Série B do Cearense, são as novidades da edição. 

Com informações, O Povo.

CBN demite jornalistas e perde afiliada no Nordeste

A Central Brasileira de Notícias encara sua primeira leva de mudanças sob a gestão de Ricardo Gandour, ex-executivo do Grupo Estado que assumiu a diretoria executiva da emissora de rádio no início de outubro. Com o novo gestor, a CBN, como o veículo radiofônico é conhecido pelo público, promoveu nesta semana dispensas nas redações de São Paulo e do Rio de Janeiro, praças que funcionam como cabeças de rede da programação. A lista de demissões conta com nomes de profissionais que estavam na casa desde o início do projeto hard news, que ganhou vida em 1991.
Repórter que fez parte da equipe que acompanhou de perto a direção do Sistema Globo de Rádio transformar a Excelsior em CBN há 25 anos, Cátia Toffoletto faz parte do time de jornalistas demitidos. Baseada na capital paulista durante as mais de duas décadas de serviços prestados à emissora, ela se destacou na produção de reportagens especiais e de pautas que giravam em torno do cotidiano do povo paulistano. Neste ano, teve o trabalho reconhecido por colegas e, por meio de votação online, foi uma das indicadas ao Prêmio Comunique-se na categoria “Repórter – Mídia Falada”.

Além do corte do quadro de funcionários em suas principais redações, a CBN está prestes a perder uma de suas afiliadas no Nordeste. Emissora mantida pela Rede Bahia desde 2010, a CBN Salvador vai deixar o dial ao fim de novembro. Em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, a equipe do veículo de comunicação nordestino confirmou a informação inicialmente divulgada pelo portal Bahia no Ar. Com o fim da parceria com a Central Brasileira de Notícias, a rádio da Rede Bahia vai passar a transmitir em 91.3 FM a programação musical da Jovem Pan. A mudança será feita em 1º de dezembro.

Com informações, Comunique-se

Lanchonete Sobral recebe projeto "Sobral cidade das artes"



Um dos pontos de encontro mais tradicionais de Sobral, o Becco do Cotovelo, vai receber neste sábado, a partir das 10 horas, duas ótimas atrações musicais através do projeto Sobral Cidade das Artes. O compositor e músico sobralense Régis Brito irá animar o dia com seus maracatus, baiões, reggae e xote. Já o grupo Samba de Improviso, formado por estudantes de música da UFC de Sobral, resgata o samba de raiz e traz no repertório canções consagradas de Cartola, Zé Keti, João Nogueira e Candeia. É o samba da melhor qualidade para não deixar ninguém parado. A entrada é gratuita.



As curtas do Blog Wilson Gomes

1- Dr. Estevão e Rogério Arruda têm nomes citados para compor a Mesa Diretora da Câmara de Sobral para 2017/18, na indicação do PP. Com isso diminui a cota do PMDB, que elegeu seis vereadores

2- O nome do vereador Carlos do Calisto está sempre presente nas rodas de conversas, quando o assunto é; próximo presidente da CM de Sobral. Carlos do Calisto, filiado ao PDT, aguarda a palavra final do deputado Ivo Gomes.

3- Disseram-me "Ivo Gomes não quer acordo com os vereadores do PMDB eleito para 2017". Pretende deixar o partido isolado completamente. Ivo quer manter harmonia com uma bancada composta de 14 vereadores.

Vereadora Christianne Coelho prestigia localidade de Ouro Branco

A vereadora Christianne Coelho, eleita vice-prefeita de Sobral esteve na noite de sexta-feira, prestigiando mais uma solenidade de assinatura de ordem de serviço pelo prefeito Veveu Arruda. A solenidade acontecida na localidade de Ouro Branco, região do distrito de Rafael Arruda, marcou a autorização para a construção de uma quadra de esportes coberta, que deverá custar aos cofres públicos mais de R$ 500 mil, foi prestigiada também pelo deputado estadual e prefeito eleito nas eleições p.p. Ivo Gomes, que agradeceu pela votação atribuída a sua coligação.

 

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

19 de dezembro será decidido o futuro dos eleitos que não assumiram

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, encheu de esperança o eleitor de 146 municípios brasileiros que elegeram seus prefeitos, mas os resultados estão dependendo de decisão judicial, ao declarar que até 19 de dezembro o TCE julgará todas as candidaturas pendentes. No Ceará, os eleitores de Santa Quitéria, Aiuaba, Saboeiro, Missão Velha, Tianguá e Barro aguardam a decisão.
Em Santa Quitéria, o caso é absurdo. Tomas Figueiredo teve as contas recomendadas para aprovação, mas os vereadores rejeitaram o parecer do TCM.

Prefeito Veveu e deputado Ivo juntos na localidade de Ouro Branco



O prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT) assina Ordem de Serviço da quadra coberta da localidade de Ouro Branco (Distrito de Rafael Arruda) ao lado do deputado estadual e prefeito eleito, Ivo Gomes (PDT) na noite desta sexta-feira (04/11). 


Além do início da execução do equipamento ser motivo relevante para aquela comunidade, o evento servirá também para o prefeito eleito, Ivo Gomes (PDT) continuar a série de visitas aos Distritos de Sobral, agradecendo a votação e colhendo demandas para a nova gestão que inicia em 1º janeiro de 2017.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A indefinição que vem de Santa Quitéria

A indefinição da política em Santa Quitéria, na Zona Norte, precisa de uma decisão efetiva do Tribunal Superior Eleitoral. No pleito eleitoral de 02 outubro o tucano Tomás Figueiredo derrotou nas urnas o gestor que concorria a reeleição, Fabiano Lobo (PDT). 
O prefeito eleito nas urnas, Tomás Figueiredo (PMDB) aguarda no TSE, o julgamento do recurso que indeferiu a sua candidatura.
 
 
Com informações, Sobral de Prima.

Enem poderá ter provas suspensas em todo o Brasil

Procurador da República Oscar Costa Filho ajuizou ação civil pública nesta quarta-feira, 2, pedindo suspensão do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na última terça-feira, 1, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudança na data da prova para 191 mil estudantes. Eles fariam o Exame em cerca de 300 escolas ou universidades ocupadas por estudantes. O procurador defende que a prova de redação não pode ser aplicada com temas diferentes.
Conforme o procurador, como a prova objetiva segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), não há problema, caso sejam aplicadas questões diferentes, já que a nota é dada a cada questão pelo nível de dificuldade. “A redação é que não pode ser diferente. A redação não segue o TRI, é a parte absoluta da prova. Se for aplicada com temas diferentes, viola o princípio da igualdade”, disse Oscar.
O pedido do Ministério Público Federal deve ser julgado pela 8ª Vara da Justiça Federal no Ceará até sexta-feira, 4, um dia antes da aplicação do Enem. “Se não vier logo a solução, teremos só adiantado o problema. Se os alunos vão à Justiça discutir a nota, imagina a aplicação de temas diferentes na redação”, afirmou o procurador.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informaram que ''solicitaram à Advocacia Geral da União que apresente para a Justiça Federal os fatos que demonstram o grave equívoco na argumentação apresentada pelo Procurador da República Oscar Costa Filho''.
"Todo ano, o ENEM realiza dois tipos de prova e, consequentemente, duas redações. As provas do ENEM têm o mesmo princípio da equivalência garantindo igualdade de condições a todos os inscritos. É lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares", completaram. 


Com informações. Igor Cavalcante.

Vereadores de Sobral batem recorde histórico

Os vereadores de Sobral bateram um grande recorde, realizar uma sessão ordinária em apenas 45 segundos, isso foi na terça-feira, 1º de novembro. Na pauta apenas um Projeto de Lei que tratava da receita e despesa do Município para o ano de 2017. Entre a leitura do projeto já aprovado em primeira e votação e o grito do presidente José Crisóstomo - Zezão "aprovado", durou apenas 45 segundos. Poderá alguém dizer que a sessão durou um pouquinho mais se considerar que o tempo de leitura e aprovação da ata da sessão anterior que foi menos de dois minutos.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Prefeitura prorroga o prazo para atualização cadastral do Bolsa Família

A Prefeitura de Sobral prorrogou até a próxima sexta-feira (4) a atualização cadastral dos beneficiários do Bolsa Família. Iniciado no mês de outubro, a ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, por meio da Casa do Cidadão,.
“O objetivo é atualizar os dados de mais de 9,5 mil sobralenses que se não fizerem esta renovação poderão ter seu benefício bloqueado”, explicou o gestor do Bolsa Família no Município, Flávio Ximenes.
Os beneficiários devem procurar, de segunda-feira a sexta-feira, os Centros de Referência de Assistência Social em que são assistidos, durante o horário comercial, levando consigo os seguintes documentos: Identidade, CPF, Titulo de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Trabalho e Declaração Escolar. A ação é direcionada principalmente para os cadastros que já completaram dois anos.

Capitão Wagner cresceu mais que RC do 1º para o 2º turno



Apesar de ter sido derrotado na disputa pelo comando da Prefeitura de Fortaleza, o deputado estadual Capitão Wagner (PR)  teve melhor performance que seu adversário quando comparados os resultados das duas etapas da disputa. No primeiro turno, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) conquistou 524.973 votos, o que corresponde a 40,81% do total. Já no segundo turno, RC obteve 678.847 votos, um crescimento de 153.874 votos.
Capitão Wagner, por sua vez, angariou 400.802 votos no primeiro turno (31,8%) e 588.451 (46,43%) no segundo, o que representa um aumento de 187.649 votos. Não foi suficiente para ultrapassar Roberto Cláudio, mas deixou a corrida eleitoral bem mais acirrada do que previam os aliados do atual prefeito. O ex-governador Ciro Gomes (PDT), por exemplo, chegou a afirmar que a diferença entre eles ficaria em torno de 200 mil votos. Foi pouco mais de 90 mil, o que demonstra que administrar a vantagem de mais de 124 mil votos conquista no primeiro turno foi fundamental para a vitória do último domingo.
Já Wagner fica com um capital político impressionante, que deverá ser fundamental para as eleições de 2018, principalmente se decidir disputar o Governo do Estado. 

Com informações, Jornal O Povo

Itamar Ribeiro poderá voltar a presidência da CM



O vereador Itamar Ribeiro que foi eleito para mais um mandato na Câmara de Sobral, tem seu nome sempre lembrado para voltar a presidir aquele parlamento municipal. Itamar diz que não quer, mas se for uma decisão do prefeito Ivo Gomes, que é de seu partido, (PDT), vai cumprir. Caso aconteça a indicação do vereador Itamar, Zezão poderá voltar a ser o primeiro secretário numa cota do PMDB, segundo partido de maior bancada. Neste caso, na avaliação do BLOG WILSON GOMES, sobraria para Carlos do Calisto, uma primeira vice-presidência. Cleiton Prado que deverá ter vaga na Mesa Diretora, deverá ser lembrado para a segunda secretaria.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...