sábado, 13 de abril de 2013

FESTA: Jaibaras ganha uma nova praça pública


O prefeito de Sobral Veveu Arruda, entrega a comunidade do distrito de Jaibaras, a Praça José Maria Felix. O equipamento de lazer e entretenimento é uma antiga reivindicação da população. O ex-vereador José Maria Félix (in-memoriam) foi um dos que mais lutou para que a praça fosse construída em frente a Igreja de Santa Teresinha. 

A inauguração da Praça José Maria Felix está marcada para às 19h, e deverá contar com a presença do prefeito Veveu Arruda, vice-prefeito, Carlos Hilton, secretários municipais, vereadores, moradores da região, imprensa, entre outras autoridades. 

ÚLTIMA: Agência do BB de Jijoca é assaltada

O Banco do Brasil da cidade de jijoca de Jericoacoara, foi alvo de assalto na manhã deste sábado, 13. A polícia está no local, colhendo detalhes de como o fato aconteceu. A perícia da Regional de Sobral foi acionada e se desloca nesta manhã para aquela cidade. O Blog Wilson Gomes, aguarda informações detalhadas sobre o ataque a mais uma agência bancária no interior do Estado do Ceará.

ATUALIZANDO (9H30) - O assalto ao BB de Jijoca de Jericoacoara aconteceu por volta das 2h10 da manhã deste sábado. Segundo a PM local os ladrões conseguiram levar uma certa quantia em dinheiro. O banco não possui sistema de vigilância, o que dificultará a Polícia reconhecer os suspeitos pelas imagens das câmeras. A polícia das cidades de Camocim, Granja e Cruz realizaram uma busca na área e na CE-85 entre as cidades de Jijoca de Jericoacoara e Granja localizou, às 7 horas, o veículo utilizado pelos assaltantes. Dentro do carro foram encontrados revólveres e um fuzil.

O Comando de Policiamento do Interior (CPI) como também a Polícia Militar informaram que seis homens participaram da operação.


As tirinhas da imprensa sobralense

1- Vem ai mais mudanças no rádio de Sobral. As mudanças deverão começar logo pela manhã de segunda-feira na Rádio Tupinambá AM.

2- E por falar em Rádio Tupinambá, Márcia Cunha estreia "Programa Cultura em Sintonia". Neste sábado, 13, a partir das 16h.

3- Quem também estreia um novo programa é o repórter Pedro Brito. deixa a Rádio Caiçara e vai para a Rádio Pioneira. Será segunda-feira, a noite.

REUNIÃO: Associados da Servpeças de Sobral traça planos para viagem


Os associados da Rede Servpeças Sobral, estiveram participando de mais uma reunião de negócios. O assunto discutido, como tema central, a viagem que parte dos associados fará ao Estado de São Paulo, onde participarão de uma grande feira internacional - AUTOMEC. 

A AUTOMEC é o maior centro gerador de negócios no setor de reposição da América Latina, promovida há mais de 18 anos em São Paulo, Lá acontece a  promoção e a exposição de lançamentos globais para mais de 66 mil profissionais interessados em conferir os grandes lançamentos no setor de Peças e Sistemas, Reparação e Manutenção, TI e Gestão e Acessórios e Tuning.

Durante o encontro realizado na noite de sexta-feira, 12, em um restaurante da cidade, serviu também para traçar planos sobre a Norte Peças, que acontece em maio no centro de Convenções de Sobral.

Os internautas que se interessam por este tema do setor automotivo terão oportunidades de acompanhar toda movimentação dos visitantes sobralenses, através de notícias que serão veiculadas nas redes sociais e nos blogs e sites da região Norte do estado.

VIOLÊNCIA: Diversos disparos de arma de fogo e uma morte no Jaibaras

E a violência anda solta em Sobral. Depois do registro de uma lesão corporal de natureza grave no bairro Padre Palhano, na noite de sexta-feira, 12, a PM registrou um crime de morte no distrito Jaibaras, no final da noite de sexta-feira. Segundo informações o crime teria acontecido nas imediações do Segredo Bar. O autor do crime teria sido o irmão que matou o próprio irmão com uma punhalada. O acusado é conhecido por Francisco Ivanildo. A vítima, Francisco Iranildo Alves, 26 anos.

Noutro ponto da cidade, bairro Paraíso das Flores uma tentativa de lesão corporal a bala, na mesma noite. O caso foi registrado quando dois homens já identificados pela polícia teriam tentado contra um morador do bairro. A vítima não foi atingida e os elementos fugiram em uma motocicleta. 

De acordo com testemunhas os acusados residem no bairro Sinhá Saboia. Também na noite de sexta-feira, por volta das 23h30, um outro crime de lesão corporal a bala foi registrado pela PM. O caso teria acontecido na rua Guarani, bairro Alto Novo. A vítima foi levada por populares para Santa Casa de Sobral.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pacujá e Graça ganham postos avançados da Ematerce

 O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, inaugura nesta segunda-feira (15) dois postos avançados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), nos municípios de Graça e Pacujá.

A ação visa ampliar a prestação dos serviços de assistência técnica aos agricultores familiares e promover o acesso dos trabalhadores às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo. Os recursos são oriundos do Pacto Federativo firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Estado, através da SDA.

O projeto disponibilizou para os escritórios de Pacujá e Graça carros, computadores, mobílias com estações de trabalho, cadeiras e contratações dos técnicos.

As prefeituras disponibilizaram o espaço físico com suporte de linha telefônica, internet, pagamento de energia e água e contratação dos profissionais de serviços gerais e vigilantes. A inauguração das novas unidades fortalecerá o apoio da Ematerce aos agricultores de Pacujá e Graça e dos municípios vizinhos.

Em 2012 também foram inaugurados 50 novos escritórios da Ematerce, em parceria com as Prefeituras Municipais e o Governo Federal. Já existem 146 escritórios da Ematerce no interior cearense, e, em 2013, outros 36 serão inaugurados.

O secretário Nelson Martins destaca que 196 mil agricultores familiares estão sendo atendidos pela Ematerce com a assistência técnica e a extensão rural. “A tendência é que este número aumente, já que vamos contratar mais 196 profissionais para prestar assistência técnica em todo o Ceará”, afirmou.

Serviço:
Inauguração do Posto Avançado da Ematece de Pacujá
Dia 15 de abril, às 14 horas
Rua Maria Rodrigues Nepomuceno, 274 – Pacujá – Ceará
Inauguração do Posto Avançado da Ematece de Graça
Dia 15 de abril, às 16 horas
Av. Raimundo da Cunha Brito, s/n – Centro – Graça – Ceará

RISCO DE MORTE: Homem alvejado a bala do Bairro Padre Palhano em Sobral

A Polícia Militar de Sobral registrou um crime de lesão corporal grave no final da tarde desta sexta-feira, 12, por volta das 17h. De acordo com as primeiras informações, repassadas ao Blog Wilson Gomes, o homem ainda de identidade desconhecida teria sido atingido com dois tiros a queima-roupa, um na cabeça e outro na boca, e corre risco de morte, sendo levado às pressas para a Unidade de Tratamento Intensivo (U.T.I.) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A PM já identificou os autores e segundo as informações, seriam pai e filho que teriam efetuado os disparos que atingiram a vítima. O Pai já responde por homicídio e estaria morando em Fortaleza. o crime aconteceu nas imediações do bairro Padre Palhano. Os acusados fugiram em direção ao Parque Mucambinho. A PM efetuou a prisão de um dos elementos e agora tenta prender o segundo acusado. A arma utilizada no crime ainda não foi encontrada. segundo informações de familiares o segundo acusado seria menor de 16 anos, e prontificou-se apresentar espontaneamente.

ATUALIZANDO: 18h40 - O adolescente acusado do crime, já foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil.

Prefeito Veveu e Secretária da STDE visitam fábrica da TAC Motors


O Prefeito Veveu Arruda, juntamente com a Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Daniela Costa e o Chefe do Gabinete da Prefeitura, Luciano Arruda visitaram, nesta quinta-feira (11), a fábrica de veículos TAC Motors.
 

A visita foi acompanhada pelo Diretor Comercial da TAC Motors, Geraldo Cascaes, que apresentou a linha de montagem dos veículos. A TAC Motors, está localizada no Distrito Industrial, e gera atualmente 125 postos de trabalho. 

A fábrica já produziu o primeiro lote de veículos utilitários 4x4 Stark, com 11 unidades, que sairão de Sobral nessa sexta-feira (12), para abastecer os mercados dos estados de Goiânia e Salvador. O carro com um design moderno e linhas arredondadas, chega pronto para encarar o mercado Off Road, mas também é ideal para o mercado urbano.

A TAC Motors é uma das empresas do ramo Metal Mecânico a instalar-se em Sobral, pelo Programa de Desenvolvimento Econômico do Município (PRODECON), criado pela Prefeitura para fortalecer a economia e gerar mais emprego e renda em Sobral.

CURTAS: Prefeito é condenado e vereador compra máquina

 O prefeito de Santana do Acaraú, Heldinha Arcanjo foi condenado pela Justiça, por improbidade administrativa. Mas nada mexe com seu atual mandado, Chefe do Executivo daquele Município. As denúncias e a condenação estão relacionado a processo quando o mesmo exercia a função de secretário de saúde. Caso seja mantida a decisão, Heldinha Arcanjo não terá o direito de tentar uma reeleição.
 x - x - x

Em Sobral, o vereador Chico Jóia, comprou uma máquina de cortar grama, para auxiliar a Prefeitura, no trabalho de limpeza das ruas. Como demonstração do novo equipamento o vereador mandou aparar o mato que crescia no meio fio das ruas próximas onde reside, imediações do estádio do Junco. Chico Jóia, está disponibilizando o equipamento a quem necessitar para aparar a grama.

NOVIDADE: Marco Prado não está mais com Tasso Jereissati

(Armando Costa) O ex-vereador Marco Prado está deixando o PSDB. Mesmo com baixo desempenho na última eleição para prefeito em Sobral, o filho do saudoso Zé Prado disse ao Sobral de Prima e ao companheiro Wilson Gomes, na manhã de hoje (12) quando visitava a Câmara de Sobral, que não deixará a política. Marco Prado pediu desfiliação do PSDB, nesta sexta-feira (12). O político promete que estará participando do pleito eleitoral de 2014, porém, ainda não revela se será candidato a deputado estadual ou federal.
Em tempo I: Político que nunca esteve em partido pequeno, o ex-vereador Marco Prado deve ir para o PMDB.
Em tempo II: Os irmãos de Marco Prado, Zé Ricardo e José Inácio continuam com o comando do DEM e PR, respectivamente.

Prestadoras de telefonia móvel fecham contratos para a cobertura dos estádios da Copa das Confederações


As prestadoras de serviços de telefonia móvel fecharam com a administração dos seis estádios que receberão os jogos da Copa das Confederações os contratos para a cobertura indoor dos sinais móveis, inclusive com as redes de quarta geração (4G). As negociações, que se iniciaram em meados do ano passado, foram concluídas na sexta-feira passada, com o acordo firmado com o Mineirão, em Belo Horizonte.

Também foram fechados anteriormente os contratos com os administradores dos estádios em Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. As prestadoras, agora, estão trabalhando para a instalação da infraestrutura – entre as mais modernas do mundo – que permitirá que o sinal da telefonia móvel e da internet de alta velocidade esteja disponível para os torcedores nesses seis estádios.

Os equipamentos das prestadoras ficarão instalados em uma sala de aproximadamente 200 metros quadrados, no subsolo dos estádios, por exemplo, e dali partirá uma rede compartilhada de fibra óptica que atenderá aos clientes de cinco prestadoras de serviços de telefonia móvel. Faz parte ainda do projeto de infraestrutura a instalação de antenas em pontos estratégicos do estádio, permitindo uma cobertura total do ambiente.

A estrutura indoor, que não consta das obrigações do leilão de 4G, dará mais robustez ao sinal, já que a comunicação no campo e nas arquibancadas não dependerá das antenas instaladas nas proximidades dos estádios, como ocorre atualmente. Essa infraestrutura atenderá não só aos celulares que estiverem funcionando com a nova tecnologia 4G, mas também aos celulares 3G e de 2,5G.

Todo esse esforço está sendo possível com a colaboração dos administradores dos estádios que entenderam a importância da estrutura indoor para oferecer ao público um serviço de qualidade e cobertura adequada de sinais.

R$ 30 MIL: Compraram o terreno da Aravestruz de Patos

O terreno doado pela Prefeitura de sobral para a instalação de um frigorífico na região de Patos, zona rural do Município, foi vendido ao preço de R$ 30 mil. O terreno pertencia a Aravestruz Nordeste S/A e estava sob a custódia de trabalhadores e acionistas, que trabalharam naquela empresa falida. O lance inicial (avaliação) de R$ 60 mil, mas foi vendido pela metade do preço. A área do terreno é de 79,20 metros de frente com 26,40 metros de fundos.

FINAL 2: Prazo prorrogado para o dia 22

Foi prorrogado para o dia 22 de abril próximo o prazo de vencimento do licenciamento de 2013 de veículo com placas de final 2. O prazo venceria na quarta-feira (10). Portaria 358/2013 do Superintendente do Detran, Igor Ponte, estabelece a prorrogação. Dessa forma, o proprietário de veículo terá tempo suficiente para quitar o boleto, junto com o boleto do seguro DPVAT, entregue pelos Correios em sua residência.

CONTAMINADA: Alunos estariam bebendo água com tapurus em Forquilha

O Secretário de Educação e o Prefeito de Forquilha, vão ter que dar uma explicação sobre uma denúncia que foi parar nas redes sociais, sobre crianças e adolescentes, estudantes da escola da rede pública de ensino, matriculado na Escola São Lourenço, que teriam passado mal ao tomarem água no bebedouro da escola. de acordo com o que está sendo divulgado, os alunos começaram a vomitar sangue e sentir fortes dores de cabeça. Os alunos que estavam com mal estar foram orientados pela direção da escola a ir para casa. Ao tentar descobrir o que estava acontecendo, veio a notícia de que dentro do bebedouro da escola tinha um sapo-cururu morto, e que a água estaria bastante infectada, com vermes e outros tipos de larvas.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

PREFEITURA DE SOBRAL ESCLARECE:


SECRETÁRIO DETIDO: Secretário do município de Santa Quitéria estava armado

Foi detido no final da tarde desta quinta-feira, o secretário de Segurança Pública da cidade de Santa Quitéria, Raimundo Nascimento. O motivo da detenção, porte ilegal de arma. Segundo informações repassada ao Blog Wilson Gomes, Nascimento é cabo reformado da PM do Ceará, e foi abordado quando cruzava por uma blitz montada pela própria Polícia Militar, e após ser flagrado com uma arma de fogo, foi conduzido a Unidade Policial Militar. O policial reformado será transferido para o Batalhão de Canindé. A abordagem aconteceu por volta das 17h. A polícia investiga a documentação apresentada pelo policial, para ocupar o cargo de secretário da cidade.

DOU-LHE, 1, 2, E 3...: Compraram ou não o que resta do Guarany?

As Faculdades Intas comprou na forma de um leilão o terreno onde está construído a sede do Guarany. O arremate custou ao comprador uma quantia de R$ 170 mil. Ao tomar conhecimento da negociação a Prefeitura detentora do prédio e do terreno, se manifestou e promete tornar nulo a venda do imóvel. 

O terreno em negociação foi adquirido pela prefeitura em 2010, após ela própria assumir uma dívida que o clube tinha com o INSS. Um estudo para instalação de um de Centro de Saúde da Família, foi feito recentemente, e que deverá desapropriar parte do imóvel, área ociosa.

VACILARAM: Câmara convoca secretário que não é secretário



(Armando Costa) - Os vereadores de Sobral estão precisando se informar melhor e acompanhar pelo menos o Impresso Oficial do Município (IOM). No início dessa semana, os vereadores convocaram o Secretário de Saúde, que teoricamente é secretário, mas legalmente não é o titular da Pasta. O pior que a convocatória partiu da líder do prefeito, vereadora Cristiane Coelho (PT) que mais que todos os edis deveriam ter o conhecimento real sobre a administração. 

Os vereadores sem saber que o médico Olivan Queiroz não está nomeado, dedicaram quase toda a sessão de segunda-feira (08) discutindo com o quem efetivamente não é Secretário. Para comprovar a informação, clique no mais recente Impresso Oficial do Município (IOM - Ano XVI - Nº 428, terça-feira, 09 de abril de 2013),  e observe o quadro de Secretários Municipais, lá aparece não aparece o nome do secretário de Saúde.

DINHEIRO: Campanha pede ajuda para Santa Casa de Sobral

Os sobralenses e a população da região Norte do Estado do Ceará, estão sendo surpreendidos com uma ligação telefônica, da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A primeira pergunta que a telefonista faz a quem atende o telefone e se já foi atendido ou se teve alguém que passou pelo setor hospitalar daquela unidade. A enquete tem como objetivo, conscientizar o atendente a contribuir com a Santa Casa, não de forma voluntária como está na prática e sim de maneira solidária. O valor não é revelado enquanto a negociação é feita. A cobrança de forma "simbólica" deve ser feita através da conta de luz. Durante a entrevista a telefonista desclassifica o atendimento do SUS, alegando que a fila de espera é grande e não anda, e a contribuição levará o cliente até um atendimento diferenciado.

O serviço que a Santa Casa de Sobral busca junto a população da região Norte, perde o descrédito por não está sendo oferecido diretamente pela Diocese do Município, que é mantenedora desta unidade hospitalar, nem pela direção da Santa Casa, que deveria ter feito uma campanha anunciado e divulgando a proposta. O serviço parece ser oferecido por uma empresa terceirizada.

PRESO: Cachorrão está preso na DRPC de Sobral

A Polícia Militar de Sobral, efetuou na manhã desta quinta-feira, 11, o elemento acusado de tentativa de estupro, na tarde do dia anterior nesta cidade. José Wagner de Mesquita, mais conhecido "Cachorrão", foi preso em flagrante após a PM montar uma campana em diversos locais visitado pelo elemento. José Wagner que já responde por vários crimes, entre eles roubos e furtos, está recolhido ao xadrez da Delegacia de Polícia Civil e apos prestar depoimento será encaminhado ao presídio onde aguardará pronunciamento de Justiça. 

José Wagner, está sendo acusado de ter invadido um prédio de apartamento residencial que fica no centro da cidade e armado de faca, teria tentado praticar e assalto e violentar sexualmente a vítima, uma jovem senhora. Após a prática dos crimes, Cachorrão teria fugido na garupa de uma mototáxi e acabou ficando foragido até a manhã desta quinta-feira, quando foi encontrado e preso.

A LUTA: Guarany busca vaga no quadrangular

Após enfrentar o Horizonte, o Guarany de Sobral continua na luta para chegar ao quadrangular decisivo, do Campeonato Cearense 2013. O Cacique do Vale terá pela frente o Ferroviário, dia 16, às 20h, no estádio Arena Castelão. No domingo, dia 21, às 16h, enfrenta no estádio do Junco, o Fortaleza. Depois vai a Juazeiro do Norte, enfrentar o Icasa, na quarta-feira, dia 24, 20h15, no estádio Romeirão. E encerra sua participação enfrentando o Ceará, no estádio do Junco, dia 28, às 16h.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Desfecho da MP dos Portos afeta chances de Cristino no CE

A queda de braço entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o ministro da Secretaria dos Portos (SEP), Leônidas Cristino - ambos do PSB - vai além do impasse relativo ao futuro do Porto de Suape, no litoral sul pernambucano, depois da aprovação de nova legislação para o setor. É parte de uma celeuma partidária que envolve a possível candidatura de Campos à Presidência da República em 2014 e cuja definição será decisiva na sucessão do governador Cid Gomes (PSB) no Ceará.

O grupo político dos irmãos Ciro e Cid Gomes, avalistas da indicação de Cristino para a SEP, está indignado com a movimentação de Campos contra a Medida Provisória 595, que trata das novas regras de concessão portuária no país. Pelas novas regras estabelecidas na MP, Estados e municípios hoje gestores de terminais portuários perderão parte de sua autonomia.

Em que pese compreenderem que o governador pernambucano briga pelos interesses de seu Estado ao pedir que Suape fique fora do novo marco regulatório, os cearenses avaliam que Campos "esticou a corda" publicamente para contemplar suas aspirações políticas.

A discussão deu a Campos, argumentam, uma vitrine nacional para se contrapor à presidente Dilma Rousseff, sem no entanto precisar romper com o governo agora. Desde que o Executivo enviou ao Congresso a MP dos Portos, em dezembro, o governador de Pernambuco é presença constante no noticiário e tem buscado aproximação com políticos ligados à pauta trabalhista, como o deputado Paulinho da Força (PDT-SP), contrários a vários pontos da medida.

O problema é que Cristino, correligionário de Campos, é um dos principais formuladores da MP, cuja aprovação é vista como fundamental para que ele se coloque como candidato viável à sucessão de Cid no Ceará.

Além disso, uma candidatura de Campos ao Planalto por si só embola o xadrez da sucessão cearense. Como o PSB local teria de apoiá-lo, o PT buscaria outro palanque para a presidente Dilma, que deve se lançar à reeleição. Nesse cenário, o senador Eunício Oliveira (PMDB), hoje aliado do PSB do Ceará, poderia romper para ser candidato ao governo e angariar o apoio petista, em uma chapa forte o bastante para atrapalhar os planos do bem avaliado Cid de fazer seu sucessor.

"Leônidas Cristino precisa decidir: ele é Eduardo ou Dilma?", indaga sem rodeios o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), defensor de primeira hora da candidatura de Eduardo Campos. Ele nega que o governador de Pernambuco alimente a discussão com vistas a lucrar politicamente, mas garante que ele e a bancada pernambucana irão às últimas consequências tirar Suape da MP. "A questão do porto está acima de qualquer candidatura, inclusive de Cristino. Querem privatizar os portos de maneira criminosa e vamos lutar no Congresso até o fim", diz o deputado.

A mudança nas regras de concessão não afetam o Ceará de Cristino e Cid, já que o terminal portuário do Pecém está fora do alcance da MP. Em dezembro de 1995, por meio de decreto da Assembleia Legislativa do Ceará sancionada pelo então governador Tasso Jereissati (PSDB), foi criada uma empresa de economia mista que recebeu a concessão para a exploração portuária, funcionando como um porto privativo.

fonte:Vaor Econômico/Vandson Lima | De São Paulo

SITUAÇÃO: candidatos de Meruoca aguardam julgamento

Os candidatos que estão na disputa nas eleições suplementares de Meruoca, ainda aguardam julgamento. George Luiz Bernardo Martins - que na urna aparece com o nome Jorge, é técnico em edificações, está na disputa pelo Partido Humanista da Solidariedade -  PHS - (31). Declarou como bens uma casa residencial no valor de R$ 40 mil e veículos que somando os bens automotores chegam ao valor de R$ 14 mil. Jorge pretende gastar ao em torno de R$ 80 mil.

O outro candidato é o comerciante Manuel Costa Gomes, conhecido como Aristides. Filiado ao PT, declarou os bens que somam um valor de R$ 308 mil. Os gastos de campanha gira em torno de R$ 150 mil.

VIOLÊNCIA: Polícia apura possível crime de estupro em Sobral

A Polícia de Sobral está a procura de um elemento conhecido por "Cachorrão", que segundo informações preliminares teria praticado um crime de estupro, nesta quarta-feira. A vítima segundo informações, que mora sozinha, teve o apartamento invadido pelo acusado e praticado ato sexual. Segundo informações de testemunhas, o acusado teria deixado o local na garupa de um mototaxi e fugido sem deixar pistas para onde seguiria. Os policias do Ronda do Quarteirão estão mobilizados para tentar prender o acusado. 

A mulher supostamente violenta sexualmente, já foi orientada a comparecer a DRPC e prestar informações mais detalhadas sobre o caso. O Blog Wilson Gomes, está aguardando informações sobre o caso.


ELOGIOS: Veveu Arruda elogia campanha da Auto Escola Bom Jesus

(Armando Costa) - Quando uma atitude é nobre e traz consigo a pretensão tão somente de ajudar, a mesma não necessariamente deve partir do Poder Público, e sempre será reconhecida. Lançada pela AUTO ESCOLA BOM JESUS, dias atrás, a Campanha “RESPEITE A FAIXA DE PEDESTRE, RESPEITE A VIDA!”, foi referendada na segunda-feira (08) pelo prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT) quando tratava sobre educação no trânsito, na coletiva a imprensa. Segundo o prefeito Veveu Arruda (PT) além dos órgãos fiscalizadores, o povo e as instituições devem se mobilizar como é o caso da AUTO ESCOLA. Boas práticas que devem ser seguidas!!

JUVENTUDE: PP fará encontro em Sobral no mês de maio



O Partido Progressista - PP estará realizando em Sobral sua primeira Convenção da Juventude Progressista. O evento está marcado para acontecer no Auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral, no dia 25 de maio, no horário das 7h às 13h.

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- O Chefe de Gabinete Luciano Arruda, muito a vontade na noite de terça-feira, em um dos restaurante da cidade. Estava ao lado de vários amigos, entre eles Daniela Ribeiro e Gerardo Neto.

2- O radialista e advogado Simon Nobre foi surpreendido com uma festinha, organizada pelos seus amigos para comemorar a passagem de seus natalício.

3- E a Rádio Regional de Sobral, continua de mal a pior. Depois de uma semana no ar, eis que no apagar das luzes saiu novamente do dial.

FIQUE DE OLHO: O que diz o Regimento da CM de Sobral


Criou-se um constrangimento entre a vereadora do PV Francisca Ribeiro (Fransquinha do Torto) e os convidados a sessão especial da segunda-feira, dia 8, em que se tratava de saúde pública, quando no meio da discussão a vereadora pediu para debater e indagar ao secretário de saúde, sobre o não funcionamento de alguns equipamentos de saúde e sobre o atendimento a população sobralense. Como a vereadora não havia colocado seu nome na lista daqueles que iriam falar o presidente Itamar Ribeiro, ignorou o pedido da vereadora que pela ordem insistia em fazer parte do debate. Como o direito de se pronunciar naquela sessão, não foi aceito a vereadora em forma de protesto deixou o Plenário 5 de Julho. 

Entenda o que diz  Regimento Interno da Câmara dos Vereadores do Município quando explica sobre os debates e apartes :

Art. 92 - O Vereador só poderá fazer uso da palavra depois de pedido ao Presidente da Mesa e concedida na forma deste regimento.
Parágrafo único - O Vereador pedirá a palavra:
a) - Pela ordem para discutir: quando uma matéria estiver em discussão;
b) - Para questão de ordem: quando for questionada a aplicação deste regimento;
c) - Para um aparte: quando, concedido pelo orador, necessitar acrescentar alguma outra informação ou manifestar concordância ou discordância do orador.
Art. 93 - Fica facultado aos vereadores falarem em pé ou sentados, com exceção do Presidente no uso de seu cargo ou para explicações pessoais, que deverá ficar sentado, devendo os debates serem mantidos com respeito, observando-se a ética parlamentar.
Parágrafo único - O Presidente poderá cassar a palavra do orador quando desobedecer ao disposto neste artigo.
Art. 94 - Não poderá ser aparteado o Presidente quando falando em função de seu cargo.
Art. 95 - Os apartes serão restrito à matéria em debate.
Art. 96 - Quando em aparte, o Vereador poderá falará de pé, em seu local dentro do Plenário.

As tirinhas da Câmara de Sobral

1- O vereador Fredim do jaibaras, que esteve na tribuna da CM na terça-feira, vai em busca de regularizar o ônibus doado a uma associação para transporte gratuito de trabalhadores.

2- Carlos Calisto, apresentou requerimento que solicita a criação de uma sessão eleitoral na localidade IDEC, distrito de Jaibaras.

3- Gegê Romão, vereador do PRB, solicitou através de indicação na CM, saneamento básico na Rua Massapê, situada no loteamento Brisa da Serra.


EM CAMPO: Guarany volta a campo nesta quarta-feira

O Guarany de Sobral volta a campo na noite desta quarta-feira, para enfrentar o Horizonte. o jogo começa às 22h e será transmitido pela TV Diário para todo o Estado. Depois do polêmico jogo contra o Guarani de Juazeiro, em que foi encerrado aos 43 minutos do segundo depois de protesto contra a marcação de uma penalidade máxima, o Guarany busca mais uma vitória, numa partida chamada de "seis pontos". O jogo acontece no estádio do jungo e terá a arbitragem de Edson Galvão, com assistência de Arnaldo Souza e Marcos Xavier.

VERBA: Comunidade de São Francisco vai ganhar quadra esportiva

O vereador Rogério Arruda (PP), de Sobral, recebeu através de uma emenda parlamentar do deputado federal Padre Zé Linhares, verba no valor de R$ 300 mil, oriunda do orçamento Geral da União. O dinheiro já tem destino certo, a construção de uma quadra esportiva para a localidade de Sítio São Francisco. Rogério Arruda, deverá se reunir com a Secretaria de Esporte e Juventude do Município para comunicar da verba e traçar planos para a elaboração de um projeto, para que em breve aquela comunidade seja beneficiada com este equipamento esportivo.

terça-feira, 9 de abril de 2013

PRESTAÇÃO: Veveu fala sobre a visita aos países europeus


O prefeito Veveu Arruda foi muito paliativo, nas suas afirmações sobre a vinda de novas empresas para o município de Sobral. O prefeito Veveu que concedeu coletiva a imprensa sobralense detalhou sobre a sua ida aos países europeus e a visita a grandes empresas daquele continente. Mas deixou claro que apesar de está voltado para uma política de geração de emprego e renda, como principal prioridade no seu governo, não assegurou que as visitas, garantirão a instalações dessas empresas em solo sobralenses. “A nossa missão internacional em busca de novos empreendimentos nos levou a visitar as seguintes empresas: Galtrailler Indústria e comercio Ltda, Flexpiso Placas e Filerbloks, Grupo FTP Metal Mecânica e Isofoton", disse Veveu, que acredita que com a instalação desta empresas, Sobral passará o ofertar mais de 700 empregos diretos.

Dentre outros assuntos, Veveu Aruda voltou a falar sobre a implantação do Porto Seco, projeto ainda em fase de instalação do seu primeiro, governo; do trânsito caótico de Sobral e sobre as declarações do deputado federal Eudes Xavier, contra o governador Cid Gomes.

Sobral já viveu expectativa semelhante ao momento como este, quando foram anunciadas no governo do então prefeito Leônidas Cristino, entre outras industrias a implantação de uma fábrica de tinta para a Serra do Jordão, uma fábrica de extrativo de pimenta malagueta para o distrito de Jaibaras, uma fábrica de vinho para o Bonfim, e a mais festejada – um frigorífico para abate de aves de grandes portes, como avestruz na região de Patos.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

SÚMULA: Veja o que relatou o árbitro do jogo Guarany x Guarani


PUNIÇÃO: FCF divulga resultado após o jogo em Juazeiro do Norte



Fac-smile (Wilson Gomes)


A Federação Cearense de Futebol (FCF) publicou em sua portaria na tarde desta segunda-feira (8) a punição contra o Guarani de Juazeiro devido a uma confusão generalizada na partida do último domingo diante o Guarany de Sobral.
Mauro Carmélio afirmou que o Guarani de Juazeiro será punido, pela invasão de campo de dirigentes rubro-negros, torcedores, agressão a um bandeira e por não ter dado condições para o término da partida.

BALANÇO: Prefeito Veveu Arruda reúne a imprensa

O prefeito Veveu Arruda deverá ter um encontro com a imprensa às 18h, desta segunda-feira, onde na oportunidade deverá fazer um balanço da visita de 10 dias que fez ao Continente Europeu. O encontro com os profissionais da imprensa deverá acontecer no quinto andar do Paço Municipal, onde funciona o Gabinete do Chefe do Executivo Sobralense.

NOVIDADE: Melhorias na sinalização de trânsito em Sobral

Para melhorar o tráfego nas vias, a Prefeitura de Sobral, iniciou a instalação de setas com luzes verdes em cruzamento de maior fluxo.
O sistema já foi implantado no cruzamento das avenidas do Contorno com Deputado João Frederico Gomes. 
Com esse novo sistema de sinalização há uma conversão à direita programada para aqueles que trafega no sentido Centro/Massapê.


E O JOGO: O que diz o regulamento da FCF

Art. 16 - Uma partida poderá ser adiada pela Diretoria de Competições da FCF, excepcionalmente e  por motivo de força maior, desde que o faça com a antecedência mínima de 03 (três) horas, dando-se imediata ciência aos representantes das Entidades de Prática disputantes e a arbitragem. 

Art. 17 – Exceto o previsto no artigo anterior, uma partida somente poderá ser adiada, interrompida, suspensa ou encerrada por decisão do árbitro, devidamente justificada em seu relatório por um dos seguintes motivos:

a) Falta de garantia; 
b) Conflitos ou distúrbios graves, no campo ou no estádio; 
c) Mau estado do gramado, que torne a partida impraticável e perigosa; 
d) Ocorrência extraordinária, não provocada pelas Entidades de Prática, e que represente uma situação de comoção incompatível com a realização ou continuidade da partida;


§ 2º - Quando uma partida for suspensa pelos motivos previstos nas letras "a", "b" e “e”
deste artigo, assim se procederá, após julgamento do processo correspondente, pela Justiça Desportiva:


I. Se a interrupção, nas hipóteses das letras "a", "b" e “e” se der por culpa de uma 
das Entidades de Prática, ela será considerada perdedora pela contagem de 3 a 0 (três a zero), na hipótese de empate ou de estar vencendo a partida; 

II. O resultado do marcador será mantido caso a Entidade de Prática culpada esteja 
perdendo, desde que seja maior ou igual a 3 a 0 (três a zero). Caso o resultado seja 
menor será considerado 3 a 0 (três a zero); 


V. O árbitro poderá, a seu critério, suspender a partida mesmo que o chefe do 
policiamento ou afim ofereça garantias, nas situações previstas nas letras "a", "b" e 
“e” deste artigo 29.


Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...