sábado, 17 de setembro de 2016

Domingo tem sorteio do Totolec Interior

Aqui tem sorte! Tem muita sorte pra você no Totolec Interior! Vá correndo comprar o seu! Porque tem 60 mil reais só no primeiro prêmio. E mais 5 mil reais no segundo, 5 mil no Giro da Sorte e mais 10 prêmios de mil reais na Rodada da Sorte. Baratinho pra sua sorte, apenas 5 reais! Totolec Interior.
Com ele você tem mais chances de ganhar!

Sobral vai realizar passeata "Fora Temer" neste sábado

O ex-ministro da integração Ciro Gomes comandará ao lado do ex-governador Cid Gomes, o movimento "Fora Temer", em Sobral. O movimento está marcado para manhã deste sábado e deverá percorrer várias ruas do Centro da cidade. Quem também deverá marcar presença no evento é o prefeito Veveu Arruda.

Sobral Gráfica vai ser homenageado pelo Centro Cultural Dom José

Dando prosseguimento ao Setembro Dom José, o Centro Cultural irá homenagear no Beco do Cotovelo a empresa Sobral Gráfica com o diploma Mérito Cultural 30 anos do Centro Cultural Dom José. A solenidade vai acontecer no Café Jaibaras, às 10h. Na semana passada quem foi homenageado foi o poeta César Barreto.

Governador de São Paulo cria Delegacia de Protenção Animal

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou no início deste mês de setembro, lei que cria a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), que vai atender denúncias de maus-tratos e outras ocorrências envolvendo animais. O acesso à DEPA será feito por meio de atalhos nos portais eletrônicos da Polícia Civil e da Polícia Militar de SP.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Pesquisa de Sobral: Eleitores de Dr. Guimarães migram para Ivo Gomes

A segunda rodada de pesquisa IBOPE para o município de Sobral, dar uma virada de mesa e coloca na frente o candidato do PDT Ivo Gomes com 40%. O candidato do PMDB Moses principal adversário dos Ferreira Gomes cresceu um ponto e agora soma 37%, enquanto que Dr. Guimarães mergulha mais ainda e desce de 15% para 11%. O eleitorado do candidato do PSDB ajuda na campanha de Ivo Gomes e poderá levá-lo a vitória. A pesquisa de intenção de votos para Sobral, foi encomendada pela TV Verdes Mares e Diário do Nordeste, e aponta que o candidato do PSol tem 1%. Na pesquisa anterior realizada pelo IBOPE, Moses tinha 36%, Ivo 33% e Dr. Guimarães 15%. Considerando a margem de erro os dois principais candidatos Ivo e Moses estão empatados tecnicamente.

Sobral Cidade das Artes realiza primeira vivência do Trajetos de Criação

Dentro das atividades de formação do Projeto Sobral Cidade das Artes, nesta sexta-feira, dia 16, começará a primeira vivência do Trajetos de Criação. O Teatro Máquina e o Grupo Bagaceira de Teatro irão desenvolver, durante os meses de setembro a dezembro, um trabalho de pesquisa e criação, ações formativas, encontros e trocas com grupos e artistas de todo o Vale do Acaraú. A vivência desta sexta-feira é com o Grupo Bagaceira de Teatro e será realizada das 19h às 21h e se estenderá pelos dias 18 e 19, na Ecoa, em Sobral.

Todos os interessados podem participar dessa atividade de formação. Grupos de teatro, artistas, estudantes e a população em geral estão convidados para vivenciar esse momento importante de troca e fortalecimento da cultura. É o Cidade das Artes animando a cultura local, com um tripé de formação, criação e difusão de arte em toda a região! Idealizado em parceira com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Trajetos de Criação é uma proposta de intercâmbio, experimentação e criação. A segunda vivência será com o Teatro Máquina e acontecerá de 29 de setembro a 01 de outubro.

Seguem as datas:

Vivência com Grupo Bagaceira:
Dias 16/09 a 18/09 - Local: Ecoa
16.09 – 19h às 21h
17.09 – 9h às 13h e 16h às 20h
18.09 – 9h às 13h

Vivência com o Teatro Máquina:
Dias 29/09 a 01/10 - Local: Ecoa
29.09 – 19h às 21h
30.09 – 9h às 13h e 16h às 20h
01.10 - 9h às 13h

Governador Camilo Santana entrega delegacia 24 horas em Crateús

O Governo do Ceará realiza a instalação da Delegacia 24 horas e da unidade do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Crateús, em solenidade às 9 horas desta sexta-feira (16), com a presença do governador Camilo Santana.
A nova unidade do Raio – a 7ª no Interior – vai contar com 37 profissionais e o auxílio de uma viatura e 16 motocicletas. Serão beneficiados os 17 municípios da AIS 14. Já a Delegacia 24 horas recebe 14 novos profissionais. As equipes de trabalho serão divididas nos três turnos para dar cobertura às demandas que chegam na área.
 
Serviço
Inauguração da unidade do BPRaio e Delegacia 24h em Crateús
Local: Rua Coronel Totó, ao lado da Igreja de São Francisco, no Centro de Crateús
Data: 16/09/2016 (sexta-feira)
Hora: 9 horas

Senador custo zero: Eunício dispensa uso de cota parlamentar

O senador Eunício Oliveira (PMDB) figura, segundo dados do Senado Federal, como parlamentar "custo zero" em relação as chamadas cotas para exercício da atividade parlamentar, a qual os senadores têm direito.
As cotas são referentes a gastos com aluguel de imóveis para escritório político; aquisição de material de consumo; locomoção, hospedagem, alimentação, combustível, entre outros. A Casa ressarce o parlamentar pelo gastos no desempenho da função.
Em 2016, Eunício dispensou a verba indenizatória e até agora figura como senador "custo zero", economizando verba pública.

As curtas do Blog Wilson Gomes

1- O comunicador Paulo Roberto, animador oficial dos eventos políticos dos candidatos da situação em Sobral, foi colocado de lado. Quem anima o público agora, é o professor Sávio, que sempre apresenta os eventos competitivos da Prefeitura.

2- A prefeitura de Sobral, está agindo rápido para entregar as obras que até então estavam paradas. Entre as obras que devem pegar ritmo acelerado, antiga praça João Pessoa e delegacia de polícia civil, além de asfalto em diversas ruas.

3- As homenagens ao maior benfeitor de Sobral, continuam. depois da exposição de corbélia de flores no busto Dom José, no sábado terá mais homenagem no Beco do Cotovelo.

Morre o tio do presidente a Assembleia Legislativa

Faleceu as primeiras horas desta sexta feira, o senhor Paulo Airton Albuquerque. O mesmo era tio do Presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque e pai do desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho.


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Luiz Torquato declara apoio a Moses e confirma: é 15

A terça-feira foi de boas surpresas para o candidato Moses Rodrigues. Às vésperas do último dia 15 antes das eleições, Moses recebeu o apoio do ex-presidente do Guarany de Sobral, Luiz Melo Torquato.
A notícia foi anunciada nas redes sociais e festejada durante todo o dia. A chegada de Luiz Torquato, que também responsável por aquecer o corredor político de Sobral, em seu Café no Becco do Cotovelo, reforça o time da renovação de Moses. Luiz Torquato, ao declarar seu apoio ao candidato, disse que Moses é o candidato mais preparado, com as melhores propostas de governo.
Nas últimas semanas, Moses vem recebendo apoio de importantes nomes da cidade. Recentemente, Valderi Arcanjo, da Nova Schin, subiu ao palanque do candidato e afirmou que Moses é a esperança de renovação da cidade.

 

MPF afirma que Lula é o comandante máximo dos crimes de corrupção na Petrobrás

O Ministério Público Federal denunciou nesta quarta-feira (14) o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, a ex-primeira dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e outras cinco pessoas por envolvimento no caso do tríplex do condomínio Solaris, no Guarujá SP).
O Procurador da República e Coordenador da Força Tarefa do Ministério Público Federal na Lava Jato, Deltan Dallagnol, afirmou que o ex-presidente Lula “é o comandante máximo dos crimes de corrupção na Petrobrás”.
“Lula estava no topo da pirâmide do poder. No período em que foi estruturado o esquema criminoso do Petrolão, foi Lula que deu provimento aos altos cargos da administração pública federal”, disse. De acordo com as provas coletadas, as propinas pagas no esquema do “Petrolão” chegaram a R$ 6.2 bilhões de reais, mas, por conta das trocas de favores que todo o esquema envolvia, os prejuízos causados passariam dos 42 bilhões.
O procurador definiu o petrolão como parte de um esquema de governabilidade corrompido: “O método alcançado comprometia os fins… essa é a nossa propinocracia, a democracia da propina que buscar recursos para se perpetuar ilegalmente no poder”, concluiu Dallagno.
Segundo Dallagnol, não restam dúvidas de que “Lula era o grande general que comandou a realização e a prática dos crimes, e que coordenava o funcionamento e, se quisesse, a paralisação”. 

(Com informações, UOL e Folha de S. Paulo).

"Chupeta" em avião que transportava médicos para Sobral

Uma cena inusitada foi flagrada no Aeroporto de Sobral. O avião utilizado para transportes de médicos para o Hospital regional Norte, teve que recarregar sua bateria, com ajuda de uma "chupeta" feita de um taxi para o avião.


Eduardo Cunha se coloca como vítima de "campanha de perseguição" da TV Globo

Na noite de segunda-feira, 12, o plenário da Câmara cassou o mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Após a decisão, o peemedebista conversou com jornalistas e afirmou que foi "vítima de vingança política" e de "campanha de perseguição" da TV Globo. Acusado de mentir à CPI sobre contas no exterior, Cunha foi cassado com 450 votos a favor, 10 contra e nove abstenções.
Eu cometi muitos erros. Eu sou ser humano e já admiti, quando escrevi para os parlamentares, que cometi muitos erros. Eu errei, errei muitas vezes, mas não foram os meus erros que me levaram à cassação. O que está levando à minha cassação é a política. Então, eu fui vítima de uma vingança política perpetrada no meio do processo eleitoral. Estamos vivendo um processo político em que eu, por ter dado curso ao processo de impeachment, virei o troféu para poder fomentar o discurso do golpe”, disse à imprensa. O G1 noticia que Cunha acusou a Globo de ter feito "um ano inteiro de campanha" contra ele.
A decisão do plenário faz com que o político fique oito anos inelegível a partir do fim do mandato. Assim, Cunha não pode disputar eleições até 2026. Outro ponto tem relação ao foro privilegiado, direito de ser processado e julgado somente no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo fez com que o peemedebista perdesse o benefício e os inquéritos e ações que responde na Operação Lava Jato deverão ser enviadas à primeira instância da Justiça Federal.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Sobral é a campanha que mais arrecada no interior

Dois polos políticos disputam acirradamente a Prefeitura de Sobral. De um lado, o grupo dos Ferreira Gomes, no poder desde 1997. De outro, o senador e rival Eunício Oliveira (PMDB), que apoia nome da oposição.

O município já tem a campanha que mais arrecada no Interior. Juntos, os recursos de todos os candidatos chegam a R$ 1,4 milhão.

Mais de 60% da quantia vem da candidatura de Ivo Gomes (PDT), que ganhou aporte de R$ 1 milhão do empresário dono da fábrica de calçados Grendene, Alexandre Grendene.

A assessoria de Ivo informou que o motivo da doação foi porque Grendene acredita que “a candidatura do pedetista é a que mais promove a cidadania entre os jovens, por meio da educação e da geração de emprego”, conforme publicou o jornalista Eliomar de Lima.

O candidato da oposição, Moses Rodrigues (PMDB), conta com Eunício, que também é empresário. No entanto, ele acumulou bem menos que Ivo até o momento, com R$ 323 mil em doações partidárias e de pessoas físicas. Moses contribuiu com R$ 111 mil para a própria campanha. Ele também recebeu apoio do PMDB.

Já o terceiro candidato mais forte, Dr. Guimarães, que tem apoio político do também empresário e senador Tasso Jereissati (PSDB), nem chegou a declarar os recursos recebidos em campanha. Portanto, é provável que os números em Sobral sejam superiores aos que constam no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bancos continuam fechados por conta da greve

Em reunião entre o Sindicato dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban),  não resultou em nada. A Fenaban não apresentou proposta, e o Comando Nacional dos Bancários decidiu manter a greve da categoria.
Em nota, a Fenaban confirmou não ter apresentado nova proposta aos bancários. Segundo a federação, a rodada de negociação de ontem discutiu possibilidades a serem avaliadas para um acordo. Na última sexta-feira (9), a Fenaban ofereceu aos bancários reajuste de 7% nos salários e benefícios e abono de R$ 3,3 mil, a ser pago 10 dias após a assinatura do acordo. 

Os bancários, no entanto, pedem reajuste de 14,78% (5% de aumento real, mais a correção da inflação), 14º salário e participação nos lucros e resultados de R$ 8.297,61, entre outras demandas.

Vereadores de Sobral ainda com candidatura pendente no TSE



A Justiça Eleitoral ainda considera irregular as candidaturas para vereador de Sobral de; Alex Alves (pendente julgamento), Bebe (indeferido), Croinha (indeferido com recurso), Daiana (pendente com julgamento), Daniel Romão (indeferido), Dra. Eva Daks (pendente de julgamento), Dr. Gerardo (indeferido), Fátima Parente (Pendente de julgamento), Lira (indeferido), Luzinete (indeferido com recurso), Marcelo Arruda (indeferido), Maria Jarlany (indeferido), Marluza (indeferido), Neide Fernandes (inferido), Patrícia social (indeferido), Ronaldo (indeferido), Sapateiro Lopes (indeferido), Subtenente Vaumirtes (indeferido com recurso), Sueli (pendente de julgamento), Virginia (indeferido). A pesquisa foi feita na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na manhã desta quarta-feira, 14.


Justiça libera candidatura de Romário para vereador

"Bom dia amigo Wilson Gomes, vendo o seu Blog, tem na matéria o nome do meu filho Romário, em julgamento pelo TRE, estou enviando pra vc o Certificado que ele está com sua Candidatura Deferida, os Adversários ligados ao Veveu, caíram em cima, espalharam pra todo mundo, que ele está fora do Páreo, são oportunistas, desde do dia que nós passamos aderir a Campanha do Moses, a perseguição é grande meu amigo, eles querem acabar definitivamente a Candidatura do Romário, vão perder aqui dentro do Bairro do Tamarindo, obrigado amigo".

 

O desafio do próximo prefeito de Sobral será fazer governador investir em segurança


Um desafio que nem mesmo o filho de Sobral Cid Gomes quando governo do Estado do Ceará conseguiu oferecer para seus conterrâneos, segurança de qualidade. A situação é preocupante e parece fora do controle que até um delegado recém-chegado na cidade, pediu para deixar a cidade e o estado. 
Segurança! Este é um desafio que o próximo prefeito da cidade, deverá colocar como prioridade, cobrando do governador Camilo Santana, investimento de imediato neste setor que a cada dia parece mais vulnerável. As páginas policias contam com detalhes essa realidade, com assaltos em transporte coletivo, assaltos no meio da praça, assaltos no Centro da cidade, assaltos em escritórios, assaltos em consultório médico, crimes contra a vida e tentativa de mortes, além de reunião de facções para voltar aos confrontos na cidade por causa de uma possível quebra de acordo entre eles. 

Não se pode priorizar em armar a Guarda Civil Municipal, como instrumento para o combate a violência, pois no futuro eles irão dizer que 'segurança é um dever do Estado'. não adianta equipar a cidade com câmeras, pois este tipo de 'arma' também não intimida os marginais. Propostas que mergulharão na primeira chuva que cair não serve para Sobral. precisa de ação com qualidade, envolvendo o estado que ficou a "margem da lei" durante esses últimos nove anos.

P. S.: Observação a foto é ilustrativa para fazer você ler o texto.

Segurança entregue 'as baratas' faz delegado assinar ato de exoneração em Sobral

Com uma segurança que não oferece segurança nem mesmo para quem trabalha com ela, fez o recém-empossado delegado de polícia, preparar a assinar o próprio ato de exoneração. 
O bacharel Pedro Henrique, havia recebido há cerca de cinco dias a missão para comandar a segurança em Sobral, terra dos "Ferreira Gomes", mas a crise a falta de estrutura e de higiene no prédio alugado que abriga a delegacia fez com que ele (Henrique), voltasse para seu estado de origem, Espírito Santo onde trabalhou por alguns anos como inspetor de polícia civil.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Sobral tem a melhor rede municipal de educação do Brasil, segundo Ideb


O município de Sobral conquistou o 1º lugar no Brasil na avaliação da aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o 2º para os anos finais do Ensino Fundamental. Os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação e publicado no dia 8.

Com Ideb 8,8 para os anos iniciais (1º ao 5º ano), a Rede Municipal de Ensino de Sobral cresceu 1 ponto em relação ao Ideb 2013 (7,8), passando de 5º para 1º lugar no Brasil, entre mais de 5 mil municípios avaliados. O desempenho das escolas municipais de Sobral nos anos iniciais supera a média brasileira (5,5) e cearense (5,9), incluindo a avaliação das escolas privadas. Já na avaliação dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o Município obteve Ideb 6,7, superando a meta estabelecida para 2021 (6,6) e ocupando o 2º lugar no país, entre as redes municipais de educação.

A Escola Emílio Sendim obteve destaque nacional na avaliação dos anos iniciais e ocupa o primeiro lugar no Brasil com Ideb 9,8, seguida das escolas Antônio Custódio (9,7), Frederico Auto Correio e José da Matta e Silva, ambas com índice 9,3, Raimundo Pimentel Gomes e Vicente Antenor, ambas com 9,2. Inaugurado pelo prefeito Veveu, o Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão e a Escola Araújo Chaves conquistaram o terceiro melhor Ideb do Brasil (7,6), na avaliação dos anos finais, entre as escolas municipais.

Para a doutora em Educação pela Universidade de Harvard, Paula Louzano, “os resultados divulgados pelo Ministério da Educação mostram aquilo que quem faz pesquisa em educação já sabia, que Sobral tem o melhor sistema educacional do Brasil”.

Apenas dez deputados votaram a favor de Eduardo Cunha



Após 336 dias de ser alvo de um processo por quebra de decoro parlamentar, o plenário da Câmara cassou o mandato do deputado afastado e ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por 450 votos a favor, 10 contra e nove abstenções. Intitulando-se responsável por ter coragem de levar adiante o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em dezembro passado, Cunha não resistiu a seu esvaziamento político desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinara, de forma inédita em maio, o afastamento do parlamentar das suas funções sob a acusação de usar o cargo para obstruir investigações contra ele.
Prestes a completar 58 anos – no dia 29 de setembro –, Cunha torna-se o primeiro presidente da Câmara a perder o mandato no comando da Casa quando foi alvo da representação da Rede e do Psol. As duas legendas acusaram-no de quebrar o decoro parlamentar ao mentir que não possuía contas secretas na Suíça, durante depoimento à CPI da Petrobras, em março do ano passado. “Não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no meu Imposto de Renda”, disse o peemedebista no colegiado.
Sem o mandato de deputado, Cunha vira ficha-suja e ficará inelegível a até pelo menos fevereiro de 2027, quando terá 68 anos. Também perderá direito ao foro privilegiado e provavelmente parte das investigações contra ele que correm no STF deverá ser encaminhada ao juiz Sérgio Moro, responsável na primeira instância na Operação Lava Jato. Moro já investiga a mulher dele, Cláudia Cruz, e a filha dele Danielle.

Prefeito de Granja foi condenado pela Justiça Eleitoral e tem candidatura indeferida



A juíza Ticiane Silveira Melo do cartório eleitoral de Granja indeferiu o registro da candidatura do prefeito Romeu Aldigueri. De acordo com a decisão, Aldigueri não pode disputar a eleição de 2016 para o mesmo cargo, pois estaria indo para um terceiro mandato consecutivo. Eleito prefeito em 2012, Romeu também assumiu a prefeitura de Granja em 2009, por decisão judicial quando cassou do cargo na época o então prefeito Esmerino Arruda por 17 dias. Para embasar sua sentença, a juiza citou varias decisões recentes dos tribunais superiores como o TSE e STF que vão neste sentido. ” O TSE já definiu que a assunção à chefia do Poder Executivo, por qualquer fração de tempo ou circunstância, configura exercício de mandato eletivo e o titular só poderá se reeleger por um único período subsequente “, escreveu.

O prefeito de Granja, Romeu Aldigueri (PDT) que estava concorrendo a reeleição, não quis se confrontar com a Justiça Eleitoral, que entendia que ele estaria concorrendo a um terceiro mandato, e por isso indeferiu sua candidatura, resolveu escolher a sua sobrinha Amanda Aldigueri para substituí-lo, formando a chapa com o Guilherme Gouveia(Gui).
Amanda inclusive já aparece nas redes sociais com Romeu, convidando os granjenses para um comício na quarta-feira(14), próximo a residência do prefeito que estará aniversariando neste dia.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...