terça-feira, 13 de setembro de 2016

Sobral tem a melhor rede municipal de educação do Brasil, segundo Ideb


O município de Sobral conquistou o 1º lugar no Brasil na avaliação da aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o 2º para os anos finais do Ensino Fundamental. Os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação e publicado no dia 8.

Com Ideb 8,8 para os anos iniciais (1º ao 5º ano), a Rede Municipal de Ensino de Sobral cresceu 1 ponto em relação ao Ideb 2013 (7,8), passando de 5º para 1º lugar no Brasil, entre mais de 5 mil municípios avaliados. O desempenho das escolas municipais de Sobral nos anos iniciais supera a média brasileira (5,5) e cearense (5,9), incluindo a avaliação das escolas privadas. Já na avaliação dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o Município obteve Ideb 6,7, superando a meta estabelecida para 2021 (6,6) e ocupando o 2º lugar no país, entre as redes municipais de educação.

A Escola Emílio Sendim obteve destaque nacional na avaliação dos anos iniciais e ocupa o primeiro lugar no Brasil com Ideb 9,8, seguida das escolas Antônio Custódio (9,7), Frederico Auto Correio e José da Matta e Silva, ambas com índice 9,3, Raimundo Pimentel Gomes e Vicente Antenor, ambas com 9,2. Inaugurado pelo prefeito Veveu, o Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão e a Escola Araújo Chaves conquistaram o terceiro melhor Ideb do Brasil (7,6), na avaliação dos anos finais, entre as escolas municipais.

Para a doutora em Educação pela Universidade de Harvard, Paula Louzano, “os resultados divulgados pelo Ministério da Educação mostram aquilo que quem faz pesquisa em educação já sabia, que Sobral tem o melhor sistema educacional do Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...