O
município de Sobral
conquistou o 1º lugar no Brasil na avaliação da aprendizagem dos alunos
dos anos
iniciais do Ensino Fundamental e o 2º para os anos finais do Ensino
Fundamental. Os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb)
2015, indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada
dois anos
pelo Ministério da Educação e publicado no dia 8.
Com Ideb 8,8 para os anos
iniciais (1º ao 5º ano), a Rede Municipal de Ensino de Sobral cresceu 1 ponto
em relação ao Ideb 2013 (7,8), passando de 5º para 1º lugar no Brasil, entre
mais de 5 mil municípios avaliados. O desempenho das escolas municipais de
Sobral nos anos iniciais supera a média brasileira (5,5) e cearense (5,9),
incluindo a avaliação das escolas privadas. Já na avaliação dos anos finais do Ensino
Fundamental (6º ao 9º ano), o Município obteve Ideb 6,7, superando a meta
estabelecida para 2021 (6,6) e ocupando o 2º lugar no país, entre as redes municipais de educação.
A Escola Emílio Sendim obteve
destaque nacional na avaliação dos anos iniciais e ocupa o primeiro lugar no
Brasil com Ideb 9,8, seguida das escolas Antônio Custódio (9,7), Frederico Auto
Correio e José da Matta e Silva, ambas com índice 9,3, Raimundo Pimentel Gomes
e Vicente Antenor, ambas com 9,2. Inaugurado pelo prefeito Veveu, o Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão e a
Escola Araújo Chaves conquistaram o terceiro melhor Ideb do Brasil
(7,6), na avaliação dos anos finais, entre as escolas municipais.
Para a doutora em Educação
pela Universidade de Harvard, Paula Louzano, “os resultados divulgados pelo Ministério da Educação mostram aquilo que
quem faz pesquisa em educação já sabia, que Sobral tem o melhor sistema
educacional do Brasil”.
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