sábado, 20 de junho de 2020

Chico do Nordeste é mais um vencedor da Covid-19


“Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir. Tenho muito pra contar. Dizer que aprendi”, os primeiros versos da música marcante do cantor e compositor carioca Tim Maia, já acompanham há muito Francisco Bezerra Sampaio, o Chico do Nordeste, conhecido pelas impecáveis interpretações de Tim Maia. A partir de agora, os versos ganham força na sua voz e se completam em sua própria história de vida e superação.
Apresentando quadro de hipertensão, diabetes e obesidade, comorbidades que dificultam o tratamento contra a Covid-19, Chico passou oito dias internado, com coronavírus, e respirando com a ajuda de aparelhos. Mas, nesta quinta-feira (18), recebeu alta médica após vencer a doença.
“O corpo ainda tá fraco, mas vou continuar. Esse sentimento que você tem quando passa por uma experiência desastrosa, é difícil. As pessoas não têm ideia do que é estar dentro disso e conseguir sair”, conta Chico.
Ele deixou o Hospital Dr. Estevam, na última quinta-feira (18), com aquilo que não poderia faltar: música. “Trago dentro do meu peito uma estação de luz, seu nome é Jesus”, cantou emocionado. “Isso é um privilégio de Deus. Uma vida dada de novo, sem nenhuma cobrança, para quem esteve à beira da morte”, disse Chico.
(com informações do DN)

Prefeito de Itapajé joga no lixão do Município caixões retirados do cemitério


O prefeito de Itapajé, Dimas Cruz, autorizou que caixões retirados do cemitério municipal fossem jogados no lixão. Restos de madeira, mortalhas e ossos jogados sem nenhum respeito aos mortos.
As famílias da cidade estão se sentindo desrespeitadas por essa profanação e querem saber se o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em Itapajé, ficará em silêncio.

Fonte: CN7

Geraldo Luciano não é mais pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza

Citando Martin Luther King, o empresário Geraldo Luciano (Novo) anunciou a desistência da pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza em 2020 nesta sexta (19). Ao jornalista Egídio Serpa, ele disse que, como o ativista, tinha um sonho de contribuir à política, mas decepcionou-se com a realidade que encontrou entre políticos ao apresentar seu projeto. 

Com informações, Ponto Poder.

José Guimarães defende aprovação de ações emergenciais para agricultores familiares



O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT/CE), defendeu a aprovação do Projeto de Lei 735/2020, que garante, entre outras ações, medidas emergenciais de amparo aos agricultores familiares enquanto durar a pandemia. Em videoconferência realizada na manhã de hoje, com mais nove entidades que representam esses trabalhadores, o petista se comprometeu a realizar reunião com vice-líderes do bloco para tratar da votação da matéria, prevista para a próxima quinta-feira (25).

A pauta de reivindicações do grupo contemplou ações como crédito especial para as mulheres trabalhadoras agrícolas, fomento à agricultura familiar, renegociação de dívidas de trabalhadores rurais e liberação de crédito para aquisição e implantação de cisternas.

Além das ações legislativas para garantir o atendimento do pleito, Guimarães ressaltou a necessidade de uma mobilização que congregue toda a sociedade em prol do incentivo e da produção de alimentos com o objetivo de prevenir a fome.

Participaram do encontro as seguintes entidades:

1. ANA - Articulação Nacional de Agroecologia
2. ASA - Articulação no Semiárido Brasileiro
3. CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas
4.CONTRAF - Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar
5.CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares
6.MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores
7.MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
8. MCP - Movimento Camponês Popular
9. MMC - Movimento de Mulheres Camponesas

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Deputado Moses garante aos estudantes suspensão do pagamento do FIES por nove meses


Na tarde desta quinta-feira (18), o deputado federal Moses Rodrigues (MDB/CE) apresentou parecer favorável ao texto substitutivo do Projeto de Lei Nº 1.079, que garante novas regras para cobrança do FIES durante a pandemia do coronavírus. O PL é de autoria do deputado federal cearense Denis Bezerra e propõe suspender temporariamente as obrigações financeiras dos estudantes beneficiários do FIES.

“O novo texto propõe a suspensão das obrigações financeiras com juros, amortização de saldo devedor e gastos operacionais dos agentes financeiros para estudante beneficiários do Programa durante a pandemia. O período de suspensão será do dia 20 de março a 31 de dezembro. Ao todo serão nove meses. O Projeto de Lei vai beneficiar estudantes que ainda não concluíram seus cursos e egressos”, destacou Moses Rodrigues, relator do Projeto de Lei.

As proposições trazem mudanças nas regras dos contratos Fies, tanto para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fundo Fies), quanto para o Programa de Financiamento Estudantil (Programa Fies ou P-Fies). De acordo com o texto, os beneficiários poderão aderir ou aditar contratos através de assinatura eletrônica, ficando dispensado de comparecer presencialmente à agências bancárias. O Projeto de Lei ainda vai beneficiar estudantes que estiverem inadimplentes, que estiverem em atraso nos pagamentos das obrigações financeiras em até 180 dias.

“Mais um benefício que o PL vai garantir aos estudantes é a possibilidade de complementaridade do financiamento. Um exemplo disso é aquele aluno que possui 70% de financiamento através do programa do governo federal vai poder aderir a um nova modalidade de empréstimo que possa atingir 100% do valor da mensalidade”, concluiu.

O Projeto de Lei segue para sanção da Presidência da República.

Senado deve votar PEC sobre adiamento de eleições municipais na próxima terça (23)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que o Senado deve votar, já na próxima terça-feira (23), a Proposta de Emenda à Constituição sobre o adiamento das eleições municipais deste ano.
Durante sessão virtual, Alcolumbre afirmou que o relator da proposta, senador Weverton (PDT-MA), se reuniu nesta quinta-feira (18) com consultores e advogados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para discutir o texto. Segundo ele, já está sendo preparado um estudo para subsidiar a futura proposta de emenda à Constituição (PEC) que deve adiar as eleições municipais de outubro para novembro de 2020.
"O relator, senador Weverton Rocha, acompanhado de consultores e advogados, esteve reunido nesta quinta-feira com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso e com seus assessores. [Eles] começaram a elaborar uma proposta de texto para a alteração do Ato das Disposições Transitórias da Constituição, que mude o mês das eleições deste ano", declarou.

NOTA DO DEPUTADO MOSES RODRIGUES

"Respondendo à matéria noticiada no Blog Sobral em Revista, informo que ainda não fui comunicado da decisão proferida. Diante do exposto, cabe informar ao profissional de comunicação que no processo consta o inquérito civil do Ministério Público, e nesse inquérito constam todos os anexos comprovando que, de fato, o Ivo foi presidente SIM do Instituto que está sendo investigado. Caro blogueiro, se você não souber procurar vou te ajudar. Confere no anexo. São documentos registrados em cartório. Todo mundo tem acesso. O Ivo foi presidente do Instituto (ele diz que nunca foi). E o Instituto está sendo investigado. Vamos recorrer! @ Sobral, Ceara."

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Deputado Leônidas lamenta a morte de Osvaldo Avelino

"Perdemos, hoje à noite, o amigo radialista e jornalista, Osvaldo Avelino, o Imperador da Juventude, disc jockey mais famoso da rádio Iracema de Sobral na década de setenta. Acompanhava diariamente o Clube dos Brotinhos e A Tarde É Sua, seus programas de variedades que tocavam as músicas da moda. Recentemente fazia rádio notícia direcionado principalmente para a política. Deixo aqui meus sentidos pêsames para a família e amigos. Valeu, Imperador!!"

Imprensa sobralense está de luto! Morre Osvaldo Avelino

A Rádio Educadora do Nordeste LTDA e o Jornal Correio da Semana, com pesar, comunicam o falecimento do estimado radialista Antônio Osvaldo Avelino, ocorrido na noite desta Quinta-feira, dia 18/06, no Hospital Regional Norte de Sobral, em decorrência do coronavírus (COVID-19). Osvaldo Avelino, conhecido popularmente, era natural de Massapê, colaborou por muitos na Rádio Educadora com comentários políticos, reportagens, animação de programas. Era também colunista do Jornal Correio da Semana e conhecido entre os amigos como “Imperador da Juventude”. Que Deus de Misericórdia o acolha na glória eterna, ao mesmo tempo, console seus familiares e amigos (as) nesse momento de dor e perda.
At.te Pe. Lucas do Nascimento Moreira, Diretor

Câmara de Vereadores de Sobral em plena atividade

A Câmara Municipal de Sobral retomou as sessões ordinárias semanais nas últimas reuniões de segunda-feira (08) e terça-feira (09), cumprindo uma determinação judicial que orientava a adequação de um projeto de resolução afim de retomar as atividades legislativas. 

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sobral, apresentou o Projeto de Resolução nº 187/20 de 08/06/2020, Regulamentando o funcionamento do Poder Legislativo com o retorno das sessões ordinárias com expediente legislativo, tribunas e comissões temáticas, embora da forma remota por videoconferência virtual para fins de prevenção a infecção e a propagação da Covid-19. 

Na sessão de segunda-feira (08), a matéria foi lida em plenário e seguiu para o devido parecer da comissão de justiça e redação. Já na terça-feira (09), foram apresentadas emendas de bancadas e derrotadas pela maioria dos presentes, sendo aprovado o texto da forma original. 

O destaque, foi para o número de 04 vereadores que poderão ser inscrito para uso da tribuna e com o tempo reduzido para 10min. Além dos prazos de que trata o Regimento Interno, que estavam anteriormente suspensos, foram retomados a partir de então com a discussão e votação dos requerimentos anteriormente protocolados. 

Desde então eram feitas sessões extraordinárias de forma virtual por se tratarem de urgência e de interesse do executivo devido ao isolamento social previstos nas regulamentações estadual e municipal devido o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...