sábado, 26 de maio de 2018

Após pronunciamento de Temer, Abcam pede que caminhoneiros retirem interdições


 A principal entidade contrária ao acordo entre caminhoneiros e o governo federal pediu aos motoristas que liberem as rodovias interditadas como reação ao pronunciamento feito mais cedo pelo presidente da República, Michel Temer, que sugeriu usar forças de segurança para liberar as estradas. "Preocupada com a segurança dos caminhoneiros envolvidos, a Abcam vem publicamente pedir que retirem as interdições nas rodovias", cita a nota distribuída à imprensa.
A mensagem que será distribuída aos associados pede que seja respeitado eventual decreto presidencial sobre o tema.
A entidade sugere, porém, que continuem as manifestações de forma pacífica, sem obstrução das vias. A manutenção do protesto é apoiada porque a entidade não concordou com o acordo firmado na quinta-feira, 24.
"A Abcam continua sem assinar qualquer acordo com o governo e mantém o pedido de retirada do PIS/Cofins sobre o óleo diesel", cita o documento que lembra que a entidade tem reclamado sobre o tema desde outubro do ano passado. "É lamentável saber que mesmo após tanto atraso, o presidente da República preferiu ameaçar os caminhoneiros por meio do uso das forças de segurança ao invés de atender às necessidades da categoria."

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Secretaria da Agricultura deu início aos trabalhos de construção de silos em propriedades rurais de Cariré


A Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Prefeitura Municipal de Cariré deu inicio aos primeiros trabalhos de ensilagens de pastagem de 2018, em parceria com os produtores rurais, colocando à disposição dos mesmos um trator e máquina ensiladeira. 
O primeiro silo foi cheio na Fazenda Lagoa Seca do Humberto Memória, nos dias 18 e 19 de maio. A Secretaria de Agricultura lembra aos produtores interessados em construir silos em suas propriedades, os mesmos devem procurar a sede da referida Secretaria para o devido agendamento, neste endereço: andar superior do Mercado Central de Cariré.
Já a coordenadora de Assistência Técnica da Secretaria da Agricultura de Cariré, Isa Aparecida Brito Viana, nos informa que "a silagem é um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos. Na época seca ela pode substituir o pasto. Na engorda em confinamento ela é usada junto com os grãos e farelos. Aproximadamente 40 dias após o fechamento do silo, a silagem poderá ser fornecida aos bovinos. Se tiver sido bem feita e o silo não for aberto, a silagem pode conservar-se por mais de 1 ano. Uma vez aberto o silo, a cada dia deve ser retirada uma fatia de no mínimo 15 cm.

Está acontecendo em Sobral até do dia 27 de maio


Deputado Moses consegue mais 3 ambulâncias para Campos Sales


Nesta sexta-feira, 25, o Deputado Federal Moses Rodrigues (MDB-CE) desembarcou em Campos Sales, no Sul do Estado, para anunciar a boa notícia ao Prefeito Moésio Loiola: o município já pode adquirir mais três ambulâncias, pois os recursos do Fundo Nacional de Saúde foram depositados nesta semana.
O valor de R$ 240 mil foi assegurado através de recurso de programação e é destinado à estruturação de unidades de atenção especializada em saúde. ”A gestão pública de Campos Sales tem se tornado referência no Ceará. Para isso, o Prefeito Moésio tem mantido uma agenda constante conosco. Ao saber da notícia e de passagem para Catarina, fiz questão de parar para informar mais essa conquista”, destacou Moses.

3 boletins de ocorrência em 4 meses: radialista de Morrinhos é alvo de ameaças


Desde o início de 2018, o radialista Ilton Santos, de Morrinhos (CE), lida com uma série de intimidações. Em um intervalo de quatro meses, ele registrou três boletins de ocorrência. Um por tentativa de sequestro e dois por ameaça. Santos é apresentador do ‘É de Lascar’. O programa é transmitido pela rádio comunitária Liberdade FM. 

O conteúdo? Trazer reivindicações da população e discutir temas relacionados à administração pública.

Em 24 de janeiro, o radialista sofreu uma tentativa de sequestro quando saía da rádio. Segundo seu relato, um homem armado o obrigou a entrar e conduzir seu carro. No meio do trajeto até o lixão da cidade, Ilton Santos jogou o carro em um cercado e conseguiu escapar durante a batida. Ele diz ter investigado o episódio por conta própria. E acusa: o mandante da tentativa de sequestro é um vereador de Morrinhos.  



Cadê a polícia?



A Polícia Civil do Ceará informou que, após trabalhos preliminares, o caso está sendo investigado como tentativa de roubo. A corporação garantiu que “diligências estão em curso no sentido de identificar e prender os envolvidos no delito”. Ilton Santos reiterou ser um caso de sequestro. O comunicador ainda disse que irá na delegacia de Acaraú — onde foram registrados os BOs — prestar novos esclarecimentos.
Menos de dois meses depois, em 20 de março, após repercutir uma reclamação sobre lâmpadas queimadas em um dos distritos do município, o comunicador recebeu ameaças em mensagens de texto e áudio. Ele afirma serem de autoria do mesmo vereador que teria ordenado seu sequestro semanas antes.

Em 13 de abril, Ilton Santos noticiava os problemas enfrentados pela população da cidade por causa de uma enchente no município quando a secretária de ação governamental Aimee Peixoto Bruno entrou no estúdio acompanhada de um homem. A secretária, filha do prefeito de Morrinhos, Carlos Bruno (PSDB), acusou o apresentador de estar mentindo e exigiu que os equipamentos da rádio fossem desligados. Após a recusa do radialista, ela deixou o prédio da emissora. No mesmo dia, Santos recebeu mensagens dizendo para “tomar cuidado com sua vida”.

O comunicador registrou boletins de ocorrência para ambas as ameaças.

CONVITE MISSA DE 7º DIA


A Família de Francisco de Assis Frota Machado (Machadinho), que construiu o Santuário da Santa Cruz da Romana, em Meruoca, convida parentes e amigos para a missa de sétimo dia de seu falecimento, dia 25 de maio, às 19h, na Igreja de São Francisco, em Sobral.
Desde já agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e caridade cristã.

Prefeitura realiza pesquisa para elaboração do Plano de Arborização de Sobral


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente, está promovendo uma pesquisa on-line para a elaboração do Plano de Arborização Urbana de Sobral. A pesquisa permite que as pessoas opinem e contribuam com a construção do projeto que visa orientar as ações do poder público no planejamento, execução e gestão da arborização urbana, buscando proporcionar o aumento de áreas verdes através do estabelecimento de diretrizes de execução, com metas para curto, médio e longo prazo.
O plano tem o objetivo de aumentar a vegetação da cidade e, consequentemente, amenizar o clima do município, além de evitar conflitos entre a arborização e outros equipamentos públicos, como fios, postes e sinalização de trânsito. A expectativa é que o plano seja iniciado no início de 2019. Dependendo da vegetação escolhida, os resultados poderão ser vistos a partir de um ano do início de sua execução.
A urbanização será garantida para todos os bairros da sede de Sobral, sendo determinante para a estratégia de ocupação dos espaços públicos. Será realizada de maneira ordenada, estruturada, sistematizada e respaldada em orientações legais e técnicas do ponto de vista urbano e ambiental.
Conheça o Plano de Arborização Urbana de Sobral AQUI
Participe da pesquisa AQUI

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...