sábado, 18 de maio de 2019

Deputado Leônidas Cristino vai está em Camocim neste sábado


Grêmio tem três desfalques importantes para enfrentar o Ceará

Nesta sexta-feira o técnico Renato Gaúcho comandou uma atividade do Grêmio, no CT Luiz Carvalho, visando o jogo de domingo contra o Ceará, às 19h(de Brasília), no Castelão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A primeira parte do treinamento foi com portões fechados.
Suspenso, o zagueiro Kannemann fica de fora do confronto no final de semana. Apesar de estar recuperado, Paulo Miranda não estará à disposição para o duelo diante dos nordestinos. O volante Michel será improvisado e vai compor a defesa ao lado de Pedro Geromel.
Assim o Tricolor Gaúcho deve ir a campo com: Paulo Victor, Léo Gomes, Pedro Geromel, Michel e Juninho Capixaba, Rômulo, Matheus Henrique, Alisson e Thaciano, Everton e André. Na manhã deste sábado o plantel gremista faz o último treino, no CT do Fortaleza, na cidade de Maracanaú. (O Povo).

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Alessandra Ponte acompanha de perto obras de intervenção do bairro Padre Palhano

A vereadora Alessandra Ponte (PDT) esteve na tarde da última quarta-feira, 15, no bairro Padre Palhano, acompanhado do articulador comunitário Pedro Aragão, para acompanhar as obras de recuperação do calçamento em pedra tosca, que em breve deverá ser ser recapeado com uma camada de asfalto. No mesmo dia, Alessandra Ponte esteve reunida com o Secretário de Serviços Públicos Paulo Vasconcelos, onde foi discutidos reivindicações da população de alguns bairros para melhoria de vida desses moradores. Contando com a presença de alguns articuladores e lideranças para fortalecer os laços a favor do povo.

FOTO LEGENDA: Secretário Paulo Vasconcelos na festa do Gari

O Secretário de Serviços Públicos e ex-vereador Paulo Vasconcelos, esteve na Câmara de Vereadores para prestigiar a Festa do Gari nota 10, que é realizada anualmente pelo radialista Edval Filho. Os Garis escolhido através de uma enquete são agraciados com uma bicicleta zerada.

O "Não" do deputado Moses Rodrigues, vira debates nas redes sociais

Contrariando seus principais opositores em Sobral ao votar  pela não ida do Ministro da Educação Abraham Weintraub, o deputado do MDB, Moses Rodrigues, se tornou o principal personagem de debates nas redes sociais. 

O Blogueiro Rubens Lima, que postou a primeira informação sobre a decisão do deputado federal Moses Rodrigues, com o título "Moses Rodrigues não queria ministro da Educação em sabatina sobre o corte das universidades públicas", Ele (Rubens) chegou a comentar que por pertencer a maior instituição educacional de nível superior da região Norte do Ceará; "Moses não deveria fazer parte da comissão". 

Na matéria publicada pelo Blog Sobral em Revista: "Além de Moses, que é sócio de um grupo educacional com sede em Sobral e atuação em vários estados brasileiros através de cursos de pós graduação, votaram pela não convocação os deputados Dr. Jaziel Pereira (PR) e Heitor Freire (PSL)".

A postagem foi também o estopim para acirrar as decisões tomadas pelos parlamentares federais, Leônidas e Moses. Leônidas em outra oportunidade foi contrário à ida do ex-ministro da Educação, Cid Gomes ao Congresso Nacional para ser sabatinado, quando chamou os deputados de "achacadores". Abraham Weintraub compareceu por outro motivo:  na comissão geral no Plenário e explicar para os deputados os cortes orçamentários no ensino superior. 

 Os demais cearenses votaram (sim): AJ Albuquerque, André Figueiredo, Capitão  Wagner, Célio Studart, Denis Bezerra, Domingos Neto, Eduardo Bismarck, Idilvan Alencar, José Guimarães, Leônidas Cristino, Pedro Augusto Bezerra, Robério Monteiro, e Vaidon Oliveira.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Unidades de saúde recém-construídas no interior estão abandonadas

São muitas as denúncias de Unidades Básicas de Saúde (UBS) abandonadas no interior do Ceará. Construídas nos últimos dois anos, com verbas federais, algumas delas nunca foram utilizadas. O único a entrar nesses prédios tem sido o mato. Dia a dia, os equipamentos estão se deteriorando, sem prestarem nenhum atendimento à população.
Conforme o portal do extinto Ministério do Planejamento, foram erguidas e ampliadas no Ceará 496 UBS, todas com data de conclusão em junho de 2018. Dos 184 municípios cearenses, 163 foram contemplados. Os valores para construção dos equipamentos variaram de R$ 100 mil a mais de R$ 600 mil por Unidade. Os recursos foram disponibilizados via Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Essas unidades, se funcionando em sua totalidade, poderiam amenizar uma problemática antiga - e grave - de muitos municípios: a saúde pública. Além de contribuírem para agravar a alta demanda por unidades de saúde, os equipamentos fechados simbolizam dinheiro público mal-empregado.

No Sertão Central, há UBS sem funcionamento em, pelo menos, quatro cidades - Quixeramobim, Quixadá, Ibaretama e Choró. Em Quixeramobim, até o terreno de uma Unidade construída no Planalto Sabonete, na periferia da cidade, foi invadido. "Estão construindo uma igreja", denunciou um vizinho. "Dá pena a gente ver o dinheiro público sendo desperdiçado assim", lamentou um morador. Ambos pediram para não serem identificados.
No município vizinho, Quixadá, três UBS, construídas nos bairros São João, Putiú, Carrascal, estão abandonadas e sem condição de recuperação devido ao avançado grau de deterioração. Procurado, o Município não se manifestou.
Já em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, seis UBS, também projetadas com recursos do PAC, ainda não foram entregues. Em uma delas, a obra nem sequer começou. O entrave aconteceu em 2016, dois anos após o início das construções e reformas.

Com informações, Diário do Nordeste.

Semana do Bebê de Sobral terá início neste sábado

A 9ª edição da Semana do Bebê de Sobral terá início neste sábado (18/05), às 7 horas, com a Passeata dos Bebês. A concentração será na Praça de Cuba e o cortejo segue até a Praça da Igreja do Patrocínio, onde será realizada a Estação do Brincar.

Com o tema “Quem ama cuida e protege”, a programação segue até o dia 24 de maio com mais de 200 atividades como apresentações culturais, palestras, seminário, cuidados com os bebês, primeiros socorros, contação de histórias, oficinas e muito mais. As ações irão contemplar escolas municipais, Centros de Saúde da Família e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros e distritos.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

FOTO LEGENDA: Deputado Roberto Pessoa na China

O deputado federal e ex-prefeito da cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, Roberto Pessoa, viajou para o país da China, com o objetivo de atrair mais investimento para o Ceará. Roberto Pessoa acompanhava a comitiva da ministra da Agricultura, Teresa Cristina. Outro objetivo firmar parcerias para gerar empregos no Nordeste.

UVA abre inscrições exame de Compreensão Leitora em Língua Estrageira


O Núcleo de Línguas Estrangeiras da UVA (NUCLE), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UVA (PROEX), está com inscrições abertas para a realização do Exame de Compreensão Leitora em Língua Estrangeira (inglês e Espanhol). Os candidatos aprovados no Exame receberão Certificado de Compreensão Leitora em Língua Estrangeira, expedido pela (PROEX/UVA).


Inscrições: até o dia 29 de maio de 2019
Realização da Prova: dia 08 de junho de 2019

Os interessados deverão verificar os critérios de participação definidos pelo EDITAL Nº 03/2019 - PROEX|Exame de Compreensão Leitora em Língua Estrangeira, publicado pela UVA.

Mais informações: Coordenação do Núcleo de Línguas Estrangeiras da UVA 
Telefone: (88) 3611-6423 | (88) 99473-8012

Pediu asfalto, ganhou piscina!

A população desta rua que fica na periferia de Sobral, pediu asfalto e de brinde ganhou uma piscina que se enche com as águas da chuva.  O povo pediu e aplaudiu o asfaltamento, é cadê o saneamento bem feito? Se fosse calçamento a água seria absorvida. É Ivo nessa!


Rubens Lima lança pré-candidatura a Defensor Público Geral do Estado do Ceará


O defensor público Rubens Lima lançou sua pré-candidatura ao cargo de Defensor Público Geral do Estado do Ceará, eleição que ocorrerá em outubro. O pré-candidato a subdefensor é Luiz Fernando. Rubens Lima tem 35 anos e já exerceu diversas funções na administração superior da Defensoria Pública Geral: foi chefe da Assessoria Jurídica, assessor de Relacionamento Institucional, assessor especial da presidência do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais, secretário-geral do Conselho Superior da Defensoria Pública e coordenador das Defensorias Públicas do Interior. 

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), atualmente é mestrando em Direito Penal e Ciências Criminais pela Universidade de Lisboa, em Portugal. Destaca-se sua participação nas leis que reestruturaram a carreira de defensor público e na Emenda Constitucional que implementou a autonomia da Defensoria Pública no Estado do Ceará. No Congresso Nacional, também atuou diretamente para a expansão dos serviços da Defensoria, como, por exemplo, na aprovação da EC n. 80/2014, que visa assegurar defensores públicos em todas as comarcas do pais até o ano de 2022.

Paredão Douglas renova com Guarany S.C UNINTA para Taça Fares Lopes


Dando sequência as contratações para a disputa da Taça Fares Lopes 2019, o Diretor de Futebol do Guarany S.C/UNINTA, Júlio César Manso, anunciou nesta terça-feira(14) a renovação de contrato do paredão Douglas, um dos destaques da conquista do título de Campeão do Interior 2019 e eleito melhor goleiro da 1ª fase do Campeonato Cearense 2019.

O dono da camisa número 1 do Cacique do Vale falou sobre a renovação e a expectativa para a Taça Fares Lopes. “Todos sabiam da minha vontade de permanecer no Guarany. Sou da região e tenho um respeito muito grande por esta torcida. Estou feliz e otimista com o que vem pela frente. Vamos buscar mais um título para coroarmos este magnífico ano de 2019 e o ressurgimento do Guarany de Sobral. Aproveito para agradecer os Doutores Oscar Rodrigues e Mauro Fuzaro pelo reconhecimento do trabalho de toda equipe de goleiros´´, colocou.

Além de Douglas, os paredões Dionantan, Dida, Mateus e o experiente treinador de goleiros, Professor Naser, também tiveram os contratos renovados. Com isso, os defensores somam-se ao artilheiro Waldison na formação do elenco que buscará uma nova conquista da Taça Fares Lopes e com isso a vaga para Copa do Brasil 2020.   

Segundo Júlio César Manso, os jogadores se apresentarão ao Cacique do Vale no próximo dia 17 de junho. A Data marca o início da pré-temporada do clube para a Taça Fares Lopes, prevista para iniciar no dia 11 de agosto de 2019

Dr. João Alberto será uma aposta para "puxar" votos na eleição de 2020


Todas as fichas serão jogadas para forma grupos fortes para o embate eleitoral de 2020. Após o anúncio da perda de algumas lideranças, os caciques do MDB, apostam agora no ex-vereador João Alberto Adeodato Júnior, para "puxar" votos e manter a bancada de oposição na Câmara Municipal. 

Dr. João Alberto é advogado e professor universitário, desde 2012, optou por retirada da política e não mais disputou cargos públicos. Depois de uma longa experiência no legislativo sobralense, tendo exercido seis mandato como vereador, além de ter assumido por três vez a presidência da Casa. 

Embora sem mandato, Dr. João Alberto e sua esposa, Dra. Imaculada, sempre gravitaram em torno das formações políticas nas disputas municipais. Em 2018, tomou ânimo novo ao apoiar o candidato a deputado estadual Tadeu Oliveira (PPS), há quem garante ter transferido 2.407 votos. Além do apoio ao deputado federal Moses Rodrigues (MDB). 

Impulsionado pelo bom desempenho, os observadores acreditam que João Alberto, tenha se cacifado para retornar a política disputando uma vaga de vereador. O mesmo, ainda não se pronunciou publicamente sobre as possibilidades.

Com informações, Blog Célio Brito

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...