quinta-feira, 16 de maio de 2019

Unidades de saúde recém-construídas no interior estão abandonadas

São muitas as denúncias de Unidades Básicas de Saúde (UBS) abandonadas no interior do Ceará. Construídas nos últimos dois anos, com verbas federais, algumas delas nunca foram utilizadas. O único a entrar nesses prédios tem sido o mato. Dia a dia, os equipamentos estão se deteriorando, sem prestarem nenhum atendimento à população.
Conforme o portal do extinto Ministério do Planejamento, foram erguidas e ampliadas no Ceará 496 UBS, todas com data de conclusão em junho de 2018. Dos 184 municípios cearenses, 163 foram contemplados. Os valores para construção dos equipamentos variaram de R$ 100 mil a mais de R$ 600 mil por Unidade. Os recursos foram disponibilizados via Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Essas unidades, se funcionando em sua totalidade, poderiam amenizar uma problemática antiga - e grave - de muitos municípios: a saúde pública. Além de contribuírem para agravar a alta demanda por unidades de saúde, os equipamentos fechados simbolizam dinheiro público mal-empregado.

No Sertão Central, há UBS sem funcionamento em, pelo menos, quatro cidades - Quixeramobim, Quixadá, Ibaretama e Choró. Em Quixeramobim, até o terreno de uma Unidade construída no Planalto Sabonete, na periferia da cidade, foi invadido. "Estão construindo uma igreja", denunciou um vizinho. "Dá pena a gente ver o dinheiro público sendo desperdiçado assim", lamentou um morador. Ambos pediram para não serem identificados.
No município vizinho, Quixadá, três UBS, construídas nos bairros São João, Putiú, Carrascal, estão abandonadas e sem condição de recuperação devido ao avançado grau de deterioração. Procurado, o Município não se manifestou.
Já em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, seis UBS, também projetadas com recursos do PAC, ainda não foram entregues. Em uma delas, a obra nem sequer começou. O entrave aconteceu em 2016, dois anos após o início das construções e reformas.

Com informações, Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...