sábado, 11 de maio de 2019

UVA é a primeira do interior do Nordeste a oferecer Mestrado Acadêmico em Filosofia

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) iniciará em julho de 2019 a primeira turma do curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia (MAF/UVA). O curso é o único do Nordeste oferecido fora de uma capital e foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), após parecer favorável, emitido em novembro de 2018, pela Diretoria de Avaliação do Ministério da Educação (DAV/MEC).
O Edital de Seleção foi publicado em 11 de abril de 2019 e as inscrições de candidatos devem ser feitas até 24 de maio, exclusivamente pela Internet, no endereço indicado no Edital nº 05/2019. São ofertadas 10 (dez) vagas para ampla concorrência, distribuídas em duas linhas de pesquisa, cada uma com 5 (cinco) vagas: 1) Filosofia da Religião e Filosofia Política; e 2) Ontologia, Conhecimento e Linguagem.
O curso terá uma seleção por ano e, de acordo com o Edital, a matrícula dos candidatos aprovados para ingressar na primeira turma do MAF/UVA será de 22 a 26 de julho de 2019.
Link para o Edital nº 05/2019.
Saiba mais pelo telefone (88) 3611-6521.

PSDB Ceará empossa dirigentes e reforça necessidade de renovação

Reorganização, renovação e reestruturação foram as palavras mais entoadas na convenção estadual do PSDB, na noite desta sexta-feira (10), que deu posse ao ex-senador Luiz Pontes e ao ex-deputado estadual Carlos Matos para a presidência dos diretórios do partido no Ceará e em Fortaleza, respectivamente. O ex-senador Tasso Jereissati prestigiou a passagem de bastão, com o mesmo discurso de mudança.
Realizado no auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará, o evento começou com cerca de quatro horas de atraso. Um dos primeiros a chegar, o agora ex-presidente do partido no Estado, Francini Guedes, disse que optou em não disputar a reeleição por questões de saúde, mas adiantou que ajudará nos trabalhos.
Luiz Pontes e Carlos Matos assumem para o biênio 2019-2020, no período das eleições municipais. E o desafio está claro: promover mudanças na legenda. "Precisamos fazer uma reorganização no partido. É um novo desafio. Há um sentimento muito forte, já que vamos vivenciar uma eleição onde não vamos ter coligação na proporcional", comentou Pontes.

Com informações, Diário do Nordeste

Bandidos voltam a agir na CE que liga Sobral/Meruoca

Na manhã de sexta-feira (10), foi registrado mais um roubo a pessoa na CE 440, Rodovia que liga o município de Sobral à Meruoca.
Um homem seguia em sua moto, quando dois homens armados de revólver realizaram a abordagem, tomando os pertences da vítima (celular e carteira com dinheiro). Logo após o assalto, os criminosos conseguiram fugir em rumo incerto.

Em tempo
Vale ressaltar que diariamente são registrados vários roubos na estrada que liga Sobral à Meruoca (CE 440). O policiamento no local é precário.

(Sobral 24 horas)

Camilo sanciona liberação de bebidas alcoólicas nos estádios

Noite desta sexta-feira, a lei estadual de liberação de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. De autoria do deputado Evandro Leitão (PDT), a proposta foi aprovada ontem na Assembleia Legislativa (AL-CE) em meio a bate-bocas e polêmicas.
Mais cedo, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) havia emitido nota afirmando a expectativa de que o Governo do Estado vetasse o texto, a exemplo do que fez o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que vetou projeto semelhante aprovado pelo Legislativo daquele Estado, em dezembro do ano passado.
A nota enviada pelo MPCE antecipava que, caso o governador sancionasse o texto, o coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), promotor de Justiça Edvando França, já planejava ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Polícia encontra animais que foram furtados de uma fazenda em Sobral


As Polícias Civil e Militar conseguiram recuperar 11 cabeças de gados que haviam sido furtada de uma fazenda, localizada no setor 2 do distrito de Jaibaras.
Segundo relato do proprietário, o bando conseguiu levar durante a madrugada de ontem por volta de meia-noite e meia, 14 animais, após cortar acerca de arame e entrar na fazenda com caminhão para o transporte.
A denúncia do furto chegou a delegacia de policia civil, e delegado dr. Ozaniel, juntamente com o comandante do 3° BPM tenente coronel Colares, caíram em campo e ontem mesmo recuperaram parte do roubo.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Missa 7° dia - José Inácio


Informativo da Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos


Projeto Música na Escola atua como instrumento pedagógico na rede municipal de Sobral

Desenvolvido por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral, o projeto Música na Escola tem realizado recitais didáticos, às sextas-feiras, nas escolas municipais de ensino fundamental do Município. O objetivo da ação é ampliar o universo musical de crianças e adolescentes, atuando como instrumento pedagógico no processo de aprendizagem.
O grupo de Choro realizou, na sexta-feira (03/05), duas apresentações, nos turnos manhã e tarde, nas Escolas Edgar Linhares e Paulo Aragão, respectivamente. Durante a apresentação dos recitais didáticos, os estudantes conheceram aspectos e as origens do Choro, as funções dos instrumentos e outras características do gênero, como o improviso. Após as apresentações, são realizadas rodas de conversas.
Na próxima sexta-feira (10/05), os recitais didáticos serão realizados no anexo da Escola Maria do Carmo Andrade, no distrito de Salgados dos Machado, e na Escola José Inácio Gomes Parente, no distrito de Jordão.

Educação de Sobral é uma Luz nesse breu político do governo Federal

Discurso do deputado Leônidas Cristino, na quarta-feira, 8, na Câmara dos Deputados: 



"O município brasileiro que lidera o ranking de excelência entre as escolas no País, com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), topou o desafio de submeter a qualidade do ensino em sua escolas ao exame aplicado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Falo de Sobral, no Ceará, que em 2017 foi avaliado com a metodologia Pisa for Schools, que mede o conhecimento e habilidades dos alunos de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciências.
O resultado confirmou que Sobral continua avançando na direção certa e é um exemplo para o Brasil. As notas médias obtidas pelos 1.066 alunos de escolas do município atingiram níveis superiores à média do PISA nacional, aplicado em 2015, em Ciências e Leitura.
Estão de parabéns o prefeito Ivo Gomes, pela coragem em submeter o município a esse instrumento de avaliação externa, assim como pelo resultado, juntamente com toda a comunidade escolar. O PISA for School é uma ferramenta que auxilia a gestão a conhecer melhor os pontos fortes a serem mantidos e os pontos fracos a serem melhorados. Também são avaliados o ambiente disciplinar, relacionamento entre professor e aluno, autoeficácia e motivação dos estudantes para aprender.
Esse é um exame que confronta a qualidade da educação em Sobral com as melhores referências internacionais, um instrumento para aperfeiçoamento da política educacional do município. Como fruto, deixa um relatório individual de cada escola com o desempenho dos seus estudantes.
No momento em que o Ministério da Educação bloqueia investimentos em programas do ensino infantil ao médio; enquanto o governo federal promove o aniquilamento do ensino superior nacional com cortes orçamentários inconsequentes; no tempo em que uma estrutura inteira de governo desperdiça energia com discussões estéreis fundadas tão somente em caraminholas ideológicas; Sobral é uma luz.
Muito me alegra e enche de esperança ver que o município do qual fui prefeito continua trabalhando com seriedade e avançando em direção a um futuro melhor para suas crianças e influi na qualidade da educação do nosso Ceará."

Deputado Federal Leônidas Cristino (PDT-CE)

Sobral um dia vai ter seu novo aeroporto

Apesar do Governo do Ceará desautorizar a veiculação de um vídeo que supostamente seria do Aeroporto de Sobral, o projeto para a construção dessa obra faraônica existe, está na planta do município e ficará na região da Mutuca, conforme imagem postada no BLOG WILSON GOMES do Plano Básico de proteção do novo aeroporto de Sobral. A expectativa que essa promessa seja cumprida no ano de 2055.

Cid se diz contra cortes de verbas em universidades federais

Em sessão do Senado nessa terça, 7, Cid Gomes se manifestou contra os cortes orçamentários de universidades e institutos federais, anunciados pelo Governo Federal no último dia 30. “Este Senado não pode ficar calado e não pode ficar omisso em relação a essa decisão absurda, inconsequente e irresponsável do executivo brasileiro de cortar recursos de forma indiscriminada”, defendeu.
No Ceará, de acordo com o senador, foram bloqueados cerca de R$ 108 milhões que deveriam ser destinados à Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e ao Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Para Cid, o Brasil ainda vive o desafio de ampliação da rede de ensino superior, embora tenha registrado sua expansão nos últimos 15 anos. “Se examinarmos qual o percentual de jovens brasileiros na faixa de 18 a 22 anos que estão frequentando a universidade vamos ver que ainda não chega a 18%. Países como Argentina, Colômbia e Chile têm percentuais muito superiores. Portanto, nosso desafio ainda é expandir o acesso ao ensino superior aos brasileiros”, argumentou.
O cearense ainda defendeu que o Senado precisa ser mais criterioso na análise do orçamento da União, de modo a impedir que um ato isolado do Poder Executivo promova esse tipo de corte. “Não podemos só protestar. Não podemos permitir que se estime receita no orçamento federal para além do que será realizado. É isso que permite à União fazer por decreto esses cortes. É inconcebível que aceitemos que cortes nessa monta sejam feios apenas por iniciativa isolada do Executivo”, defendeu.

Com informações, O Povo.

Convite Missa 7º Dia - Professor Sampaio Sales


quarta-feira, 8 de maio de 2019

Tem prosseguimento nesta quarta-feira o 4º Festival UVA de Cultura

A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e o IADE - Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA, promoverão nos dias 7, 8 e 9 de maio de 2019, o IV Festival UVA de Cultura (MUVUCA), evento cultural que reunirá diversas expressões artísticas em uma programação gratuita, aberta à população. 
As atividades serão realizadas no Memorial da Educação Superior de Sobral (MESS), no Espaço Cultural Trajano de Medeiros, no campus CIDAO, e no Museu Diocesano Dom José, em Sobral. 
A programação será variada, composta por rodas de diálogos, oficinas, shows, exposições, mostra de audiovisual e literatura entre outras atividades. Desta forma, o Festival assume o papel de reconhecer e fomentar a produção cultural no noroeste do Ceará, proporcionando o intercâmbio entre diferentes linguagens artísticas.
Nesta edição, o projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura- Lei Nº  13.811, de 16 de agosto de 2006 (X Edital Mecenas do Ceará), e conta ainda com apoio da Prefeitura de Sobral (PMS) e o Serviço Social de Comercio – Sesc Sobral. 

FOTO LEGENDA: Abandono da quadra de esportes do Jordão

Foto postada pelo líder comunitário Audino Lopes, mostra o descaso da administração do prefeito Ivo Gomes com a quadra de esportes da localidade do Jordão. A tabela de basquete, precisando de reforma e jogada num canto da quadra. "Fui na quadra de esporte antes de começar a Copa de Futsal do Jordão e me deparei ainda com esses equipamentos nesse estado. Espero que as secretarias competentes concluam a REFORMA da quadra. Estou na torcida." Escreveu Audino Lopes.

Dr. Júnior Balreira volta a tribuna e critica pronunciamento do Dr. Estevão Ponte


O vereador do MDB, de Sobral, Dr. Júnior Balreira esteve na tribuna do Plenário 5 de Julho, para rebater o pronunciamento feito na sessão anterior pelo vereador da situação Dr. Estevão Ponte, que afirmou não conhecer aumento de 700%, no reajuste do IPTU de Sobral, como havia sido debatido na ocasião de votação do projeto. Dr. Júnior Balreira, levou ao conhecimento que tem proprietários que o reajuste de seus imóveis se aproxima desse índice de 700%. Durante o pronunciamento do vereador Júnior Balreira, Dr. Estevão não havia chegado a sessão.
Na sessão de terça-feira, a Câmara aprovou os pedidos feitos pelo vereador Júnior Balreira, que solicita com pedra tosca, para a Rua Ipu, no bairro Pedro Mendes Carneiro e implantação de uma academia de saíude (academia popular), na margem esquerda do Rio Acaraú, bairro Dom Expedito.

Sobral não vai ganhar um novo aeroporto - diz nota da seinfra

A Secretaria de Infraestrutura informa que, "o vídeo que circula nas redes sociais sobre suposto projeto para um novo aeroporto em Sobral não representa o projeto que está sendo elaborado pela Seinfra". "O conceito arquitetônico e as especificações técnicas do novo equipamento não estão definidos. A Secretaria lamenta o uso da marca do Governo do Ceará sem autorização e acrescenta que as responsabilidades estão sendo apuradas".

População de Sobral posta vídeos que mostra o lado ruim da administração do prefeito Ivo Gomes

Os moradores de vários bairros de Sobral, cansados com o descaso do prefeito Ivo Gomes e depois de muitas cobranças nas emissoras de rádios, resolveram explorar uma outra ferramenta e postar vídeos mostrando como se encontra a situação dessas comunidades.
 Até o pré-candidato a vereador desta cidade Chico Boto, posou de "repórter da comunidade" e está levando ao conhecimento dos internautas o lixo deixado nos terrenos baldios do bairro Dom Expedito, lixo e entulho deixando por quem deveria recolher, equipes de limpeza da Prefeitura. O local mostrado por ele fica nas imediações do Shopping Sobral e das Faculdades Luciano Feijão.

Guarany S.C / UNINTA confirma Waldison para a Taça Fares Lopes


O atacante Waldison, artilheiro do Guarany S.C / UNINTA no Campeonato Cearense 2019 e um dos destaques do Cacique do Vale na conquista do título de Campeão do Interior renova seu contrato. Em reunião realizada na última segunda-feira (6) na sede do Centro Universitário Inta (UNINTA) foi acertado que Waldison fica até o final da Taça Fares Lopes.
Segundo o Diretor de Futebol do Guarany, Júlio César Manso, o atacante se apresentará ao Cacique do Vale no próximo dia 17 de junho. A Data arca o início da pré-temporada do clube para a Taça Fares Lopes, prevista para iniciar no dia 11 de agosto de 2019

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...