sábado, 25 de abril de 2015

SESC EXIBE EXPOSIÇÃO SOBRE SIMOS NA REGIÃO DE SOBRAL

      Segue em cartaz até junho, na Unidade Sobral do Sesc, a Mostra Geo. Realizada com o objetivo de desmistificar os sismos na região de Sobral, através da abordagem à Geologia, a exposição é destinada aos alunos das escolas de Sobral e região Norte, além de grupos de pesquisa ligados ao assunto, clubes de ciências e universitários do curso de geografia. A visitação acontece de terça a quinta-feira, das 8h às 17h, com agendamento prévio. O acesso é gratuito.
       Tratando mais especificamente da acomodação das placas tectônicas e dos abalos sísmicos, a mostra explica, de forma lúdica, os movimentos que acontecem no interior do planeta. A exposição segue uma linha cronológica da criação e evolução da Terra até os dias atuais, mostrando suas modificações através de erupções vulcânicas e as transformações sofridas. No espaço, os visitantes encontram uma câmara magmática e conferem simulações de explosões, erupções vulcânicas e tremores.

DOCUMENTÁRIO ESPECIAL DO CANTOR ROBERTO CARLOS EM SOBRAL


Como acontecem todos os anos, o programa Clube do Rei, pela FM Paraíso, apresentado pelo comunicador Ivan Frota, realiza um documentário da vida do maior cantor do Brasil, Roberto Carlos, fazendo parte das comemorações de seu aniversário.
Em Sobral, o comunicador Ivan Frota fará um especial do cantor na Sala do Cinema Falb Rangel, na Casa da Cultura – próximo a Praça do Teatro São João. O documentário será apresentado neste domingo, dia 26, a partir das 18h.
A entrada é um 1kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação será em prol da Campanha Mesa Brasil Sesc – Sobral.
Convidamos a todos para este momento único.

RADIALISTA CHAMA FREDIM DE FUXIQUEIRO E ELOGIA POSTURA DE DONIZETE AARUDA


O radialista sobralense Bené Fernandes, resolveu chamar de "fuxiqueiro", vereador Fredim do Jaiibaras, da base da oposição a gestão do petista Veveu Arruda. Bené Fernandes que trabalha na Paraíso FM e Coqueiros FM faz elogios ao trabalho do colega Donizete Arruda, "Eu no lugar dele (Donizete) faria a mesma coisa, a gente tem que valorizar quem nos valoriza (...). Donizete Arruda detém a maior audiência na cidade durante a sua participação na Plus FM por fazer críticas ao modelo de gestão do prefeito Veveu Arruda. No Face book, Bené Fernades escreve: "...Fredim, sem fuxico, isso não é bom para um vereador.... Vá se preocupar com o seu JAIBARAS(...)". "(...) deixar de ser MASCARADO (...)". "(...) ACORDA VEREADOR..."

LEÔNIDAS CRISTINO VISITA AÇUDE PATOS EM ARACATIAÇU

     Membro da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, o deputado federal Leônidas Cristino sempre que possível monitora a situação dos reservatórios hídricos de nosso Estado.
      No último final de semana, durante visita a região leste do município de Sobral, o parlamentar foi ver de perto a situação do açudes de Patos, que possui capacidade para 9 milhões/m3 e está com 30% dessa capacidade, e do açude de Aracatiaçu, que possui capacidade de armazenar 24 milhões/m3 e está com apenas 10% dessa capacidade.
       Ao lado do líder político local, Emídio Silva, o deputado, que é engenheiro de formação, fez questão de ver de perto as erosões que se espalham por toda a parede do açude de Aracatiaçu, e se comprometeu a articular junto ao Governo do Estado, através da Cogerh, e do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional e do Dnocs, quais seriam as melhores alternativas para corrigir os problemas o quanto antes, evitando problemas mais sérios para o futuro.

Com informações, Aracatiaçu em Ação.

SOBRAL SEDIA O PRIMEIRO COMER FORA DE CASA

Começa neste sábado, 25, a primeira edição do La Fora - Food Park no Interior do Ceará. Sobral foi o município escolhido para receber, sábado e domingo, o maior evento de Food Park do Estado. O público estimado é cerca de 3 mil pessoas por noite e o evento é realizado por meio de parceria da Baladeira Produções e Pinheiro Supermercado. A entrada é franca, a partir das 17h.
O Lá Fora - Food Park, primeiro Food Park do Norte/Nordeste, reúne o melhor da gastronomia no estacionamento do Pinheiro Supermercado Junco. Ao todo, 25 quiosques, food trucks (kombis e carros adaptados) e food bikes dividirão espaço com programação musical.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

PREFEITO VEVEU JÁ ESTAVA A CAMINHO DE BOGOTÁ QUANDO CÂMARA AUTORIZOU VIAGEM



   
  Quando a Câmara de Sobral votou e aprovou a autorização para que o Chefe do Executivo, pudesse se ausentar do País, o prefeito Veveu Arruda, já estava com passagem comprada e de malas pronta para embarcar para Bogotá como mostra o trecho desta reportagem postada no próprio site da Prefeitura Municipal de Sobral. “Acompanhado pelo secretário de Segurança Urbana de Recife, Murilo Cavalcanti, Veveu Arruda desembarcou em Bogotá, na noite do último sábado (18). O Gestor agendou a visita à Colômbia, coordenada pela Embaixada Brasileira”.
     Na matéria publicada no site na quinta-feira, 23, (leia) o prefeito diz o motivo da viagem. “para conhecer as medidas que mudaram a realidade das cidades de Bogotá e Medellín que, dominadas pelo tráfico de drogas, já foram consideradas as mais violentas do mundo”, explicou o prefeito. 

     Os voos partindo direto de Fortaleza para Bogotá parte do Aeroporto Pinto Martins às 16h40 e chegará ao Aeroporto Internacional El Dourado às 20h16. Os voos são operados por aeronaves modelo Airbus A319, com capacidade para 132 passageiros em classe econômica.

     A votação começou por volta das 13h30 daquele sábado, horário em o prefeito Veveu Arruda, já deveria está se dirigindo para o Aeroporto Pinto Martins partindo de Fortaleza, e não de Sobral. Com a autorização Veveu pode viajar tranquilo sem perigo de retornar do meio do caminho.

VEREADOR FREDIM VISITA CEMITÉRIO E DENUNCIA DESCASO DA PREFEITURA

     O vereador do PV, Fredim do Jaibaras atendendo um pedido dos moradores do bairro do Junco esteve visitando o Cemitério do São Francisco e pode constatar in loco o descaso do município com aquele campo santo. Esgoto a céu aberto, moro destruído por conta da que de uma árvore, túmulo violados, mato crescendo, lixo se acumulando iluminação precária e a onda de assaltos que acontece na imediações. 
    Para o vereador Fredim do Jaibaras tudo isso só está acontecendo porque a Prefeitura não cuida dos bens públicos. O vereador tem feito um levantamento de várias denúncias contra a Prefeitura do Município na Câmara de Sobral, mas pouco se tem visto para recuperar o que foi danificado.



EUNÍCIO DEBATE REFORMA POLÍTICA COM VEREADORES DO CEARÁ



As alterações na legislação política e eleitoral discutidas e sugeridas pelo Congresso pautaram a reunião entre vereadores do Ceará e o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), nesta quinta-feira (23), em Brasília.

Em torno de 80 legisladores representantes de diversas regiões do Estado fizeram questão de agradecer o empenho de Eunício na liderança dos debates e procuraram tirar suas dúvidas.

Para esclarecer os temas já aprovados pelo Senado e encaminhados à Câmara, Eunício afirmou que há certo movimento favorável à aprovação dos projetos que preveem o fim das coligações proporcionais para eleição de deputados federais, estaduais e vereadores, assim como o fim da reeleição para prefeito, governador e presidente.

Para ele, a proposta que torna coincidente a realização de eleição para todos os mandatos, sem a convocação de eleição para mandato tampão, e o fortalecimento dos partidos através de regras mais rígidas visando à fidelidade partidária, também estão entre os temas com mais chances de serem aprovados a tempo de terem validade já nas próximas eleições.

A vereadora Tia Rita, do município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, afirmou que as mudanças sugeridas para eleição de vereador têm gerado algumas dúvidas entre os legisladores e a população dos municípios. “Essas mudanças nos preocupam e queremos saber efetivamente o efeito que elas vão nos trazer já nas próximas eleições”, questionou a vereadora se referindo ao voto distrital para vereador.

Eunício reforçou que esse sistema ainda precisa ser analisado pela Câmara e que caso seja sancionado, dividirá os municípios com mais de 200 mil eleitores em distritos, no número correspondente ao de vagas na Câmara.

ELES NÃO QUEREM A CPI DO BNDES. POR QUÊ?


QUEM SÃO OS DEPUTADOS CEARENSES QUE QUEREM A INSTALAÇÃO DA CPI DO BNDES



Na última semana foi protocolado na Câmara dos Deputados o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades envolvendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ocorridas entre os anos de 2003 e 2015.
No documento entregue constam assinaturas de 198 parlamentares de 25 partidos, exceto PT e PC do B. No Ceará, a criação da CPI do BNDES contou com o apoio de apenas oito deputados da bancada – Adail Carneiro (PHS), Aníbal Gomes (PMDB), Cabo Sabino (PR), Danilo Forte (PMDB), Genecias Noronha (SD), Moroni Torgan (DEM), Moses Rodrigues (PPS) e Vitor Valim (PMDB).
A CPI do BNDES deverá investigar empréstimos concedidos a nove empreiteiras, além de empresas de fachada, investigadas pela Operação Lava Jato; empréstimos concedidos a países como Angola e Cuba; e empréstimos concedidos em condições duvidosas que beneficiaram empresas do Grupo do empresário Eike Batista e do setor frigorífico.

Deputados que ASSINARAM o pedido de CPI do BNDES


Deputados que NÃO ASSINARAM o pedido de CPI do BNDES


1.   Adail Carneiro (PHS)
2.   Aníbal Gomes (PMDB)
3.   Cabo Sabino (PR)
4.   Danilo Forte (PMDB)
5.   Genecias Noronha (SD)
6.   Moroni Torgan (DEM)
7.   Moses Rodrigues (PPS)
8.   Vitor Valim (PMDB)

1.   André Figueiredo (PDT)
2.   Antônio Balhmann (PROS)
3.   Arnon Bezerra (PTB)
4.   Chico Lopes (PCdoB)  
5.   Domingos Neto (PROS)
6.   Gorete Pereira (PR)
7.   José Airton (PT)
8.   José Guimarães (PT) 
9.   Leônidas Cristino (PROS)
10.               Luizianne Lins (PT)
11.               Macedo (PSL)
12.               Odorico Monteiro (PT)
13.               Raimundo Matos (PSDB)
14.               Ronaldo Martins (PRB)

quinta-feira, 23 de abril de 2015

CED LANÇA UMA SÉRIE DE CURSOS GRATUITOS PARA PROFESSORES E ESTUDANTES

    O Centro de Educação a Distância do Ceará a partir de 18 de abril estará com inscrições abertas para uma série de cursos gratuitos voltados para o aperfeiçoamento de professores e estudantes da Rede Pública de Ensino.
    Com o objetivo de disponibilizar formações para professores e estudantes, o Centro irá ofertar 6 cursos, totalizando mais de 800 vagas abertas nas áreas de tecnologia, educação e comunicação digital.

NOVOS INVESTIMENTOS NO CENTRO DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO - CTC, DO SINDICATO CALÇADISTA DE SOBRAL


DR.GUIMARÃES SEGUE COM SUAS VISITAS EM SOBRAL. DESTA VEZ EM TAPERUABA.



Na manhã de sábado (18), o pré-candidato a prefeito de Sobral Dr.Guimarães esteve visitando o distrito de Taperuaba. O líder político de oposição a atual administração vem acompanhando como se encontra a situação dos bairros pela cidade e começa a estender suas visitas aos distritos sobralenses. A passagem pela localidade de Taperuaba foi marcada por visitas aos comerciantes e conversa com populares ao lado da liderança política Dário.

ESPELHO D'ÁGUA DA PRAÇA DO BOSQUE VAZOU NOVAMENTE

O espelho d'água da Praça do Bosque, inaugurada no dia 6 de março, vazou novamente. Na manhã de quarta-feira, homens de uma construtora retirada a baldes o restante da água que ficou. Agora os operários vão refazer o serviço novamente. No início de março a água da piscina foi toda embora depois que parte do piso cedeu.

FESTA DO DIA DO TRABALHADOR CALÇADISTA


A ENTREGA DE INGRESSOS PARA O TRABALHADOR CALÇADISTA OCORRE NA SEDE DO SINDICATO CALÇADISTA, PRÓXIMO AO COLÉGIO CIRÃO, DURANTE A SEMANA E EM HORÁRIO COMERCIAL.

MOSES RODRIGUES ASSINA REQUERIMENTO PARA INSTALAR A CPI DO BNDES

    Na última semana, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) protocolou na Câmara Federal um requerimento solicitando a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades em financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
     O requerimento, assinado por 199 deputados de 25 partidos, tem como foco de investigação os empréstimos secretos concedidos a outros países, como Angola e Cuba; empréstimos suspeitos para as nove empreiteiras, investigadas pela operação Lava Jato; e empréstimos realizados com critérios questionáveis, como os que beneficiaram empresas do grupo do empresário Eike Batista.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A FEIRA DO APRAZÍVEL VAI MUDAR


MOSES RODRIGUES PROTOCOLA REQUERIMENTO NA CPI DA PETROBRAS

     A bancada do PPS na CPI da Petrobras segue fortalecida. Na última semana o deputado cearense Moses Rodrigues protocolou um requerimento solicitando a convocação do secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Tarcisio Secoli (PT), do deputado estadual Teonílio Monteiro da Costa, o Barba (PT), e do parlamentar estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT).
     De acordo com o documento, que será apresentado à Comissão e submetido à votação nesta quarta-feira (22), os petistas deverão prestar esclarecimentos a respeito do envolvimento junto à Editora Gráfica Atitude, empresa apontada pela Polícia Federal, na Operação Lava Jato, como ponte de recebimento de propina do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.
     “Nosso papel enquanto membro da CPI da Petrobras é investigar os fatos, para trazer a tona os verdadeiros responsáveis pelos prejuízos, não somente à Estatal, mas à União. Esperamos que o requerimento seja apreciado e aprovado na Comissão”, destacou Moses Rodrigues.
O uso da editora como lavagem de dinheiro por João Vaccari Neto foi denunciado por Augusto Ribeiro de Mendonça, ex-executivo da Setal Óleo e Gás.

AS CURTAS DO BLOG WILSON GOMES

1- O prefeito da cidade de Alcântaras, Eliésio Fonteles está intensificado o combate ao mosquito Aedes Aegypty, com campanhas nas emissoras de rádio e equipes com visita domiciliar.

2- O prefeito de Mucambo, esteve recentemente em Brasília, em busca de recursos para o seu município. Durante está semana deverá agilizar as obras que estão em andamento, principalmente na área de saúde.

3- A direção da feira do Aprazível comunicando que a partir do mês de maio a feira passará a funcionar às quarta-feira, com início às 18h. A primeira acontece dia 6.

4- Um atropelamento foi registrado na manhã desta quarta-feira, no Centro de Sobral. A vítima não identificada foi colhida por um veículo que faz o transporte alternativo.

CEARENSE ACERTA OS 15 NÚMEROS DA LOTOFÁCIL

    Um cearense de Fortaleza se tornou o novo milionário da cidade, após vencer o sorteio da Lotofácil, realizado na segunda-feira, 21, em Osasco, São Paulo. Ele foi acertou 15 números e foi o único a ganhar o prêmio de R$ 1.723.524,11.
   Para jogar na Lotofácil, você marca entre 15 a 18 números, dentro os 25 disponíveis, e fatura o prêmio se acertar 11, 12, 13, 14 ou 15 números. Os sorteios são realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 20h.
    O próximo torneio será realizado nesta quarta-feira, 22.

FALTA DE GASOLINA TIRA AMBULÂNCIA DE CIRCULAÇÃO EM SOBRAL

Os moradores do distrito de Patriarca, Município de Sobral, estão bastante preocupados com a situação da saúde pública. A única ambulância que atende aos moradores daquela localidade e comunidade circunvizinha perdeu o direito de abastecer nos postos de combustíveis. Sem gasolina o veículo não roda permanece maior parte do tempo parado. O veículo quando está em condições de uso, tende as comunidades de Patriarca Sede, Lagoa Queimada, Mutuca, Fazenda Alegre e Marrecas.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...