sexta-feira, 24 de abril de 2015

EUNÍCIO DEBATE REFORMA POLÍTICA COM VEREADORES DO CEARÁ



As alterações na legislação política e eleitoral discutidas e sugeridas pelo Congresso pautaram a reunião entre vereadores do Ceará e o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), nesta quinta-feira (23), em Brasília.

Em torno de 80 legisladores representantes de diversas regiões do Estado fizeram questão de agradecer o empenho de Eunício na liderança dos debates e procuraram tirar suas dúvidas.

Para esclarecer os temas já aprovados pelo Senado e encaminhados à Câmara, Eunício afirmou que há certo movimento favorável à aprovação dos projetos que preveem o fim das coligações proporcionais para eleição de deputados federais, estaduais e vereadores, assim como o fim da reeleição para prefeito, governador e presidente.

Para ele, a proposta que torna coincidente a realização de eleição para todos os mandatos, sem a convocação de eleição para mandato tampão, e o fortalecimento dos partidos através de regras mais rígidas visando à fidelidade partidária, também estão entre os temas com mais chances de serem aprovados a tempo de terem validade já nas próximas eleições.

A vereadora Tia Rita, do município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, afirmou que as mudanças sugeridas para eleição de vereador têm gerado algumas dúvidas entre os legisladores e a população dos municípios. “Essas mudanças nos preocupam e queremos saber efetivamente o efeito que elas vão nos trazer já nas próximas eleições”, questionou a vereadora se referindo ao voto distrital para vereador.

Eunício reforçou que esse sistema ainda precisa ser analisado pela Câmara e que caso seja sancionado, dividirá os municípios com mais de 200 mil eleitores em distritos, no número correspondente ao de vagas na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...