sábado, 28 de dezembro de 2013

Médicos estão ficando sem comida no Ceará

Médicos cubanos, participantes do programa Mais Médicos, em Fortaleza, estão enfrentando problemas diariamente para se alimentar. Os profissionais denunciam que chegam a ficar sem almoço e, dependendo do horário que saem do Centro de Saúde em que trabalham, até sem o jantar. Embora hospedados em um das áreas nobres da cidade, a Av. Beira-Mar, o local é longe de onde boa parte trabalha, e o serviço de alimentação se encerra antes que todos os cubanos cheguem das unidades.
Para ajudar os colegas, funcionários de um posto chegam a fazer "vaquinha" e comprar comida para os médicos não passarem fome. A Regional V, uma das regiões da Capital mais críticas em relação à necessidade de médicos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é um exemplo desse cenário.

Pleno do STJD confirma rebaixamento da Portuguesa, e Fluminense se salva

(O Povo) - Com o placar de 8 a 0, o Pleno do STJD confirmou nesta sexta-feira a perda de quatro pontos da Portuguesa por causa da escalação irregular do meia Héverton, punição que acabou decretando o rebaixamento da Lusa a Série B-2014. Com isso, quem se deu bem foi o Fluminense, que escapou da degola.

- O caso de descumprimento da lei é claro. A escalação irregular é fato incontroverso. Deixaremos de cumprir o CBJD para atender ao clamor público? Seria o caos jurídico. Há uma tentativa insana de descumprir o regulamento - disse em seu voto o relator do processo, o auditor Décio Neuhaus.
O julgamento em segunda instância confirmou a decissão da Comissão Disciplinar que tratou do caso, e, por unanimidade, decidir punir a Lusa. O clube, se quiser, pode ir à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, para derrubar a decisão do STJD. Os dirigentes do clube também não descartam acionar a Justiça comum.
O relator, que trouxe o voto pronto e fez a leitura por 42 minutos, fez questão de rebater tese por tese apresentada pela defesa da Portuguesa, feita pelo advogado João Zanforlin.
A Lusa argumentou que a moralidade deveria ser usada, mantendo o resultado de campo. Além disso, citou que Héverton, escalado de forma irregular contra o Grêmio, não mudou o jogo.
- É um jogador que foi reserva durante todo o campeonato. Não tem uma qualidade técnica para desequilibrar uma partida. Não teve vantagem desportiva - disse Zanforlin, que ainda citou que foi induzido ao erro pela CBF:
- O documento da CBF diz também que é contagem de punições dadas ao STJD. E até a terça-feira o Héverton tinha condição de jogo. Que auxílio é esse? Diz que tem condição e depois manda denúncia!
A Lusa teve o apoio do Flamengo, que participou como terceiro interessado.
- Para que serve o Bid da suspensão? Para nada? Então para que ele existe? - indagou o advogado do Fla, Michel Assef Filho.
O Fluminense, outro interessado, clamou pelo cumprimento do artigo 214 do CBJD, no qual os clubes foram enquadrados. Mário Bittencourt, que representou o Tricolor, citou Nelson Rodrigues e um trecho do livro O Pequeno Príncipe.
- Cito Nelson Rodrigues: "Nada é mais difícil e cansativo do que defender o óbvio." Meia dúzia de irresponsáveis querem constranger o Fluminense a brigar pelo direito e a vocês (auditores) a fazer valer a regra assinada por todos. Se inverteu a ordem das coisas. Para a Portuguesa, moralidade é 37 rodadas serem iguais e a última ser diferente, porque a beneficia. A Portuguesa já mudou de tese 19 vezes! Cito o Pequeno Príncipe: "Regulamento é regulamento. Bom dia" - argumentou Bittencourt.
O Fluminense seguiu a mesma linha da procuradoria, que acabou sendo o entendimento dos auditores. Sendo assim, a punição foi dada e a Lusa rebaixada.
- Devemos preservar as regras pré-estabelecidas. O que estamos julgando vai muito além de Portuguesa e Fluminense - concluiu o presidente do STJD, Flavio Zveiter, último a votar e que confirmou o 8 a 0.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Funcionários demitidos da prefeitura de Massapê podem está envolvidos no escândalos

A população da cidade de Massapê, está diante de um possível escândalo, na Secretaria da educação. De acordo com o que está divulgado por um blog da cidade (Desperta Massapê), o prefeito da cidade teria agido rápido ao tomar conhecimento, que pelo menos três funcionários da referida secretaria estaria envolvido em compra superfaturada e acabou demitindo-os.

Os casos de compras superfaturadas não seriam do conhecimento da secretária Firmina Silva, mas sim de uma assessora – Ana Paula teria descoberto tudo e informado ao prefeito.
As pessoas tidas como suspeitas, teriam levantado desconfiança, pela situação financeira que estaria apresentando nos últimos dias, com aluguel de fazenda e compra de terrenos na cidade de Massapê.

Cid Gomes é Fantástico




Alguém viu o prefeito Veveu na CM de Sobral

Uma notícia que circula por alguns blogs da cidade de Sobral e de Fortaleza dão conta que o prefeito da cidade Veveu Arruda esteve na segunda-feira, 23, na sessão da Câamra de Vereadores para explicar o reajuste do IPTU. Diz um trecho do que foi postado: "Veveu Arruda compareceu à sessão para explicar as mensagens. Ele disse que a redução do FPM e outros repasses constitucionais levaram a Prefeitura a ter que reajustar o IPTU e criar taxas de olho principalmente na sonegação fiscal". O blog Wilson Gomes esteve na sessão da CM, e viu por lá, Dr. Guimarães, ex-candidato a prefeito e suplente de deputado do PV, e, Luciano Arruda - Chefe de Gabinete. Alguém pode me explicar.

Leia a matéria no 

Comerciante sobralense morre na BR 222, nesta sexta-feira

O Blog Wilson Gomes recebe a informação que nesta sexta-feira, por volta de meio-dia, foi registrado um acidente com vítima fatal na BR 222. O carro do IML de Sobral já foi deslocado. O blog aguarda outras informações.

A vítima foi identificada por Francisco Airton Rodrigues, mas conhecido por Aistinho, que no momento do acidente pilotava uma moto modelo Biz, cor vermelha, placa NUX 8578, que foi colida por um outro veículo não identificado. O caso aconteceu na altura do conjunto Industrial da cidade de Sobral. A vítima morava na Rua Ernesto Marinho, centro de Sobral. O corpo será encaminhado para IML.

"O dia em que a terra parou"

Já dizia Raul Seixas em uma de suas belas canções "O dia em que a terra parou" "...O empregado não saiu pro seu trabalho/Pois sabia que o patrão também não tava lá/Dona de casa não saiu pra comprar pão/Pois sabia que o padeiro também não tava lá/E o guarda não saiu para prender/Pois sabia que o ladrão, também não tava lá/e o ladrão não saiu para roubar/Pois sabia que não ia ter onde gastar/.."

Foi assim que pensou a maioria dos cinco mil funcionários públicos municipais de Sobral esperado pelo prefeito Veveu Arruda para a solenidade de confraternização de final de Ano. Pouco mais de 300 compareceram a festa. A contabilidade foi feita pelo número de refrigerantes pets de dois litros que foi entregue na saída, a cada uma das pessoas que esteve presentes a festa, realizada no meio da rua, ao lado da Prefeitura de Sobral. As pessoas também ganharam uma cesta recheada de vários produtos que foram entregues pelo próprio prefeito a cada um dos funcionários. 

Quem acompanhou o evento disse que os anteriores ficaram na saudade, pela organização, local e presença de público.


Doutor Guimarães fala aos Sobralenses nesta sexta-feira

O ex-candidato à prefeito de Sobral e deputado/suplente Doutor Guimarães participou na manhã desta sexta-feira, do Programa Izaias Nicolau, na Rádio Paraíso FM. Falou do período em que esteve na função de deputado estadual. Disse que votou contra projetos que favorecia ao governo do Estado e que punia a população ceareense como a nova Lei do IPTU em que obriga o contribuinte pagar um pouco mais, caso resida em área que recebeu benefícios por conta de obras do governo do Estado. Também foi favorável aos grevistas, por entender que se trata de uma reivindicação legítima. 

Apesar de nesse primeiro período ter encerrado sua passagem pela Assembleia Legislativa, Dr. Guimarães avaliou como positiva, pois houve tempo de apresentar emenda para o Orçamento de 2014. "Apresentamos emenda ao orçamento para levar água para a localidade de Bolqueirão, bem como a pavimentação asfáltica da estrada que liga a localidade a sede do Município", disse Dr. Guimarães, acrescentando que um pedido para pavimentar a rodovia que atende os moradores do Baracho também foi incluída.

Para a localidade de Salgado dos Machados, foi solicitado ao governo do Estado orçamento para a construção de um mini-estádio. "Existe quatro times de futebol e por isso se trata de um equipamento de esporte bastante importante". Disse Dr. Guimarães.

Zeca Aquino está em Nova Iorque

O diretor da Rádio Tupinambá, Zeca Aquino, participou agora a pouco às 6h (8h - horário de Brasília), direto de Nova Iorque, informando que através da internet estava acompanhando a programação da emissora. Falou dentro do programa do Italo Costa, e informou que o termômetro marcava 0ºC (Zero Grau - C). O diretor da mais importante emissora da região retorna ao País, dia seis de Janeiro de 2014.

Jovens que trabalharam no cadastramento biométrico querem receber

Foto: Bené Fernandes

Os 30 jovens contratados pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral para prestar serviço junto a Justiça Eleitoral da cidade, no trabalho de cadastramento biométrico estão há dois meses esperando receber o pagamento de seus salários. O serviço que foi concluído no dia 13, deveria ter sido pago para evitar aborrecimentos, mas não foi isso que aconteceu. Agora os jovens estão a procura de seus direitos. Cobrar de quem!

Festa de confraternização dos servidores da Prefeitura de Sobral


A Prefeitura de Sobral resolveu fazer no meio da rua, ao lado do prédio do Paço Municipal ,a festa de confraternização de Final de Ano, dos servidores públicos municipais. A festa foi organizada por um Buffet da cidade de Canindê, que ganhou a licitação. Segundo informações a empresa chegou a reservar espaço num clube da cidade, e que seria para atender cerca cinco mil pessoas, mas o serviço foi mudado, e apenas, dois mil funcionários receberam o convite para participar da confraternização que até então era realizado em ambiente fechado. Cerca de 70 garçons, foram contratados para atender ao público. A festa terminou antes das 23h.

Antes de pegar a Viriato de Medeiros preste atenção

Atenção para os motoristas que trafegam pela Viriato de Medeiros no sentido Junco, a via se encontra fechada após o cruzamento com a via férrea. Neste caso quem pretende chegar ao bairro mencionado o melhor caminho a seguir será no sentido Avenida do Contorno e contornar pelo Centro de Convenções. Quem vem no caminho de volta, a única via é o mesmo, Avenida do Contorno até a Praça do São Francisco.

Padre Zé Linhares e Veveu Arruda no Show do Ivan Frota

Neste sábado, dia 28, o deputado federal Padre José Linhares e o prefeito de Sobral Veveu Arruda são os convidados do Show do Ivan Frota encerrando a programação de 2013.
No último programa do ano do “amigo de fé”, com início às 9h, transmitido do Becco do Cotovelo, Padre Zé e Veveu Arruda apresentarão uma retrospectiva de suas atuações, respectivamente, na Câmara dos Deputados e na Prefeitura de Sobral no ano que se finda.
Será uma boa oportunidade para os amigos e correligionários participarem e valorizarem com suas presenças essas lideranças que tanto têm contribuído com seus esforços e talentos para o crescimento de Sobral e da zona norte do Ceará.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Guarany de Sobral continua contratando

A diretoria do Guarany de Sobral, continua reforçando o elenco para a temporada de 2014. Dois novos reforços foram contratados e se integram a equipe rubro-negra. Trata-se do lateral direito da Da Silva, e do meia Junior Paraíba, 25 anos. Júnior na ultima temporada atuou no América de Cali/COL e foi o grande destaque do CRAC/GO que conquistou o Brasileirão Série D de 2012. Júnior Paraíba voltando ao Brasil optou em disputar o Campeonato do Nordeste pelo Guarany de Sobral.

Feira do Aprazível entrega moto do Natal Premiado

A Associação da Feira do Aprazível comunicando que na manhã do dia 20, realizou o sorteio do Natal Premiado e o grande da motocicleta foi o cliente Antonio Gilvan Cordeiro freire que reside na Rua Sambaíba, na cidade de Pacujá. A compra foi feita na barraca de número 9 da Feira do Aprazível. A moto foi entregue no mesmo dia do sorteio.



Prefeito Veveu Arruda vai assinar ordem de serviço

O prefeito Veveu Arruda deverá reunir a imprensa e secretários para anunciar nesta manhã de quinta-feira, mais um pacote de obras que deverão acontecer entre o final de ano e começo de 2014. Entre as obras dos novos Centros de Saúde da Família. O anúncio e a assinatura da ordem de serviço deverá acontecer às 10h no auditório da Prefeitura de Sobral.

Confrontar para debater teses distintas

(Edilmar Norões) - Em mais uma manifestação em defesa das causas levantadas pelos profissionais que trabalham nas áreas da Educação, o Sindicato Apeoc promoveu um debate em que o tema central foi “Construção da Educação Nacional na Perspectiva do Movimento Sindical. Na Assembleia reuniu dirigentes da Apeoc e, marcadamente, de professores, tendo por objetivo central levantar a fim de avançar nas discussões, confrontar teses distintas e articular esforços na construção de posicionamentos políticos do movimento social. Aliás, “expresso através das centrais sindicais, sobre temas relevantes evidenciados na atual conjuntura da política educacional brasileira”.Como afirma o professor Anízio Melo, “Estimular e Enfrentar o Debate” é a bandeira levantada pelo Sindicato Apeoc.

No Ceará camisa 100 já tem forte candidato

Uma contratação de "precisão cirúrgica", com "probabilidade de 100% de acerto". Assim o presidente do Ceará, Evandro Leitão, definiu a aquisição do meia Souza, que disputou o Brasileirão pela Portuguesa. O atleta de 34 anos, foi anunciado pelo presidente do Vovô na véspera de Natal como a grande contratação para 2014.
Evandro relatou ainda que há vários meses o Alvinegro vinha procurando manter um acordo prévio para que ele viesse.
Desde já, o meia poderá se credenciar para vestir a camisa 100, em alusão ao centenário do clube, a ser comemorado em 2014. Mas o detentor dessa camisa vai ser escolhido pela torcida, por intermédio do site.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Morre de infarto professor Olimar Carneiro




Morreu por volta das 2h deste dia 25, Dia de Natal, o professor José Olimar Dias Carneiro, 80 anos. O professor Olimar sentiu-se mal em casa, na Serra da Meruoca, após participar de uma ceia. Foi levado às pressas para o Hospital Regional Norte onde acabou falecendo. O Blog Wilson Gomes, está aguardando informações, sobre onde o corpo será velado, hora e local do sepultamento. 

Em maio último, amigos e familiares estiveram reunidos, para comemorar em sua casa, na cidade de Meruoca, seu 80º aniversário de nascimento.

Crime de morte em Sobral no Dia de Natal

Um crime de morte foi registrado pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira, 25, Dia de Natal, na cidade de Sobral. De acordo com informações a vítima foi esfaqueada após sofrer, possivelmente uma tentativa de assalto, pelo fato da bicicleta ter sido levada pelos bandidos. Ao dar entrada no Hospital, a vítima acabou falecendo. A polícia investiga o caso e acredita que o crime foi praticado por pelo menos três elementos. O caso foi registrado no Bairro Padre Palhano, por volta das 8h. 

ATUALIZANDO: A vítima - José Eloi da Rocha, 60 anos, morreu ao chegar no HRN. o crime aconteceu na Rua da Ferroviária, bairro Padre Palhano.

Cartão de Natal vereadora Fransquinha do Torto

Cartão de Natal do vereador Gilmar Bastos

Cartão de Natal do vereador Rogério Arruda

Cartão de Natal do vereador Paulo Vasconcelos

Cartão de Natal do vereador Paulão

Cartão de Natal do vereador Kaká Linhares

Cartão de Natal do Vereador Adaldécio Linhares

Cartão de Natal do Vereador Adauto Arruda

Cartão de Natal do vereador Fredim do Jaibaras

Cartão de Natal do ex-ministro Leônidas Cristino


CTTU vai fazer interdição na Avenida John Sanford

A Coordenadoria de Trânsito e Transporte, órgão da Secretaria da Cidadania e Segurança fará, no período de 02 a 31 de janeiro de 2014, a interdição de trechos da Avenida John Sanford entre a Pericentral e a rua Antônio Félix Ibiapina:
Locais interditados: 2 (duas vias):

  • interdição de trechos da Avenida John Sanford entre a Pericentral e a rua Antônio Félix Ibiapina, devendo o tráfego ser transferido para a rua Maria Galdino de Araújo.
  • Avenida Pericentral (Leste - Oeste) será interditada entre a a Avenida do Jonh Sanford e Pericentral
A CTTU comunica que será permitido o  acesso do suas garagens e residências.
 Para maiores esclarecimentos: 88-3614-8812

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- Uma moto Biz foi tomada de assalto na noite desta terça-feira, 24, em Sobral. A PM está a procura dos bandidos que estariam armados.

2- Um carro desgovernado invadiu na tarde desta terça-feira uma loja de eletrodomésticos, no Centro de Sobral. De acordo com testemunhas causou apenas danos materiais.

3- A polícia já identificou um dos elementos que praticou assalto contra o ex-vereador Luciano Feijão. Luciano teria sido abordado no momento em que transportava R$ 22 mil.

Sindicato Calçadista entrega balaço de suas atividades em 2013



Como dizia o saudoso Pedro Lavandeira - "...Eles aí gostam de taxa e imposto, até cachorro paga 10 pra se soltar.."




Os vereadores de Sobral aprovaram na manhã de segunda-feira, numa sessão extraordinária os dois projetos de autoria do Executivo; O Código Tributário e o IPTU. Projetos, que parecem que foram elaborados por pessoas, que, como diria o saudoso Raul Seixas “maluco beleza”, ou quem sabe por pessoas que tem a mania do “Ctrl-C” “Ctrl V”.

Projetos que desde quando chegou a Casa Legislativa se tinha a certeza de que seria rejeitados, por ter valores exorbitantes no caso do IPTU, e a cobrança de produtos e serviços, que jamais a cidade poderá oferecer como é o caso de “hospedagem marítima” para quem chegar a cidade via embarcação e procuram um hotel ou uma pensão para se hospedar. Em se tratando desse caso “hotelaria marítima, o município poderá cobrar por ocupação por temporada, caso seja fornecido algum tipo de serviço, no caso específico – valor da alimentação e gorjeta quando incluído no preço da diária, fica sujeito ao Imposto Sobre Serviço (ISS)”, que além por força de expressão, vai muito mais além, quando se fala de prestadores de serviços. Uma pessoa (por foca de expressão), que esteja numa praça, cantando, ou fazendo um discurso, ou fazendo mágicas e as pessoas que passam e lhe dão gorjeta, a Prefeitura poderá cobrar, pois aquele serviço-extra está lhe rendendo lucro, por tanto tem pagar as taxas ISS.

No Caso do IPTU, as taxas de ocupação dos imóveis eram bem maiores do que foram aprovados pelos vereadores. Um imóvel que antes pagava R$ 51,00 pelo metro quadrado, teria pela nova tabela do IPTU de pagar R$ 225,00 - metro quadrado, um aumento de 225%. Com a nova tabela essa valor ficou fixado em R$ 80,00. Quem antes pagava R$ 96,00, vai pagar R$130. Pela proposta elaborada pelo Prefeito de Sobral esse valor deveria ser de R$ 398,00.

A Câmara também rejeitou a equiparação do valor do metro quadrado no bairro Alto do Cristo, por exemplo, ter o mesmo valor de um imóvel construído nos bairros Novos da Cidade, como é o caso do bairro Renato Parente. Neste caso os preços se diferenciam por se tratar de conjuntos habitacionais novos. Os projetos aprovados não contaram com a votação favorável dos vereadores Hermenegildo e Júnior Balreira (ausentes) da sessão e Gilmar Bastos (IPTU), Fredim do Jaibaras, Fransquinha do Torto (nos dois projetos) e Gegê Romão (Tributário).

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Flash da confraternização da Câmara de Sobral

O presidente da Câmara de Vereadores de Sobral, Itamar Ribeiro reuniu na tarde desta segunda-feira, 23, vereadores, funcionários e imprensa. De quebra a Prefeitura marcou para o mesmo local sua confraternização.














As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- Não consigo entender a população de Sobral que reclama das autoridades e quando estão nas emissoras de rádios só ouve elogios. Por quê sera?

2- A Câmara de Sobral tem reunião nesta manhã de segunda-feira. A última do Ano, em horário extraordinário, às 9h. na Pauta projetos do Executivo, Tributário e IPTU.

3- Os servidores da Câmara de Vereadores e a imprensa se confraternizam nesta segunda-feira, a partir das 12h. O prefeito Veveu Arruda é aguardado na solenidade.

4- As pessoas que instalam semáforos em Sobral tem que entender de engenharia e trânsito. No instalado nas imediações da Igreja Coração de Jesus em direção ao trânsito, está causando engarrafamento.

Justiça do Trabalho suspende início do Cearense 2014 e quer nova tabela

(Globo Esporte) - A 13ª Vara da Justiça do Trabalho de Fortaleza determinou na última sexta-feira (20) que o Campeonato Cearense 2014 está suspenso. A determinação atende a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Com isso, a tabela do Estadual precisa, segundo a Justiça do Trabalho, ser refeita para que a competição tenha início. A decisão é de caráter liminar, ou seja, é válida até haja o julgamento do pedido do MPT. 
De acordo com o Ministério Público do Trabalho, as datas dos Estadual deste ano e de 2014 não atendem 'as Normas Orgânicas do Futebol Brasileiro e o Regulamento Geral de Competições', segundo os quais deve haver um intervalo mínimo entre as partidas de 66 horas. O descumprimento da liminar prevê multa diária. O valor não foi divulgado. 
Ainda segundo o MPT, a FCF, responsável pelas tabelas, 'refuta-se a observar as sobreditas normas no âmbito do campeonato cearense de futebol - inclusive a contragosto dos clubes participantes'. A nova tabela precisará ser reelaborada em consonância com as normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), recomenda a ação civil pública. 
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Federação Cearense de Futebol declarou ao GloboEsporte.com/ce na manhã deste sábado (21) não ter sido notificada ainda a respeito da decisão da 13ª Vara da Justiça do Trabalho de Fortaleza e que só vai se pronunciar sobre caso tão logo seja. A decisão estabelece prazo de 48 horas a partir da notificação para que a FCF e os clubes se manifestem.

Guarany treina nesta segunda-feira visando estreia na Copa do Nordeste


O Guarany de Sobral está intensificando os trabalhos rumo a estreia na Copa do Nordeste, que começa para o time de Sobral, no dia 18 de Janeiro, fora de casa. Na manhã de domingo um trabalho de força e técnica foram aplicados ao elenco. Nesta segunda-feira, o time trabalha em três períodos. Pela faz trabalho aeróbico, às 11h tem atividade na academia e no horário da tarde, faz trabalho técnico, no estádio Eder Venâncio.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Em Sobral homem é alvejado com dois tiros na cabeça

Na noite deste domingo, por volta das 19h, um homem deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, alvejado com dois tiros de revólver na cabeça. de acordo do testemunhas o fato teria acontecido nas imediações da Escola no Bairro Dom José 2. A polícia já identificou o autor dos disparos e segue a sua procura.

Criança de 7 anos atingida a bala em Sobral

Na noite sábado por volta das 23h, a Polícia Militar registrou disparo de arma nas imediações da rotatória do Parque Cidade. De acordo com informações uma criança de sete anos foi atingida no pé. A criança alvejada foi levada para o Hospital Regional.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...