sábado, 29 de agosto de 2020

“Nossa candidatura está mantida. Somos a terceira via”, diz Célio Studart sobre eleição em Fortaleza


(Ponto Poder) - O deputado Célio Studart (PV) negou rumores dos bastidores políticos de que pudesse ficar de fora da disputa pela Prefeitura de Fortaleza para apoiar o grupo governista e aposta que será uma terceira via. “Vamos ter (na oposição) Capitão Wagner e Luizianne Lins. Não fazemos parte de um grupo, nem de outro e nem da gestão municipal. Talvez a nossa candidatura seja a que tem menor rejeição”, disse.


Jornalismo ganha o II Prêmio de Inovação Pedagógica do UNINTA


(*Thailane Morais) - Aconteceu na tarde desta quinta-feira (27) a cerimônia do II Prêmio de Inovação Pedagógica do Centro Universitário INTA (UNINTA), que prestigiou o trabalho do seu corpo docente. Nesta segunda edição, realizada no novo auditório Oscar Spíndola Rodrigues, o professor Me Augustiano Xavier, do curso de Jornalismo, foi contemplado com o primeiro lugar e o prêmio de um laptop. O trabalho vencedor foi o podcast intitulado “Alerta CoronaVírus”, o qual foi produzido em parceria com os estudantes do curso.

O professor relata que a proposta do trabalho aconteceu dentro da sala de aula. “A idéia surgiu a partir de conversas com estudantes sobre o produção de um podcast, discussões essas que foram motivadas pelo grande uso dessa linguagem por veículos de comunicação e a sociedade”. Mesmo longe dos estúdios da instituição, ele garante que é totalmente viável a produção de conteúdo de qualidade em isolamento social. “Há diversos suportes tecnológicos para auxiliar nesse processo de construção de um projeto novo, o podcast é um bom exemplo disso”, destacou.

Junyel Lehy, aluno do oitavo semestre nos conta como foi a experiência. ”Criar um podcast em meio a uma pandemia foi bastante desafiador, mas acabei enxergando uma possibilidade dentro da área, e também que esse novo formato possibilitou pessoas que não tinham acesso a tais informações tão importantes, se manterem informadas”. colocou.

Ao falar sobre o prêmio, o professor Augustiano Xavier ressaltou o uso de novas tecnologias. “O sentimento foi de gratidão e de dever cumprido. O podcast alcançou seu resultado esperado e os estudantes tiveram a possibilidade de construir uma importante ferramenta de comunicação. Essa conquista mostra a importância de implementarmos práticas inovadoras nos processos pedagógicos”.

O evento foi transmitido na página do youtube da instituição e apresentado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante A primeira edição do Prêmio de Inovação Pedagógica teve como vencedora a docente Me. Wanderléia de Aguiar Policarpo, do curso de Nutrição do UNINTA, por seu relato sobre aplicação da gamificação na disciplina de Bioquímica, a fim de auxiliar na aprendizagem dos alunos. 




*Estudante e participante da Agência Júnior de Jornalismo do UNINTA

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

MDB vive indecisão na eleição de Fortaleza e tem desafio de não sair enfraquecido



(Ponto Poder) - Dos partidos que ainda não definiram o rumo na eleição em Fortaleza, o MDB é o mais indeciso. A sigla comandada por Eunício Oliveira cogita aliança com oa pré-candidatos Capitão Wagner (Pros), Heitor Ferrer (SD) e não descarta o PT (envolve outras variáveis). O partido tem bom tempo de propaganda e tenta se valorizar para evitar cenário pior no pós-eleição.


Vereador é cassado em Camocim após 17 denúncias, entre elas a de entrar armado no plenário



Por 13 votos a 2, o vereador Erasmo Gomes (PSL) foi cassado pela Câmara Municipal de Camocim por quebra de decoro parlamentar. Erasmo acumulava 17 denúncias na Casa, como a de semear informações falsas e até de permanecer armado nas sessões plenárias. Em outra situação denunciada, afirmou que protestos contra cortes na educação eram feitos por “meia dúzia de maconheiros”.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Tasso: Fundeb garante serviço público prioritário para os brasileiros


(Assessoria) - O senador Tasso Jereissati destacou a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). "A questão mais importante para o futuro do Brasil é a educação. Por isso, aprovamos hoje no Senado o novo Fundeb, que coloca a Educação na Constituição Federal, garantindo serviço público prioritário para todos os brasileiros", disse o senador após a aprovação da proposta. Nesta manhã,  o texto foi promulgado pelo Congresso Nacional tornando-se a Emenda 108 da Constituição Federal.

Em 2019, o Fundeb distribuiu R$ 156,3 bilhões para a rede pública. Atualmente, garante dois terços dos recursos que os municípios investem em educação. Cerca de 90% dos recursos do Fundeb vêm de impostos coletados nos âmbitos estadual e municipal, e os outros 10% vêm do governo federal. Os repasses da União não entram no teto de gastos (Emenda Constitucional 95, de 2016).

A PEC torna permanente o Fundeb, que, pela legislação atual, acabaria no fim deste ano. Também aumenta dos atuais 10% para 23% a participação da União no Fundo. Essa participação será elevada de forma gradual: em 2021 começará com 12%; passando para 15% em 2022; 17% em 2023; 19% em 2024; 21% em 2025; e 23% em 2026.

Os valores alocados pelo governo federal continuarão a ser distribuídos para os entes federativos que não alcançarem o valor anual mínimo aplicado por aluno na educação. Da mesma forma, o fundo continuará recebendo o equivalente a 20% dos impostos municipais e estaduais e das transferências constitucionais de parte dos tributos federais.

Os entes federativos deverão usar os recursos do Fundeb exclusivamente em sua atuação prioritária definida na Constituição: os municípios cuidam da educação infantil e do ensino fundamental; e os estados, do ensino fundamental e médio. Assim, o dinheiro não poderá ser aplicado, por exemplo, em universidades, pois o ensino superior é de responsabilidade prioritária do governo federal.

Em jogo cheio de reviravoltas, Ceará derrota Vitória e avança na Copa do Brasil


(O Povo) - O confronto entre Vitória-BA e Ceará foi repleto de emoções e reviravoltas. Nesta quarta-feira, 26, pela terceira fase da Copa do Brasil, o Vovô triunfou por 4 a 3 sobre o Leão da Barra no Barradão e garantiu classificação à fase seguinte da competição nacional, pois no jogo de ida o Alvinegro venceu por 1 a 0 no Castelão. Dessa forma, o placar agregado foi 5 a 3.
O adversário do Alvinegro na quarta fase da Copa do Brasil ainda será definido por meio de sorteio. A data também terá definição posterior. A passagem de fase garante mais R$ 2 milhões para os cofres do Vovô.

Deputado Marcos Sobreira vai disputar Prefeitura de Iguatu

(Ponto Poder)- Acabou o mistério. É o deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) que vai disputar a Prefeitura de Iguatu neste ano. Havia uma articulação para a mãe, Mirian Sobreira (PT), ser a candidata. A família dos Sobreira é tradicional no Município, assim como a do deputado Agenor Neto (MDB), que também vai ser candidato. Os dois já estiveram na gestão. Veremos se um deles vai voltar.

Oposição se une para definir nomes para disputar prefeitura de Sobral


(Célio Brito) - Os dois maiores grupos da oposição de Sobral, poderá sacramentar unidade para a disputa das eleições municipais no próximo mês de novembro. Com isso, o deputado federal Moses Rodrigues (MDB), mostra sua força para construir a reaproximação do grupo e montar um palanque forte. 

Os rumores das negociações surgiram nos bastidores da Sessão da Câmara Municipal de Sobral, na última segunda-feira (24), onde foram colados os nomes do empresário Oscar Rodrigues e do procurador federal Domingues Guimarães, como pré-candidato a prefeito e vice, respectivamente. A confirmação oficial poderá sair entre quinta ou sexta-feira, próxima. 


As tratativas acontecem com o deputado Heitor Freire (PSL) e o deputado Capitão Wagner (PROS), que ambos presidem as legendas no Ceará, que em Sobral são controladas pelo Dr. Guimarães, que poderá sair aliado do MDB e Republicanos na luta pela cadeira de Ivo Gomes como prefeito de Sobral.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Marlon Sobreira sofre perseguição política para atrapalhar sua campanha

(Célio Brito) - As articulações políticas para a disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores de Sobral, começam a tomar contornos nos grupos de situação e da oposição. Com isso, os pré-candidatos iniciaram suas manobras em buscam de apoiadores que venham fortalecer suas campanhas, gerando muita ciumeira em muitos. 

O Postulante a pré-candidato a vereador Marlon Sobreira (PSB), após anunciar sua intenção de postular uma vaga na Câmara de Vereadores de Sobral, tem trabalhado fortemente na captação de “cabos eleitorais” para fortalecer sua campanha. As manobras implicam em convencer apoiadores de outras lideranças políticas e até mesmo a adesão de ex-candidatos. 

Essas movimentações de corpo a corpo têm causado tensionamento político especificamente na região do distrito de Jaibaras, ao ponto do pré-candidato Marlon Sobreira, ir as redes sociais para denunciar que após ter anunciado sua a pré-candidatura, vem sofrendo várias perseguições políticas naquela área. Apesar de não especificar exatamente de que se trata essas ameaças. 

No mesmo poste, seu colega de partido Antônio Aragão Pontes, alertou “só não pode por força de lei, comprar voto de pessoas que se alto denomina liderança. Hoje, tem como gravar áudio e vídeo com facilidade, isso pode ocasionar em perca de mandado para quem praticar tal ato. Dizem até que já tem gente guardando material de pré-candidatos, para se for preciso usar junto a justiça eleitoral. Insinuou Aragão. 


A menos de três meses da eleição, o clima pela disputa de votos já começa a esquentar entre Marlon Sobreira e Carlos do Calisto, ambos do mesmo grupo política que apesar de terem ensaiado uma trégua por uma eleição limpa sem a capitações ilícita de sufrágio (compra de votos) entre seus apoiadores. O que parece, não vai ser fácil entre os dois.

Serviço de saneamento básico para o bairro Terrenos Novo é solicitado pela vereadora Alessandra Ponte


(Wilson Gomes) - A vereadora da Alessandra Ponte (PDT) está solicitando da Secretaria de Infraestrutura de Sobral realização de obras de saneamento básico para as ruas: Edmir Ribeiro Parente, Eliza Castro e Silva, Evangelina Sabóia, rua Felicidade, Francisco Alfredo Cavalcante e Francisco Jacinto Ferreira da Ponte, no bairro Cidade Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior (antigo Terrenos Novos).


As curtas do BLOG WILSON GOMES


1- O vereador do SD sobralense Johnson Vasconcelos e representante dos moradores do Jordão está solicitando que sejam instalados 03 postes de iluminação com lâmpadas de LED, no trecho que compreende o mini estádio José Euclides Ferreira Gomes Júnior até a creche José Adarias Vasconcelos, na localidade de sítio Tanques, no distrito de Jordão.

2-  Vereador Francisco Rogério Bezerra Arruda (PP) indica através da Câmara Municipal a ampliação da rede de abastecimento de água no sítio Boa Vista (Desterro), no distrito de Baracho e a ampliação da rede de abastecimento de água no sítio São Francisco (sede), no distrito de Baracho.

3- A Direção da Liga Sobralense de Futebol (LSF) anunciou o cancelamento de todos os campeonatos de futebol amador que seriam promovidos pela entidade em 2020. Em decorrência da ausência de tempo hábil para dar continuidade a programação das competições, além da indisponibilidade de recursos da Prefeitura Municipal, mantenedora da entidade esportiva.


Governo do Estado quer investir cerca de R$ 430 milhões na segurança pública do Ceará


(Inácio Aguiar/DN) - Tramitam na Assembleia Legislativa e podem ir ao plenário na sessão da próxima quinta-feira (27), dois projetos em que o Governo do Estado pede autorização da Assembleia para contratar empréstimos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Um deles é para o programa de Modernização do Tribunal de Justiça do Ceará no valor de 35 milhões de dólares. O outro é para a implantação do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência, com valor aproximado de 52 milhões de dólares.
O pedido de autorização para o empréstimo ocorre no momento em que a elevação dos índices da violência voltam a desafiar o poder público e, por isso, governo discute um plano de reestruturação da área da segurança. Em julho, durante entrevista a este colunista, o governador Camilo Santana informou que um plano para a área estava em gestação.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Julgamento histórico no TSE nesta terça-feira (25/8) irá definir presença da população negra na política brasileira


(Fernando Martines) - Esta terça-feira (25/8) pode ficar marcada como o dia do principal avanço na inserção da população negra em posições de comando no país. O Tribunal Superior Eleitoral irá julgar o pedido para que haja uma distribuição proporcional do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do tempo de propaganda eleitoral para candidatos(as) negros(as). 

Um resultado favorável à consulta formulada pela Deputada Benedita da Silva é vista por entidades sociais como o principal avanço para a presença de negros e negras na política brasileira. O pleito é apoiado pelo Instituto Marielle Franco, Movimento Mulheres Negras Decidem, Educafro e Coalizão Negra por Direitos.

O doutor em direito processual Irapuã Santana, membro e consultor da Educafro, e Samuel Emilio, engenheiro e ativista negro e membro da Educafro, estarão disponíveis para analisar os resultados do julgamento junto aos jornalistas. 

Leônidas Cristino visita Coreaú e conversa sobre eleições com Edésio e Erika

(Sobral em Revista) -  deputado federal Leônidas Cristino esteve no sábado (22) em Coreaú para seu primeiro momento na pré-campanha de Edésio Sitonho e Erika Cristino, candidatos a prefeito e vice nas eleições deste ano. Hora de conhecer a realidade dos ações que estão sendo realizadas, planejar ações futuras e traçar estratégias para devolver o poder executivo coreauense ao PDT, que tão bem administrou a cidade entre 2013-2016 com a então prefeita Erika.

Jati deve receber cerca de R$ 90 mil para assistência às famílias


(Diário do Nordeste) - O Governo Federal reconheceu a situação de emergência por "colapso de barragem" em Jati, município do Cariri cearense que vivencia um drama desde a última sexta-feira (21), quando uma tubulação da barragem da Transposição do Rio São Francisco se rompeu e cerca de dois mil moradores precisaram sair de suas residências. "O decreto já foi reconhecido pelo Governo Federal e servirá para assistir as famílias nesse primeiro momento", informou a prefeita de Jati, Maria de Jesus Diniz.
Segundo ela, o valor será na ordem de R$ 90 mil e deve ser repassado até esta sexta-feira (28). Ainda conforme a gestora, a Portaria deve ser publicada hoje (25) no Diário Oficial da União. "A própria Defesa Civil fez um levantamento e colocou um plano de trabalho em torno de R$ 93 mil. Mas, se a barragem for liberada, as pessoas já vão poder voltar e a despesa não chegará a este valor. Vamos utilizá-lo se a situação for demorar mais dias". Segundo Maria de Jesus, "o decreto deve durar uns três ou quatro dias" Neste período, "o Município poderá contratar, mediante dispensa de licitação, a aquisição de bens necessários às atividades de reposta ao desastre". De acordo com a Procuradoria do Município, o valor de R$ 90 mil é repassado à Prefeitura para assistência inicial as famílias, como alocação, pagamento de alimentação, transporte, etc. "Não é indenização. Isso fica à cargo do governo Federal, que é quem tem a obrigação legal de indenizar, se for o caso", ressaltou a Procuradoria de Jati.

Suspenso, André Fernandes atende do lado de fora da Assembleia mesmo tendo acesso ao gabinete


(Ponto Poder) - Após ser suspenso do mandato por 30 dias, o deputado André Fernandes (Republicanos) está atendendo do lado de fora da Assembleia. Ele colocou uma mesa Av. Desembargador Moreira, segundo a assessoria, para receber a população. Mesmo suspenso, André pode acessar normalmente o gabinete e despachar de lá, só não tem direito a salário e VDP.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

ESCÂNDALOS NA ADMINISTRAÇÃO ENDOSSAM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA DO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS VEREADORES DE VARJOTA.


Nos últimos meses, o Presidente da Câmara Municipal de Varjota, o Vereador Marcos César Oliveira, aliado da gestão atual, que tem apoio de Eunício Oliveira (MDB), tem barrado projetos dos Vereadores que compõem a oposição na terra do Açude Araras. 
Desde que os Vereadores de oposição protocolaram no dia 03.06.2020, o Requerimento de Criação da Comissão Especial que pretende apurar os contratos feitos pela Presidência da Câmara, o Vereador Marcos César começou a se opor aos requerimentos e projetos dos Vereadores de oposição. 
Na última sessão ordinária, que ocorreu no dia 20.08.2020, o Presidente da Câmara voltou a interromper e dificultar os trabalhos dos vereadores, resolvendo indeferir convocação feita pela maioria absoluta dos vereadores para uma sessão extraordinária, na qual finalmente seria votado o Requerimento nº 12/2020, que pretende analisar os contratos atuais e vigentes daquela Casa Legislativa.
Os motivos do Vereador Marcos César são aparentemente políticos, tendo em vista ser braço direito da Prefeita Célia Rodrigues e ter um cunhado como pré-candidato a Vice-Prefeito na terra do açude Araras. Denúncias apontam, no entanto, que os motivos não são apenas políticos, mas também, razões pessoais em virtude de contratos, no mínimo, duvidosos. 
De acordo com informações do Tribunal de Contas do Estado, o Vereador Marcos César mantém um contrato de locação de veículos com a empresa Locadora de Veículos Varjotense (LVV). A locação de APENAS UM VEÍCULO é custeada pelo dinheiro do povo de Varjota pelo valor de R$ 3.950 (TRÊS MIL NOVECENTOS E CINQUENTA REAIS) MENSAIS), com o valor global de R$ 47.400 (quarenta e sete mil e quatrocentos reais). Ocorre que este veículo, de acordo com as informações apuradas, nunca apareceu na sede do Poder Legislativo, nem serviu a nenhum vereador. 

Ademais, e o fato que chama maior atenção, é que o Vereador Marcos César assinou dispensa de licitação, ou seja, preferiu por não haver disputa entre interessados, para contratar a locação do prédio onde funciona a Câmara Municipal pelo valor mensal de R$ 1.800,00 (MIL E OITOCENTOS REAIS), em um ano, portanto, este valor somará o total de R$ 21.600 (VINTE E UM MIL E SEISCENTOS REAIS). 

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará investiga, atualmente, o referido contrato que, apesar de possivelmente possuir valores superfaturados, em virtude de ser um prédio que corresponde a apenas um galpão, não comportando sequer os Vereadores em gabinetes próprios, também possui uma peculiaridade esquisita: 


o imóvel é de propriedade da sobrinha do Vereador Marcos César Oliveira, a Sra. Kerolayne Oliveira, filha de Cleone Ximenes, pré-candidato a Vice-Prefeito pelo MDB. O ato de contratação direta com familiar, além de imoral, corresponde a uma das hipóteses de improbidade administrativa que já estão sendo levantadas na seara judicial e no controle externo, por meio de denúncia encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado. 

Em meio a escândalos recentes de corrupção publicados pelo CearáNews e Portal CN7 (https://cn7.com.br/glerton-paulino-revela-que-apoia-prefeita-de-varjota-para-ganhar-dinheiro-em-negociatas/), além de possível superfaturamento em contratos de gerenciamento de resíduos sólidos, inclusive com grande repercussão no programa do jornalista Donizete Arruda, a contratação de imóvel de propriedade de parente parece ser mais um dos escândalos do grupo político que está no poder em Varjota por 12 (doze) anos.

Link da licitação do aluguel do imóvel: https://licitacoes.tce.ce.gov.br/index.php/dispensa_inexibilidade/detalhes/proc/153399/licit/24144


Link da licitação do aluguel do imóvel: https://licitacoes.tce.ce.gov.br/index.php/dispensa_inexibilidade/detalhes/proc/153399/licit/24144

Vamos ajudar a Casa Rosa Gatorno nesse período de pandemia


(Wilson Gomes) - A casa de Apoio Rosa Gatorno, que assiste pessoas portadoras do vírus HIV, está precisando de sua ajuda nesse período de pandemia por conta da Covid- 19. Com mais de duas mil pessoas em tratamento a Casa está precisando da doação de álcool em gel e máscaras faciais.

Para quem pretende fazer doação, pode entrar em contato (85) 99137-4393 (Valdeíza).  Participe da nossa campanha: seja um verdadeiro amigo da casa de apoio Rosa Gatorno! Colabore você também com a nossa luta.

domingo, 23 de agosto de 2020

Pergunta faz Bolsonaro ameaçar repórter: "Vontade de encher sua boca de porrada"


(Jornal O Povo) - O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo, 23, ter "vontade de encher de porrada" um jornalista do jornal O Globo em frente à Catedral Metropolitana de Brasília.
Durante uma visita a feirinha de artesanato no local, ao descer do carro, Bolsonaro foi questionado pelo jornalista sobre repasses de R$ 89 mil feitos por Fabrício Queiroz, ex-assessor de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, feitos à primeira-dama Michelle Bolsonaro.

"Vontade de encher tua boca de porrada", respondeu Bolsonaro ao repórter. Jornalistas que acompanhavam a visita questionaram se a declaração era uma ameaça, mas o chefe do Executivo não respondeu mais e seguiu com a visita. Depois, voltou ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. 
O Palácio do Planalto foi questionado pelo Estadão sobre o teor da frase, mas não se manifestou.

Movimentações do extrato bancário de Márcia de Oliveira Aguiar, anexados à investigação sobre suposto esquema de 'rachadinha' no gabinete do senador Flávio Bolsonaro enquanto era deputado estadual no Rio, registram que seis cheques da mulher do ex-assessor Fabrício Queiroz foram compensados em favor da mulher do presidente Jair Bolsonaro em 2011, totalizando R$ 17 mil. Somados aos depósitos feitos por Fabrício tempos depois, o total chega a R$ 89 mil.


Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...