sábado, 3 de julho de 2021

O Mais novo time de ganhadores - Regional de Sobral



 



Totolec Interior

 

Manoel Luis da Costa

Rafael Arruda Sobral

Ganhou Rodada

Vendedora Andrine

 

Osmilton Francisco

Rua Benedito Moreira Lima Ubauna Coreau

Ganhou Rodada

Vendedora Salete

 

Antônio Carlos Vasconcelos dos Santos

Juazeiro Forquilha

Ganhou Rodada

Vendedora Regina Paiva

 

Francisco Germano

R Manoel Torres Cohab 1 Sobral

Ganhou Rodada

Vendedora Larissa

 

José Carvalho de Souza

R Aracaju Tamarindo Sobral

Ganhou Rodada

Vendedor Edson

 


sexta-feira, 2 de julho de 2021

Acadêmico de Engenharia de Produção do UNINTA tem projeto implantado na Grendene


Para muitos estudantes universitários, ter um artigo publicado em uma revista científica internacional é uma das maiores conquistas acadêmicas, reconhecimento por seu mérito na pesquisa e produção científica. Para além disso, o acadêmico do 10º semestre do Curso de Engenharia da Produção do UNINTA, Rodrigo Maciel Lima, alcançou um feito ainda maior, vendo o seu trabalho ser aplicado na prática, implementado em uma das maiores indústrias do Brasil. 

O artigo “Implementação e Técnicas Sustentáveis na Reciclagem dos Resíduos de Tintas Usadas em uma Indústria Calçadista” foi publicado na Revista Internacional Brazilian Journal of Development, classificada como Qualis B2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O sucesso do artigo se enveredou para a prática, sendo aplicado na área de flexografia da Grendene, empresa de calçados onde trabalha, em Sobral. 

Na pesquisa, foram expostas técnicas sustentáveis e de baixo custo aplicadas com sucesso na reciclagem dos resíduos de tintas. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em várias etapas e os resultados alcançados mostraram uma aplicação de processos ecologicamente sustentáveis que podem ser usados no reaproveitamento de resíduos industriais e, consequentemente, reduzir os custos operacionais com a compra de material usado na produção. 

O acadêmico explica que o artigo foi incluído na Lei do Bem, uma lei nacional que cria a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizam pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. Ele também comenta como se deu a implementação. “Através de parceria com a área laboratorial da F4 se tornou viável reciclar internamente o resíduo, borra de tinta, oriunda do processo de flexografia. A partir de um problema de sustentabilidade e de ‘inputs’ dos meus gestores, eu busquei uma solução nos vieses ambiental e econômico.” 

O Prof. Dr. Flávio Albuquerque Ferreira da Ponte, orientador do acadêmico no desenvolvimento do artigo, falou sobre a conquista. “Como professor fico muito feliz em ver que as orientações repassadas em sala de aula e durante a realização do trabalho final de curso, contribuíram para o desenvolvimento e reconhecimento profissional do Rodrigo”, expressa. 

O Diretor Industrial da Grendene, Nelson Rossi, utilizou suas redes sociais para parabenizar o futuro engenheiro. “Rodrigo Maciel é mais um grande exemplo de inspiração para todos. Parabéns, Rodrigo, a sua Família, a Universidade e ao super time que apoiou esta Iniciativa”, escreveu. 

Sobre a honraria, a Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Me. Auceliane Lima, evidencia de forma orgulhosa as conquistas dos estudantes da graduação. “Fico muito feliz pelo sucesso do acadêmico, é uma grande realização. Tenho recebido ótimos feedbacks das empresas sobre o desempenho dos nossos alunos do curso nos campos de estágio". 

Sobre a Engenharia de Produção no UNINTA 

O curso de Engenharia de Produção UNINTA tem duração de 5 anos e é reconhecido com conceito máximo pelo MEC. O projeto pedagógico integra a teoria e a prática, a partir da infraestrutura de laboratórios didáticos disponibilizada pela IES, apresentando, ainda, diversos programas educacionais.

A engenharia de produção é uma área que está em constante evolução e ascensão no mercado de trabalho. O profissional graduado trabalha com foco no ganho de produtividade e rentabilidade para as organizações.

Para novos estudantes, que queiram ingressar ainda em 2021, o curso está ofertando bolsas com 30% de desconto nas mensalidades, podendo ainda alcançar financiamento de até 97% do valor através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). 

Para inscrever-se, o interessado deverá acessar o site http://www.uninta.edu.br/vestibulares

MPCE recomenda que 17 cidades adotem medidas para cobertura vacinal infantil


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou que 17 municípios cearenses adotassem medidas para o cumprimento integral da cobertura vacinal infantil, seguindo o Programa Nacional de Imunização (PNI). As recomendações que foram entregues até o último dia 25 de junho, de acordo com informações do órgão, e as autoridades terão um prazo de 90 dias para as providências necessárias. 

Os 17 municípios que receberam a recomendação até a data citada foram: Forquilha, Aracati, Quiterianópolis, Barbalha, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Mombaça, Eusébio, Canindé, Crateús, Cruz, Itapipoca, Parambu, Tauá, Maranguape e Palmácia. Determinações foram encaminhadas para as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Projeto que isenta idosos de 70 anos do IPTU é rejeitado por bancada da situação


(Política)
-  O vereador Francisco Linhares da Ponte (Chico Jóia), na Sessão da Câmara desta segunda-feira (28-6), apresentou um Projeto de Lei que isenta do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, idosos acima de 70 anos, aposentado e pensionista que possuam apenas um imóvel e receba renda familiar ou exerçam atividade econômica com faturamento mensal igual ou inferior a 02 (dois) salários mínimos. 

O Projeto foi rejeitado por todos os vereadores da situação ficando assim a votação: 14 contra e 7 a favor. O vereador Chico Jóia autor do Projeto lamenta a desaprovação. “Os vereadores da situação dizem que estão aqui para ajudar o povo e então esta é a hora. Sei que o prefeito gosta muito de imposto, mas um projeto desse que é para a população poderia ter sido aprovado porque as pessoas mais carentes não podem pagar IPTU. Existe uma Lei em Minas Gerais que é 60 anos e eu coloquei 70, mas infelizmente isso acontece”, disse Chico Jóia. 

O Edil justifica que o trabalhador ao se aposentar perde consideravelmente o padrão diminuindo o rendimento, além de gastos maiores com remédios e alimentação fatores que aliados diminuem o padrão de compra e qualidade de vida da pessoa idosa. A justificativa do Projeto que: “É imprescindível que num país que começa a resgatar os direitos do idoso, assegure o direito à moradia digna sem precisar desfazer de seus imóveis para arcar com impostos”.

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Torre de segurança é inaugurada na Praia de Iracema, em Fortaleza

 


Uma Célula de Proteção Comunitária na Praia de Iracema foi entregue nesta terça-feira (29). O equipamento é uma torre de videomonitoramento, localizada nas proximidades do antigo restaurante Tia Nair. Esta é a terceira célula implantada pela atual gestão do prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT).

A torre faz parte do complexo de segurança da Avenida Beira-Mar, com um sistema de 144 câmeras de videomonitoramento instaladas no trecho que vai do Mercado dos Peixes, na Praia do Mucuripe, à Ponte dos Ingleses.

"Algumas dessas câmeras têm qualificações superespeciais, com capacidade de fazer o reconhecimento das pessoas, auxiliando na prevenção e proteção da nossa Beira-Mar e do fortalezense", destacou o prefeito.

 

Carro fumacê circula as ruas de Sobral numa solicitação do vereador Tiago Ramos

 

(Política) -  O vereador Tiago Ramos solicitou na terça-feira (22/6), através de Indicação a circulação do carro fumacê por todos os bairros da sede, distritos e localidades de Sobral. O vereador justifica que devido ao aumento de muriçocas e outros mosquitos que podem causar doenças infecciosas como dengue, zica e chikungunya, o carro fumacê reduzará o risco de contaminação. 

A Prefeitura de Sobral não dispõe do veículo e teve que solicitar à Secretaria da Saúde do Estado que já enviou o veículo e ficará à disposição do município durante 15 dias. Segundo a Secretaria de Saúde de Sobral o carro começou a circular na segunda-feira (28/6), das 16h às 20h. Os primeiros bairros pulverizados foram: Alto do Cristo, Padre Ibiapina e Domingos Olímpio. 

Segundo o site Sobral em Revista a Prefeitura está abrindo processo licitatório para aquisição de um veículo ‘fumacê’ para a secretaria de Saúde, que deverá ficar sob cuidados do Centro de Zoonoses.

 

Por Edwalcyr Santos/Portal Paraíso

terça-feira, 29 de junho de 2021

Bombeiros resgatam vítimas presas às ferragens na BR 222, em Sobral

 

(CIDADE) - Uma colisão entre dois caminhões, no quilômetro 213 da BR-222, entre as cidades de Sobral e Forquilha, na Região Norte do Estado, deixou dois homens feridos e presos às ferragens na manhã desta terça-feira, 29. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o acidente foi entre dois caminhões, um deles transportando gás liquefeito de petróleo (GLP), que colidiu na traseira de outro caminhão tipo Scania, por volta das 6h30min.

Uma equipe de busca e resgate da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros foi acionada para atender à ocorrência. Dois homens, ambos de 38, ficaram presos às ferragens na cabine menor que transportava GLP. Eles foram resgatados com a utilização do aparelho desencarcerador, pela guarnição.

Após serem retiradas das ferragens com fraturas e escoriações, mas conscientes, as vítimas foram levadas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a uma unidade de saúde.


Com informações, O Povo.

Moses e Oscar Rodrigues prestigiam Convenção de James Bel e Filipão, em Martinópole




Na noite desta segunda-feira, 28, o deputado federal Moses Rodrigues e seu pai, Oscar Rodrigues Júnior, prestigiaram a Convenção dos partidos PP e MDB, no município de Martinópole. A coligação “Por um Martinópole cada vez mais forte” será composta por James Bel e Filipe Félix, o Filipão, que disputarão os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. 

“Adiei minha ida a Brasília para poder participar da Convenção dos amigos James Bel e Filipão. Como parlamentar, reconheço e acredito no projeto político que eles tem para a cidade de Martinópole”, destacou deputado Moses Rodrigues. 

“Vim prestigiar um jovem talentoso que vi crescer, que é o Filipão. Sei que seu trabalho será reconhecido e que Martinópole terá muito a ganhar em sua gestão”, reforçou Oscar Rodrigues. 

A Convenção contou com a presença do prefeito interino Ediberto Sousa, Betão, dos vereadores João Sampaio, Robertinho, Nilson Júnior, Ney Monte, Subtenente Frota e Dione Smitch. Também estiveram presentes o Deputado Federal AJ Albuquerque, o Deputado Estadual Sérgio Aguiar, o Prefeito Senador Sá, Bel Júnior, o Prefeito de Bela Cruz, Netinho Moraes, o Prefeito de Senador Sa, Bel Júnior, o Prefeito de Uruoca, Kenedy Aquino, a Prefeita de Massapê, Aline Albuquerque, o Vice-prefeito de Uruoca Raul Conrado, além da ex-Prefeita de Camocim Dra. Mônica Aguiar. 

A eleição suplementar no município de Martinópole será realizada no dia 1º de agosto.

 

 

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Central Municipal de Reciclagem do Sinhá Sabóia, em apenas um mês, recolhe mais de 30 toneladas de resíduos


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), iniciou, há um mês (17 de maio), as atividades de operação da Central Municipal de Reciclagem (CMR) do Sinhá Sabóia, em parceria com a Associação de Catadores e Catadoras Força de Vida.

De acordo com a Associação de Catadores, foram recolhidos neste primeiro mês de operação na CMR mais de 30 toneladas de materiais recicláveis, além de outros que são destinados para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR); e materiais orgânicos que são destinados ao Pátio Municipal de Compostagem.
A destinação correta dos resíduos gera economia para Sobral, na coleta, transporte e disposição destes, enquanto gera renda para os catadores associados que comercializam com empresas especializadas em reciclagem. Neste primeiro balanço, a rentabilidade para a associação foi de mais de R$ 5.000,00.
O equipamento é parte da proposta de controle de resíduos do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), onde serve de local de triagem de resíduos por parte dos catadores associados; e também como ponto de entrega voluntária, em que a população pode levar seu material separado para reciclagem, materiais volumosos, como podas, móveis e inservíveis.
Para a presidente da Associação, Dona Ivonete, a CMR é a realização de um sonho. “É o complemento que nós catadores estávamos precisando, para melhorar nosso trabalho e também nossa renda”, ressalta.
A estrutura ofertada pela CMR auxilia a coleta seletiva de Sobral; e o trabalho dos catadores torna-se menos insalubre.
A Central Municipal de Resíduos está localizada na Rua Engenheiro José Figueiredo, nº 110, bairro Cohab II. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h.

Carro fumacê começa a circular as ruas e bairros de Sobral

 


Em ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, o carro fumacê começa a circular nesta segunda-feira (28/06).  Confira os bairros que serão visitados e, quando o veículo  passar na sua rua, deixe as portas e janelas abertas para maior proteção.

Inaugurada unidade feminina da Fazenda da Esperança na Meruoca

 

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. No Brasil são mais de 105 unidades e o número de comunidades no mundo já superou 155, estruturadas em países da Ásia, África, Américas e Europa. No último domingo (20), com uma missa presidida pelo bispo da Diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, foi inaugurada, na cidade de Meruoca-CE, a mais nova unidade da comunidade terapêutica, com capacidade inicial para acolher 16 mulheres.

Localizada no distrito de Palestina, em Meruoca-CE, a Fazenda Santa Clara é a segunda unidade feminina da comunidade terapêutica no Estado e a quinta em funcionamento no Ceará. O projeto é um sonho antigo, fruto do trabalho desenvolvido pela instituição há mais de 10 anos na cidade de Sobral.

A unidade feminina foi instalada em um espaço que abrange dois terrenos doados e a primeira casa foi construída com a ajuda de recursos oriundos de cargas apreendidas e doadas pela Receita Federal e por meio de diversas iniciativas de voluntários e benfeitores, como o evento Sobral Canta a Esperança, que trouxe a Sobral, no ano de 2018, um show beneficente com o padre Reginaldo Manzotti.

“Esse é um momento de grande felicidade para todos nós. A Fazenda da Esperança é um lugar de libertação, é uma obra de Deus, será uma luz no município de Meruoca”, destacou o bispo de Sobral, Dom Vasconcelos. Ele lembrou que no ano de 2015 a Fazenda da Esperança São Bento, localizada no distrito de Patriarca, em Sobral, foi escolhida para ser uma Porta da Misericórdia e informou que, atendendo a uma solicitação feita à época, a capela da unidade será oficialmente reconhecida como Santuário Diocesano de São Bento.

“Poder estar presente representando todas as fazendas do mundo, ver com os próprios olhos esse grande milagre que Deus está realizando aqui na Palestina é uma grande alegria. Que esta Fazenda possa sempre estar de portas abertas para acolher as mulheres que aqui chegarem, não só para se recuperarem das drogas, mas também aquelas que desejarem se encontrar com Deus”, disse a vice-presidente da Fazenda da Esperança, Angelúcia dos Santos.

Na oportunidade, o prefeito de Meruoca, Herton Alves, enfatizou seu apoio e unidade com o novo projeto na cidade. “Estaremos juntos trabalhando para fortalecer esse projeto, nos colocamos à disposição da Fazenda da Esperança”.

A solenidade também contou com a presença de Caetano Thiene, representando a Receita Federal, da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Sandra Arcanjo, do chanceler da Cúria Diocesana, Pe Agnaldo Timóteo da Silveira, do pároco de Meruoca, Pe Fábio Soares, do Pe Chitumba, sacerdote da Fazenda da Esperança, além de religiosas, voluntários e benfeitores.

Recuperação

O método de acolhimento da Fazenda da Esperança contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida. Atualmente mais de 8 mil pessoas estão em recuperação nas centenas de unidades espalhadas por todo o mundo. Para informações sobre acolhimento ou saber como ajudar a Fazenda da Esperança Santa Clara, entre em contato pelo fone (88) 3611-0054 ou pelo whatsapp (88) 9 9998-0990.

 

--

Fazenda da Esperança São Bento - Sobral/CE

Fone: +55 (88) 3611-0054

Skype: fazenda.sobral

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...