terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Contaminação dos reservatórios foram os assuntos abordados na CM de Sobral

Chegada a ETA de Aracatiaçu (faceboook)

Dois vereadores da Câmara de Sobral, Gilmar Bastos (Pros) e Fransquinha do Torto (PV), foram a tribuna do Plenário 5 de Julho, na sessão de segunda-feira. Gilmar levou uma série de imagens que denuncia a falta de cuidados que a população e poder público tem com o açudes do Município. O foco foi o açude Ayres de Souza (Jaibaras), que é responsável pelo abastecimento d'água da cidade. Um reservatório que pelas imagens, precisa de uma ação urgente, antes que se torne completamente inutilizável. 

Nos flagrantes, animais como; porcos, galinhas, cachorros e até urubus são vistos as margens do açude, que dividem espaços com as gaiolas para criatórios de peixes ao fundo do espelho d´água. Também dar para se ver a lavagem de roupas. Mas o que é mais preocupante são as inúmeras redes de esgotos que são lançados no Ayres de Souza, numa visão que tudo ali está contaminado até mesmo os peixes. Por todos os lados valas e mais valas levam para o leito do açude a água que não serve mais para o consumo. Quem mora as margens do açude, diz que a água não presta nem para tomar banho. Amostras da água foram coletadas para se ter uma real situação de como se encontra o reservatório. 

O mesmo trabalho foram feitos em outros açudes que abastecem comunidades menores. Uma obra que deveria servir para barrar a chegada da água fétida para o açude não foi concluída, isso por que a Prefeitura de Sobral não havia repassado a verba destinada a conclusão. Para o vereador Carlos do Calisto, situação já foi reparada pelo prefeito Veveu Arruda.

No mesmo de tom de denúncia a vereadora Fransquinha do Torto mostrou como anda a situação dos moradores da cidade José Euclides. Duas lagoas estão servindo de depósito de lixo, e uma delas bem próxima ao Hospital Regional Norte, mostra o quanto o prefeito Veveu Arruda não tem dado atenção devida para quem mora na periferia. Noutro ponto fotografado, o local virou uma lagoa de água suja e um deposito de lixo a céu aberto se formou por conta da falta de coleta de lixo. Para o vereador Dr. Estevão a pasagem já deveria ter sido modificada se o prefeito tivesse dado prioridade a um pedido feito por ele (Dr. estevão), para limpeza e revitalização das duas lagoas. "Acho que as pessoas que trabalham na prefeitura tem outras prioridades", desabafou Dr. estevão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...