quarta-feira, 31 de julho de 2013

DINHEIRO PÚBLICO: Indício de farra nos pagamento de horas extras na Prefeitura de Sobral

O prefeito de Sobral,  Veveu Arruda (PT), afirmou na manhã desta sexta-feira (26), em audiência com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (SINDSMES), que busca no diálogo ainda atender parte das reivindicações dos trabalhadores da Guarda Municipal. Já que havia se comprometido em março passado na ocasião do reajuste de salário.

"Todos os esforços estão dedicados à possibilidade de atender as reivindicações, todavia avalia que a redução dos repasses constitucionais como FPM, ICMS, impossibilita maior comprometimento com custeio e folha de pagamento”. Justifica o prefeito.

Para o presidente do Sindsems, Célio Brito, “Um acréscimo de aproximadamente 12,02%  mês na folha de pagamento da Guarda Municipal é capaz de atender a pauta dos trabalhadores. Com o pagamento do adicional noturno, abertura de vagas no plano de carreira e elevação das gratificações de curso do PCCR, não quebra prefeitura nenhuma. Aliás, motiva em 100% os trabalhadores”. Defende o sindicalista.

“O prefeito resiste em atender a pauta dos trabalhadores da Guarda Municipal, com as reivindicações que pode gerar um acréscimo de aproximadamente 12,02% mês na folha de pagamento da categoria. Entretanto, destina por mês em horas extras e gratificações por serviço relevantes (DAS) a mesma média levantada e que inviabiliza o atendimento das reivindicações coletivas e podem estar sendo usadas como subterfúgio para complementar salário e vencimentos de um grupo seleto de servidores na secretaria. Já que o pagamento de horas extras obedece a uma regularidade suspeita, ou seja, quase sempre os depósitos têm o mesmo valor de 40hs extras mês para as mesmas pessoas que trabalham na mesma grade de escala de serviço que a maioria dos servidores da secretaria”. Disparou o sindicalista em seu relatório.

Isso não significa que haja irregularidades, apenas gera indício de incorporação dos valores nos salários de alguns servidores em detrimento ao restante da corporação. “O sindicato sempre irá defender o direito dos servidores que realizam horas extras e que devam receber por elas”. Agravante é a não publicações desses atos que contraria a Lei nº 12.527/2011 de Acesso a Informação Pública. 

No entanto, o prefeito se surpreendeu ao ficar sabendo da existência dessas concessões que foram questionadas na audiência e prometeu apurar as denúncias para futuro esclarecimento. Novo encontro que será agendado para a conclusão das negociações que ficou estabelecido à apresentação de um estudo de impacto financeiro que deverá nortear os acordos.

Com informações da assessoria de comunicação do Sindsems.

Um comentário:

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...