segunda-feira, 10 de abril de 2023

Quarto maior reservatório do Ceará, Açude Araras começa a sangrar


O quarto maior reservatório hídrico do Ceará, o açude Paulo Sarasate, mais conhecido como Araras, começou a sangrar na noite deste domingo de Páscoa, 9. Localizado em Varjota, a 262 quilômetros de Fortaleza, o açude tem capacidade para armazenar até 859 milhões de metros cúbicos de água. A barragem havia vertido pela última vez há quase três anos, no dia 23 de abril de 2020.

Imagens enviadas ao O POVO mostram o momento exato em que as águas do reservatório começaram a verter sobre o chamado "meio-fio da sangria", local onde tradicionalmente os moradores se reúnem para assistir ao transbordo. 

Com a sangria de Araras, subiu para 62 o número de açudes cearenses que excederam o limite da capacidade após as últimas chuvas registradas no Estado. Outros nove reservatórios estão na iminência de transbordar, com níveis acima de 90%, segundo informa o Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Por outro lado, 37 açudes operam com menos de 30% da capacidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PREFEITURA DE SOBRAL VAI BUSCAR APOIO JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA SANTA CASA

Aconteceu em Brasília, Capital Federal, uma importante reunião no Ministério da Saúde, nesta terça-feira (08 de abril), com o objetivo de en...