A crise econômica
tem levado muitas famílias brasileiras a cancelarem o serviço de TV paga. O
número de clientes de TV por assinatura no país caiu 2,4% entre outubro de 2015
e o mesmo mês deste ano. O setor registrou uma perda de 471 mil assinantes no
período e chegou a 18,9 milhões de clientes em outubro de 2016, segundo dados
divulgados nessa sexta-feira (2) pela Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel).
O número de
assinantes começou a cair já no início do ano passado. Em 2015, o setor perdeu
3,1% de sua base de clientes. “O fator principal é a crise econômica, que levou
principalmente as famílias de mais baixa renda a cancelar seus pacotes”, disse
o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude. Entre outubro de 2015 e
outubro de 2016, a entrada dos serviços de TV por assinatura nos domicílios
brasileiros caiu de 29,22% para 27,83%.
A queda do número
de assinantes nos últimos meses contrasta com o crescimento do setor nos anos
anteriores. Entre 2010 e 2014, o número de assinantes dobrou e, em 2014 o setor
cresceu 8,7%.
Para a Associação
Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), no entanto, os números não são tão
assustadores, já que o setor teve uma redução menor do que a queda registrada
na economia do país como um todo. “Não é o que a gente gostaria, obviamente,
gostaríamos de estar crescendo, mas nós estamos inseridos em um contexto
econômico difícil, com desemprego altíssimo”, destacou o presidente da ABTA,
Oscar Simões. De janeiro a outubro deste ano, a queda no número de assinantes
foi de 0,59%.
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