sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Hospital do Coração de Sobral inaugura nova sala do Centro Cirúrgico para procedimentos não cardiológicos


A modernização da estrutura física e de equipamentos da nova sala do Centro Cirúrgico do Hospital do Coração, unidade de saúde do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, inaugurada nesta quinta-feira (05/11), proporciona tecnologia de última geração, garantindo ainda mais conforto e segurança aos seus pacientes. A unidade hospitalar, que já é referência em atendimento cardiológico, passou a disponibilizar neste ano atendimento ambulatorial, internações e cirurgias em outras especialidades médicas, ampliando assim a sua capacidade para ofertar assistência de excelência também aos pacientes de convênios e particulares.  


Para inaugurar a nova sala, foi realizado o primeiro procedimento na área da Cirurgia Geral. Uma paciente de 67 anos, diagnosticada com colangite com coledocolitíase e colecistite aguda litiásica, ou seja, quando há a presença de cálculos nos dutos biliares. Com o intuito de não submeter a paciente ao procedimento mais invasivo, optou-se por um procedimento híbrido com o auxílio da sala de Hemodinâmica para realização de uma Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) e posteriormente uma Colecistectomia videolaparoscópica, a qual viabiliza o procedimento com materiais convencionais e permanentes, melhora a ergonomia cirúrgica e proporciona segurança ao paciente. Participaram do procedimento, os cirurgiões gerais Dr. Elson Arruda e o Dr. Patrick Teles; o médico anestesiologista Dr. Audy Filho; o médico hemodinamicista e Diretor Técnico do Hospital, Dr. Joaquim David Carneiro Neto; além de enfermeiros e técnicos de Enfermagem da unidade.

Nova sala

O novo espaço físico está de acordo com as normas e parâmetros específicos de temperatura, conforto térmico, umidade relativa e qualidade do ar para centros cirúrgicos. A sala conta com um novo foco cirúrgico “Full LED”, mesa cirúrgica elétrica, torre de vídeo para procedimentos videolaparoscópicos, torre de endoscopia, carrinho de anestesia, bisturi elétrico, dentre outros. O novo espaço tem capacidade para receber procedimentos cirúrgicos e clínicos não cardíacos, como: cirurgia plástica, urológica, vascular, torácica, otorrinolaringológica e gástrica.

"A inauguração da nova sala vem marcando esse momento em que estamos expandindo a capacidade produtiva do hospital e de especialidades médicas. Estamos satisfeitos com o resultado, a aceitação e o grau de satisfação dos nossos pacientes quanto aos procedimentos não cardiológicos, nos quais estamos colocando o amor e o padrão Complexo Santa Casa que visa o reconhecimento nacional em gestão e saúde", explicou o Diretor Técnico do Hospital do Coração, Dr. Joaquim Carneiro Neto.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...