sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Covid atinge já vacinados, e casos sobem 25% em Sobral

 


Os casos de Covid voltaram a crescer em Sobral, com aumento de 25%, atingindo até mesmo os vacinados com duas doses e até quem já tomou a de reforço. Diante do quadro preocupante, a Prefeitura convoca profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos para tomar mais uma picada. 

A secretária da saúde de Sobral, Regina Carvalho, divulgou através de um áudio em grupos de whatsapp, um alerta sobre o aumento de casos de internações nos leitos de UTI disponíveis para a covid-19 em Sobral. De acordo com a secretária, o aumento começou a partir dessa segunda-feira (8/11), inicialmente de casos vindos da região da Ibiapada, mas já tem casos de Sobral confirmados. 

Entre as cidades da Zona Norte, Santa Quitéria é o que está em pior situação, classificado no nível mais grave, altíssimo, com taxa de letalidade de 33,3%. 

Regina Carvalho afirmou que a Prefeitura tinha acertado com o Estado que Sobral, ficaria apenas com 20 leitos de UTI, mas com o recente aumento foi necessário ampliar para 30. A decisão ainda não tinha sido colocada no sistema, segundo a secretária. O Hospital de Campanha Dr. Francisco Alves ficará com 20 leitos e o Hospital Regional Norte com 10. 

O perfil dos pacientes, de acordo com a titular da pasta, são idosos acima de 60 anos que tomaram as duas doses, mas falta a de reforço; pessoas abaixo dos 60 que ainda não tomaram nenhuma dose ou somente a primeira e pacientes com 80 anos que tomaram as três doses, incluindo a de reforço. 

A secretária reforça que a Prefeitura vai avançar no programa de vacinação e convoca os profissionais de saúde, pessoas acima de 60 anos, que já tomaram a segunda dose há mais de seis meses, a procurar os pontos de vacinação para tomar a dose de reforço. “A orientação é que tomemos cuidado com o uso da máscara, evitar o máximo aglomerações e procurar a unidade de saúde quando apresentar sintomas gripais. Estamos todos em alerta para que não tenhamos um aumento maior desse número de casos” disse Regina Carvalho. 

De acordo com a plataforma do IntegraSUS, houve um aumento de 25% de internações desta quarta-feira (10) para esta quinta-feira (11), no Hospital de Campanha Dr. Francisco Alves. Já o Hospital Regional que ontem estava com 100% dos leitos de UTIs ocupados, diminuiu para 90%.

 

Por Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...