segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Santa Casa de Sobral promove semana da prematuridade com espiritualidade, conscientização e Show de Humor


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), por meio do Serviço de Neonatologia, promoveu a semana da prematuridade entre os dias 22 e 26 de novembro. Ressaltando o tema Separação Zero, momentos espirituais, blitzes de conscientização e show de humor emocionaram profissionais e mães de bebês prematuros internados na instituição.

A programação iniciou na segunda-feira (22/11) com um momento de espiritualidade na capela da instituição. Tocando e cantando músicas que lembram o carinho das mães e profissionais pelos bebês, o coordenador da Pastoral Hospitalar da instituição, padre Jairo Linhares, emocionou todos os presentes.

Uma blitz de conscientização marcou a terça-feira (23/11). Profissionais e residentes do Serviço de Neonatologia, bem como profissionais ligados ao Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da instituição, realizaram uma blitz educativa para profissionais nos turnos da manhã, tarde e noite. O panfleto entregue alertava sobre as possíveis causas para a prematuridade.

Descontração e alegria marcaram a quarta-feira (24/11) com o Show de Humor do Grupo de Arte e Educação Popular, com a presença da Boneca Nena, que animou a tarde das mães de bebês prematuros internados no hospital. O momento aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da instituição e também contou com a distribuição de presentes para os bebês. Nos dias 25 e 26 a instituição ainda promoveu o I Simpósio da Prematuridade da Região Norte (Conferir matéria específica).

Humanização

Segundo a enfermeira do Posto de Coleta de Leite Humano e membro do Grupo Amigas do Peito da Santa Casa, Rosana Furtado, a programação foi pensada para envolver mães de prematuros e profissionais. “Chamar a atenção para a causa da prematuridade requer de nós um esforço diário, principalmente neste ano que o tema mundial aborda a separação zero, um vínculo de amor que deve ser incentivado pelos profissionais entre as mães e seus filhos”, destaca.

Para a enfermeira coordenadora do Serviço de Neonatologia da Santa Casa, Andrea Ribeiro, a organização da semana espelha a assistência humanizada que os profissionais direcionam aos bebês e suas mães. “Ver o envolvimento de nossos profissionais para a realização da programação, com toda emoção que nos invade ao falarmos sobre prematuridade, reverbera o comprometimento e a dedicação do serviço em salvar a vida de nossos pacientes prematuros, dando todo apoio necessário às mamães que acompanham de perto o tratamento dos filhos”, enfatiza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...