domingo, 30 de janeiro de 2022

Perto de ser governadora, Izolda diz que aumento de professores não é dado por Bolsonaro


A poucos meses de provavelmente assumir o governo do Ceará, a vice-governadora Izolda Cela (PDT) entrou neste sábado, 29, na polêmica do reajuste de 33,24% para professores da rede básica anunciado na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em publicação nas redes sociais, Izolda destacou que o reajuste não foi dado pelo Governo Federal, mas sim faz parte da lei do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Existe uma lei vigente há anos, praticamente desde a implantação do piso, que determina a maneira como é feito o cálculo — vinculado ao valor aluno Fundeb. Outra coisa, são estados e municípios brasileiros, com seus próprios recursos, que pagam os seus professores”, diz a vice-governadora.

“Precisamos muito de um governo federal mais atuante e responsável com a educação. O que vier será muito bem vindo. Mas remeter ao governo federal este percentual de aumento do piso é uma apropriação indébita. Ou por desconhecimento, ou por má intenção”, continua.

Logo depois do anúncio do reajuste, na última quinta-feira, 27, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), destacou que professores da rede municipal terão o aumento de 33,24%. Em todo o Brasil, diversos prefeitos estão reagindo contra a aplicação da nova lei, destacando falta de capacidade nos cofres municipais para o valor do reajuste. Na sexta-feira, 28, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que o Ceará também deverá cumprir o piso.

No mesmo dia, Izolda reconheceu que está prestes a assumir o Governo do Estado. “Há uma probabilidade importante. Já estou considerando isso (assumir o governo)”.

Neste sábado, o PT confirmou o governador Camilo Santana (PT) como candidato ao Senado. Assim, dele deverá deixar o governo até abril, deixando Izolda no cargo. O PT também aprovou a manutenção da aliança com o PDT, que deverá lançar candidato ao governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...