terça-feira, 11 de abril de 2023

Açude Araras atinge a sua cota e começa a sangrar


Depois de três anos, a região Norte do Ceará volta a festejar a sangria do açude Paulo Sarasate (Araras), em Varjota. Após dias de contagem regressiva e muita expectativa, o quarto maior reservatório do Ceará atingiu a sua capacidade máxima na noite desta segunda-feira (10/04). A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal e a água já começa a escorrer aos poucos pelo escama-peixe.

A movimentação de curiosos no distrito de Sangradouro foi intensa durante a Semana Santa e também pelo dia de hoje, quando se movimentavam os 2 cm restantes para transbordar. Os internautas que também acompanharam e até madrugaram ao vivo, aguardavam ansiosos por este momento.

A última vez que ele havia sangrado se deu em 23 de abril de 2020, durante a pandemia, sendo a 21ª vez desde a sua inauguração em 1958.

Com capacidade para armazenar até 859 milhões de m³ de água, está sobre o leito do rio Acaraú, entre Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria; é responsável pelo abastecimento de cinco cidades, além da irrigação de milhares de hectares e da criação de peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...