quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Pacientes com câncer ganham qualidade de vida com a atenção dos cuidados paliativos na Santa Casa de Sobral


A jornada de um paciente oncológico é repleta de desafios físicos, emocionais e psicológicos. Enfrentar um diagnóstico de câncer e, em seguida o tratamento, é um momento delicado e repleto de convergências, tanto para o paciente quanto para seus entes queridos. Nesse contexto, o ambulatório de cuidados paliativos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral vem desempenhando um papel crucial ao oferecer um espaço de acolhimento, compreensão e cuidado integral. 

Além da consulta ambulatorial, a equipe também realiza visita ao paciente internado no hospital. A médica Dra. Gabriella Fontenele, especialista em Clínica Médica, ressalta que a população tem uma visão equivocada do que são cuidados paliativos e destaca as principais demandas. "Essa especialidade abrange o paciente em todas suas necessidades, na dor de ter o diagnóstico, no processo de reconhecimento da doença, na dor física dos tratamentos e até mesmo nas demandas psicológicas. A gente ressalta que não é só viver por um tempo, mas viver com qualidade esse tempo", pontua.

Habilitada como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) e atualmente sob intervenção da Prefeitura de Sobral, a Santa Casa oferece assistência especializada, humanizada e integral aos pacientes com câncer, dispondo de equipamentos com tecnologia avançada e uma equipe composta por profissionais especialistas. Além disso, todo o atendimento, desde o diagnóstico ao tratamento, é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). (Assessoria de Comunicação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...