quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Rajadas de vento de até 85 km/h causam estragos em Viçosa do Ceará



Estruturas sofreram danos com as fortes rajadas de ventos na cidade de Viçosa do Ceará nesta terça-feira (22). Alguns comércios e casas foram destelhados com a força do vendaval, principalmente no Bairro Padre Vieira, na periferia da cidade.
Imagens mostram casas sem telhas, cobertura de alumínio derrubada e um muro caído. De acordo com a Defesa Civil, não há registro de pessoas feridas em consequências dos ventos e danos estruturais.
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, os ventos atingiram uma velocidade de até 85 km/h. Conforme a escala de Beaufort, usada na meteorologia para medir a intensidade dos ventos, o fenômeno atingiu o grau 9 e é interpretado como uma ventania capaz de provocar danos em árvores e pequenas construções.
Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, essas rajadas se originaram de ventos descendentes das bases das nuvens que se formaram no local.
“A região serrana pode facilitar o surgimento de um fenômeno como esse. Houve uma conjunção de fatores meteorológicos favoráveis (umidade do ar mais elevada, convergência de ventos e orografia) no local, que facilitaram a ocorrência da ventania e os danos observados”, afirma Fritz.

Com informações, G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...