quinta-feira, 21 de maio de 2015

DEPUTADO LEÔNIDAS CRISTINO DIZ QUE O NORDESTE NÃO PODE ESPERAR PELA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

     Diante dos ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi; e das Cidades, Gilberto Kassab, o deputado Leônidas Cristino fez um apelo para que as obras da transposição do rio São Francisco para estados do Nordeste sejam tocadas como prioridade das prioridades. O parlamentar defendeu maior celeridade para a conclusão dos canais para que as águas do Velho Chico cheguem a Jati, no Ceará, em meados de 2016.
     O deputado pediu também para não faltar recurso para a obra do Cinturão das Águas, a etapa cearense da transposição. O apelo foi feito na audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas que debateu na quarta-feira a estrutura institucional para gestão dos recursos hídricos, com a participação, também, do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.
     Segundo Leônidas Cristino, a conclusão das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, iniciadas em 2007, primeiro foi anunciada para 2013. O prazo foi adiado para 2014, depois para 2015, e é muito ruim se for adiado para 2017, disse ele.
     Ao pedir ao governo tratamento prioritário na transposição, o parlamentar cearense indagou se falta recurso financeiro, estrutura técnica das empreiteiras ou apoio político, pelo que conclamou governo e Parlamento à luta pela urgência na execução da obra. De acordo com informações do governo, 75% das obras do Eixo Norte foram realizadas e 71% do Eixo Leste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...