sexta-feira, 3 de abril de 2020

Prefeituras aguardam efetivação de auxílio financeiro no Senado


Agravada pela crise na saúde, a crise financeira dos municípios tem intensificado a mobilização de gestores públicos por medidas de enfrentamento aos efeitos colaterais do combate à pandemia do coronavírus. Um dos principais focos, agora, é a aprovação no Senado de uma proposta que mantém nos patamares de 2019 os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Na última quarta-feira (1º), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que obriga o Governo Federal a garantir aos entes repasses iguais aos do ano passado. FPE e FPM dependem da arrecadação de Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que deve diminuir por conta da crise econômica relacionada ao novo coronavírus.
Pelo texto, a União terá de complementar eventual diminuição de repasses por perda de arrecadação enquanto durar a calamidade causada pela pandemia de Covid-19, ou seja, até 31 de dezembro de 2020. A diferença será paga aos entes federados na forma de auxílio emergencial.

Com informações, Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PREFEITURA DE SOBRAL VAI BUSCAR APOIO JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA SANTA CASA

Aconteceu em Brasília, Capital Federal, uma importante reunião no Ministério da Saúde, nesta terça-feira (08 de abril), com o objetivo de en...