quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

EUNÍCIO DESTACA AVANÇOS NO RELATÓRIO SOBRE CÓDIGO PENAL



O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) considerou um avanço importante o relatório apresentado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ao Projeto de Lei (PLS 236/12) que traz mudanças ao Código Penal Brasileiro. A matéria foi lida nesta quarta-feira (10), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).  Eunício presidiu a Comissão Especial que discutiu e aprovou o texto, quando transformou em projeto as sugestões apresentadas por um grupo de juristas.

De acordo com Eunício, todos os membros da CCJ terão até a próxima quarta-feira (dia previsto para votação do projeto) para fazer ajustes na matéria através de emendas. Mas para ele, o relatório do senador Vital reproduz em grande parte os avanços assegurados no texto elaborado pela comissão especial. “É uma atualização necessária. A sociedade de hoje exige uma legislação mais moderna e que tenha reflexos diretos sobre a segurança pública e que colabore no combate a criminalidade”, defendeu.

A proposta sugere penas maiores para crimes contra a vida, aumenta o rol de crimes hediondos e torna mais rigoroso o modelo de progressão de penas, impondo ao condenado por crime mais grave, tempo maior sob regime fechado nos presídios.

O projeto traz dispositivos que tornam hediondo os crimes de corrupção ativa e passiva e enriquecimento ilícito. Além do aumento da pena mínima para homicidas – passando dos atuais seis para oito anos e maior rigor para concessão do benefício de progressão de penas.  Com o novo texto, o condenado só teria direito ao benefício após o cumprimento de 1/4 da pena. Atualmente a exigência é de apenas 1 /6. O texto preservou o limite máximo de 30 anos de prisão, mas com ressalva caso ocorra condenação por fato posterior ao início do cumprimento da pena. Nessa hipótese, o limite máximo poderá passar a ser de 40 anos, não importando o período de pena já cumprido.

Alguns temas polêmicos não tiveram sugestão de mudança, como a manutenção do crime de aborto nas condições que a legislação já prevê e o crime de porte de droga ilícita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...