quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Sabor de liberdade: Egressos do sistema prisional preparam coquetel para encerramento de curso


Pão, pizza, escondidinho de carne, bolos de chocolate, entre outras iguarias. Os pratos foram preparados por egressos do sistema prisional que concluíram curso na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (da Secretaria da Cultura do Estado) e servidos, nesta quarta-feira (04/09), durante encontro de profissionais ligados aos projetos de ressocialização desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O evento, que ocorreu às 15h, discutiu parcerias para a oferta de vagas de aprimoramento profissional e cultural.
Na ocasião, todos os presentes conheceram os outros trabalhos do projeto “Aprendizes da Liberdade”, que reúne ações de reintegração social. Foi outra oportunidade de capacitação para os egressos, que concluíram o curso de gastronomia realizado durante três semanas do último mês de julho.
O encontro contou com a participação dos juízes das Varas de Execução Penal de Fortaleza, Luiz Bessa Neto, Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Barbosa Evangelista Júnior; do secretário da Casa Civil do Estado, Élcio Batista; do representante do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares; e da professora Selene Penaforte, coordenadora da Escola de Gastronomia.
“Um dos objetivos do ‘Programa Um Novo Tempo’ é diminuir o preconceito e trabalhar na formação do cidadão. Quanto mais criarmos oportunidade de emprego e estudo para jovens que vieram a praticar delitos, estamos mostrando para a sociedade que é possível recuperar e que ela pode participar disso. O Ceará faz um trabalho muito bonito, tanto no aspecto de integração social do apenado como do jovem que ainda não delinquiu e está tendo oportunidade de estudar e adquirir novos conhecimento”, afirmou o juiz Cézar Belmino.

A ESCOLA
 
A unidade, que funciona no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, é centro de pensamento, inovação, experimentação e de produção de conhecimento sobre gastronomia e cultura alimentar. O programa de formação é considerado pioneiro em termos de políticas públicas no país. A Escola faz parte das ações de cultura, economia criativa, juventude e turismo do Estado. É uma instituição de ensino público na área, com certificação em nível básico e técnico, mantida pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, gerida pelo Instituto Dragão do Mar e patrocinada pelo Grupo M. Dias Branco, conjunto de empresas que fabricam alimentos.



Com informações, Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...