quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Leônidas Cristino propõe PEC que preserva o patrimônio estatal brasileiro



O deputado federal Leônidas Cristino protocolou, na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 150/2019) que tem como objetivo tornar obrigatória a prévia aprovação de lei específica autorizativa para que empresa estatal possa criar subsidiárias e participar de empresa privada.

Hoje, essa matéria é controversa; há questionamentos e diferentes interpretações desse dispositivo constitucional, especialmente quando se trata da venda de subsidiárias ou de participação de estatais em empresa privada.

Com a aprovação dessa PEC, a criação de subsidiária ou participação de empresa estatal em empresa privada (e, por conseguinte, também a venda) exigirá autorização legislativa. Ou seja, a venda de uma subsidiária, como por exemplo, Petrobras Distribuidora / Liquigás (da Petrobras), Chesf (da Eletrobras), Loterias (da Caixa Econômica), ou a de outra dependerá de aprovação de lei autorizativa prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...