quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Leônidas Cristino propõe PEC que preserva o patrimônio estatal brasileiro



O deputado federal Leônidas Cristino protocolou, na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 150/2019) que tem como objetivo tornar obrigatória a prévia aprovação de lei específica autorizativa para que empresa estatal possa criar subsidiárias e participar de empresa privada.

Hoje, essa matéria é controversa; há questionamentos e diferentes interpretações desse dispositivo constitucional, especialmente quando se trata da venda de subsidiárias ou de participação de estatais em empresa privada.

Com a aprovação dessa PEC, a criação de subsidiária ou participação de empresa estatal em empresa privada (e, por conseguinte, também a venda) exigirá autorização legislativa. Ou seja, a venda de uma subsidiária, como por exemplo, Petrobras Distribuidora / Liquigás (da Petrobras), Chesf (da Eletrobras), Loterias (da Caixa Econômica), ou a de outra dependerá de aprovação de lei autorizativa prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...