segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Hospital Público de Caririaçu usa papelão para imobilizar fratura exposta de criança

Uma criança internada no Hospital Maternidade Geraldo Lacerda Botelho, em Caririaçu, na Região Metropolitana do Cariri, teve a perna imobilizada com um pedaço de papelão após dar entrada na unidade, no último domingo (1º). A criança sofreu uma fratura exposta e só passou pelo engessamento na terça-feira (3), quando foi transferida ao Hospital Infantil Estephânia Rocha Lima, em Juazeiro do Norte.
Segundo a direção do hospital de Caririaçu, a referência para ortopedia se concentra na cidade vizinha. “A gente fica dependendo da liberação da Secretaria de Juazeiro do Norte”, informou um dos profissionais. Ainda segundo ele, “o hospital é um pronto-atendimento, não especializado em urgência e emergência, e por isso tinha poucos imobilizadores.”

A unidade conta com aproximadamente dez imobilizadores, utilizados para atendimento de adultos e crianças. “Por ser no final de semana, a gente não tinha os imobilizadores usados nas crianças. Quando a equipe vai pegar um acidente, eles [instrumentos] acabam indo pros hospitais junto com o paciente e a gente só pega uma semana depois, mais ou menos”, explica o funcionário.
Segundo o hospital, o atendimento deveria ser feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas “a demora em chegar ao local” faz com que o serviço seja realizado na unidade a fim de atender a população. A direção pontua, ainda, que “a imobilização pode ser feita com papelão ou outro material” e que “nunca houve nenhum outro problema” deste tipo. (Diário do Nordeste). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...