quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Seca afeta produção de caju em Alcântaras

(Portal Jovem) - A intensa estiagem que atinge o Ceará há meses tem prejudicado grande parte da produção agrícola e frutífera no Estado. Em Alcântaras na Região Norte, a produção de milho, feijão, banana e até de caju foram reduzidas e/ou aferadas bruscamente pela falta de chuvas.

Neste município a perca de feijão e mamona em 2012 foi de 80%, seguido da mandioca 70%, um aumento de 60% em comparação ao ano anterior(2011) onde segundo dados da Ematerce a perca teria sido de apenas 10%. 

No setor de cajucultura embora a Ematerce não tenha divulgado as estatísticas de perda para 2012 o cenário revela que a produção de castanha de caju foi a pior da ultima década, onde estimasse uma queda de acima de 50%. O município que em anos anteriores exportava toneladas de castanha para outras cidades registra a maior queda de produção no período dos últimos dez anos, fato que elevou o preço da mesma para R$ 1.60Kg e da carne de cajú inatura a R$ 0,90 devido a pequena produção.

 Em 2012 a folhagem das plantas pouco sofreu alteração, como a renovação de folhas e florescimento que já iniciaram tardiamente, ou seja em setembro. Os poucos cajueiros que frutificaram apresentam uma produção insignificante o que em números representam até o momento menos de 60kg/ha. Em todo o Ceará a seca afetou a produção de cajú, o estado que é o maior produtor de castanha de cajú do Brasil  teria sofrido uma queda de quase 50%  na produção em referência a anos anteriores.

Um comentário:

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...