sexta-feira, 31 de outubro de 2014

EM NOVEMBRO DE 2013 O PREFEITO DE SOBRAL ERA DENUNCIADO POR CRIME DE NEPOTISMO: COMO ESTÁ O CASO

 Os promotores de Justiça do Estado do Ceará ingressaram em novembro de 2013, com uma civil pública, contra o prefeito de Sobral José Clodoveu Arruda Neto, por prática de nepotismo.
Naquela ocasião, o Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do 7º Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral, ajuizou ação civil pública de improbidade administrativa contra o prefeito de Sobral. A ação é assinada pelos promotores de Justiça Francisco Roberto Caldas Nogueira Pinheiro, André Luis Tabosa de Oliveira, Carlos Augusto Tomaz Vasconcelos, Venusto da Silva Cardoso, Irapuan da Silva Dionízio Júnior e Juliana Cronemberger de Negreiros Moura, pedia a Justiça da Comarca de Sobral a exoneração imediata dos cargos que caracterizam nepotismo, bem como o afastamento do prefeito de Sobral e sua condenação por improbidade administrativa.
Para relembrar a ação que foi alvo de muitos comentários dizia que “diante da denúncia de populares, foi expedido um ofício requisitório para o prefeito, o vice-prefeito, os secretários, os subsecretários, os vereadores e os demais dirigentes de entidades públicas para que informassem ao Parquet a existência de parentes lotados em órgãos públicos no cargo em comissão ou função de confiança, bem como terceirizados. Esse tipo de contratação ofende o disposto da Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que veda a prática do nepotismo”.

O prefeito chegou a afastar dos cargos as pessoas apontadas na denúncia como ligação por grau parentesco, sendo comprovado que o prefeito Veveu Arruda  mantinha uma irmã em cargo comissionado.
Entre os secretários municipais apareceram na denúncias os nomes: do secretário-adjunto de Obras, Francisco de Assis Parente Alves Junior; do superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), José Wilson Angelim; o secretário-adjunto de Conservação e Serviços Públicos, Eugênio Paccelli Sampaio Silveira; do comandante da Guarda Civil Municipal, Jorge Vasconcelos Trindade; do secretário de Gestão, José Maria de Souza Rosa;do secretário-adjunto de Urbanismo, Francisco Laerti Carneiro Cavalcante; do secretário-adjunto de Gestão, José Djalma Gomes; e da secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Francisca Valdízia Bezerra Ribeiro.
A Promotoria de Justiça de Sobral prometeu continuar a investigação para levantar outros casos de nepotismo e tem cobrado a realização de concurso público para dar amplo acesso à população aos cargos e empregos públicos. Completados praticamente da primeira denuncias, a Justiça não se manifestou perante a opinião pública se o prefeito Veveu Arruda, ou outras pessoas ligadas a sua administração chegaram a serem julgados ou condenados pelo crime denunciado pelo Ministério Público Estadual.


O Ministério Público pede que a população denuncie a prática de Nepotismo. As denúncias podem ser feitas diretamente no Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral. Endereço: rua Vila Soares, nº 1064 - Bairro Campo dos Velhos. Cep: 62030-150. Telefone: (88) 3613 1315 e 3613 1307. Estamos de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...