quinta-feira, 5 de maio de 2016

Está no Cearanews: Lava Jato conclui em 60 dias investigação de propina paga a Cid que teme ir pra cadeia

As acusações feitas pelo ex-governador Cid Gomes contra o ministro Teori Zavascki, o procurador Rodrigo Janot e o juiz Sérgio Moro no último sábado, na sua festa de aniversário em Sobral, parecem ter uma razão: a força-tarefa da Operação Lava Jato solicitou que a Polícia Federal investigue por mais 60 dias o setor de propina da construtora Odebrecht.
A notícia é um duro golpe a Cid. O Ministério Público Federal (MPF) em documento, segundo matéria do UOL, esclarece que as investigações sobre a lista de propina que envolve 300 políticos, onde Cid Gomes é citado como "O FALSO", ficaram paradas por um mês. Essa paralisação se deveu com a decisão de Moro de remeter todos os autos dessa investigação para o Supremo Tribunal Federal(STF).
Essa relação de políticos beneficiados com o pagamento de propina pela Odebrecht foi descoberta na residência de Benedicto Barbosa, então presidente da empreiteira. A superplanilha da empreiteira está sob apuração do MPF devido aos pagamentos feito a centenas de políticos. Cid é um deles, citado pelo recebimento de R$ 200 mil, o que pode levá-lo à prisão.
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a volta de parte dos autos para a primeira instância. A investigação da planilha de pagamentos a políticos está nas mãos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, perante o STF. Como Cid não tem mandato - não tem direito a foro privilegiado - seu caso deverá ficar sob responsabilidade do juiz Sérgio Moro.
"Conforme se observou durante as investigações já empreendidas até o presente momento, a atividade de pagamento de vantagens indevidas por parte do Setor de Operações Estruturadas [nome oficial do 'setor de propinas'] operou por longo período de tempo, efetuando o pagamento de vantagens indevidas relacionadas a diversos contratos firmados pelo Grupo Odebrecht", assinalam os procuradores da República no Paraná.
O cerco se fecha
Em 60 dias, o governador pode ser denunciado e, até outubro, o juiz Sérgio Moro deverá julgar seu caso. Denunciado e condenado, Cid poderá ser preso ainda antes das eleições. Esse é o desespero dele no sábado ao agredir o jornalista Donizete Arruda, Teori, Moro e Rodrigo Janot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PREFEITURA DE SOBRAL VAI BUSCAR APOIO JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA SANTA CASA

Aconteceu em Brasília, Capital Federal, uma importante reunião no Ministério da Saúde, nesta terça-feira (08 de abril), com o objetivo de en...