quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

MPF considera ilegal antecipar cobrança de DPVAT



O procurador da República, Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal recomendou que a seguradora Líder, administradora do DPVAT, recue da obrigatoriedade do pagamento do Seguro DPVAT até esta quarta-feira, 31 de janeiro.
No entendimento do procurador, o prazo fixado é ilegal, porque desobedeceria a súmula 257 do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Pela posição do tribunal, a falta de pagamento do prêmio do seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres (DPVAT) não é motivo para a recusa do pagamento da indenização.
"Não houve mudança na data de pagamento do seguro no Estado do Ceará. De acordo com a lei 6.194/1974 e a Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) 332/2015, o vencimento do Seguro DPVAT deve ser o mesmo da cota única do IPVA. A regulamentação diz, ainda, que somente veículos isentos do IPVA devem ter o DPVAT quitado até a data emplacamento ou do licenciamento anual. Sendo assim, o pagamento do Seguro DPVAT acompanha a data de vencimento da cota única do IPVA em todos os Estados brasileiros. Portanto, no Ceará, o vencimento do Seguro DPVAT de todos os veículos e todas as placas será no dia 31 de janeiro de 2018".
Oscar Costa Filho, entretanto, questiona a posição de que a ausência de pagamento pode deixaro proprietário sem cobertura do seguro. "Mesmo que o condutor não pague o DPVAT a seguradora ainda é obrigada a fazer os pagamentos das indenizações previstas em lei", aponta o procurador Oscar Costa Filho.
O procurador defende ainda que o pagamento do DPVAT está  condicionado do pagamento do licenciamento do veículo. "Se não houver o licenciamento e, nesse momento o pagamento do DPVAT, o condutor passa a trafegar irregularmente", explica. 

Com informações, O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...