sábado, 3 de fevereiro de 2018

Grupo 'Bato Sirirca' é eliminado do edital aprovado pelo Ecoa



A retirada de um dos blocos de rua do Pré-Carnaval de Sobral, vem causando polêmica nas redes sociais. O bloco "Bato Siririca" foi retirado dos festejos mesmo após aparecer como grupo apto e liberado pelo edital aprovado pelo Instituto Escola De Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes - Ecoa Sobral - com apoio da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel).
O bloco é composto por um grupo de mulheres que levantam a bandeira do feminismo na região. Na última quarta-feira, 31, o bloco não fazia mais parte da lista de liberados do Pré-Carnaval de Sobral. "Comunicamos que na tarde da quarta-feira, dia 31 de janeiro, fomos desclassificadas do edital pelo qual fomos selecionadas", informou o grupo por uma rede social.
 Pelo edital, 15 projetos de blocos de rua - sendo 10 blocos fixos e cinco itinerantes - seriam apoiados com valores de R$ 1.500 para os fixos e R$ 3.500 para os bloco itinerantes.
Em nota de repúdio, as organizadoras do bloco se manifestaram contra a decisão de eliminar o grupo do Pré-Carnaval de Sobral. "Em um Estado onde a violência contra a mulher alcança níveis mais que alarmantes, o nosso bloco vem por meio da arte trazer temas que precisam ser dialogados. Em marchinhas e paródias sobre a necessidade da denúncia de diversas violências, do respeito às diferenças, da não opressão contra o desejo e o corpo feminino, nós levamos para a rua de forma leve e descontraída questões que afetam o dia a dia das mulheres, sejam elas cis, trans, lésbicas, bissexuais ou heterossexuais". 
"Não vamos admitir censura de nenhuma forma contra nosso movimento e tampouco o uso de nossa imagem como forma de ridicularizar não só o bloco em si", afirma a nota.
Ainda de acordo com a nota divulgada nas redes sociais, as organizadoras estão tomando medidas legais contra "ofensas, calúnias e ameaças" proferidas por sites e perfis pessoais nas redes sociais.

O bloco "Bato Siririca" se apresentou na noite de sexta-feira, 2, na calçada do Teatro São João para um público de aproximadamente 60 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...